Textos sobre palavras
As palavras quando infelizmente são contrariadas pelos atos, até podem continuar sendo belas, admiráveis, mas são vazias, uma superficialidade constante, demonstram o gosto amargo da falsidade, da falta de respeito, de amor, de sentimentos, a notória hipocrisia, a ausência da preciosa reciprocidade, uma revelação lamentável, exemplo claro de uma irracionalidade.
Tal realidade é facilmente inaceitável como uma arte que não teve inspiração, um oceano que não tem profundidade, cantar sem um mínimo de emoção, querer apenas por vaidade, dizer que ama pelo medo da solidão, causando um desgaste demasiado, um viver em vão, muito apegado à banalidades, sob o efeito de uma preocupante ilusão, da qual precisa acordar, antes que seja tarde.
É bem evidente que não estou isento, cometo minhas contrariedades, não é sempre que acerto, porém, busco acertar ao fazer meus versos, não uso frases aleatórias, não consigo criar sem estar inspirado, coloco parte da minha verdade, da minha sincera percepção, todavia, não para alcançar a perfeição e sim para criar poesias mais vivas possíveis, que possuam significados, razão de existirem, um relevante impacto.
O silêncio é muito intrigante
por não se utilizar das palavras,
mas ainda assim ter tanto a dizer
causando paz ou inquietação,
a depender de cada ocasião,
da pessoa que o recebe
e daquela que o presta,
logo, mais de uma interpretação.
Podendo ser uma forma de ofensa,
um sinal de desprezo, um dissabor
de indiferença, um indício de medo,
uma demonstração de cautela
se a fala não vale o preço,
uma maneira de amar alguém
ou de dar amor a si mesmo,
quando provar quem está certo
não convém.
Pode também expressar
que a tranquilidade está presente,
que chegou o momento de apenas admirar dando a oportunidade
de falar aos sentimentos
que falamatravés da intensidade
e que não percebemo passar do tempo.
Assim, silenciar na hora certa
pode gerar bastante refrigério,
por exemplo, diante de belas paisagens,
ao sentir o toque dos ventos,
ouvir o lindo canto dos pássaros
ou admirando um sorriso de felicidade principalmente de uma pessoa amada,
até observando um sono sereno de um filho entre outras preciosas oportunidades.
Compreendo o valor da simplicidade
por meio de um silêncio bem vindo,
o espírito será abraçado por muita vitalidade, o coração estando aflito,
será confortado, então, um benefício de tamanha singularidade, dessarte,
saber o valor de um silêncio oportuno é uma necessidade.
Agora, fiques atenta as minhas palavras, quero que saibas que pretendo ser digno de fazer parte da tua vida, poder dizer que sou teu, que nossas almas também estão unidas como as estrelas estão lindas reluzentes no céu ou quiçá fogo e faísca, evidentemente, uma união calorosa que enriquece e inspira.
Quero ser para ti, uma bebida forte, um café quente que aquece todo teu corpo e enche-te de ânimo principalmente nos dias chuvosos quando o frio estiver mais presente, usarei o calor dos meus sentimentos, de um abraço sinceramente acolhedor, um tratamento que mereces, resultante do meu honesto amor.
Nossos momentos juntos não estarão isentos de falhas, entretanto, se Deus quiser, a maior parte deles chegará bem perto de ser perfeito, se ambos estivermos empenhados a fazer dar certo, enfrentando cada obstáculo, unidos por um laço de amor intenso
e de dois espíritos gratos.
Minha estimada, presta muita atenção nas palavras que agora irei proferir, após transitar por um mundo de decepção, quero ir para o outro lado, trajado com minha melhor versão e, obviamente, acompanhado por ti, pois pra mim a tua presença é indispensável, portanto, segura firme a minha mão que se Deus permitir, juntos seguiremos para o outro lado.
Uma identificação tão rara e espontânea como a nossa não deve ser ignorada, sendo uma benção divina com trocas de olhares, de afetos, lágrimas que dão lugares aos risos, momentos felizes que adoçam depois das ocasiões amargas, amor e respeito correspondidos superando os nossos defeitos e deixando nossas versões melhoradas.
