Textos sobre palavras
Rumos perdidos
Deixar as palavras seguir o seu rumo
Deixar-nos levar pelo silêncio
Talvez assim a gente proceda com aprumo
Talvez assim se evite o inútil dispêndio...
Seguindo por uma tal conduta
Orientadora dos nossos sentidos
Talvez a gente fuja de qualquer disputa
Que por força gera sempre inimigos.
As palavras rumadas são verdadeiras
Não são apenas metáforas e seus jogos
Não têm por missão ser feiticeiras
Nem o seu objetivo será atear fogos
Se cairmos no meio de uma combustão
Ainda que por instantes muito breves
As queimaduras podem ser leves
Mas deixam marcas quer a gente queira ou não.
Andarmos apressados sem nexo
É como caminhar-se à deriva
Tudo se torna tão complexo...
E a vida ainda mais opressiva
Seguindo rumos perdidos
( IV Coletânea VIAGEM PELA ESCRITA/ 2018)
Agora as cartas ja foram postas a mesa...palavras ditas nao voltam mais..
Me despi com os meus sentimentos de uma forma tão clara com a luz do sol no seu nascer..
Imaginando momentos com vc que nunca acontecerão
Eu entendo... talvez me entreguei demais a esse sentimento louco avassalador no meu peito e fiquei refém de vc
E td bem todos temos escolhas e devemos respeitar isso eu te respeito e entendo
Mas não nego que agora a minha transparência colocou tudo a perder ou melhor nd...pois não tivemos nada
Vou ficar bem...
E desejo o melhor pra vc...de verdade
Será que valeu a pena ter me aberto declarado a minha paixão? Sim valeu qdo somos honestos com nós mesmos td vale a pena...
Hoje é um sábado qualquer. Ou não.
Talvez, para quem passa os olhos por essas palavras, seja só mais um sábado entre tantos.
Mas para mim, é o sábado em que eu reconheci — de forma lúcida, amorosa e irrevogável — o meu valor.
Entendi o meu tamanho. Entendi a minha mente. Entendi a mulher que habita em mim — inteira, complexa, vibrante.
Fui ensinada, como tantas de nós, a caber. A suavizar. A calar.
Mas hoje, com a alma limpa e o coração desperto, eu não aceito mais diminuir o que é grande por natureza.
Por muito tempo fui a melhor da sala, da turma, do curso.
E ainda assim permiti, por insegurança emocional ou por tentativas de pertencimento, que outros editassem minhas regras internas.
Hoje, essas regras são minhas novamente. E me pertencem com doçura e firmeza.
Não estou falando de beleza estética — isso o tempo leva.
Estou falando do que fica: da mente construída com livros, da psique forjada entre estudos e experiências, da emoção que pulsa com consistência e entrega.
Meu valor está no que vibra quando eu entro em um lugar. Está na minha consciência afetiva, na minha capacidade de sentir e de pensar ao mesmo tempo.
Porque sou o tipo de mulher que não finge não ver.
Sou o tipo de mulher que sente. Que pressente. Que interpreta o silêncio, o subtexto, os olhares que dizem o que a boca não teve coragem.
Que entende o comportamento afetivo de quem valida com gestos ou afasta com ausências.
E mais do que isso — sou o tipo de mulher que, mesmo quando ama, escolhe a si mesma.
A minha paixão é pelo que me expande.
A minha conexão é com o que vibra na mesma frequência: sensorial, intelectual, emocional.
A minha alma não cabe em caixinhas, nem aceita lugares em que precise se diminuir para ser aceita.
E é por isso que digo a você, mulher:
Se olhe. Se perceba. Se escute.
Entenda que ninguém é obrigado a te amar.
Mas você é, sim, responsável por se amar todos os dias.
Ninguém é obrigado a gostar do que você faz.
Mas você é, sim, responsável por reconhecer o poder do que faz nascer de você.
Escolha estar onde você é bem-vinda.
Escolha ficar onde há afeto verdadeiro, validação mútua, presença sincera.
E se precisar ir — vá com ternura, mas vá inteira.
Porque o mundo só muda quando nós, mulheres, paramos de nos moldar a ele…
E passamos a moldá-lo com o que somos.
Autoria: Diane Leite
A Matéria das Palavras
Na rua do teu peito
caminha a minha
enfurecida paixão
permitida e condenada
por uma mácula de sal
no exílio de uma lágrima
caída e despida por ti.
Nessa deriva em riste
como uma ilha crua
vertida no hino de pedra
que carrega no rosto
a velhice corrosiva
nos endereços da memória.
