Textos Reflexivos sobre Crianças

Cerca de 3821 textos Reflexivos sobre Crianças

Podemos usar todas as técnicas conhecidas para alfabetizar uma criança, e até conseguimos, mas se não despertarmos também o desejo, a motivação e afetividade, o vínculo com a aprendizagem fica comprometido. São pessoas que aprendem a ler, mas que não possuem amor pelo conhecimento. Instala-se um obstáculo epistemofílico.
Simaia Sampaio

Inserida por simaia_sampaio_maia

Criança

Consigo sentir a tua dor dentro de mim!

Criança inocente.
Sorriso radiante.
Alma transparente.

Adulto manipulador.
Guerra sob guerra,
Injustiça
NÃO É HUMANO

Teu sorriso infinito
Ilumina todo o meu conflito.

Distância ausente,
Criança presente.
Distância presente,
Saudade existente.

Rumos diferentes!
E é o fim,
De um lindo começo.

Inserida por Catarina_Costa_

ABRAÇOS DE CRIANÇAS

Ser avô e avó um milagre do amor
Sentimento mais lindo e profundo
E para felicidade na luz do mundo
Os netos seus dias de esperanças
E de nós distante na vida caminha
Quanto sonho e amor vai florescer
No gesto bonito um afago oferecer
Os carinhos e abraços de crianças.

Inserida por joaonunesventura

Quando eu era criança eu ouvia falar que se eu me arrependesse dos meus pecados eu seria perdoado por um semideus amoroso, não importando o mal que eu viesse a cometer. Hoje, a essa altura da vida, eu entendo que não ter acreditado nisso foi a minha salvação e a sorte de muitas pessoas.
(LilloDahlan)

Inserida por LilloDahlan

Livro Infantil

“Naquele lugar...
as crianças sentiam segurança;
os sonhos eram reais;
a magia fazia parte de tudo;
o mundo não oferecia perigo.
A cada página, uma nova aventura.
A cada personagem, milhares de ideias.
A cada livro, uma infinidade de realidades.
Ah! Aquele doce lugar, com tantas páginas para saborear...”

Inserida por mayaravellardi

Brincar com as flores

Havia uma criança que como tal gosta de dança. Porém sua herança não é digna de confiança, e sua esperança, sem nenhuma fiança não enchia sua pança. Na verdade, ele só queria uma aliança. Um amigo para uma humilde festança.

Um garoto, neto de uma dita qualquer, considerada mulher. Ou, ao contrário, uma dita mulher, considerada qualquer. Dona Esther, vendedora de Tupperware. Comiam na praça da Sé, sem talher. E nem comida sequer. No lixo, num mundo que mal lhes quer, restou a... fé?

Ao redor, ninguém tinha uma esmola. De alimento, de sustento, ninguém atento. Sem ir à escola, Ricardo Tulipa, carregava fardos, abatido por quem usa fardas. Ainda sonha com fadas, encantadas. Acorda, sem resguardos, com a corda dos guardas.

Passam advogados e delegados, fatigados. Tão muito bem empregados. Não sabem dessa vida de gado. Códigos salgados, crimes embargados. Não podem ser xingados. São comungados. Aparecem pastores, decompositores. Gritam ser os corretores, santos atores. Malfeitores, tiram os cobertores, enganam as dores. Vem os médicos, com remédios esporádicos. Sem diagnósticos. Tratamentos melancólicos. Não veem nem as cicatrizes. Surgem os juízes, com gases. Infelizes, ou melhor felizes, com suas diretrizes de leis vorazes. Incapazes de ver luzes na sarjeta. Há o poeta, xereta. Andando de bicicleta, a contemplar a borboleta. Aproxima-se de uma flor. Uma flor suada, suja, mas o poeta sabia que ali tinha amor.

Vontade de cheirar flor e conhece-la na sua essência, o poeta olha-a bem e rega um “Oi! Tudo bem?”. A flor exala um sorriso, com um aviso diz: “Sou o Tulipa!”. E soltando um leve perfume pergunta “Quer brincar comigo?”.

“O que você gosta de fazer?” Indaga o poeta. “Sou Tulipa e adoro empinar pipa!”. Porém, ao responder o poeta, o menino faz uma careta. Pois imagine a treta, faltava vareta. “Você tem bola?” questiona o guri. “Ou alguma esmola?”. O poeta, amante das micaretas, fala que “Não! Mas sou de uma escola, uma escola que rebola! Basta musicar as letras, cantar as palavras, bater palma, ritmar a alma, fazer rima e dançar a vida!”.