Se estivermos unidos, poderemos alcançar um equilíbrio valioso que ainda que seja instável, trará um benefício pra ambos, pois quando um for tempestade, o outro pode ser calmaria, dançaremos sob a chuva se for preciso, traremos um pouco de alegria em meio ao sofrimento do outro, seremos também fogo e gasolina num laço de vida caloroso, então, linda, vamos para o outro lado.
Com uma sincera vontade
por dois demonstrada
numa reciprocidade de ações
não apenas por palavras,
é possível somar felicidades,
vivenciar agradáveis momentos
apesar das dificuldades,
mantendo os bons sentimentos
como o respeito e o amor
e mesmo sendo algo imperfeito,
terão uma vida juntos
que será marcada no tempo,
por Deus, abençoada
na história de um amado e sua amada.
SOB A LUZ DA LUA.
Cantei juras, sob a luz da lua.
E ouvi cânticos de amor eterno!
Palavras de encantamento.
Promessas de dias felizes!
A lua, como testemunha...
Na noite, criando matizes.
Talvez o luar possua,
Uma mágica de pura influência,
Uma mágica de rara inocência,
Que nos faça acreditar ...
Que as palavras das ruas
Sob o clarão desta lua
Crie a alquimia do amar.
EVOLUÇÃO
E as palavras desciam pelas íngremes ladeiras da literatura, como fossem águas advindas de um temporal. Eram verdadeiras torrentes violentas, desprendidas...
Arrastavam impetuosamente qualquer resquício de cultura que encontrassem pela frente!
Eram milhares que se misturavam sem significado algum, mas traziam em si o poder das multidões. O ruído que provocavam era avassalador!
Ah! O poder das palavras... Nunca o subestime...
Mesmo as palavras mais desconexas podem eliminar as razões mais sólidas.
Das bocas que falam; dos sons que emitem; dos bancos que ocupam; dos espaços que tomam.
E os corações se fecharam, por não conseguirem digeri-las.
E as paixões se aquietaram, sem compreendê-las...
E os amores se banalizaram pela superficialidade de seus conteúdos.
Das nascentes contaminadas formam-se rios poluídos pela ignorância secular.
O pensamento não para, o entendimento não chega, os valores se acovardam.
Quando não existe a sabedoria, julga-se pela ausência. E nasce a sentença:
- Que se açoitem os desiguais!
“ESPERANDO UM TREM NO AEROPORTO”
Destino e Opção: duas palavras com significados totalmente diferentes. Todos sem exceção; temos nosso destino traçado, como num projeto de engenharia, mesmo antes de nascermos, ou até mesmo antes de sermos gerados.
Um automóvel, por exemplo, não é projetado da noite para o dia, assim como o ser humano: se bem elaborado definirá como será o amanhã, o depois do amanhã e assim por diante. Todas as fases devem ser bem estudadas, nos mínimos detalhes; evitando-se assim contratempos durante a concepção, execução, ajustes, entregas e finalizações.
Para cada fase existirá os desafios. Tanto na vida pessoal, amorosa ou profissional, estes preceitos seguem o mesmo padrão, definindo assim o tempo de maturidade e decadência. Os caminhos são apenas dois: certo ou errado; não existe meio certo ou meio errado. “Atalhos são sinônimos de Recall”.
Opção significa escolha: optar por alguma coisa, por isso ou aquilo, porém esta decisão ocorre quando temos nosso juízo formado, sabemos o que queremos, temos consciência do que é certo ou errado. A capacidade de discernimento nos conduz às decisões corretas, embora estas escolhas muitas vezes mudam o curso natural do destino traçado na fase inicial.
Tudo isso nos parece meio louco, abstrato, confuso...!!!
Você deve, em algum momento da sua vida, ter se deparado com alguma coisa que te deixou intrigado, como por exemplo, uma cachoeira, na qual percebeu a disposição das pedras: todas assimétricas, movimentando as águas de forma que o resultado final tenha ficado indescritivelmente fantástico.
