Textos sobre Animais
Uma vida de contornos
Pelas tantas flores que embelezam a vida, por muitos animais que completam os víveres, um mundo vivaz em decomposição dos fungos em momentos de expansão, é preciso que os luzeiros acendem o cosmos deste mundo sideral e universal, para a paz de Deus e o bem para toda à vida.
A centopéia disse para o grilo que se ele quisesse ajuda para dar de beber aos seus animais era só fazer algo de bom para alguém que a #Lei do RETORNO tem a sua própria sabedoria e uma forma gigantesca de recompensar os bons atos.
Sabe o que o grilo fez?
Morreu de rir e teve que tentar dar água sozinho e morreu sem conseguir fazer o serviço.
Resultado!
Quem quer ir depressa vai sozinho e nem.semprw chega ao futuro determinado por Deus.🙏
#União
Nada
Não sobrou nada
Nem as letras das palavras
Nem zéfiro ou vaga
Nem amigos animais
Nada nada nada mais
Nunca nada machucou tanto
Nem nada levou tanto
Nos mundos de meu encanto
Nada me traz espanto
Nem pouco nem tanto
Nada é nada e nada mais
Nós mapas astrais
Nada havia nem nada mais
Nem carta do luzeiro
Nem homem estelar
Nada era verdade
Nada do céu falar
Não havia nada escrito
Nem havia mais luar
Nada no meu caminho
Nada para pensar
Nem apenas existir
Nem somente nadar
No nada do céu
No nada do mar
Tem que ser mto prepotente para achar que , nós, animais humanos, somos superiores a qualquer outra forma de vida neste planeta.
Somos todos criaturas de Deus, e pelo pouco que entendo de Deus, ele não tem predileção por nenhuma de suas criaturas, até mesmo pq ele as criou conectadas umas às outras, e nenhuma delas sobrevive fora disso.
No mais, é pura selvageria humana.
Existem os animais humanos. E existem os animais não humanos, que se dividem em várias espécies diferentes, cada uma delas com o seu jeito de ser e de viver.
Alguns animais não humanos gostam de caçar, alguns outros gostam de água, outros fogem da água... Alguns são dóceis, alguns outros são engraçados, outros são umas feras ... Uns voam, alguns se arrastam, outros pulam... Uns lambem, outros mordem, alguns outros lambem e mordem... Uns amam dar risadas, outros dão coices... Alguns deles latem, outros bramem, alguns outros relincham... E por aí vai.
Com a espécie humana é quase a mesma coisa, alguns de nós latem, outros relincham, alguns outros bramem, e rebramem, ... também. Cada um de nós, humanos, parece carregar um pouco da natureza de algum animal não humano dentro de si. Alguns de nós, por exemplo, adoram nadar, parecem peixes. Outros são bem molengos, parecem patos. Já outros são como preguiças em figura humana. E há aqueles que têm um jeito de lombriga, gostam de receber tudo de mãos beijadas, sem esforço algum.
E você, qual animal não humano tem a ver com o seu jeito de ser? Qual deles você puxou?
Vejam só o que o Homem está fazendo com a Natureza. Quanta fome os animais silvestres estão passando. Vocês não se importam com isso?
Destruir a Natureza é destruir a nós mesmos. Nós só existimos por causa dela, da Natureza, viemos dela. E tudo que temos de bom é ela quem nos dá.
A Natureza é fundamental para a nossa existência. Não sobreviveríamos com uma Natureza artificial. Somos humanos, não somos seres artificiais.
A pedido da minha esposa.
Cintya...
Quatro animais,
Quatro seres viventes,
Quatro seres envolventes,
Quatro cachorros prudentes,
Como escritor,
Não sou assim tão delinquente para que eu não possa inspirar nesses animais tão carentes,
Na longa ou curta metragem,
Esses bichinhos existem em todos os continentes,
Cada dono tem um ou mais,
Desses amigos tão presentes,
São meigos e atraentes,
Bem diferentes da gente,
Um macho e três fêmeas,
Difícil eles ficarem doentes,
Todos aqui fazem questão,
De um comentário descente,
Para esses nossos amiguinhos,
Tão de nós dependentes....
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
Oeste/Pantanal
Oeste queimado e devastado,
Uns animais sobreviveram e outros morreram queimados,
Uma centelha,
Primo até em dizer,
Rios secos e outros transbordando,
Na corrida do tempo,
Quem irá salvar os pantanais ?
Arquipelagos!
Cadê os riachos e seus lindos lagos ?