No caderno aberto do passado
à distância de um destino
no lado desfiado da carne
na rescisão do pacto com o tempo
desce a matéria das palavras
e na rua do meu peito
movem-se por sílabas
as artérias do teu nome.
A Boca
Da boca saem múltiplas palavras
discursos vãos: vão-se e já não voltam.
Na boca refreiam-se palavrões
contidos no palato
e livres, aos pulos, no pensamento.
De boca em boca tentam os beijos
empoleirarem-se,
apertados ou indecisos,
a querer nidificar o silêncio
ou o gemido que desfolha a pele.
Antes que a noite comece a salivar
vamos amarrar as nossas bocas
até que os nossos corpos se calem.
- Somos contra toda forma de violência, desde as palavras até o infinito da ignorância humana. É um épico absurdo o que fazemos, quando notadamente queremos impor. Por imposição nossas mãos se levantam, e não há amor que suporte o drama na busca de um certo poder camuflado.
Somos contra, mas não nos ofenda, não nos critiquem, não mexam com nossas ... Não é assim ?
O mundo sempre exerceu um psicótico modelo de competição. Na corrida pelo melhor há sempre perdedores e um só vencedor, quando todos deveriam desfrutar da colheita, mas param nos confrontos desumanos pra viver...
Sem querer estou competindo comigo, quando me vejo pobre de mim mesmo, necessitado de ter mais. Ora pois, vós me direis: E não é assim que tem que ser. Absolutamente não, se pudéssemos ser mais fraternos, dividiríamos a vida como o poeta cantou e pediu. Certamente estamos longe disso, ainda falta evolução à matéria humana...
"" Te deixo minhas palavras
não como regras a serem seguidas
mas como comunhão de algo forte
faça-as viajarem
por lugares e corações
faça-as vivas, verdadeiras
certamente minha alma festejará
não por vaidade
mas por saber que você
estará junto a mim
mesmo depois da saudade
mesmo depois do fim...
"" Às vezes comparo o poeta com o mendigo,
mendigando palavras
na cadência dos versos
tenta amenizar a dor
porém nunca o comparo com um rei
que comanda as palavras
é sábio
só não dá valor
por isso não entende
por que o poeta é mais amado
pois não tem o poder ao seu lado
mas tem sempre um grande amor...
" Do que as palavras falam,
diante do livro que resume nossas vidas
são promessas
ouço referendos de tantos heróis,
cujas capas douradas praticaram o bem
e deuses conflitantes para cada um ter razão
não, não.
É estupido repreender o futuro
quando o que bate à porta é sinônimo de perdão
haja luz para tanto escuro,
haja fé e união
as porções estão dadas em formas igualitárias
cada qual que grite o seu quinhão
o mundo espera, mas não para de girar
está chegando o natal
é hora de ascender as velas de neon...
#OS #AMANTES
Era uma vez...
E isso é só um detalhe...
Algumas palavras de amor...
Algumas palavras de ódio...
Entre casos e descasos...
Entregas e posses...
Um refúgio...
Um sussuro...
Mal nos conhecemos...
E me eu coração pronto a pulsar...
Depois de um sorriso...
Estava pronto a lhe entregar...
Estranha nossa história...
Não ao erro perseguido...
Sim a verdade partilhada...
Um trabalho sem fim...
Dessa fábula encantada...
Meu corpo ao seu desejo violento...
Tantas vezes por mim desejado...
Quando a noite perdia o rosto...
Quando vivi com mais gosto...
Mas toda história tem seu fim...
E o silêncio dos amantes então se fez...
E o tempo lancinante nos esgotou...
Já não dá mais...
Tudo terminou...
Sandro Paschoal Nogueira
facebook.com/conservatoria.poemas
#Cara #de #mau...
Oposto na vida real...
Poucas palavras e respostas curtas...
Há quem me julga...
Não sei esconder...
Assumo aquilo que sou...
Assumo aquilo que posso...
Não tenho muitos apegos...
Me entrego...
Tento construir minhas próprias verdades...
Deixei de me preocupar com o que os outros acham,
pensam...
Opinão que não me acrescenta...
Há mais sinceridade em rostos sérios...
Do que em sorrisos largos...
Sandro Paschoal Nogueira
— em Conservatória, Rio De Janeiro, Brazil.
O AVESSO DO VERBO
(Sobre o que sobra quando as palavras faltam)
Às vezes eu culpo o silêncio, por não me entender ou mesmo compreender as metáforas de minha existência. Ele tem o hábito de esconder as palavras que eu ainda não tive coragem de inventar — ou mesmo decifrar.
