Textos Reflexivos sobre Inclusão
Por intermédio dos teus belos olhos, vejo que habita no teu ardente coração, um reflexo vívido dos memoráveis dias de verão, considerando o teu jeito muitas vezes impulsivo com uma forte paixão à flor da pele, um calor demasiadamente receptivo, a consciência de que a vida é breve e assim, não cabe desperdício de tempo, cada emoção é imponente e marca simplesmente certos momentos.
Contigo, vem uma sensação calorosa, a temporalidade não pode ser menosprezada, requer ser usufruída com ímpeto, levando em conta que algumas oportunidades são raras, então, é imprescindível saber aproveitá-las sempre que possível assim como um beijo na hora certa, uma palavra que não pode ser omitida, uma risada sincera, despreocupada, ocasião simples que liberta e fortalece a alma.
Detendo esta abrasadora particularidade, graças a Deus, és uma mulher muito fascinante, cuja presença se destaca à semelhança do Sol em uma estação quente, que rapidamente revigora de uma maneira entusiasmante, radiando um amor genuíno que transborda, deixa o dia mais exultante, quando a tristeza petulante não importa e consequemente viver o agora se torna mais importante.
A Terra: Amor, Reflexão e Preservação
Planeta Terra, lar de vida tão vibrante,
De mares serenos e florestas exuberantes.
Teus vastos campos e montanhas altivas,
Guardam segredos e histórias verdadeiras.
Tua majestosa e singular aparência,
Um globo de amor que nos envolve em sua essência.
Com oceanos que espelham o luar,
Energia pulsante em cada ar que respirar.
Tu és a fonte de inspiração inesgotável,
Despertando emoções de forma inigualável.
A beleza que emanas nos envolve e cativa,
Ensinando-nos que amar é nossa prerrogativa.
Preservar-te é nossa sagrada missão,
Cuidar de ti com dedicação e devoção.
Tuas características tão especiais,
Refletem nossa interação com o natural.
Lembramos da história que carregas no ser,
Dos danos causados, das tragédias a sofrer.
Mas também da esperança que surge em meio à dor,
Do amor que nos guia e nos faz ser melhor.
No Dia Mundial da Terra, refletimos com devoção,
Sobre a importância de agir em prol da preservação.
Cientes de que somos parte deste todo,
Com amor e cuidado, criaremos um futuro módulo.
E aos animais, companheiros leais e verdadeiros,
Domésticos e selvagens, olhares tão sinceros.
Demos-lhes amor, respeito e proteção,
Para que também sintam a magia dessa conexão.
Que o amor pela Terra nos guie a cada passo,
Que a reflexão nos inspire a um mundo de abraço.
Juntos construiremos um futuro promissor,
Onde amor e preservação serão nosso maior valor.
A noite, antes de pegar no sono, é um bom momento para reflexão, sem culpas ou se perdoando por eventuais falhas ou erros cometidos durante o dia. Aproveite para agradecer a Deus pela oportunidade de mais um dia. Peça para que te dê uma noite de paz, e tenha bons sonhos.
O sono ajuda a curar e/ou evitar muitos males, enquanto prepara o seu corpo para o dia seguinte.
꧁𓊈𒆜🆅🅰🅻𒆜𓊉꧂
"Reflexões a cerca das vibrações humanas"
Você já parou para pensar em como uma única linha pode transmitir sinais de TV, internet e telefone sem ruídos na transmissão? A resposta está na intensidade vibracional!
Agora, imagine se você fosse uma vibração. Se você vibrar na mesma sintonia que outra pessoa, ambas se conectam e conseguem se comunicar e se compreender mutuamente. Elas estabelecem relacionamentos entre si.
No entanto, quando as pessoas estão em vibrações diferentes ou com intensidades diferentes, não há conexão, apenas ruídos vibracionais.
Da mesma forma, no campo do magnetismo, quando temos um corpo metálico magnético ou não, ocorre uma organização de todos os elétrons na mesma direção, mesmo que existam polos diferentes. Eles se reorganizam.
Assim como no magnetismo, a polarização é um fator de influência vibracional. Quanto mais carga magnética um ímã possui, maior é o seu potencial magnético. Consequentemente, mais corpos metálicos são atraídos para esse núcleo, reorganizando-se na mesma direção.
