Textos sobre a Juventude
A sociedade contemporânea testemunha uma geração juvenil marcada por uma inquietação e desorientação palpáveis, cujas dificuldades atravessam tanto o campo profissional quanto o pessoal.
Nesse cenário, os pais se apresentam como pilares de apoio, empenhados em oferecer direcionamento e amparo aos seus filhos.
Contudo, os jovens revelam uma tendência a desistir facilmente diante dos desafios, seja abandonando empregos às vezes após o primeiro revés com o chefe, ou mudando de rumo acadêmico no meio do percurso, desencadeando um futuro impregnado de incerteza e desânimo, onde as promessas de sucesso se distanciam progressivamente, deixando os jovens em um estado de apreensão e falta de clareza em relação ao seu destino.
O coro e o desaforo do moço fazem parte da idade, mas não podem ser soltos ao gosto.
Exigem um esboço — de limites, de rumo, de estrada —, pois sem norte, a juventude se perde na própria pisada.
Cabe ao adulto, com firmeza, tato e sabedoria, ser guia, para que o impulso não vire ruína; sem freio, a juventude se atropela na própria sina.
Amor e seus sentimentos
Amor saudades = sofre-se com
a ausência.
Amor querer = importante como
viver.
Amor companhia = não existe
interesse carnal, só o
sentimental.
Amor conveniência = nada traz,
nada deixa, só desânimo e
impaciência.
Amor distante = desespero ,
sonhos, saudades.
Amor de infância e juventud e=
são puros, sem maldade cheios
de querer.
São os mais difíceis de se
esquecer.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras R.J
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
Membro da ACILBRAS
Dentro de você tem um coração
que não envelhece e,
por mais que tenha sofrido,
ele está apenas adormecido,
pronto para ser desperto
e amar novamente,
com a mesma intensidade
da tua juventude.
Os seus desejos
não desapareceram,
apenas se retraíram
quando reprimidos,
e criaram, dentro de você,
um vulcão inativo,
pronto para entrar em erupção.
Final de Janeiro
ok, palavras já não me bastam
passou-se um dia e já está sendo sufocante toda essa ideia
não sei o que fazer e nem como transparecer
eu fiquei perdida
toda hora me aparecem textos e mais textos
em minha mente
só pra você
e depois que eu tomo meu remédio
tudo fica tão mais claro de dizer e expressar
eu não quero toque
não quero palavras
o simples ato de admirar-te de longe
já enche meu coração de alegria
mas ao mesmo tempo é muito incômodo ter noção
que não posso estar próxima
e saber até onde você irá.
não busco amor
não busco namoro
nem beijo, nem nada casual
eu só consigo ter a certeza de que quero um futuro tranquilo
pra mim
pra minha alma
não quero me poupar de dizer o que sinto
principalmente para o meu maior admirador
seria pecado continuar escrevendo para você?
acho que ainda tenho uns 80 anos pela frente, como disse Rubel
então há muita coisa para viver e esperar
não seria uma dor manter a esperança
de esbarrar contigo um dia
mostrar pra você as flores
e esperar que nosso dia seja bom.
Por que estamos confusos:
Os juvenis alegam que estamos envelhecendo. Os velhos riem dizendo que ainda temos muito vigor físico e força produtiva e que toda experiência vale a pena. Os esclarecidos recomendam ponderar sempre e que tudo é uma questão de equilíbrio. Os filósofos insistem que há coisa que não vale a pena e que, pra eu identificarmos o que vale, devemos mergulhar no autoconhecimento. A psicologia pergunta o que sentimos com tais experiências e facilitam: a resposta está em nosso eu interior. A religião nos instiga a ser otimista e a enfrentar o caos com perseverança e coragem. A sociedade empurra nossas obrigações goela abaixo e a estatística diz que se não produzimos somos inúteis! Os espertos aconselham ir para o exterior viver a vida que merecemos. Os espirituosos dizem que se houver amor vale a pena, caso contrário, permaneçamos. Complicado!
Diante da gama complexa de opiniões, eu prefiro resumir minha crença na frase que li hoje "quando a gratidão realmente invade a sua vida, as pequenas coisas se tornam importantes". Isso é válido até para aquilo que talvez não valha a pena.
Quanto mais passa o tempo, existe algo que não mudará jamais, ou seja, o fato de sempre existir o "Conflito de Gerações"...
E assim, despindo-nos de preconceitos e idéias fixas,
vamos tentar entender a Juventude...