Tulipa gostou da ideia e já viu que por ali poderia ter uma grande ceia. Um amigo também, para fazer parceria e companhia. Nesse dia, na praça, Tulipa percebeu que a vida com dança tem graça. Cada vez mais a dança fez graça. O poeta então proclama: “Garoto, abraça essa dança que é massa!”. E foi embora. Nunca mais se viram.

Agora, toda vez que Tulipa encontra algum poeta, ele logo pergunta: “vamos brincar comigo?”.

Numa andança, Tulipa encontrou outras danças, junto com outras tantas flores, em bosques e florestas. Viveu de festas. Descobriu que sua querida vó Esther também é flor pura, áster, a mais linda cor púrpura. Provinda da África. Compreendeu o seu porquê de ser um elegante tulipa negra.

Outrora, em um dia de sol, Tulipa acompanhada de seu amigo Girassol, em um grande encontro da flora, avistou aquele poeta. Cantando, dançando e amando em verso e prosa. E concluiu que aquele poeta era uma bela rosa. Se aproximou e percebeu como sua alma é cheirosa.

Tulipa aprendeu que todo mundo é flor, com dor e amor. É preciso saber vê-las e cheirá-las. Interagir, regar, brincar e dançar com as flores, as nossas flores, repleta de todas as cores!

⁠Jogo do amor:

Sinto como se fôssemos crianças de novo, jogando o jogo do amor, sem nem ao menos saber o que era mar, apenas sabíamos que gostávamos da companhia um fo outro e que queríamos que aquela pessoa brincasse apenas com a gente e dessa forma decidimos segurar a mão um do outro e dizer que éramos namorados, mesmo não sabendo o que significava namorar. Tudo isso para podermos brincar mais com aquela pessoa, mas agora já não somos mais crianças e o jogo do amor não é mais segurar as mãos. A infância se foi e com ela aprendemos que amar é difícil. Nos machucados por amar pessoas erradas, descobrimos que é melhor estar sozinho do que mal acompanhado, amadurecemos e agora estamos assim, nos divertindo enquanto nos conhecemos, deixando uma mensagem oculta em cada frase e ação, experimentando um ao outro, sentindo a mais pura paixão que existe, esperando por aquele:"Eu te amo" ou por aquela bela declaração de amor. Simplesmente estamos esperando para ver quem admitirá primeiro.

Inserida por marcoantonio04

⁠Quando eu era criança e ganhava um trocado, normalmente pensava em comprar algo para comer.
Diante da decisão entre uma fruta e um bombom eu me questionava:
"A fruta talvez seja doce ou não, mas quanto ao bombom, costuma ser doce."
Sempre comprava o bombom.
Depois de adolescente eu me fazia uma pergunta semelhante entre água e refrigerante.
Agora, já adulto, ainda me pergunto o que vale mais a pena, mas não a curto prazo.
Qual deve ser os meus critérios diante de uma escolha?
O que me dá prazer momentâneo ou o que vai me beneficiar mais adiante?

Inserida por IRLins

⁠Nasça de novo,
Seja como uma criança,
Aprenda a chegar, no seu céu,

Para onde.
I M A G I
N A
ÇÃO
Quiser te levar
Você
É o seu
Próprio
Mestre
Não precisa
De ninguém. A felicidade
Para ser feliz. Já nasceu com você

Felicidades sempre. Imagine, sonhe
Paz no coração. E faça acontecer

Inserida por PeregrinoCorrea

A semente do amor deve ser semeada no coração da criança, regada com atenção, adubada com carinho,sob a luz da disciplina e do cuidado. Seus frutos na vida adulta serão a empatia e a autoestima, além do respeito e amor ao próximo. O amor não floresce sozinho, é preciso plantar, dizendo o quanto se ama!!

Inserida por FernandaRuela

"Nasci em uma pequena cidade do Ceará, em 19 de maio de 2007, e desde criança sempre me interessei por computadores. Passava horas na frente do computador, aprendendo tudo o que podia sobre sistemas operacionais, programas, jogos e linguagens de programação. Aprendi a digitar sem olhar e a me mover rapidamente pelo computador. Construir videogames do zero e montar computadores era algo que me fascinava.