Em resumo:
1) Conexão de ideias e propósitos.
2) Unificação de diversos corpos em um todo unificado.
3) Maior potencial e eficiência.
Em outras palavras, se você tem um propósito específico, você deve se conectar com pessoas que compartilham dos mesmos propósitos. Dois ciclos imperfeitos de mesma intensidade podem gerar um novo pulso de intensidade igual e de pulso perfeito.
Nossas relações são as nossas conexões, e as vibrações são a transmissão de informação circulando em formato de energia, como pulsos elétricos.
Ruisdael Maia - Rescrevendo meus próprios textos
Uma reflexão sobre a força e a fraqueza
O fraco critica, o forte elogia.
O fraco interrompe, o forte escuta.
O fraco grita, o forte dialoga.
O fraco oprime, o forte acolhe.
O fraco anestesia-se, o forte chora.
O fraco desanima, o forte encoraja.
O fraco condena, o forte enaltece.
O fraco tem pressa, o forte tem cautela.
O fraco diz-se forte, o forte assume a sua fraqueza.
A utilidade das coisas comuns, e o valor intrínseco das reflexões...
Geralmente, nos meus singelos escritos de cunho assimmeioassim poéticos ou literários, eu costumo discorrer bastante sobre o amor e os demais bons sentimentos humanos, isso comumente o faço sem nunca esquecer minhas idealizadas características humanitárias deles naturalmente advindas... Assim, muitas vezes, talvez afoito em aproveitar fugazes inspirações momentâneas ou observações de diferentes condutas pessoais, eu mesmo acabo mergulhando em dúvidas interiores de difícil entendimento racional e posteriores aplicações reais. Talvez isso me ocorra em virtude de dois fatores pessoais dos quais até hoje não consegui abrir mãos: a prolixidade e a dualidade.
Mas será mesmo que em alguma fase desta minha vidinha assimquasepordemais introspectiva e turrona, e assim tristemente distante de saudáveis relacionamentos pessoais, por um só dia eu possa ter convivido amorosa e intensamente com alguém com quem tenha compartilhado plena e sinceramente tais quase divinais sentimentos e características humanitárias que tanto busco encontrar primeiramente dentro de mim? Então, por quais razões tanto me alegro ao fazer contatos, mesmo apenas virtuais, com pessoas nas quais isso bem logo reconheço? Afinal, e não dizem pelaí que mais, bem mais ainda sonhamos, idealizamos e buscamos instintivamente, primeiro justamente por aquilo que não possuímos?
Responda quem se identificar com minhas umtantoquanto estranhas reflexões, mas será que tudo isso que costumo refletir, rascunhar, digitar e bem logo postar ou publicar enfaticamente em minhas páginas, blogues e redes sociais em geral, poderia realmente acabar tendo algum nexo positivo para a vida cotidiana, produtiva e sentimental dos meus assíduos ou ocasionais leitores e leitoras mais sensíveis, introspectivas e ou receptivas?
Tomara de fato isso assim ocorresse...
Abraços,
Armeniz Müller.
...Oarrazoadorpoético.
E enquanto o sono não vem, seus pensamentos voam por entre as lembranças e reflexões do passado. Ela medita no quanto já viveu, nas experiências que moldaram sua existência, no tanto que já perdeu e sofreu ao longo do caminho.
A vida lhe trouxe desafios e obstáculos que por vezes pareciam insuperáveis. Ela enfrentou decepções, despedidas dolorosas, traições e injustiças. Os momentos difíceis testaram sua resiliência, mas ela sempre levantou-se novamente, determinada a não permitir que essas adversidades a definissem.
Sim, houve momentos em que lágrimas rolaram por seu rosto e a tristeza tomou conta de seu ser. No entanto, ela recusou-se a permitir que esses sentimentos corrosivos se enraizassem em seu coração.
Ela entendeu que a amargura e o rancor só trariam mais dor e sofrimento. Optou por escolher o perdão, não como uma fraqueza, mas como uma forma de libertação.
Seus pensamentos voaram para longe dos momentos difíceis e rumaram em direção aos momentos de felicidade e superação. Ela recordou as amizades verdadeiras que conquistou, os sorrisos que iluminaram seu caminho e o amor que preencheu seu coração. Cada experiência, tanto as boas quanto as más, moldou-a em quem ela se tornou hoje - uma pessoa forte, compassiva e resiliente.