Principalmente se considerarmos que na situação atual, com total irresponsabilidade, os jovens não tomam os devidos cuidados, sem sequer se incomodar com a possibilidade de contaminar aos demais, inclusive sua familia...É LAMENTÁVEL...Concordo que não são todos, mas faço um apelo aos que assim estão agindo...
Ósculos e amplexos,
Marcial
APENAS TENTANDO ENTENDER A JUVENTUDE
Marcial Salaverry
Para tentar entender a juventude, vamos lembrar que o assunto mais em voga no momento é a barreira que parece existir entre pessoas jovens e as de mais idade, então vamos lembrar que se existe algo que é tão velho quanto o mundo, é esse eterno conflito de gerações. Sempre existiu alguém reclamando de alguém. Os mais velhos achando os jovens abusados, e estes os achando superados. E o entendimento poderia ser facilitado, se não existisse esse preconceito etário, e se ambos os lados conseguissem usar uma coisa chamada bom senso.
É fato que existe uma tendência muito arraigada nos mais velhos, que é o fato de esquecer que um dia foram jovens, e o que fizeram em sua juventude, e que sofreram de seus pais as mesmas pressões que fazem sobre seus filhos, e daí, a coisa acaba entrando num circulo vicioso, numa roda sem fim, e entendimento não aparece. Agora em face dos problemas que estamos vivendo, torna-se vital que exista alguma compreensão de parte a parte para que todos entendam a necessidade de certos cuidados que estão sendo desprezados por todos...
Assim, vamos analisar algumas opiniões correntes nos dias de hoje, sobre a juventude, "que só pensa em se divertir".
"Nossa juventude adora o luxo, é mal educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus."
Este é um dos questionamentos atuais contra atos e atitudes dos jovens. A falta de respeito é motivada pela liberalidade estimulada pela televisão, pelos filmes, e também por "coisas que se vê na Internet". Realmente poderia ser, como dizem, um mal dos tempos modernos, se o autor desta frase não fosse Sócrates, filósofo grego que viveu por volta de 470/399 a.C. e agora, José?
Outra previsão sombria, é aquela que fala sobre o que pode acontecer em nosso futuro, devido aos desmandos cometidos pela juventude atual.
"Não tenho mais nenhuma esperança no futuro de nosso País se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível. "
Quem assim fala certamente se esquece do que fez em sua juventude. Também foi rebelde sem causa, também cometeu infrações, também foi contra o status quo vigente. E mais, se essa soturna previsão fosse exata, o mundo não mais existiria, porque foi dita por Hesíodo, filósofo que viveu por volta de 720 a.C. e o mundo progrediu muito de lá pra cá...
A falta de respeito dos filhos contra os pais é uma reclamação constante. Sempre escutamos queixas nesse sentido. Aliás, sempre mesmo, haja visto que uma frase que sintetiza tudo o que se possa dizer nesse sentido, foi dita por um certo Eugenio, um pensador que viveu no ano 2.000 a.C.:
"Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe."
Como estou escrevendo esta cronica, que está sendo lida por alguém, pode-se deduzir que o fim do mundo ainda não aconteceu. E a reclamação persiste, passando de geração para geração. Mas agora, estão dando um jeito para que esta previsão se confirme, com a "colaboração" que os jovens estão prestando ao Covid, com suas baladas e pancadões...
"Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos .Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."
Esta frase lapidar foi descoberta recentemente sobre um vaso de argila, nas ruínas da Babilônia. Portanto, tem mais de 4.000 anos de existência.
A cultura não só foi mantida, como evoluiu muito, apesar da ação nefasta dos jovens, que tudo iriam destruir, mas agora estão querendo conseguir realizar essa façanha, com 4000 anos de atraso...
Assim, fica claro que esse conflito de gerações sempre existiu, existe, e sempre existirá. Podemos ter certeza de que os jovens de hoje que tanto reclamam da pressão e opressão dos mais velhos, estarão pressionando e oprimindo seus filhos amanhã, pois sempre será difícil a plena aceitação de que todos são necessários para todos, pois podemos entender que os jovens sempre irão precisar da experiência dos mais velhos, e estes sempre irão precisar do vigor e da audácia dos mais jovens. O que é preciso é que ambos se conscientizem disso, e procurem exercitar a chamada coexistência pacifica, com troca de idéias e experiências. Não podemos esquecer de que sempre teremos algo para aprender, e algo para ensinar. Ninguém detém o conhecimento total. Mas... Onde fica o famoso orgulho pessoal? O tradicional "eu sou mais eu?".
