Textos Reflexivos sobre Respeito
Respeito - tratar as pessoas como se fossem importantes , e coloca-las muito acima de nós . Devemos valorizar as pessoas , pois são humanos não coisas , as coisas compramos usamos e jogamos fora. Como fazer isso com humanos? - Não dá né, devemos amar, valorizar, respeitar, olhar nos olhos e dizer. - Eu te respeito pois tu és humano como eu, e te respeitarei como quero que me respeitem . Te valorizarei de humano para humano.
Meu querido eu não saberia dizer se a gratidão, a admiração, o respeito ou o amor se sobrepõem um ao outro ou se estão juntos numa mistura tão bonita. Eu sei que com certeza não se trata apenas de uma paixão imediatista e instintiva. Mas tenho a certeza e convicção de que cada sentimento que tenho por você é sólido e pautado em acontecimentos reais.
O homem de sucesso é o que viveu bem, riu muitas vezes e amou bastante; que conquistou o respeito dos homens inteligentes e o amor das crianças; que galgou uma posição respeitada e cumpriu suas tarefas; que deixou este mundo melhor do que encontrou, ao contribuir com uma flor mais bonita, um poema perfeito ou uma alma resgatada; que jamais deixou de apreciar a beleza do mundo ou falhou em expressá-la; que buscou o melhor nos outros e deu o melhor de si; aquele cuja vida foi uma inspiração; cuja memória foi uma bênção.
Nota: Trecho do ensaio de Bessie Stanley, que costuma ser erroneamente atribuído a Ralph Waldo Emerson.
...MaisHoje em dia as pessoas dizem: 'Eu tenho a minha idéia, mas eu respeito a sua'. Mas ora, se eu tenho a minha idéia é precisamente porque eu não respeito a sua. Se eu não acho que a minha idéia é melhor que a sua, por que eu digo então que esta é a minha idéia? Ter uma idéia é achar que ela é melhor que a do outro. Como é possível eu ter uma idéia se eu acho que ela vale tanto quanto a idéia contrária? Se eu acho que duas idéias valem a mesma coisa, ou é porque eu não acredito em nenhuma delas, ou é porque eu estou em dúvida. Isso significa que todo sujeito que diz que tem as suas idéias mas que respeita as idéias contrárias dos outros é um hipócrita. Sinceridade seria dizer que você respeita o direito que os outros têm de dizer a besteira que quiserem, mas que você acha que quem está certo é você e que os outros estão errados.
O respeito e o amor ao próximo também são formas de cuidar do planeta e não só preservação do meio ambiente. A minha cultura indígena me ensina valores que muitas vezes que eu consegui perceber nas cidades. Viver na aldeia é saber que todo dia é novo, mas que o novo traz o antigo. Como? valorizando todo os conhecimentos tradicional e respeitar ao próximo. É amar sem distinção, olhar para as crianças dos outros e considerá-las. E perceber que a mulher e o homem são complementos um do outro.
Educar é uma arte, é necessário muito treino e dedicação. Significa que respeito é construção, a pessoa não aprende a respeitar de uma hora pra outra. Engana-se quem pensa que 'amar' é dar tudo ou proteger de tudo. É mais fácil criar um inconsequente fazendo tudo por ele do que uma pessoa que sabe respeitar seus limites e dos outros.
Gosto de quem olha nos olhos, de quem se interessa pelo o que não lhe diz respeito, de quem se preocupa pelo o que não é de seu direito. Em tempos em que quase ninguém é empático, só mesmo agradecendo àqueles que sem muito esforço percebem nossas descrenças, indecisões, suspeitas, tudo o que nos imobiliza, e apesar da urgência do dia a dia conseguem nos dedicar um pouco de tempo, e que sem desculpas de alguma maneira, sempre insistem conosco.
E podemos pensar que realmente amamos Outro ser humano, quando nasce em nós o sentimento de respeito, admiração, paciência, perdão. Quando a felicidade do outro torna-se mais importante pra nós, até mesmo que a nossa felicidade. Quando conseguimos querer, que o Outro se de bem, que progrida, e que seja bem sucedido. Quando conseguimos perdoar toda arrogância inerente a humanidade que há em nós. E assim em amando o Outro, deixamos de pensar e se importar conosco, priorizando a felicidade do nosso irmão.
Respeito às idéias e agressões verbais de Olavo de Carvalho, mas como Professor Militante de Geopolítica há 32 anos, penso que sua presença em Salas de Aula, AQUI NO BRASIL E NÃO NOS EUA, seria a forma mais honesta dele praticar o que tanto prega aos seus Discípulos. Contestação por Contestação, qualquer um faz, mas vivenciar as realidades Sociais do Brasil e suas mazelas no dia-dia é trabalho de GIGANTES, professores muitas vezes anônimos que se espalham pelo nosso país, com salários miseráveis, mas mantém a dignidade de conflitar diretamente os problemas, demandas e pressões sociais locais. Não queremos nosso querido MESTRE vivendo no Palácio de Herodes em Jerusalém,desfrutando da hipocrisia,desta nação mentirosa,os Estados Unidos.Queremos nosso MESTRE aqui,no Mar da Galiléia, das favelas,dos alagados e palafitas do Nordeste e Amazônia,combatendo o avanço do agronegócio sobre nossas florestas e terras indígenas,inundando a Amazônia com seus lagos gigantescos,como Turucui e Belo Monte,procurando livrar com nossas palavras de incentivo,milhões de jovens que enfrentam a pobreza,a miséria e o mal maior dominante das drogas.Sim,o BRASIL TEM MUITOS IDIOTAS! Mas tem também HEROIS que anonimamente cada manhã percorre o caminho do silêncio perante as grandes mídias globais, e mergulham naquilo que os GRANDES VERDADEIROS E LEGITMOS MESTRES, como MILTON SANTOS, DARCI RIBEIRO, PAULO FREIRE, FREI BETO, nos deixou como legado, lutar pela Educação contra as mazelas deste país, estando presente. Você será muito bem vindo querido MESTRE, OLAVO DE CARVALHO, muito bem vindo. Professor Ciciliato!