Apesar de ser uma pessoa mais reservada e tímida, fiz amizades incríveis online, especialmente através do Discord. Minha paixão por ciência, espaço e ficção científica me levou a ler vários livros e assistir filmes relacionados a esses temas.

Hoje, com 15 anos, tenho muitos sonhos e planos para o futuro. Um deles é ter meu próprio computador gamer, que me permita jogar tudo o que quiser e trabalhar em projetos mais complexos. Também gosto de escrever e desenhar, especialmente personagens de animes e cartoons. Sou um "técnico de computador" autodidata, que conserta computadores quando necessário, e estou sempre procurando aprender mais sobre hardware e software.

Além disso, sempre tive um amor pela pesca, algo que desfrutei em minha infância. Quando tiver mais estabilidade financeira, quero voltar a pescar com amigos que farei em trabalhos futuros. Tudo isso faz parte da minha jornada de vida e estou animado para ver o que o futuro me reserva."

Inserida por EdvandoSousa24x

⁠Penso que a lágrima que despenca dos olhos de uma criança, causada por alguma dor física, ela é injusta.
Na face da criança a lágrima que desliza fluindo do coração, só é admissível vinda de um abraço acolhedor, de um afeto contagiante, de um presente infantil sonhado ou de uma disciplina saudável aplicada com amor, para ajudá-la a ser uma pessoa melhor.

Inserida por VeluBA

⁠"Você brincou com o meu coração como quando uma criança vai saltar pipa.
Sem ter medo de perdê-la
Todavia, ao perder para os parceiros da brincadeira,
Sai correndo depois pela rua pedindo dinheiro para o papai e mamãe,
No intuito de conseguir outra pipa.
- Mãe a senhora têm dois reais?
E ela diz para a alegria da criança: vai pedir do seu pai!
O pai quer ver o filho crescer brincando de pipa, pião, bola e peteca.
Por isso, faz sua alegria dando-lhe o dinheiro com o seguinte recado:
Se acostuma não, segunda-feira tem prova.
Contudo, os jovens cresceram e não receberam o devido conselho
Quando se fala em valorizar o que tinham,
Respeitar a opinião, a cor da pele, os jeitos, os defeitos,
Opinião política de cada um.
Esqueceram de nos dizer o que deveríamos fazer antes de qualquer coisa:
Ouvir, conversar, abraçar e dar carinho.
Aquele carinho de verdade, um "eu te amo" sincero.
Não importa se ficou guardado no peito,
Mas se colocar pra fora, arca com as consequências."
Autora: Maria Luiza Brasil de Medeiros

Inserida por MariaLuizaBrasil

⁠ Nova geração
O mundo não me permite ser criança para sempre, então vou crescer amostrando o meu melhor; para os que me olharem vão ver eu
crescer
e
florescer
E quando eu crescer, eu vou me esforçar para o melhor eu ser, por que
as pessoas do mundo continua a sofrer ao seu envelhecer; e eu quero poder muda-lo, para que laços de famílias não venham mas se romper a cada dia eles venham se fortalecer
A cada fase do meu florescimento eu venha aprender a apagar as mágoas do passado, e viver o presente mesmo se ninguém me amar ou me da carinho que o ódio não venha vir em forma de depressão, mas que eu aprenda a lidar com a solidão mesmo que seja sozinho.

Inserida por Fernando-R

⁠Lembro como se fosse ontem o dia que eu te vi pela primeira vez
Uma criança e um filhote, dois inocentes, não levou 5 segundos pra nossa energia se conectar e puramente se transformar em amor
Brincamos como nunca e eu vou lembrar disso pra sempre
Teu abraço desde pequena foi um conforto pra minha alma, e com o passar do tempo essa sensação só aumentou de tamanho(e que tamanho)
Tenho certeza que eu aprendi bem mais do que ensinei pra ti
É incrível como um “bichinho” pode nos proporcionar tantas lições..
Obrigado por não me deixar ser egoista, eu vou sentir falta de dividir cntg minhas torradas diárias
Obrigado por me ensinar a amar e ser amado em proporções inimagináveis, e que é essencial retribuir todo tipo de carinho
Obrigado por latir em qualquer pessoa e me fazer passar vergonha toda vez q ia entrar em casa, eu sei q tu só queria me proteger
Eu também sempre quis isso
É revoltante um cachorro assim viver menos que pessoas tão ruins, mas o mundo nunca foi justo..
Depois de tantos sustos com tuas fugas, tua cirurgia e teu sonho de se tornar mãe (mesmo que de um hambúrguer de brinquedo), finalmente tu tá descansando
Sei que num lugar melhor que aqui, e fazendo o que sempre fez pra todos que conhecia(e não conhecia), que é deixar o dia de alguém mais feliz com aquela energia e inocência que não se perderam com o tempo