Lu Lena / 2026
Construam o mundo com palavras
Importante se fazer casa
pois nela mora o homem físico
serve de abrigo contra o sol e a chuva,
e de aconchego para as crianças.
Mas quanto se a fazer livros
neles moram o espírito da humanidade
os segredos dos homens do futuro
e dos deuses do passado
a esperança de se fazer,
no futuro, um mundo melhor.
Casas podem ser derrubadas
as ideias nunca, uma vez soltas no ar
não voltam mais às suas origens
criam raízes, dão frutos.
Casas mudam um cenário rural e agreste
mudam uma cidade e até um país, mudam aldeias.
Livros mudam o mundo, mudam os homens
fortalece o espírito abatido, libertam as almas.
PALAVRAS : A TEORIA DE TUDO
Como o homem pode pensar por si próprio, se tudo que sabemos se acumula a partir da data da escrita, algo em torno de 4 mil anos ou menos?
A luz do entendimento se acendeu depois que o espírito da consciência se materializou, quando o verbo se fez letra e a letra palavra, então a palavra se fez discurso, e o discurso registrou eventos, ideias, sonhos e lendas.
Nada que temos nos pertence de fato, somos como crianças copiando os gestos, costumes e manias dos seus pais. No que tange às crenças, nós os ocidentais somos todos cristãos em essência, mesmo os que negam a Deus.
Há milênios o homem almeja um encontro com o divino, por isso criou doutrinas, aperfeiçoou rituais tribais, criou e desenvolveu a ciência para buscar respostas lógicas e conscientes sobre a revelação do inacessível, do sagrado, mas nada pode constatar além da teoria das cordas e dos buracos de minhocas de Einstein. E neste contexto Deus está tão longe dos homens como está a possibilidade destas teorias se tornarem realidades observáveis e praticadas.
Todo enigma ainda continua intacto, inalterado há milhares de anos de consciência e evolução científica, tudo reside no buraco negro da dúvida. Contudo, o caminho para se saber algo além de palavras e retóricas verbais ainda é camuflado pelo véu da morte, e neste contexto de curiosidade humana ninguém se apresenta como voluntário.
Esta descoberta não será possível aos homens atuais, pelo fato de homem algum ter condições morais e espirituais para tal progresso, pois a arrogância dos que sabem sobre esta pequena evolução escrita, sobre todas as histórias registradas pela humanidade tem lhes causado em vez de progresso regressão, o domínio da palavra e da escrita fez com que alguns homens se tornassem como deuses ou igual a Deus, postulando sobre a matéria já existente, dissertando sobre eventuais teorias que jamais poderão provar.
Homens são grãos de areia cósmica que aprenderam a formular palavras, palavras que formam discursos, discursos que formam ideologias, ideologias que formam partidos e nações, nações que produzem exércitos e governos, exércitos que produzem as guerras, governos que implantam o medo e a opressão, o domínio e a supremacia da injustiça.
SEM RESERVA E SEM MODÉSTIA - PALAVRAS DO EDITOR
Não raro me questiono de forma muito crítica e dura, sobre minha falta de madureza espiritual, por ter demorado tanto tempo para perceber qual é o meu papel neste mundo, felizmente hoje tenho clareza neste respeito.
Talvez, de forma um tanto torta ou desvirtuada, eu tenha produzido alguma semente de luz, com minhas ações impetuosas, presunçosas e egocêntricas, no campo da arte. Todavia, agora tenho bem transparente, na mente e nos olhos, a verdadeira razão de eu ter nascido com algum dom para escrita, para música e para poesia.
Contudo, fugindo do mundo comum, onde reina a vaidade humana exacerbada, entre os artistas com quem vivi e convivi, encontrei de fato o verdadeiro sentido para continuar fazendo arte, isto no melhor sentido da palavra escrita e pensada.
Editar novos poetas, com muita responsabilidade e consideração pela pessoa humana, e sempre revelando minha intenção para com o trabalho de outrem, fazer com que a obra publicada seja de importância para edificar leitores, não visando ganho desonesto nem ganância sobre eventuais lucros que a obra venha nos proporcionar.
É possível viver com apenas o necessário, e se concentrar no que há de melhor nos seres humanos. Portanto, a meu ver, todo artista, por mais genial que seja não terá paz nem felicidade em produzir sua arte, se não for com o propósito nobre de indicar um caminho através do seu trabalho. E mais importante ainda é aceitar, com sinceridade e amor ao próximo, que ele não é o único artista sobre a terra e sob o céu.
Há muito mais nas entrelinhas, mas isso só eu posso revelar.