"Pra ser feliz primeiro precisa entender que o carinho, respeito e amor caminham juntos, um sem o outro é vão como uma gota d'água em um enorme incêndio, não existem trocas ou tempos, não é preciso esperar tanto para entender o que ama ou não, ame tudo... Ame de graça, não espere nada de volta por que deixará de ser amor quando não vier, se tornará apenas mais uma troca."
A respeito da Cura: ninguém se cura de uma doença sem passar por ela. A gripe, por exemplo, permanece no seu corpo por 7 dias, até que você se livra dela. Muitas vezes, para nos livrarmos de um sentimento,é necessário tê-lo por perto,é necessário ter a certeza de que ele existiu em sua vida, mas ali não poderá permanecer. Fechar portas, fazer novas escolhas é necessário, por mais que seja doloroso, injeções também doem, mas servem para curar."
Devemos fazer parte de uma Corrente Universal, ligada pelo respeito às diferenças e às diversidades e pela cooperação mútua entre todas as nações, raças, credos ... e, assim sendo, nunca seremos "nós"e "os outros", mas apenas "Nós", em busca de bens comuns, tais como - a preservação do Nosso Planeta e a Valorização da Nossa Humanidade!
Mas, muito antes de compreensão, o amor está no respeito, na sensibilidade de saber ouvir mesmo que ainda assim não decida concordar, na não necessidade de mudar para agradar ou adequar-se ao outro, mas na liberdade de reinventar-se naturalmente, na tranquilidade de ser exatamente aquilo que se é.
Quando estamos sóis, pensamos muito a respeito dos feitos e do por vir , nem percebemos que perdemos o agora, pois ele passa como um furacão enlouquecido e sem direção arrasando os pensamentos dos que pensam demais no passado e estão ocupados demais tentando pular o presente pra consertar o seu futuro.
Privacidade está intimamente ligada ao respeito. É o tipo de coisa que, se não foi lhe dado por espontânea vontade, deve-se exigir, impor no início de qualquer relacionamento. A privacidade protege sua individualidade, preserva seu tempo com você mesmo... Ela é muito discutida nos relacionamentos amorosos porque, os que têm desvio de caráter, a usam como pretexto para enganar e esconder seus erros, por sua vez, o que é enganado não deixa o outro em paz, nem com os próprios pensamentos, ou seja, a frase "o que você está pensando?" é dita um milhão de vezes por dia... Enfim, privacidade não está somente ligada ao respeito, mas, especialmente, a confiança. Se não confia, nem deveria ter iniciado ou dado continuidade ao relacionamento... E, se não há confiança, não há que se falar em respeito e privacidade... É um ciclo. (Paloma De Déa - PLDD), em 19/01/14.
Muitas pessoas falam em respeito, mas não o praticam, falam sobre ética, mas não a tem, clama por atitudes, mas não a praticam. Que respeito é esse? Seria muito bom se o respeito ao próximo fosse realmente praticado pela maioria das pessoas, pois só assim entenderíamos que o amor existe. #Reflitam!
Uma duvida constante a respeito do que somos. Somos o que pensam os outros? o que pensamos saber? somos o que realmente somos ou aquilo que imaginamos saber? Somos um sorriso quando há alegria, uma lamina quando ha furor, somos um pouco de flor? ou quem sabe um espinho? seja como for, somos o que somos e apenas nós sabemos o que realmente somos!
As pessoas e a vida cobram que você tenha atitude,tomar a iniciativa em tudo que se diz respeito a vida de modo geral,mas quando você corre,tenta por algumas vezes e não tem retorno ou resposta daquilo que você focou,não significa que desistiu ou fraquejou e sim que não valeu a pena e que é hora de trocar a direção e focar em coisas novas,isso serve em qualquer situação de nossa vida,seja no trabalho,vida sentimental,com amizades,família....enfim,a vida é assim, mudanças são necessárias no caminho da felicidade.
O respeito e a confiança são primordiais em qualquer relacionamento. Contos de fadas são apenas ilusão, e toda ilusão é uma abstração da verdade, ou seja, uma mentira, tentam te enganar que aquilo é verdadeiro, mas, no final, é tudo falso. Não existe pessoa perfeita, nem príncipes, nem princesas, mas existem as pessoas reais, aquelas que têm defeitos, com qualidades. São pelas qualidades que gostamos de uma pessoa, mas são pelos defeitos que aprendemos a amá-las. Eu sou imperfeito e com orgulho, afinal, se quero julgar as imperfeições dos outros tenho primeiro que admitir as minhas.
O branco sempre me trouxe calma, serenidade e até uma ponta de tranquilidade quando se diz respeito ao mundo barulhento e hostil que se vê do outro lado do quadrado de vidro na parede do quarto. Convenhamos que o branco é um tanto quanto vazio, como eu. Um eco, um vácuo. Mas há quem diga que o vazio tem seu lado bom. Deixa que da minha tristeza, tomo conta eu. Prefiro ser triste sozinha a ser triste acompanhada, é horrível que fazer outra pessoa ser triste ao seu lado.