Só ouço o gemido da onça pintada sondando as margens dos rios,
Aos poucos ela vai pela mata queimada adentro e sumindo na sombra ofuscada,
Vai corroendo os corações dos ribeirinhos,
E vai dilacerando até as almas dos passarinhos,
Feridos por uma calamidade criada,
Uma pequena faisca jogada e virou fogaréu,
Que bordel !
Cinzas esparramadas pelos serrados e nas grandes baixadas,
Povos sofredores !
Antílopes que sentem nos cascos eternas dores,
Bichos preguiça gritam por socorro,
Escravos e vítimas,
Do homem sedento por terras que muitas vezes nem são deles,
Abusos absurdos,
Será se sou eu que estou cego e surdo ?
Sou Poeta sim,
Mas tenho alma e coração,
Sou dependente e independente de uma catástrofe delinquente que foi queimada por mãos que não sabem ser gente,
O quê será de ti Oeste faroeste ?
Que não usa munições para sacrificar tantas vidas inocentes,
Uma pontinha de pólvora no palito?
Ou uma dedilhada no rolete do isqueiro?
E fizerem vidas torrarem no negro que era gramado e tudo agora e cinza e carvão
Porque?
Porque tanta devastação ?
Nem citei ainda a capivara e o castor,
Lobo-guará e outros roedores,
Jacarés, tamanduás e macacos,
Felinos como o gato maracajá e seus agregados,
Será !
Será se antes de morrer posso ter o prazer de ver esse pedaço de chão tão judiado ainda curado....?
Será...?
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
A VIDA É O QUE É...
Os vermes engordam as aves e outros animais
As aves alimentam os homens
e os homens engordam os vermes
A vida se alimenta da vida
A vida também é conquista, luta, matança, sobrevivência...
Uma filosofia é certa: tudo tem de ser de-vo-ra-do no fim
A morte é dona e senhora de tudo; morre o jovem, o velho, morrem as nações, acabam as civilizações, morre a espécie, morre o sol e a terra.
Tudo é vaidade...
Tudo é vaidade...
A vida é o que é!
A vida é um abismo...
Esta é uma pergunta pertinente, pois vejo muito mais racionalidade no comportamento dos animais,
do que dos chamados seres humanos, ou racionais...
Vendo certas atitudes dos humanos, chego a dar razão a quem disse que
"SÓ QUERIA SER CIVILIZADO COMO OS ANIMAIS"...
Animais não provocam guerras apenas para satisfazer ambições pessoais...
Ósculos e amplexos,
Marcial
NA VERDADE QUEM SÃO OS "ANIMAIS IRRACIONAIS"?
Marcial Salaverry
Dizem que os seres humanos são os seres racionais, e os animais são irracionais, mas analisando friamente o contexto, constata-se que existem controvérsias, e essa versão é sujeita a uma análise mais acurada, principalmente quando vemos seres ditos racionais provocando guerras, morticínio, destruindo civilizações, obras de arte, apenas para satisfazer ambições pessoais... Sinceramente, é algo que não dá para entender...
Falando de nossos amigos animais, sabemos que eles despertam e correspondem com sinceridade ao mais puro sentimento de amizade, e são capazes de uma dedicação que realmente nos comove, mas nem sempre encontram retribuição à altura, e recebem maus tratos daqueles a quem deram seu carinho e afeto, seus donos, e isso é algo que foge de nossa compreensão. Quem faz essas coisas, apenas pode ser chamado de coisa, simplesmente, pois contraria as mais comezinhas leis da vida...
Nós só podemos ser chamados de animais racionais, se agirmos com a racionalidade dos ditos animais irracionais. Eles protegem as crias com sua própria vida, até o momento em que elas tem condições de sobreviver por conta própria. Aí são entregues ao mundo, para cumprir sua missão na fase evolutiva. Animais não matam pelo prazer de matar, mas apenas para se alimentar e sobreviver. Animais não fazem o que o dito ser humano é capaz de fazer. Você já ouviu falar de alguma "Guerra entre Animais"? É o só bicho gente que faz essas coisas... Na verdade, "Eu só queria ser civilizado como os animais", que não jogam bombas só pelo prazer de destruir, de espalhar terror. Será isso racional?