Vamos experimentar viver e pensar juntos? Tudo poderá ser melhor para todos.
Com essa esperança, que tal termos UM LINDO DIA, sem pensarmos na exatidão da profecia feita por Raul Seixas em sua música O DIA EM QUE A TERRA PAROU, gravada pela primeira vez em 1979...Vale a pena procurar e escutar...
"As citações usadas, foram colhidas na Internet...
Marcial Salaverry"
Inquietação
Eu não sei de onde vem
tanta energia,
tanta inquietação.
A vida agitada te apraz.
O perigo te satisfaz.
Não consigo entender
o que tanto te tortura?
Se há noite, haverá dia
Se a noite é escura e fria,
o calor aquecerá à luz do dia.
Se há choro, haverá alegria.
São as variantes da vida
Que fazem magia.
O brilho no teu olhar evidencia
a intensa chama, o frescor,
a abundante seiva, a flama,
a insensatez da juventude
que explode e expande-se
dentro de ti e te suplicia
em várias nuanças.
Umbelina Marçal Gadelha
"Nesse céu de nuvens escuras que não me amedronta, vejo, feito criança, o brilho de relâmpagos. Recordo eu-menino sentindo pingos de chuva, vendo-os com as mãos e ouvindo de repente, na imensa noite silente, um recorte de um trovão. Então, já adulto, estendo meus olhos e toco esse lugar de ponta a ponta. Contemplo, por horas, uma tela pintada de saudades."
(03/03/2014)
GAROTA DE BELEM
Seus olhos sem rumos com cores que são desconhecidas e ainda fico impressionado de como fiquei apaixonado por essa garota, garota que segue sem olhar pros lados sem que futuro atrapalhe a visão e o passado pise nós calos
Garota de Belém que nem sabe o que quer mas me quer sem querer, com que eu acompanhe onde quer que ela vá.
mas ainda não sei nomear isso ,talvez seja amor, que me incentiva a querer ter o peito apertado toda vez que ela chega, chegando como se fosse uma bandida a qual eu entreguei meu coração.
Na imensidão do vazio, onde as sombras dançam ao redor de nossas almas
E se minhas lágrimas forem o eco do meu lamento, você as ouvirá?
Na penumbra da dor, você se torna o reflexo do meu tormento
Me afogo no oceano das memórias, enquanto você é a tempestade que me afunda
Como pétalas caídas, nossas promessas desbotam com o tempo
Você é o fantasma que assombra cada pedaço da minha história
Enquanto eu me desfaço, você permanece, uma cicatriz na minha eternidade.
EXPERIÊNCIAS
Já fiz de tudo um pouco,
Não fiz quase nada!
Já vivi mil vidas;
Não cheguei na metade da primeira.
Já vivi mil romances;
Nunca conheci meu príncipe.
Já morei em vários paises, ruas, cidades;
Entre quatro paredes sempre vivi.
Uma mente.
Infinitos sonhos.
Minhas experiências?
Nem começaram.
O passado já passou;
O futuro não está em minhas mãos, como briza suave, não posso prever, mas é certo que virá.
Meu presente? Só me resta aproveitar.
ANTIGO VERÃO
E penetrar o mar. E captuar o céu.
Deitar-se ao calor, brincar com a luz. Vestir-se com a areia.
Molhar-se de suor, ter gosto de sal
Respingar água no mundo, cobri-lo de orvalho... para enxuga-lo ao sol...
Sentir quente a rua.
Vontade de caminhar, parar, não pensar.
Desfocar nas lembranças, os rostos de cada incontro, Sufocar nelas as vozes, confundindo os momentos. Ter vontade de viver até o que já morre. Predispor-se e depois ceder ao amor...
AMIGO ESQUECIDO
Queria voltar a ser jovem,
jovem e despreocupado,
queria voltar a viver como um tempo.
Queria correr ainda com os outros até perder o fôlego, gritar alto com toda a minha força.
Roubar o mosto e bebê-lo, recém fermentado....
Pisar na espuma que o mar liberou.
Pescar ainda apenas para soltar os peixes. Confidenciar-me com o amigo, hoje esquecido.
Queria beijar ainda como a primeira vez, descobrir ainda o gosto de tudo o que amei.
Sentir e irritar-me, depois acreditar e tentar, Sentir ainda e ainda conhecer e amar. Queria inventar um viver livre para sonhar.
Desejo... Fortíssimo... Louco... Desesperado...