E assim, conforme o sono finalmente chega e envolve seu corpo, ela dorme em paz, sabendo que, apesar de tudo que já enfrentou, não permitiu que a amargura e o rancor dominassem sua alma. Ela escolheu a alegria e a liberdade de ser quem é, em todo o seu esplendor...
- Edna Andrade
☆ ALÉM DA ANSIEDADE . . . (2)
Iniciei no primeiro texto uma reflexão ampla acerca do quanto á ansiedade pode nos afetar, e, alterar de forma contundente nossa visão de vida, e, gerar uma vigilância anormal acerca de tudo ou todos que nos cercam. Constatamos como esse sentimento caminha muitas vezes á uma experiência paranóica, delirante, estressante ou depressiva, dentre outras.
O que penso determina o que sinto, e, como me comporto.
Quem é ansioso cria seus pensamentos baseados nesse sentimento alterado, portanto, fará avaliações quase sempre equivocadas, levando á comportamentos incoerentes, desproporcionais, geralmente associados á possiveis resultados negativos.
É necessário uma vigilância muito atenta ao que nos surge á mente, cuidar de nossos pensamentos. No quadro ansioso, vivemos uma hiperexitação, um alerta desproporcional em relação á tudo e todos em nossa volta. Pode sempre haver um perigo oculto. Assim são processadas ás informações.
O pensamento é uma das principais formas da ansiedade se manifestar, portanto, deve torna-se alvo de muita observação de nossa parte.
Para muitos, é comum pensar de certa forma, não notando á ansiedade atuar nessas divagações.
Numa ansiedade natural, um compromisso importante, uma entrevista, uma apresentação em publico, ou, situações equivalentes, irão gerar certa expectativa, e, ansiedade, que serão administradas de forma á não interferir na qualidade do desempenho, durante á execução do evento. Num quadro ancioso, á possibilidade de não ser capaz, fracassar, achar que os outros não estarão satisfeitos, sua roupa está inadequada, sentir-se embaraçado(a) é muito comum. Se alguém de nosso convívio nos cumprimentar de forma diferente, já é suficiente para especulações negativas.
Medo de errar, descontrole, crer que o está pensando, é de fato o pensamento de todos, medo de ser julgado(a), culpa. Á ansiedade gera muito desconforto, autocrítica rigorosa, medos ilógicos, pensamentos intrusivos, inquietação e insônia.
Pode ainda levar ao pânico, o TOC, e, diversas fobias.
Como fiz referência no primeiro artigo, trago comigo, e, por isso também o interesse, o que pode desencadear um processo de tal grandeza, ao ponto de alterar de forma tão profunda nossa visão das relações, com pessoas, e, em relação á vida como um todo. Há, além dos sintomas psíquicos, também os físicos, como taquicardia, sudorese, tremores e outros.
Necessário se faz uma autoavaliação, pois, á qualidade de vida é afetada severamente, além, do sofrimento intenso. Para o ansioso, há o risco da catástrofe á todo instante, aliado á insegurança, nervosismo e dificuldades em lidar com incertezas.
Como primeira sugestão, avalie como você se sente, seus pensamentos. Nestes dois textos procurei expor das mais variadas formas como á ansiedade pode se fazer presente e afetar intensamente á nossa vida. Sem nenhuma ameaça real, mobilizamos uma energia enorme para algo que não oferece risco algum.
Num próximo texto, quero trazer os avanços que áreas que pesquisam incessantemente o tema, tem obtido de resultados, além, de possiveis fatores que podem alterar á intensidade da ansiedade.Tudo de bom para todos!
REFLEXÃO
Não importa de onde você vêm, não importa se estudou em escola pública, se suas notas não eram as melhores e muitas vezes até sofridas para ficar na média, se tinha dificuldades com determinadas disciplinas, se não tinha interesse em aprender e muitas vezes ia para a escola somente porque era obrigado por seu pai ou sua mãe para não levar aquela surra, se seus pais eram simples e não tinham muitas condições financeira para lhe propocionar os melhores colégios e professores, não importa se as pessoas te subestimavam e olhavam para você com ar de superioridade e achavam que eram melhores do que você.