Você comenta: Como será que esta pedra foi colocada aqui? Ou se impressiona com o modo que a água cai daquela forma, contínua, sem atropelos, na mesma quantidade.
Tudo isso foi projetado um dia: não tenha dúvidas. Não apareceu ali simplesmente.
Podemos mudar o curso natural do Destino, porém estas alterações podem gerar resultados catastróficos, podendo durar anos, até que se torne à fase inicial, de onde foi mudado. A decisão em se tomar atalhos é arriscada, mas há os que a fazem.
Não importa a situação; seja ela na vida profissional, pessoal ou amorosa, as opções muitas vezes acabam, num certo tempo, cruzando paralelamente ao traçado na fase inicial, ou seja, se tivermos que passar por certa dificuldade, passaremos: Ninguém passará por você, algo que faz parte do seu destino, pois “Nada acontece por acaso e Tudo tem o tempo certo para acontecer”.
Algumas pessoas tem o costume de dizer que as coisas que nos parece impossíveis de acontecer são as que temos que dar mais valor: Fato!
O ser humano é ensinado desde criança a agradar aos outros e passa a ser escravo dessa necessidade. O verdadeiro mandamento deveria ser “Fazer o bem sem olhar a quem”, pois assim seriamos beneficiados reciprocamente: Faço o bem, recebo o bem! Mas na prática é diferente. Existem as exceções, onde, além de não haver reciprocidade, não há nem o troco justo.
Partindo-se do principio que: se você trabalha - recebe; se você ama - é amado; se você é justo – será justificado; e assim por diante, as ações desta vida deveriam ser entendidas como “moedas de troca” em todos os sentidos. Porém se observarmos em nossa volta, veremos que não é bem assim.
Basta apertar o “Play” da TV ou gastar alguns reais com um jornal de notícias diárias na banquinha do seu Zé, e ver que algumas coisas mudaram com o tempo.
“O Amor se perdeu, e ninguém sabe explicar quando e onde”; a inocência foi corrompida, os valores estão totalmente invertidos.
Tudo isso está resumidamente compreendido em como queremos que seja nosso futuro: Feliz ou incerto! Queremos a todo custo embarcar num trem que passará por aqui: o trem do amor perfeito, da felicidade em família, do emprego dos sonhos, entre outros, porém não construímos a nossa ferrovia.
O trabalho árduo de construir ferrovias é cansativo, angustiante, cheio de medos, incertezas: parece impossível!
O trem das paixões mal resolvidas, dos amores impossíveis, da valorização humana, de tudo que pensamos que deveria ser melhor do que é; este é pesado e difícil de esperar: Enquanto não conseguimos embarcar neste trem, fiquemos no Aeroporto da vida, aguardando que o destino construa nossa ferrovia ou tomemos atalhos. A decisão é individual.
Será por ela que nosso trem virá, por mais impossível que seja. Os atalhos, ou seja, as opções ou escolhas nos tornaram egoístas ao longo do tempo; porém devemos fazer com que esse egoísmo seja positivo a nosso favor. Ame primeiramente a si próprio, depois aos outros: assim nunca haverá restrições nas suas doações de amor.
“Quanto mais você doar, mais receberá”.
Com o tempo você verá que amar sem restrições é algo indescritível, maravilhoso e às vezes até mal interpretado. Esteja preparado para quando o seu Trem chegar ao Aeroporto, pois este pode ser o único, ou quem sabe, o último da sua vida.
E quando estiver embarcado, seja feliz, olhe pela janela, veja o quanto foi bom esperar, curta a brisa batendo no seu rosto, esvoaçando seus cabelos, sorria, chore, relembre os momentos angustiantes que passou durante a espera e que pareciam infinitos, mas que agora foi conquistado.
Valorize os momentos e transforme cada minuto, cada gesto, cada palavra em algo inesquecível, para que no futuro sua história seja contada e utilizada como exemplo de vida para aqueles que continuarão e estarão “ESPERANDO UM TREM NO AEROPORTO”.
Ó Senhor meu Deus se na sua palavra no livro sagrado que cujo todas as palavras do Senhor como foi a criação em 7 dias.