Algo que é inegável, é que quando nossos amigos de quatro patas partem, deixam saudade pra cachorro... A fidelidade que o cão tem pelo seu amigo, que se diz dono, é algo que deveria servir de exemplo para todos nós, como a mais pura definição de amizade. Quando eu era garoto, meu pai tinha "plantação' de cachorros em casa... Quando encontrei o "Bonitão", depois de uma separação de mais de 10 anos, ele quase me matou de tanta festa que me fez.... Bonitão era um dinamarquês que, quando ficava sobre duas patas, apoiava as dianteiras nos ombros de meu pai, que tinha mais de 1m85, e sua cabeça passava a dele em muitos centimetros. Eu o cavalgava como se fosse um cavalo. Quando ele cumpriu sua missão e exalou o último suspiro, sofri demais da conta. Dizem que cada ano de um cão vale por 7 anos de um humano, e na verdade, cientificamente é assim mesmo que se conta o tempo de vida canino, e em sua curta vida deixam recordações inolvidáveis...
O interessante é que as crianças tem mais respeito, amor e carinho pelos animais do que os adultos, pois os ditos racionais já nascem sabendo o que é ser bom, e assim vemos que geralmente as crianças não tem preconceitos e sabem amar... Depois, é que os adultos lhes ensinam que não se deve brincar com este ou aquele, e lhes ensinam que a agressão é uma defesa, e assim, depois que crescem, é que deixam de ser bons, e passam a desconhecer a pureza da amizade, chegando a agir com preconceitos... Enquanto isso, os que nominamos de irracionais simplesmente não desaprendem o sentido da lealdade e da amizade, como o ser humano desaprende... Se racionalidade fosse saber usar a razão, poderia ser que isso não acontecesse, mas atualmente racionalidade é algo que não existe, e por isso há que se deixar viver plenamente a criança que existe dentro de nós. Apenas devemos nos elevar e fazer valer a condição de real ser humano, e assim a razão será saber ouvir o coração.
E raciocinando com a pureza de sentimentos dos animais, poderemos todos ter UM LINDO DIA, desde que saibamos viver a vida, jamais agindo como certos espécimes que se dizem humanos, mas provocam guerras sem que exista um motivo válido para tanto, apenas para satisfazer a sanha assassina que muitos levam dentro de si, o que não acontece com os animais, que jamais atacam ou matam apenas por desejo assassino...
23/04/2020 05:31
Teoria do universo
Foi se dito que os animais dominavam o universo e que a raça humana jamais teria vez.
Foi dito um dia que a terra teria domínio sobre o homem e que talvez toda a força do universo poderia comandar sem nenhuma raça existente.
Foi se dito que mesmo diante de toda criança inocente existiria no amanhã uma alma condenada.
Foi dito que através do cristianismo todos iríamos viver sobre o domínio da fé, que apesar te tê-la também o consumia. Até quem desacreditasse dela.
Foi se dito que por trás de uma única alma pura , haveria ressurreição.
Foi se dito que diante de todo o futuro haveriam mudanças.
Só não foi dito as adaptações.
Nunca saberíamos.
Foi se dito que toda adaptação seria concebível . Porém quaisquer aversão, seria avassaladora.
Avassalador pra quem sofre , ou pra quem crê?
Pra quem sofre à espera de entender tudo isso, como se fosse infinitamente presente, Em todas as vidas e em todo o futuro.
E o que seria tudo pra quem crê?
Nada. Pq mesmo além de crer ,nunca saberemos os princípios de todo fundamento .
De toda existência.
Principalmente quando o futuro diz que o homem pode dominar o mundo , mas a natureza sofre dizendo que não mandamos em nada. O que foi dito mesmo ?
Que talvez um dia amássemos tanto uns aos outros ao ponto de viver com todo recurso natural sem que o universo sofra tanto impacto ambiental. Isso seria possível. Apenas aonde houver recurso.
E o universo será que é tão grande pra suportar ?
Foi dito que talvez tudo tenha sido feito pra ser suportado , o problema é que nunca saberemos o prazo.
E nunca saberemos também se a vida que veio antes na nossa, resistirá ou nos ateará . O que é dito e todos nós sabemos é que apenas fazemos parte de um espaço que qualquer hora pode acabar , mas ainda assim , resiste em nos sustentar , mesmo que seja apenas por uma passagem de séculos , existe sempre uma oportunidade pra cada um.
O que é dito e não cremos . É que não somos nada por aqui. E que o pouco talvez valha tanto, que se soubéssemos real, faríamos tudo diferente. Mas como foi dito , que tudo entraria em caos , será que dará pra sobreviver e vencer ? As pessoas ? Não, o Ódio .
Talvez o amor , a vida , a fé , a gratidão , a compaixão um dia dirá pra nós , que ela ainda pode existir , se tudo , mesmo que seja passageiro , seja cuidado e amado. E mesmo assim se tudo ousar em destruição e colapso. Existirão almas ? Ou um universo vazio ?