Nada disso importa se você acreditava em você, se você aprendeu o princípio e a coisa mais importante que seus pais lhe ensinaram, que são: confiança em sí mesmo, humildade, simplicidade, muita, mais muita força de vontade e fé em Deus.
Saiba que muitas vezes pode parecer ou até mesmo ser muito difícil, mais, jamais será impossível.
Você é! E sempre será capaz de chegar aonde quiser. Nunca duvide disso e jamais permita que os outros te convençam do contrário.
Seu limite! Só você decide!
Ailton Bahia,
Reflexões sobre a sobrecarga psicológica de uma mãe...
“O que vão pensar quando eu contar?
Estou nova, estou velha, estou desempregada, estou sozinha, engravidei porque quis...
Tem que ser normal porque é o “normal” da mulher, se não for, não sou forte...
E se for cesárea? Minha tia vó sempre contou a história de uma amiga que se aleijou depois da gravidez...será que isso pode acontecer? E o desconforto depois? Como vou trabalhar? Quem vai ajudar?
O enxoval? Menino ou menina? Compro azul ou rosa? Ou amarelo pra não parecer que prefiro um ou outro?
A fralda, tá “olho da cara”, faço o chá? Mas vão reclamar que estou pedindo. E se fizer a rifa, fica tão impessoal, parece que só quero dinheiro, é o que vão falar...
O trabalho? Lembro de ouvir um colega dizer que mulher quando engravida, se encanta pela “cria” e esquece o resto...Será que vou perder o prazer com o que eu faço? Será que vão me deixar continuar depois da licença? E a minha carreira que estava indo tão bem... Esquece, é o que vão mandar...
A casa, tem que ter um quarto pro bebê? Vou colocar pra dormir na cama, não, espera, mima a criança, ouvi dizer... E nem posso dar chupeta, criança tem que chorar e tem que se acalmar com a mãe, mas será que isso é certo?
Talvez minha casa não esteja preparada ou talvez, eu também não esteja...Melhor não compartilhar, melhor guardar, melhor me resguardar, melhor só seguir, ninguém vai entender...”
E ainda é só sobre uma mente sobrecarregada...
Reflexões! Nostálgicas, mas elucidadoras reflexões intimistas...
Eu sei, sei, mui bem sei! Ora, ora, se isso eu bem sei... Que a cada vez que autorizo meu passado a continuar vivo, vivíssimo em mim, mais e mais reafirmo esta minha incômoda e já folclórica covardia para enfrentar os amedrontadores desafios do presente. Sei também que de tais positivos enfrentamentos, sejam ou não vitoriosos e retumbantes, dependerão diretamente o meu futuro, com suas respectivamente naturais cotas de medo, ansiedade, mistérios, decepções ou estimulantes galardões.
Embora sobre isso, de aceitar conformado em continuar vivendo indefinidamente no passado, seja ele mental, material, sentimental ou espiritual...
Devo aqui confessar que mesmo assim umtantoquanto estranhamente, tal passado tem representado uma espécie de zona de conforto para mim. Uma zona de conforto ou fuga da realidade psiquicamente perigosa, reconheço. Afinal, tendo acabado bem ou mal, dolorido ou festejado, tudo ali já foi superado... E eu já conheço completamente os seus resultados.
Mas certamente esse não é o melhor modo de viver, mormente para quem deseja viver intensamente uma vida assaz dinâmica, produtiva e salpicada de resultados, sejam estes excelentes, bons ou circunstancialmente assimmeioassim...
Armeniz Müller.
...Oarrazoadorpoético.
Eu sou
O espelho, não tem o reflexo de minha alma, de minha forma.
A mim não importa o que ele reflete, é só o tempo.
Sempre e ainda, sou o melhor de mim.
Enquanto houver a luz de minha razão, serei.
Não me importa os passos trôpegos. Não me importa a visão turva. Não me importa os olhares em reflexo de tua observação.
Ainda serei eu.
Respeito a forma que me vê.
Porém, não aceitarei perder a forma que me vejo.
Por isso, te vejo no teu melhor.
Reflexão sobre mim
Digo que estou errado,mesmo estando certo.