Palavras escritas 2.000 anos, 3.000 anos ou até 4.000 .
Eu me pergunto: porque Senhor nos dias de outras adorações existem fogos e festas, mas para os seus dias de entrega de glória e ressurreição, nascimento não tem .
Se é a sua palavra que é tão poderosa que transforma a vida de muitas pessoas como transformou a minha vida, da água pro vinho. Sua palavra ela tem uma existência de séculos atrás e nunca morre.
Salmo da minha Semente
A TRAMA DA POESIA III (B.A.S)
Alinhavando palavras, o poeta costura versos que entrelaçam temas universais, tornando a trama costurada uma manifestação de vida. Trabalhar com as palavras, transformando-as num encadeamento de versos, é a maneira que o poeta expressa o seu ponto de vista, ou a vista do ponto.
enfim, toda poesia e todo´poema são convites, trilhas à percorrer. Nesse caminho, todos são convidados a descortinar o belo em suas vidas.
O Peso das Palavras: Quando Consolar se Transforma em Ferir.
Em tempos em que o sofrimento emocional se torna tema cada vez mais presente nas conversas cotidianas, cresce também a urgência de repensar como falamos com quem está fragilizado. Muitas vezes, na ânsia de confortar, acabamos ferindo não por maldade, mas por falta de preparo emocional.
Psicólogos têm alertado para um fenômeno comum: a tentativa de consolar com frases feitas, o que, em vez de aliviar, agrava o sofrimento. A expressão “Você tem que procurar ajuda”, por exemplo, parece prudente, mas soa como uma ordem e invalida o desabafo. Em um momento de vulnerabilidade, esse tipo de fala pode reforçar a sensação de impotência e solidão, justamente quando o indivíduo mais precisa se sentir compreendido.
Quando o “dizer algo” machuca.
De acordo com a psicóloga Rosa Sánchez, da Fundación Mario Losantos del Campo, essas respostas automáticas se repetem porque a sociedade as normalizou. Fomos treinados a preencher o silêncio, a dar respostas rápidas, como se o silêncio fosse sinônimo de descuido. Contudo, o impulso de “dizer algo” muitas vezes vem do desconforto de quem ouve, e não da necessidade de quem sofre.
O problema é que, ao tentar “arrumar” a dor do outro, transferimos para ele a responsabilidade emocional de melhorar. A frase pronta “Anime-se, a vida continua” soa como uma tentativa de encurtar o luto, de apressar a recuperação. Mas a dor não segue cronogramas, e quem sofre precisa de tempo, não de pressa.
O que não dizer.
Algumas expressões, embora pareçam inofensivas, diminuem a experiência do outro:
“Você já deveria ter superado.”
“Eu sei como você se sente.”
“Tudo acontece por um motivo.”
“Poderia ser pior.”
“Você tem que ser forte.”
“Não chore.”
“Anime-se, a vida continua.”
Cada uma delas nega a singularidade da dor. Ao comparar, racionalizar ou impor força, anulamos a liberdade emocional da pessoa. O resultado é o oposto da empatia: culpa, solidão e incompreensão.
Por que caímos nesses erros?
Três fatores se destacam:
1. Falta de educação emocional. Muitos de nós não aprendemos a lidar com emoções profundas, nem as próprias, nem as alheias.
2. Medo do silêncio.
O silêncio é visto como constrangimento, quando, na verdade, ele pode ser o espaço mais terapêutico.
3. Desconforto diante da dor.
A tristeza e a vulnerabilidade lembram a todos a própria fragilidade, e isso gera fuga disfarçada em palavras de consolo.
Ao tentar “melhorar” o outro, fugimos da própria impotência e esquecemos que empatia não é consertar, é estar junto.
O que realmente ajuda.
A verdadeira presença não exige discursos, mas escuta, atenção e disponibilidade. Frases simples, quando ditas com sinceridade, têm o poder de acolher:
“Estou aqui para você.”
“Sinto muito que você esteja passando por isso.”
“Você quer conversar ou prefere se distrair um pouco?”
“Não sei o que dizer, mas estou com você.”