O sentido manda os sinais. Os sinais são: O ser humano habita , a natureza se reconstrói , porém o mesmo o destrói. E o universo em toda prova mostra que é infinitamente grato a nós, pois é dito desde a nossa existência, quantos de nós já existiu e quantas épocas ainda existirá.
Com uma exceção , se toda geração lembrar uma a outra de ensinar , que mas vale cuidar do que conquistar !!!
MESMO DIANTE DE QUALQUER PRINCÍPIO.
Talvez seja melhor crer , pois mesmo independente de qualquer causa ou culpa o universo não tentou destruir a todos .
Nos resta entender que diante de toda existência o pouco ainda vale muito.
Basta enxergar tudo que temos .
Mas se tudo foi criado perfeitamente pra gente , pq não podemos criar perfeitamente todas as coisas , somos obras da criação , somos homens , “ criador “ , talvez quando houver um fim pra tudo, simplesmente só seja a hora, épocas deram pra conviver , épocas vieram pra todos morrer . Seja qual lugar você se encaixou, a vida te deu oportunidade de seguir em frente ou talvez morrer em um instante. Qual valor isso tem ? É muito pra ser lembrado. Morrer muitos não temem , temem mais ser esquecidos! Talvez isso se encaixe na lei na natural da vida , o problema é que Todo mundo não aceita isso !
Querem viver pra sempre e se entregam pra dor como se a vida não valesse nada, talvez falte algo que você não teve , talvez falte algo que nunca saberá o que é , por isso não temer perder .
O amor. É dele que precisamos pra sobreviver!
Maldade aos animais
Será que nesse breve tempo de vida ,eu ainda poderei ver as pessoas amar os "animais"? E ser como eles? sem vaidades, sem rancor ,sem ganâncias ,sem apedrejar e se acharem os melhores e inatingíveis? Eternos?? Empatias: Eles não usam a língua da maldade, eles só querem amor e um canto para morar. Parem de maltratar os animais. Tenham certeza aqui se faz aqui se paga! Eu
acredito q não verei, mas seus filhos netos, poderão vê-los felizes. Eduquem! pois é a melhor maneira. Pois a gente cansa de avisar....Que Deus os protejam de tanta maldade. "humanos"....
Era uma vez um papagaio...
Os papagaios estão entre os poucos animais que conseguem imitar de forma espontânea, seres de outras espécies. E o lorinho fazia isso bem e alto como se fosse o Pavarotti da Vila Torquato, mas exatamente hoje, antes do sol sair, ele se foi no primeiro raio de sol dessa manhã. Hoje, ele não acordou os pássaros no seu cotidiano, e desde ontem, ensaiava sua entrada no céu do Vô e da Vó que ele amou tanto. , Se despediu do Seu Silvino em quem ele confiava e o qual dedicava aqui na terra seus afagos e carinhos. Tinha até irmãos, primos humanos q ele chamava nominalmente pelos nomes, se repetindo como uma cantaria, engatava a primeira e não tinha hora pra parar Sônia, Leda, Danilo, Catarina, Silvino etc,... Ele encarava alguns amigos, abrindo suas asas, encarando quem ele não sentia vamos chamar de afinidade, atração plumácea.
Ele ontem estava se preparando pra dar seu último voo...
Suas asas verdes brilhantes, enormes abertas pro banho de chuva: ele adorava água, chuva e brincava com as palavras como quem brinca com bola. Só que as bolas se gastam de tanto brincar, já as palavras não. Quanto mais se brinca com elas, mais novas ficam. Loirinho, você chegou filhote, sem pena, não sabia nem comer, era só um filhote de papagaio, pequeno e já tão sábio, pq conquistou quem deveria. Suas penas camuflavam a sua solidão papagaia, vivia solto, apesar do endereço residencial ser gaiola primeiro andar. Vivia ali dentro, solitário… até que chegou a Dona Maritaca que logo botou pra correr. “_Esta área é minha, tá pensando o quê?” Pensou ele, o nosso papagaio falante, papagaio Pavarotti cantor se foi, voou pro céu, deve está pedindo café pra Vó, que ele tanto amou na terra, pq qdo eles amam é pra sempre. Até depois Lorinho, fica aí bonitinho, nesta sua Amazônia celestial, faz seu ninho no céu, fica pq agora é pra sempre. Aqui restam as fotografias de tanto anos, pq foram muitos… desde a infância, adolescência, que não é fácil, até sua vida adulta. Não quis esperar a velhice...saiu de cena, deixando saudades...
NP
Chega dessa ladainha de dizer que somos FORTES. Somos animais dependentes de amor e atenção como todos os outros. Somos sim!
