Artistas

Cerca de 535 frases e pensamentos: Artistas

Para poder analisar a beleza produzida por artistas,
é preciso entender sua alma...
Ósculos e amplexos,
Marcial

A BELEZA DA ARTE
Marcial Salaverry

Para tentarmos chegar a alguma conclusão sobre o que poderá definir a beleza quando produzida por artistas, temos algumas palavras de L'Inconnu, indagando sobre o porque de certas obras que são tecnicamente perfeitas e que, apesar dessa perfeição, pareciam não ter beleza.

"Entendo que por ter qualidade, deveria supor ser belo, no entanto, muitas vezes, analisando um quadro, percebemos a qualidade da obra, sem contudo ver beleza.....
A técnica é boa, tem qualidade de composição, ritmo, e no entanto não é belo..."

Para tentar explicar o que parece ser incoerente, vamos entender que nem sempre uma obra de arte produz o mesmo encanto que outras, e nesse caso, que o que falta é a "alma" do artista nessas obras tecnicamente perfeitas. O artista conseguiu desenvolver uma técnica apurada, mas falta-lhe o sentimento, e assim fica a perfeição da técnica desenvolvida, mas faltou o sentimento, para dar uma vida mais viva ao trabalho executado, que é o realmente mostra a beleza da obra...

É certo que tanto o pintor, como o escultor, que trabalham com a matéria prima natural, precisam conhecer muito bem a parte técnica, mas se não conseguirem desenvolver seu sentimento, não conseguirão "marcar época". Serão bons artistas, simplesmente.

Pode-se perguntar o que é pintar ou esculpir com sentimento, com alma, e respondendo, podemos dizer que isso significa colocar sua emoção naquilo que está fazendo, e a grande verdade, é que só se coloca emoção, quando realmente existe amor naquilo que faz. O pintor ou o escultor, tem que se apaixonar pela sua obra. Tem que olhar para o que está fazendo, e sentir o mesmo amor que pode sentir pela pessoa amada, fazendo com que sua obra marque época, e assim, e só assim, conseguirá transformar sua obra tecnicamente perfeita, numa real obra de arte, porque todos os que a virem, conseguirão sentir a beleza existente nela.

Como exemplo, posso citar os "Artistas congoleses", com os quais convivi quando de minha estada no Congo. Sem técnica nenhuma, produziram lindas obras de arte. E por que? Porque trabalhavam com alma, gostavam do que faziam, havia muito do interior deles em cada um daqueles quadros, em cada trabalho que faziam. E jamais cursaram uma Escola de Belas Artes, apenas soltavam sua alma, e utilizando à guisa de tela os sacos de farinha recolhidos no lixo, pintavam lindos quadros.

Essa necessidade de "falar com a alma", não é somente com pintores que ocorre, pois escritores, poetas, músicos, enfim, todo aquele que resolve abraçar uma carreira artística, tem que fazê-lo com amor, tem que abraçar a carreira, como abraça a pessoa amada. Tem que sentir amor naquilo que faz.

Vejam quantos poetas, que apesar de produzirem obras perfeitas, em sua métrica, em sua rima, não conseguem transmitir emoção para quem lê, ao passo que outros, apesar de não desenvolverem a mesma técnica em seus escritos, causam emoção com seus escritos. Vejam uma poesia de amor, por exemplo, quando é feita com real paixão pelo escritor, faz com que quem lê, sinta-se envolvido. Por vezes, julga ser o destinatário da poesia, parece ser dedicada a quem está lendo. E o que provoca essa sensação intimista é simplesmente o fato de ter sido escrita com amor, com sentimento, e não apenas com a técnica perfeita.

Esse fato se verifica em todos os campos da arte. A grande diferença entre o artista e o Artista é exatamente essa, o artista aprendeu a dominar a técnica de sua arte, mas não consegue colocar sua alma nela. Não sabe buscar a emoção de seu interior e transportá-la para o que está fazendo, ao passo que o Artista, pode não ter o perfeito domínio da técnica de sua arte, mas supre essa deficiência com o melhor de seu talento, que é o seu sentimento. Sentindo o calor interior, e o colocando alma naquilo que faz, e aí está o verdadeiro Artista.