“Obrigada por confiar em mim.”
Essas expressões validam o sentimento e oferecem segurança emocional. Elas não tentam resolver, apenas confirmam: “você não está sozinho”.
Orientações práticas de acolhimento.
Ouça sem interromper. Às vezes, o desabafo é mais curativo do que qualquer resposta.
Evite julgamentos e conselhos não solicitados. O ouvinte não precisa ser terapeuta; precisa ser humano.
Reconheça a emoção: “Entendo que isso deve ser difícil.”
Ofereça companhia, não soluções. Estar junto é mais eficaz do que tentar corrigir.
Cuide do tom de voz e da expressão corporal. A empatia também se comunica pelo olhar e pelo gesto.
Respeite o silêncio. Há momentos em que falar menos é amar mais.
Busque informação sobre saúde mental. Saber o básico evita erros que perpetuam o sofrimento.
Consolar é sustentar, não corrigir.
Consolar alguém não é encontrar a frase perfeita, mas sustentar o tempo e o ritmo do outro. É permitir que o sofrimento se expresse, sem apressar a cura. Empatia é permanecer quando o outro não tem mais força; é segurar o silêncio sem precisar preenchê-lo.
Porque, no fundo, as palavras que curam são as que nascem do respeito e não da pressa de fazer o outro se sentir melhor.
“A escuta é o primeiro gesto do amor.
Acolher não é dizer algo certo, é estar presente no tempo certo.”
Texto do: Escritor:Marcelo Caetano Monteiro .
De acordo com a psicóloga Rosa Sánchez, da Fundación Mario Losantos del Campo.
Me surpreenda...
Elogie sua vida, diga que está feliz
Me fale palavras de carinho e amor
Valorize o pouco que pode estar
ao lado de quem ama tanto você.
Surpreenda você, surpreenda todos!
Até mesmo um bebê que ainda não
aprendeu falar e andar sabe reclamar
sua fome chorando, pára de reclamar.
Se você não tem algo bonito a dizer,
então eu volto depois, ou... NÃO!!!
Eu
Testemunha de minha passagem
Com minhas palavras divina
Como criatura nesta viagem
Busco algo que as defina
Infinito são os vestígios e o clarão,
Que deixarei em minha biografia,
Procuro explicação
Tecendo meus versos e poesias
Em equilíbrio com meus pensamentos
Buscando arte e conhecimento
Vida bela que conquistei
Esposa, filhos e netos
Tecendo os meus sonetos
No Redentor sempre acreditei.
Às vezes me sinto tão confuso
Sou um escudo de mim
Perdido nas palavras
E ao mesmo tempo
As estrelas são brilhantes com alegria
E seguindo emocionada essa sintonia
No despertar do amor verdadeiro
Assim eu não minto quando quero ser
Sempre teu amado
Não sei se estou certo ou errado,
Mas eu me protejo da desilusão
Almejo estar ao teu lado
Sendo mais forte que a paixão
E me vendo feliz
Isso é meu coração dizendo:
Jamais te esquecerei ,tu és a mulher da minha vida
Só você é minha querida, Nataliya.
Frankton
Novo Despertar
No emaranhado de versos, um lamento ecoa,
Das palavras cantadas, minha alma se entoa.
Identificação profunda, preso ao passado me vejo,
Ainda somos os mesmos, vivendo como nossos pais, ensejo.
Mas para quem não vê, o novo sempre se faz presente,
É nele que deposito minha fé fervente.
Anseio por mudança, por uma alma atualizada,
Uma nova era, uma versão renovada.
Para enxergar o novo, é preciso expandir,
Meus horizontes limitados, abrir,
Aceitar e permitir essa nova era que me aguarda,
E assim, embarcar na jornada, a vida me conduzirá
Ergo-me corajoso diante do que virá,
Reinvento-me, não mais me prendo ao que já foi,
A cada passo dado, a cada escolha que faço,
Me aproximo da essência, do meu verdadeiro traço.
Ah, o tempo é sábio, seu curso não se abranda,
Mas é na mudança que a vida se expanda.