Desculpa por não deixar tu me lamber e não brincar contigo todos os dias
E me desculpa por não ter entendido teu pedido de ajuda naquela noite que por algum motivo eu senti a obrigação de me despedir e aproveitar tua companhia com calma
Tu me tornou um ser humano melhor e eu prometo tentar passar um pouco da tua doçura e pureza pra esse mundo cheio de crueldade
Em menos de 5 segundos tu se foi, e eu faria qualquer coisa pra ver aquela carinha quando tu escutava um barulho novo só mais uma vez
Faria qualquer coisa pra te ver dormir em baixo da churrasqueira só mais uma vez
Faria qualquer coisa pra te ver na janelinha da porta esperando a comida ser arremessada pra ti pegar ela no ar só mais uma vez
E faria qualquer coisa pra deixar tu dormir escondida no sofá só mais essa noite

Clara, da forma mais genuína eu posso dizer que te amo, e sempre vou te amar
Escrevo isso com as lágrimas de perder minha melhor amiga nesse dia, mas com a certeza de que os momentos felizes que tu me deu são maiores que essa dor
A saudade do teu carinho é eterna, mas me espera aí minha véia, um dia a gente ainda se encontra...
E pra ti que leu e tá se perguntando o que eu vou ganhar escrevendo tudo isso pra alguém que não pode e nunca pôde ler, eu respondo:
Absolutamente nada, mas tu sim
Presta atenção nos detalhes, ame e aproveite todo tempo possível com teu bichinho, sem pensar no final mas com a consciência de que ele existe..

Inserida por Vinyfraga

⁠Entre dores, desafios e decepções, vou evoluindo e envelhecendo.
Já não sou mais criança, não acredito em fadas e duendes, as pessoas não aceitam mais meus defeitos, minha vida tem se resumido a quanta dor sou capaz de aguentar sem sucumbir a minha própria tristeza.
Meus erros, experiências e dúvidas vão ditando os caminhos da minha vida, e a mim só resta ir me curando e andando, chorando e consolando e a medida que os anos passam, vou deixando um pouco de mim pelo caminho.
Parabéns pra mim que apesar de todo o cansaço desta vida ainda tenho coragem de levantar e sorrir.
Não tenho a pretensão de atingir a perfeição, meu desejo é que Deus me guarde o coração, do inimigo e de mim mesmo, para que ainda que a vida me maltrate eu não venha a sucumbir.
Obrigado Deus pelo meu dia, 06/06, 37 anos, que Deus me proteja, me guarde, me guie e me fortaleça por todos os dias que eu ainda tenha por aqui.
Um ano a mais, um ano a menos, não sei o que Deus me reservou, só sei que ele tem me preparado pra isso, se for mais dor e decepção amém e se não for, bom também.