DIFERENÇAS ENTRE IDOSO E VELHO
O idoso é aquele que tem bastante idade e velho é quem abandonou a sua jovialidade. O idoso é um sábio que fez da sua resiliência um forte alicerce de sustentação para a vida, busca melhorias, faz planos e tem sonhos de alcançar suas metas. O velho já desistiu.
CARTA AO JOVEM QUE QUER CRESCER
Quando somos jovens, pensamos em inúmeras situações ou sonhos que queremos alcançar na vida adulta. Muitas são as angústias que vivenciamos e sentimos. Aos poucos, começamos a entender o funcionar do bailar da vida, mas só começamos mesmo... nunca entenderemos em sua essência.
Quando somos jovens, somos aventureiros. Desafiamos a morte, pensamos que nunca iremos morrer. Muitas são as aventuras e audácias desafiando a vida. Aos poucos, vamos morrendo e não nos damos conta... e, morrendo, renascemos para viver.
Quando somos jovens, queremos ter tudo, temos todo o tempo do mundo. Muitas são as vontades e os desejos a serem realizados. Aos poucos, vamos nos deleitando nos presentes e oportunidades que a vida nos dar. Presenteamo-nos, dia após dia.
Quando somos jovens, queremos ser adultos. E sendo adultos, mesmo assim ainda somos jovens. Muitas são as realizações e histórias para contar. Aos poucos, vamos percebemos que não há mais tempo a perder e não há mais tempo para brincar de viver.
Quando somos jovens, queremos viver e adultecer. E, vivendo... mesmo adultecendo, ainda, somos jovens!
Em tenra idade, ainda quando muito jovem, sonhamos em conquistar o mundo. Milhões de sonhos, alguns impossíveis, outros alcançáveis.
Crescemos com várias cobranças. Muitos perguntam por conquistas materiais, pelo ter. Pouco perguntam pelas conquistas emocionais, pelo ser.
Vamos crescendo com a cobrança social de ter tudo àquilo que a sociedade julga ser o certo para um jovem ter e conquistar.
É muito pesado o fardo de ter que carregar essa responsabilidade de ter que alcançar tudo num período em que deveríamos priorizar pela nossa felicidade e bem estar.
Sucumbimo-nos no abismo da ilusão de está submerso nas vontades do que os outros querem que sejamos. Isso deveria ser um crime contra a subjetividade de cada ser.
Mãe
"Quando somos crianças, chamamos o tempo todo nossas mães "mãe, olhe isso" "mãe, olhe aquilo" "mãe, estou com fome!", Quando viramos adolescentes não chamamos nossas mães com tanta frequência, porque só queremos aproveitar a juventude, namorar, beber e se divertir. Mas quando viramos adultos e vemos como as coisas realmente são, queremos voltar ao tempo que era bom, quando tínhamos a atenção de nossas mães."
Um dia, baby, seremos velhos, perceberás,
As histórias não vividas, lamentarás,
Lágrimas secas, coração sem dor,
Não rimos, não choramos, mas o que foi o amor?
Em meio à imensidão deste mundo a girar,
Antes que envelheçamos, devemos ousar,
Viajar por terras longínquas e além,
Desbravar horizontes, viver o que convém.
As estradas são trilhas de possibilidades,
Cada passo, um enigma, sem certezas ou formalidades,
A juventude, uma chama que logo se apagará,
Se não agirmos agora, que história restará?
A lua será nossa testemunha, a noite nossa guia,
Enquanto os ventos sussurram segredos na brisa fria,
Nossos passos ecoam como batidas de tambor,
Em busca da aventura, do desconhecido e do amor.
Oh, baby, a vida é curta, o tempo é traiçoeiro,
Não esperemos o amanhã, pois ele é passageiro,
Vamos criar memórias, como joias preciosas no mar,
Antes que a velhice venha nos encontrar.
As estrelas nos guiarão, o destino traçará,
Nossas almas viajantes não cessarão de sonhar,
Pois um dia, baby, seremos velhos, é verdade,
Mas teremos vivido plenamente, com ousadiaeliberdade.
Que a criança dentro de mim hoje levante para sorrir, que meus olhos brilhem que possa cantar e dança afinal ninguém é obrigado a crescer, por isso vou aproveitar
E selebrar a vida ficando feliz por ter chagado Tam longe.
Os sonhos ainda dão os mesmo
E mesmo que eles ainda possam parecer distantes aí da somos jovens para esse mundo e tempos todo o tempo do mundo para viver tudo que quisermos.
PauloRockCesar
