Textos sobre Animais
A desigualdade de valores e outros mais não nos tornou desumanos, não nos tornou animais, caminhamos com fardo no peito, este que doí mais! O alivio é a certeza que podemos muito mais, resta-nos derrubar barreiras, assim fizeram nossos ancestrais, deixando legado de resistência, para nossa consciência esquecer jamais, povo com identidade não trabalha na invisibilidade. E neste dia em que comemoramos também resistência, que nossa consciência esqueça jamais temos direitos iguais.
Eu sei que no tempo das cavernas, o homem saia na porrada animais para trazer comida e a mulher mais frágil, menor, cuidava do "lar" e dos filhos. Hoje as mulheres se dizem independentes. Algumas realmente são, mas não é isso que vemos, quando um famoso com muito dinheiro aparece em alguma balada. Aparece mulher às dezenas, como se fossem moscas em merda. Aliás, mesmo que o cara seja um merda mesmo, não importa: o instinto de serem protegidas por homens "fortes" (leia-se dinheiro) continua o mesmo daquele longínquo tempo. Dinheiro sempre compra consciências fracas. Seria risível se não fosse trágico.
A vida dos animais e de toda a natureza está no poder de construir ou de destruir do ser humano. Se destruirmos a Natureza automaticamente nos destruimos, somos todos irmãos e dividimos esta vida no mesmo espaço. Mesmo estando aqui por pouco tempo temos que ter a grandeza de preservar nossa morada. O respeito é algo muito importante, em muitos casos, mais importante que o amor. Não precisa amar os animais e as árvores, mas pode respeitá-los, são seres vivos como nós!
Cada vez mais, em minhas multipolaridades, me convenço que os animais sentem muito mais do que os humanos... os abandonados principalmente, nos seguem nas ruas e, sem me importar com os olhares de julgamento que passam, eu paro por um instante e na minha "Insanidade" os acolho... eles vem carentes aceitando o afeto oferecido, como se sentissem que é o mesmo que preciso...
Partir todos partem de um ponto inicial. O homem e os animais nascem por formação biológica. O fim é um fenômeno peremptório que a todos nivela por igual. Não há como interverter é fato terminante. Portanto o que vale na vida humana não é o partir nem o chegar, mas a maneira como foi feito o interregno entre esses dois extremos
''Jeová Deus criou o tempo, as estações, os mares e as terras, criou também os animais de infinitas espécies que povoam o mundo, tanto nos céus como na terra, inclusive no mar. Jeová significa amor por isso temos amor pois somos a imagem do Criador, que em todas as ações reflitamos como espelho de Deus, empenhando se sempre pela justiça, tendo como solidez a sinceridade, e como motor para a vida a Fé.''
Há nas pessoas que “preferem os animais, aos homens” um sentimento de repúdio ao gênero humano. Invariavelmente, eles justificam este sentimento apontando as várias e multifacetadas imperfeições humanas. — Porque o homem é mau, é vil, destrói, faz guerras, trai, odeia, e assim vai. Não percebem que muitos homens foram mártires da paz, santos, que construíram coisas belas, que amaram, educaram famílias, etc. Meu amigo Walter que, de vez em quando acerta, e quando acerta, acerta em cheio, disse: "— Não encare como virtude o mal que você não faz, por incapacidade de fazer" e concluiu, "— Louvável é o homem, capaz de cometer atrocidades, mas que não as comete, deliberadamente". Ele está certo! O bicho é "bom", porque, ora, é bicho! Só morde ou ataca por instinto, nunca por maldade.
De todos os animais, o homem é o que mais me surpreende. Só ele tem o dom da fala, só ele consegue com a voz, destruir tudo a sua volta. São Monstros sociais! Diferente dos outros animais, ele não sabe ser justo, não sabe amar, não sabe dividir ou compartilhar algo, são os maiores miseráveis que habitaram a terra.
Os psicologos de animais e de pessoas costumam chamar isso de reforço intermitente, e se você tem filhos provavelmente sabe que esse tipo de comportamento nunca funciona. Se permitir que seu filho pegue um biscoito do vidro num dia e resolver puni-lo no outro, a criança sempre tentará de novo, na esperança de conseguir se safar. O mesmo acontece com os cães. O reforço intermitente de regras é um modo certeiro de criar um cão instavel e desequilibrado.
Vamos supor que deus nos diferenciou dos demais animais quando nos dotou de inteligência, raciocínio e livre arbítrio. Ele deseja que acreditemos nele, mas escondeu as provas diretas e incontestáveis de sua existência. Acreditar em deus sem provas seria então uma elevação da inteligência, do raciocínio e do livre arbítrio ou a simplesmente degeneração de todos estes em loucura?
Não tenho medo de fantasmas, assombrações, animais ferozes ou coisas assim. Tenho medo do futuro, tenho medo de perder pessoas que amo, ver chorar quem tanto vi sorrir, e o mais difícil, não poder fazer nada, pois nada pode curar um trauma. Por isso hoje tento fazer o máximo para que isso não aconteça, porque não sei como iria reagir a uma realidade assim. E esse sentimento tão forte que me faz ser quem sou, agir assim, é ele quem modifica a cada instante minha forma de pensar e quase tudo que digo é baseado nele. Talvez esteja sendo equivocado, mais a verdade que sinto é essa.
Não queremos apenas viver por viver. Isso é o que os animais fazem: eles vivem e são plenos dentro da vida que lhes cabe. Nós temos sede de melhorar o mundo e com isso pessoas no mundo todo se dividem nas mais diferentes tarefas. Uns distribuem comidas e cobertores para moradores de rua, médicos voluntários atendem em países miseráveis onde crianças e adultos são devorados pela fome e por doenças, outros servem a sua espiritualidade como forma de conforto e ajuda para aqueles que buscam, alguns se tornam artistas, músicos, poetas... São as mais variadas formas humanas de melhorar o mundo.