Inserida por AntonioLimaJunior

⁠A Cabrita
Nada para mim, quando criança, foi fácil. Conseguir a minha primeira bicicleta foi uma luta. Tudo começou com a compra de um relógio Omodox na relojoaria do Sr. Pedro. Devo ter ficado com ele uns 10 dias. Em seguida troquei por uma espingarda de pressão e no mesmo dia por um relógio seiko. No dia seguinte troquei o relógio por uma espingarda de cartucho que fiquei com ela por uns 30 dias.
No lugar onde eu ia caçar; um sitio, nós, moleques, chamávamos de "os claudio", (era onde a gente comprava frutas para revender nos dias de chuva) o dono queria porque queria a espingarda. Dinheiro ele não tinha, mas tinha várias cabritas e me deixava até escolher uma. Não deu outra. Deixei a espingarda e vim para minha casa com uma cabrita. Imaginei que na minha casa todos iriam ficar feliz com a cabrita, ledo engano. , minha mãe quis me matar; me expulsou de casa com cabrita e tudo. Fiquei ali, na rua, olhando para a cabrita e ela para mim. Depois de um tempo a levei para pastar e tomar água no rio arara. Voltando para casa e sem saber o que fazer com a cabrita, porque, conforme minha mãe; em casa ela não entrava, fiquei, então, andando com a cabrita pelas ruas. De repente escutei uma voz dizendo --"ei, quer vender essa cabrita? Quando olhei, vi um menino, mais velho que eu, em cima de uma bicicleta, toda cheia de acessórios (buzina campainha, espelho retrovisor dos dois lados, fitas nas pontas do guidão e mais, uma luz que acendia pelo dínamo no pneu)., aquilo era tudo que eu queria. Respondi que não, mas podia fazer uma troca. Ele olhou para mim, pensou e perguntou: --
--"que mais que você tem, fora a cabrita?
--"tenho um canário belga e uma colerinha., respondi.
--"dobrando? (cantando) (
--"sim! Os dois."
--"me deixa ver
--"Negócio feito"
Depois de algum tempo, o menino que ficou com a cabrita, me disse que a cabrita não era ela, era ele, ou seja, era um bodinho, mas que foi até melhor. Me disse que ia fazer uma carrocinha e ensinar o bodinho a puxa-la. Acho que isso era gozação dele, mas sei lá..
E foi assim que eu consegui a minha bicicleta.//Ivo

Inserida por IvoMattos

Sobre os maus tratos com Crianças
⁠Poucas coisas nesta vida me impressionam.
Poucas coisas nesta vida me fazem realmente não querer fazer parte deste mundo.
Poucas coisas no mundo me fazem duvidar da existência de um ser supremo benevolente e controlador de tudo e todos.
Poucas coisas nesta vida me fazem questionar a real função de existirmos.
Poucas coisas nesta vida me faz sentir nojo de ser o que sou e ter o que tenho.
Poucas coisas me fazem perder a conexão racional com Jesus.
Poucas coisas me fazem duvidar que existe um plano superior voltado a redenção humana e a glória divina.
Muitas, são as coisas que me fazem questionar a função das instituições, políticas, filantrópicas e religiosas que existem no mundo, não digo isso no sentido institucional, e sim no sentido filosófico ou até prático da questão.
Como pode existir tanto dinheiro no mundo tanta comida, como pode existir um Deus benevolente que permiti isso, como pode tanto sofrimento com os que nem conseguem se proteger "Deus por que ?"
Qual o sentido disso, qual a explicação racional e verdadeira para isso?
Meu Deus, poupa as crianças , poupa eles pai, olhe por eles, derrame tua fúria senhor sobre o mal sobre os avarentos pai, elimina senhor os causadores disso.

Inserida por AntonioLimaJunior

⁠Veio do mar um vento criança, doido para conhecer as coisas da terra! Cheio de traquinagem, levantou areias, balançou os coqueirais, fez mais leves as borboletas, brincou nas asas dos pássaros, e levantou a tua saia, trazendo-me um perfume de felicidade..
odai flores Poeta!

Odair Flores
25 de julho de 2018 às 18:56 ·
O cântico de Evoras, Lorenas, Enyas e de mil ciganas, como que fazem uma estrada de luz para que eu avance por caminhos de mistérios que meus sentidos revelam a cada olhar e os reconheça como velhos conhecidos! Cenários do passado que de maneira sutíl, mostram-se ao meu olhar entre precavido e curioso, de forma translúcida...
odair flores

Inserida por odair_flores

⁠Criança e sua Mudança
.
Sentimos o valor do vento
Simplesmente vivendo o momento
buscando alegria em todo lugar
Correr… Brincar...
Querer com vontade
sem ter medo de se machucar
Com o olhar da verdade
sempre a se movimentar
.
Tempos de escola
Jogar bola
e brincar com cola
Saber que tatu rola
E se carrinho tem mola
.
Pra rodar longa distância
Passando por cada instância
Sem perder a constância
do prazer de uma infância
.
Com coração de criança
carregamos a esperança
de fazer mudança
nesse mundo sem bonança
.
Mudar antes da partida
Para que vida após vida
Deixar às próximas gerações
Que nos futuros corações
Restem lindas emoções
.
.

Inserida por olu-felipe