Que eu possa, como um rio, fluir,
Descobrindo a cada dia a alegria de existir.
Então, que o novo me encontre de coração aberto,
Em cada desafio, crescimento certo.
Que a alma se renove, transforme-se em luz,
Na dança da vida, encontre o meu próprio compasso seduz.
A nova era, a nova alma, estão à minha espera,
Na aceitação e permissão, a chave se revela.
E assim, sigo adiante, com coragem e gratidão,
Desvendando os mistérios da minha evolução.
Que as palavras cantadas, eternas em melodia,
Inspirem minha jornada, minha poesia.
No eco do passado, encontro o novo a pulsar,
E minha alma, renovada, está pronta para amar.
Talvez tenha sido por um olhar
Talvez por um sorriso ao te ligar
Talvez tenha sido pelas palavras
Ou talvez pelos e-mails
Talvez um dia estaremos juntos
E talvez tudo será esquecido
Talvez possam existir outros momentos
E aí quem sabe nem tudo estará perdido
Amo-te de paixão, moço!
Não somente pelo que você é,
Mas pelo que sou quando, de alguma maneira, estou contigo
Obrigada paixão!
Pelos momentos deliciosos que você me proporciona.
TU é CA...rinho.
Oi, sou eu de novo, desculpe por as vezes não te entender, não sou boa com palavras, mas quero dizer que apesar de você ser chata, muito chata kkk, e birrenta, muito ciumenta. Eu não sei viver sem você, eu até posso, mas não quero, não somos perfeitas, eu sei, somos diferentes, mas isso é bom, nos completamos, e eu amo isso em você minha princesa.
Nós achamos, em nossas diferenças, as nossas igualdades. Amo você, seus surtos, suas ideias, seus lábios, suas crises de ciúmes, meu Deus, eu acho que me apeguei a você e isso é tão bom, porque não tem um dia se quer que eu não me imagine com você.
Sua biografia é tudo e esse seu sorrisinho discreto, meu Deus, você é como uma brisa de ar fresco, é como se estivesse me afogando e você me salvasse, não existe garota perfeita, mas no quesito perfeição, você é quem mais se aproxima. Poe favor, não desista de mim!
Ser, estar, amar...
...pra você, com você, nosso lar!
❝ ...Já fui imensamente frágil, palavras e ações
sempre me afetavam como uma flecha. Minha
alma estava sangrando e uma enorme tempestade
se formou dentro de mim. Tudo isso por ser frágil e
fraca em minhas decisões minhas vontades e meus
sonhos. Mas como tudo passa, aquela garotinha frágil
e fraca também se foi. Hoje, sou uma mulher que aprendeu
a ser forte com os golpes duros da vida, aprendi a me dar
valor e a me amar, aprendi que depois das lagrimas o sorriso
e a vitoria é certa. Parei de correr atrás das borboletas, mas
meu jardim estão cheio delas...❞
---------------------------------Eliana Angel Wolf
❝ ...Muitas das vezes eu respondo apenas com meu silêncio.
nem tudo precisa ser dito em palavras, muitas das vezes
palavras apenas traz dor, magoa e tristeza. Quando me sinto
triste e ofendida, por palavras mal faladas, apenas me silencio,
e peço a Deus que me de a graça do de perdoar. Se soubesses
compreender meu silêncio, ouvirias mas minha vós...❞
-------------------------------------Eliana Angel Wolf
❝...Se for pra fazer, faça com amor.
Se for pra falar, que saias de seus
lábios palavras para curar a alma ferida.
Se for pra perdoar que seja de coração.
Se for abraçar que seja com ternura.
Se for estender a mão, que seja para
ajudar a levantar.
Se for pra questionar, faça silêncio.
Respeite a dor, o não querer falar,
Apenas fique do meu lado e espere
a dor passar...❞
- Relacionados
- Frases românticas com palavras bonitas de amor
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Mensagens de luto para amiga com palavras de conforto
- Frases para discurso de formatura que inspiram as palavras certas
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Frases de amor curtas: poucas palavras que revelam grandes sentimentos
- Frases de perda de um ente querido para encontrar conforto em palavras