Eu estava com raiva do mundo mas me sentia cada vez mais próxima dos animais. Pensei em me matar mas olhava para Marley e Gisele e desistia. Eles lambiam minhas lágrimas, me arrancavam da cama, me traziam a bolinha e me davam todo o amor que existe nesta vida. Andavam sempre atrás de mim, um de cada lado. Eles eram meus anjos da guarda. Se eu os salvei um dia, eles me salvaram todos os outros dias da minha vida.
Quando deparamos com filmes antigos que retratam sobre a pré história nos deparamos com animais surpreendentes como os temidos e gigantescos dinossauros. mas não seria essa a visão que as formigas tem de nós? Com essa reflexão remete observar que não importa os que consideramos como gigantes o que importa é como nos colocamos diantes deles.
Comparar os animais com a espécie humana é uma tremenda ofensa para com os animais. Cujo esses agem por instinto, não por raciocínio. Se os animais fossem racionais, certamente ririam de uma raça tão imperfeita, patética e limitada, como a raça humana. Alguma espécie como baleias, golfinhos e chimpanzés, estão de certo ponto próximos do raciocínio humano. Então quando você ver um golfinho fazendo graça ou um chimpanzé fazendo macaquice, provavelmente eles estão é rindo da tua cara de humano imbecil, por pertence a uma raça tão imperfeita e limitada.
DEUS NÃO CRIOU O UNIVERSO COM EXCLUSIVIDADE PARA NÓS HUMANOS, OS OUTROS SERES, ANIMAIS OU NÃO, TEM OS MESMOS DIREITOS QUE NÓS, NÃO PODEMOS SAIR POR AI DESMATANDO E SECANDO MANANCIAIS COMO SE APENAS NÓS PUDÊSSEMOS DECIDIR SOBRE OS DESTINOS DA TERRA, ACHO ATÉ QUE DEVERÍAMOS CONVIDAR CORDIALMENTE A FAUNA E A FLORA PARA DISCUTIRMOS SOBRE O QUE ELES PENSAM EM RELAÇÃO A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, SOMOS TÃO HIPÓCRITAS NESSE ASPECTO QUE NOS PREOCUPAMOS EM DAR BOAS CONDIÇÕES DE VIDA E PESQUISAMOS REMÉDIOS E RAÇOES APENAS AOS ANIMAIS QUE VIVEM ACONDICIONADOS EM PRISÕES PARA NOS DAR LUCROS OU ENTRETENIMENTO E LAZER.
Capacidade da linguagem: planejar, evitar predadores e caçar grandes animais. Capacidade de transmitir sentimentos: grupos maiores com mais coerência e empatia. Capacidade de mentir descaradamente sobre coisas que não existem: comportamento social, psicanalistas enchendo o bolso com produções imaginárias, sistemas culturais e de crenças com valores morais duvidosos.
Cuidar da natureza/ Nunca é de mais/ Do ar, das plantas, terra, água e dos animais/ De um pensamento sustentável/ E que estamos precisando/ Preste atenção, não jogue esse papel no chão/ Se liga meu irmão/ Joga isso no lixo/ Se cai a chuva, faz enchente/ E isso mata muita gente/ Papel e plástico recicla/ Vidro e metal também recicla/ Eu só vou te dar uma dica/ Olha a coleta seletiva.
Deus seja louvado por ter nos enviado Jesus, que nasceu naquela manjedoura em meio aos animais, mas foi honrado como Rei, com os presentes mais caros da época; viveu maravilhosamente entre o povo, humilde, trabalhando, ajudando, ensinando, curando, restaurando, admoestando, falando e aplicando a Palavra de Seu Pai e amando até aqueles que o mataram. A Sua morte nos trouxe vida e salvação e a Sua ressureição nos libertou e fez nos achegarmos a Deus. Como não agradecer a Deus pela vida de Jesus? Como não agradecer a Jesus pelo Plano de Salvação, por tudo que fez para que hoje estivéssemos aqui, celebrando o Seu nascimento? Ele não é um simples homem, Ele é Filho de Deus e não está morto, mas vive, independente de religião, quer você creia ou não. Todos os dias é dia de celebrar o nascimento de Jesus, pois foi a partir dali que Ele começou a mudar a minha, a sua e a história do Mundo. Aproveite a comemoração desta data, não só para comer, beber, perdoar, dar e receber presentes, mas para ter um momento com Jesus, através da oração, para que Ele tenha espaço na sua vida e possa muda-la e preencher todos os seus vazios. O Natal começa dentro de você. Feliz Natal! (Paloma De Déa - PLDD), em 24/12/13.
“Nem mesmo as estrelas, o mar, o céu, a música, o sorriso, a montanha, a floresta, os animais com toda sua perfeição, não chegam aos pés do seu sorriso. Eu fecho os meus olhos e posso te ver, tão perto, tão real, tão sã. Deixa falarem, comentarem, tentarem destruir, te afastar de mim, os outros não tem importância, são tentativas frustrantes. Mágico saber que te tenho ao meu lado, gostoso dividir tudo contigo. Estou disposto a ir além, percorrer oceanos, enfrentar galáxias, sangrar. Eu juro, basta ter certeza que estás junto a mim. O universo conspira pra dá certo, tenho feito mais que planejado. E luto por nós. Desvendar os teus segredos, ler tua mente, desafiar o desconhecido... É, meu amor, parece tudo tão mais fácil agora que te tenho, talvez em outro lugar, outra hora, outro dia, não desse tão certo. Rainha do meu sonhar, fica aqui, transforma meu corpo no teu reino e faz o que quiser de mim...”