Somos o ponto de referência da criação, mas não somos o ser mais importante de todos, REALIDADE.
Somos egoísta e cheio de defeitos. Dói admitir...
Vocês estão CERTAS em dizer que somos todos "iguais", entretanto confesso que em meio ao nosso mundo machista, existem muitos de nós que reconhecem sua grandeza e toda sua importância para o sentido do UNIVERSO.
Saibam que nós não nos sentimos confortáveis em dizer TE AMO a todo instante, mas acreditem... As poucas vezes que dizemos, soa com a intensidade das outras milhares de vezes que dizemos em silêncio sem que vocês percebam. Por isso entendam as razões. Os motivos. As circunstâncias da qual continuaremos evitando os turbilhões de sentimentos que vocês MULHERES dizem com tanta naturalidade.
No reino dos animais irracionais, o predador é um animal de outra espécie. No reino dos animais racionais, o predador é da própria espécie.
No reino dos animais irracionais, o predador mata para se alimentar.
No reino dos animais racionais, o predador mata por prazer, por ódio, por dinheiro, por poder ou por todas as opções acima acrescidas, não raro, da interpretação doentia das suas crenças religiosas e/ou místicas.
Que benção, é a racionalidade humana!
P S : nada como se deliciar com um bom pedaço de carne suculenta e alguns copos de cerveja bem gelada. Nada como viver sem a necessidade de propagar a tão intima fé.
Guerras
A sociedade não aguenta mais
Ver a selva sendo destruída
Tanto ódio entre os animais
Para o planeta não vejo saída
Tanta briga entre os leões
Leopardos homicidas
Rinocerontes atacando aviões
Elefantes pisoteando formigas feridas
Onças entocadas para atirar
Lobos desarmados de amor
Macacos a espreita para degolar
Ursos bombardeando sem pudor
E meio a milênios de tanto horror
A espécie irracional aterrorizada
Como se proteger do poder devorador
E de animais que se sustentam de derrocada
Este cenário retratado com frustração
É inimaginável com os personagens nele descritos
De pensar que os reais protagonistas são dotados de razão
Como esperar da espécie o findar dos seus delitos.
Extraímos os frutos das árvores
Expropriam as árvores dos frutos
Extraímos os animais da mata
Expropriam a mata dos animais
Extraímos os peixes dos rios
Expropriam os rios dos peixes
Extraímos a brisa do vento
Expropriam o vento da brisa
Extraímos o fogo do calor
Expropriam o calor do fogo
Extraímos a vida da terra
Expropriam a terra da vida
Politeístas!
Pluristas!
Circulares!
Monoteístas!
Monistas!
Lineares!
Jardins
Dentro do meu jardim,pessoas com cabeças de animais simbolizam sua natureza interior,seguraram-me pela cabeça.
Com flores nas mãos,atiraram firmemente em minha cabeça.
Dói,te abandonar,quando você se ama tanto.
Os sons me enchem o peito daquilo que não posso falar,as figuras de penhaligon’s mudam meu habitat,não me encontrei para me chamar de meu.
Pude encher-te de amor,colhendo a beleza do jardim e plantando algo na sua alma.
Nunca saberei se reguei demais,se alimentei de menos ou se deixei queimar.
Plantei flores para me presentear,buscando um sentido naquilo que nunca fui exposto.
Como lidar com aromas…?
petricor faz exalar tudo aquilo que eu sonhava,café com cheiro e um sabor de beijo.
O VERAZ AMIGO
A manifestação da vida está na natureza,
e o elo com o paraíso vê-se nos animais,
mesmo sendo seres ínferos e irracionais,
possuem a essência de suave grandeza.
Não há o olhar tão sincero sobre a terra,
que exiba tal beleza quanto a de um cão
a nos fixar sua lealdade, amor e gratidão;
gentil espelho a refletir a paz sem guerra.
O veraz amigo e guardião, se lhe atenha
de nos fazer mal, perseguir ou até atacar,
pois não intenta um canídeo nos maltratar,
mesmo que toda desdita lhe sobrevenha.
O seu instinto animal é pacato e cristalino,
deveras, mais dócil do que muita criatura
prepotente, dotada de saber e de cultura,
a odiar o semelhante com furor maligno.
Prezar os animais é muito mais sublime,
mesmo que se lhes ofereçam opulência,
ou mostrar-lhes uma fátua benevolência;
mais excelente é amá-los sem queixume.
Quem discrimina ou maltrata o irracional,
deve ajuizar que tal vileza e brutalidade,
são atos infernais; e saberá na verdade,
que o ser humano é também um animal.