Abaixa a cabeça mas com olhar além do deserto
Me julga por não me expor
Lógico não quero lhe provar nada
Por isso não tenho amigos
Tenho um companheiros que poderá me abandonar
A qualquer momento
Por isso vivo só, não que eu queira mas sigo vivendo
A lástima que Carrego na alma somente eu posso carregar
Pois carrego uma dor que adquirir com o tempo
Minhas feridas cura sozinho
Mas valorizo muito quem estava ao meu lado durante o processo
E assim prossigo vivendo cada passo que dou nessa pequena jornada chamada vida seguirei com os olhos bem aberto
Ass poeta desleixado.
Boa noite,
Hora da morte, dura e pesarosa reflexão
Por Adílson César de Paula Alonso do Carmo.
Hoje, acordamos com a triste notícia de que dois conterrâneos de Corinto faleceram. Aliás, nesses últimos meses muitas pessoas de variadas idades faleceram. A princípio, normal - sem menosprezar a dor e o sofrimento dos familiares - pois somos finitos e partiremos um dia. Isso me remeteu a um pensamento: antes, víamos os amigos de nossos avós falecerem e, posteriormente, os amigos de nossos pais. Agora, estamos presenciando os nossos amigos contemporâneos. A ordem natural das coisas, dos seres e da vida, dirão muitos. Nascer, crescer, envelhecer e morrer. Contudo, percebo que alguns têm furado a fila e partido fora do combinado, como dizia Rolando Boldrin. Há razão para isso, pergunto-me sem expectativa de resposta. Talvez estejamos nos descuidando em muitos sentidos de nossa existência, descuidando psíquica e afetivamente. Talvez, só talvez, estejamos desatentos com nossa alimentação, com atividades físicas, exames médicos periódicos, etc, etc, etc.
Tenho tentado descobrir em qual desse fatores estamos falhando porque não fiz o curso nem o treinamento para morrer agora, minha tia Nelma me perguntou esses dias se eu tinha medo de morrer, respondi a ela que medo eu tenho. O que eu não tenho é pressa e nem vontade.
Minha intenção nesse breve texto é chamar a atenção para alguns cuidados essenciais para longevidade, como: cuidar de sua saúde, ter uma vida social ativa, ser otimista, evitar os vícios perniciosos a saúde, tomar as vacinas, ter sempre um propósito, controlar o estresse, se alimentar de forma saudável e em quantidade saudável, não espere ficar cheio para parar de comer. Por fim, seja positivo, isso talvez eleve sua imunidade e prolongue sua vida.
Sabemos que vamos morrer um dia, Noé começou a fazer a arca com mais de cem anos, eu nem comecei a juntar a madeira ainda. Quero morrer jovem o mais velho possível, com saúde, disposição e principalmente com lucidez, porque quando chegar do outro lado tenho algumas considerações para fazer com Deus.
A saudade é um reflexo do passado que se faz presente, acessada através das boas lembranças do que foi usufruído com entusiasmo numa felicidade explícita, o coração grato por cada instante e lembrando, vem aquela sensação de que passou tão rápido, de que nada será como antes.
As vivências exultantes da infância provavelmente são as que mais geram saudades, passam depressa demais numa fase que não se tem a consciência do quanto são valiosas entre banhos de chuva, desenhos animados, brincadeiras de rua e remédios feitos de abraços.
O tempo certamente não fica parado, mas não importa que hoje seja diferente, desde que a essência seja mantida assim como os aprendizados, as amáveis emoções sentidas, os momentos marcados ricamente pela vida, portanto, siga que enquanto houver fôlego, novas saudades serão construídas.
POR QUE A VIDA É TÃO CHEIA DE FALHAS?
As falhas são reflexos de nossa própria imperfeição, tornando-nos incapazes de compreender e acima de tudo de sentir, de dentro para fora a finalidade da vida.
Ah vida, se eu pudesse lhe compreender além de minhas necessidades externas, certamente não precisaria mais de nada para viver-la.
Caminharia com te e através de te feliz e alegre, independente de qualquer circunstância.
Ficaria firme e forte independente de qualquer dificuldade, e depois que tudo passasse, voltaria cultiva-la novamente no silêncio dos meus sentimentos e emoções.