Evan do Carmo 21/12/2017
BELEZA, ABISMO DE SILÊNCIO
"Quando não temos condições de dizer algo com meras palavras humanas, com adjetivos imperfeitos, diante de um universo espantoso, como diante de um poema que não conseguimos escrever, ou diante de um livro que não entendemos sua feitura, ou ainda sobre uma pessoa virtuosa que não conseguimos imitar, então fugimos para o mundo do silêncio, ficamos por lá, pálidos e sofrendo calafrios. É quando o verbo entala e a alma cala. Isso só ocorre quando nos deparamos com algo de imensurável beleza..."
NO SILÊNCIO DA ALMA
Não é necessário que se diga,
às vezes com palavras robustas
com poemas, odes ou canção
usadas para comunicar
e causar espanto,
ao mundo e ao ser humano
por quem se tem afeto
ou especial admiração.
Não se esconde uma verdade
nem uma dor por muito tempo
é no silêncio imponderável
que a alma fala e se revela
e a outra alma escuta
com a precisão
e a intensidade
da luz de um dia de sol,
radiante de verão.
Aquilo que se revela com a alma
está tatuado nos gestos
nas palavras, pensamentos
e no coração....
Musa de Apolo
Com estas palavras, manifesto a minha dedicação e admiração por ti, ó musa inspiradora. Mesmo quando penso que não há espaço para a poesia em meu coração, tua presença intensa e marcante me arrebata e me faz desejar expressar em versos todo o encanto que tu despertas em mim.
Tu és tão bela e enigmática quanto as deusas gregas, que inspiravam os poetas da antiguidade. Sempre que te observo, sinto-me pequeno diante de tua grandeza e beleza. És como uma medula óssea que sustenta e anima todo o meu ser, me levando a novas descobertas e horizontes.
Tu és a costela mitológica de Deus, que me faz acreditar na existência de um plano superior que governa os rumos da vida. Tu és uma mulher inconformada, que se recusa a ser reduzida a estereótipos e padrões, e que se afirma em sua essência humana, carregando consigo o calor e a fragilidade que nos tornam tão singulares.
Tu és, enfim, a personificação da poesia em sua mais alta expressão. Não se pode falar de poesia sem falar de ti, sem evocar tua imagem delicada e vibrante, que transcende os limites do tempo e do espaço. És a musa de Apolo, cujo canto e beleza inspiram a todos os que te contemplam.
Por tudo isso, quero dedicar esta tese a ti, ó minha musa inspiradora. Que minhas palavras possam ser tão belas e intensas quanto a tua presença em minha vida, e que possam expressar todo o meu amor e admiração por ti. Pois tu és a fonte de minha poesia, a razão de minha existência, e a inspiração que me move sempre em direção aos mais altos vôos do espírito.
Que nossas palavras sejam poderosas,
E que em cada verso haja uma verdade,
Que nos conduza por estradas gloriosas,
E nos inspire a viver com mais intensidade.
Assim, ó mundo, te exaltaremos,
E transformaremos tua dor em poesia,
Criando uma nova era de amores,
E deixando para trás a tirania.
E quando o sol se pôr no horizonte,
E as estrelas brilharem no firmamento,
Um novo mundo então surgirá no monte,
Cheio de luz, de paz e de alento.
E neste novo mundo, enfim, florescerá
A esperança, a fé e a fraternidade,
E todos irão juntos caminhar,
Rumo a uma vida de plena liberdade.
Ó mundo, este é meu poema de amor,
Que desperta em ti a mais profunda emoção,
E nos leva a um futuro melhor,
Com alegria, harmonia e compaixão.
O poeta é um sonhador solitário,
Que busca nas palavras o sentido
da existência,
E com seus versos, ilumina
a escuridão do seu diário,
E transforma a dor em poesia,
com excelência.
Seus versos são como pássaros livres,
Que voam pelos céus da imaginação,
Eles nos fazem viajar por lugares intransitáveis.
E nos ajudam a encontrar
nossa própria essência,
sem limitação.
A poesia é um refúgio de
almas cansadas,
Aquece o coração de quem sofre,
E não há nada tão belo quanto ela,
Que nos tira a angústia,
e a alma nos descobre.
Por isso, meu caro amigo poeta,
Nunca morra, pois suas
palavras são eternas,
E mesmo quando a morte lhe chegar,
Sua poesia continuará na mente
de quem ama as letras.
- Relacionados
- Frases românticas com palavras bonitas de amor
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Mensagens de luto para amiga com palavras de conforto
- Frases para discurso de formatura que inspiram as palavras certas
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Frases de amor curtas: poucas palavras que revelam grandes sentimentos
- Frases de perda de um ente querido para encontrar conforto em palavras