Bem, crianças arteiras ou artistas, vamos procurar por amor naquilo que fazem, e com bons sentimentos, tenham um LINDO DIA.

Inserida por Marcial1Salaverry

Admiro todos os artistas com mensagens sinceras e transparente

Inserida por jotta_set

" ARTE é o resultado das inspirações do artistas."

Inserida por naldo_di_oliveira

Sentimento de quimeras são sonetos para artistas, não para líricos romanos.

Inserida por RogerLima_br

Amar é uma arte, então por favor sejamos artistas.

Inserida por leonardo_cestari

A arte é uma grande tela na qual os artistas desenham seus dons.

Inserida por givasdemore

Ânsia foi nascida, pelo corte dos sonhos dos grandes, e, sábios artistas, solados pra vir, ainda, não materializados pra ti servir, aguardados pro ser verdadeiramente servir.

Inserida por ClaudethCamoes

Todos somos artistas, afinal as letras são desenhos soltos pelo universo, e todas as vezes que escrevemos, pintamos grandes quadros que enfeitam as paredes de nossas vidas contando nossas pequenas grandes historias.

Artistas, esportistas e pessoas influentes que apoiaram Aécio se dizem enganados. Isso mostra o analfabetismo político dessa gente. Quem poderia ser enganado por Aécio?

Inserida por AlexandreSalazar

A gente às vezes pensa que os artistas não são importantes, que não valem nada, mas são eles que alegram a nossa vida.

Inserida por RoseGleize

Será que os "atores" brasileiros MODERNOS, são verdadeiros "artistas"?

Existe uma verdade OBJETIVA na arte. "Corrompe-se" esta verdade objetiva - ou melhor, AUTO-CORROMPE-SE, quando, aquele que se diz artista, faz da verdadeira arte, uma barganha, uma moeda de troca.
Pois barateia-se a sublime ARTE, quando eu a vendo por uns míseros trocados, apresentando ao público não o que a arte exige em si, mas, o que a populaça o quer!
Em nome do sucesso, os atuais "artistas" se vendem, não representando a arte como ela requer que se seja apresentada, mas, dando ao público, única e exclusivamente, o seu gosto; MAU gosto, diga-se de passagem.
Pois a arte atual, tem sido tratada por quem deveria por ela VELAR, como uma mera mercadoria. Um produto de consumo que deva passar pelo crivo dos "fregueses".
Um produto capital onde, se eu não apresento o gosto do populacho, ela “não” valeria nada.
Mas, e o povo, sabe realmente o que é ARTE?

Temos então dois problemas: 1- um povo que não sabe o que é a verdadeira arte. 2- Representantes da arte que deixam de a representar quando, se descaracterizam de verdadeiros artistas, ao rebaixamento de meros amadores, dando ao público de mau gosto, o que eles exigem.
Mas estes últimos são piores que os primeiros.
Uma vez que se vendem para obterem fama, a custo da falsa arte!
O que faz com que o povo que não entende nada dela, pense que saiba, e, assim, perpetuar-se uma falsa glória fragmentada pelo tempo.
O que a arte exige do artista?
Que encare a multidão dos sem gosto.
Que a preserve a qualquer modo – ainda com o amargo custo do desprezo!
Somente os que estiverem dispostos a pagarem tal preço, é que poderão levar o nome de artistas!
Comparem-se as épocas! Não digo que a verdadeira arte nunca será apreciada por uma grande multidão.
Mas afirmo que se nos dias de hoje, as poucas verdadeiras artes que existem, se é que existem, não são valorizadas, é porque se tem uma GRANDE multidão de mau-gosto.
A verdadeira arte no passado era mais apreciada, porque indubitavelmente, havia na população, uma suavidade estética, para tal apreciação.
Havia, por assim dizer: um gosto mais APURADO.
O tempo foi passando e, ao [contrário] de um vinho, quanto mais se passava, pior ficava!
A inclinação do populacho foi perdendo seu refinado paladar.
A arte é um SABOR, seu sabor é imutável. Se não aprendi a saborear tal gosto, a deficiência encontra-se em MEU paladar.
O sabor da arte é clássico! O que é clássico, tem glória ETERNA.
É preciso que se resgate o verdadeiro paladar de cada um, que ainda se encontre distante de seu verdadeiro “sabor” !
É preciso resgatar o verdadeiro paladar, que saberá apreciar o verdadeiro sabor, da verdade OBJETIVA da SUPREMA arte.
No entanto, enquanto tivermos maus artistas, que se vendam e iludam o povo, e enquanto tivermos um povo que exige porcarias da arte, nunca teremos uma população que tenha o seu paladar estético, bem direcionado.
Mas a arte clássica está por aí, preservada, intacta esperando ser CORRETAMENTE apreciada. Nunca ela se venderá.
Nunca se barateará. Estará no baú dos tesouros secretos, esperando seu admirador.
Que a admire a ponto de representá-la até achar os eleitos que a representem, assim, como ela REALMENTE É!