E depois de tudo, arrumaria tempo para fazer dessa que eu chamaria de minha existência uma estrada, onde todos pudessem ter a oportunidade de passar e ficar.
O Paradoxo do Infinito Reflexivo
Suponha que exista um espelho mágico que possua a propriedade de refletir não apenas a aparência física, mas também a essência e a consciência de uma pessoa. Quando uma pessoa se olha neste espelho, ela vê não apenas sua própria imagem, mas também uma versão exata de si mesma que está olhando para o espelho dentro do espelho. Essa sucessão de reflexões infinitas continua até o infinito.
Considere o seguinte: Se alguém se aproxima desse espelho mágico e coloca sua mão nele, a reflexão da pessoa no espelho fará exatamente o mesmo. Cada reflexão subsequente repetirá o movimento, fazendo com que todas as infinitas versões reflitam o toque na mesma ordem e com a mesma precisão.
Aqui está o paradoxo: Se uma única ação é realizada pelo indivíduo original, todas as infinitas reflexões também realizam essa ação. Isso leva a duas possibilidades contraditórias:
A ação é realizada infinitas vezes em um tempo finito: Se a ação ocorre em um intervalo de tempo finito, todas as reflexões infinitas a realizam simultaneamente, o que sugere uma quantidade infinita de ações em um tempo limitado. Isso viola a ideia de um tempo finito.
A ação é realizada uma única vez em um tempo infinito: Se a ação ocorre em um intervalo de tempo infinito, todas as reflexões infinitas a realizam em uma sequência ordenada. No entanto, se o tempo é infinito, nunca chegaremos ao final dessa sequência, pois sempre haverá uma reflexão subsequente. Isso sugere uma quantidade infinita de ações em um tempo infinito, o que também parece incoerente.
Portanto, o Paradoxo do Infinito Reflexivo desafia nossa compreensão do tempo, da causalidade e da natureza do infinito. É um paradoxo difícil de ser compreendido, pois parece entrar em conflito com nossas noções comuns de linearidade temporal e causalidade.
Pensamentos.....
Nesse dia reflexivo e especial de celebrar o amor, que pode ser dedicado a namorada ou namorado e não só isso, precisamos refletir.... Esse dia deve ter uma dedicação ao amor aterno. Amor de quem e para quem? Eterno? Existe amor eterno? O amor tem que ser a vida, a estar vivo, as pessoas no geral que estão por nós e com nós, amor a si próprio, amor pelo que se faz isso é eterno, isso é e tem que ser recíproco. Já pensou em você ser o significado do amor?
QUADRAS DESATADAS
Bom dia, é uma saudação
Aos amigos que escolhemos
Mas é também reflexão
Para os desafios que temos.
Pensei que o ser já o era,
Enganei-me estupidamente,
Ao ver uma terrível fera
Beijar a pomba inocente.
É um exemplo a seguir,
Nesta jornada de perigos,
E assim se fazem os amigos
E outros que estão por vir.
Na praia, uma branca rosa
Marca o nosso sítio de amar,
A nossa flor tão chorosa
Ao ser levada pelo mar.
Não longe vem o Outono,
Adeus Verão que já rodou
Como a roda da tua saia
Na saudade que ficou.
(Carlos De Castro, in Poesia Num País Sem Censura, em 28-08-2022)
Reflexo no espelho
mente faz reflexão
o que alegra meu coração?
Despida de pré conceitos
devaneia sobre os medos.
Conclui que para ser feliz
basta se vestir de si.
Reflexo no espelho
mente e coração
se harmonizam.
Olha para sua imagem e sorri.
Olha o sol nascer e diz:
Minha felicidade se chama:
Agora!
Não há o que temer.
Apenas quero sentir
o amor florescer em mim.
Apenas quero rimar
o meu olhar com
alguém que faça
do meu coração
o seu lar.
Reflexo no espelho
mente e coração
seguem em paz.
Encontrei o meu lugar
no teu amor que tão bem me faz.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases sobre inclusão social para inspirar mudanças
- Frases sobre diversidade e inclusão
- Frases de defesa dos direitos das pessoas com deficiência
- Frases sobre respeitar as diferenças
- Frases de Paulo Coelho que inspiram reflexões
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