Aqui está o protótipo do verdadeiro artista!
E quem não o for, que tome uma SURRA “de seu senhor”; uma surra do mau gosto do populacho, que não entende NADA de arte!

Inserida por FabioSilvaDN

Consegui o que todos os artistas temem: eu sobrevivi à maior parte do meu dinheiro e a todo o meu talento.

Inserida por pensador

Primavera

Período preferencial dos artistas, talvez a época do ano preferível do gênero humano. " Viver é uma arte" creio eu que uma objeção na afirmativa não faria senão enraizar uma obstinação sem compatibilidade. No universo artístico, mortais de labor aprimorado do passado, no caso os pintores, reuniam - se para celebrá - la. ( Fragmentos D'Alma Solange Malosto)

Inserida por 1solangemalosto

Sobre a arte, os artistas e a morte.

O homem está preso. A chave que o artista usa é o pincel, mas um pincel não é a chave que abre a porta. Então ele pinta. Ele pinta a realidade que só pode imaginar. Atrás da porta que ele não consegue abrir está a realidade. Ele está preso com varios quadros na parede, onde só imagina como é o lado de fora. Ele está preso e a arte é uma falsa realidade para suportar o castigo de não saber.

Inserida por Dolucasramospensador

Quando as obras são maiores que os artistas nem Deus explica a religação.

Inserida por Todeschi

Quando orar, não seja como os artistas que falam palavras que não são suas e usam máscaras decoradas.

Inserida por carlos_henrique_23

Sobre os artistas, os pensadores e a morte.

A vida é um castelo e um artista está preso. A chave que o artista usa é o pincel, mas o pincel não é a chave. Então ele pinta. Ele pinta a realidade que só pode imaginar. Atrás das paredes do castelo está a realidade. Ele está preso com vários quadros na parede, onde só imagina como é o lado de fora. Ele está preso e a arte é uma falsa realidade para suportar o castigo de não saber. No castelo tbm tem um pensador. A chave que o pensador usa é o lápis, mas o lápis não é a chave. Então ele escreve. Ele escreve a realidade que só pode imaginar. Atrás das paredes do castelo está a realidade. Ele está preso com vários livros na estante, onde só imagina como é o lado de fora. Ele está preso e os livros são uma falsa realidade para suportar o castigo de não saber.

Inserida por Dolucasramospensador

São poucos os artistas, que tem coragem de se posicionar. Os que se posicionam e fazem denúncias políticas e sociais estão sujeitos a censura!

Os artistas, escritores, cineastas e outros, descrevem e gostam de personagens que estejam na situação de estrangeiros,
porque o estrangeiro, por si só, guarda dentro dele personagens e personalidades com várias nacionalidades num único sujeito.

Inserida por cristiane_neder

Se os toureiros dizem que os touros foram criados para as touradas, os artistas circenses dirão que certos animais foram criados para o circo, os palhaços entendem-se.

Inserida por ze_vilela