Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino

SOU MEU PSICANALISTA (B.A.S)

No lixo da angústia
Vou transmutando
E assim vou aprendendo
A essência da vida, da poesia

Que loucura, sou meu psicanalista
E tropeço nas palavras
E escorrego nos meus sentimentos
Quem sabe em outras humanidades

A folha do papel vazio
Encontro-me e desencontro-me
A metáfora é o caminho
Para reencontrar meu nirvana

Papel não tem cordas vocais
E na alquimia do poema
Transformo o lixo do mistério
No ouro da sabedoria

by:Licença Poética, Editora Biblioteca 24 horas
Bartolomeu Assis Souza, 2011

Inserida por bmdfbas

SERVIR SEM PERGUNTAR ATÉ QUANDO (B.A.S)

Mente Mestra, ensina-nos:
a orar sem esquecer do trabalho;
a doar sem olhar a quem;
a sofrer sem magoar seja a quem for;
servir sem perguntar até quando;
a progredir sem perder a humildade;
a semear e não preocupar com os resultados;
a ver sem ter malícia;
a desculpar sem condições, sempre e sempre;
a escutar sem corromper os assuntos;
a dialogar sem ferir;
a compreender o outro sem exigir entendimento;
a respeitar os demais, sem pedir consideração;
a dar o melhor de nós e não esperar nada nem reconhecimento;

Fortalece tudo isto em nós;
Pois não sabemos da medida da nossa fé;
Mas com tua graça chegaremos lá...
Assim seja!

Inserida por bmdfbas

Cecilia Payne:
A Mulher que Revelou a Essência do Universo.

A maior parte de nós aprendeu, nos bancos escolares, que Newton descobriu a gravidade, que Darwin explicou a evolução e que Einstein nos revelou a relatividade do tempo.
Mas, ao abrirmos um manual científico e lermos que o elemento mais abundante do universo é o hidrogênio, raramente surge a pergunta essencial: quem descobriu isso?
Não foi Newton.
Não foi Darwin.
Nem Einstein.
Foi uma mulher.
Foi Cecilia Payne.

Nascida em 1900, Cecilia enfrentou, desde a juventude, o peso de um mundo que ainda negava às mulheres o direito de transpor as fronteiras do saber.
Sua mãe, presa a convenções da época, recusou-se a custear sua formação universitária.
Cecilia, no entanto, não se deixou deter: conquistou uma bolsa e ingressou em Cambridge, onde brilhou pela genialidade e pela firmeza de propósito.

Concluiu seus estudos com distinção, mas Cambridge — fiel ao conservadorismo de então não concedia diplomas a mulheres. Simplesmente as excluía do reconhecimento oficial.

Sem se resignar, Cecilia atravessou o Atlântico e foi para Harvard, onde se tornaria a primeira pessoa, homem ou mulher, a obter um doutorado em Astronomia pela Faculdade Radcliffe, instituição associada à universidade.

Sua tese, intitulada “Stellar Atmospheres”, foi descrita pelo eminente astrônomo Otto Struve como

“A tese de doutoramento mais brilhante já escrita em astronomia.”

E não era exagero.
Cecilia Payne desvendou o segredo da composição do universo: demonstrou que o Sol e, portanto, a maioria das estrelas é constituído quase inteiramente de hidrogênio e hélio.
Ela foi a primeira a enxergar o que ninguém antes percebera.

No entanto, o conservadorismo acadêmico mostrou novamente o seu rosto.
Henry Norris Russell, seu colega e referência da época, a dissuadiu de publicar suas conclusões.
Anos depois, ele mesmo apresentou as ideias como suas e a história, como tantas vezes fez com as mulheres, atribuiu-lhe o mérito.

Ainda assim, os alicerces da astrofísica moderna repousam sobre o trabalho de Cecilia Payne.
Todos os estudos posteriores sobre as estrelas, suas temperaturas, luminosidades e composições, partem das bases que ela estabeleceu.

E, paradoxalmente, os obituários omitiram sua maior conquista.
Ela não teve monumentos erguidos em sua memória.
Não foi celebrada nas praças da ciência.

Mas deixou marcas que nem o silêncio da história pôde apagar.
Cecilia Payne tornou-se a primeira mulher professora titular de Harvard, abrindo caminhos para outras mentes brilhantes que, como ela, ousaram pensar além das fronteiras impostas.

Ela descobriu do que o universo é feito e, ironicamente, quase ninguém sabe o seu nome.

“As estrelas podem não falar, mas Cecilia as fez confessar o seu segredo.”
Escritor:Marcelo Caetano Monteiro .

Inserida por marcelo_monteiro_4

Respondendo ao seu comentário!

É interessante uma pessoa
pode vir me dizer que devo aprender a escrever,
para que eu possa sentir que sou um pensador.

Será que tenho que ter um mestrado em literatura para que possa me expressar.
Tenho que estar no último ano de letras para poder escrever poesia.
Sou considerado analfabeto por cometer erros de ortográficos.

Acredito que encontrei alguém que pensa isso, e na sua avaliação, não posso ser um pensador, pois, em sua opinião, sou um analfabeto…

Para começar ser pensador ou um poeta, ou escritor, tem mais a ver com o modo que você observa a vida,
e não com seus diplomas.
Ser um poeta é expressar sua visão em palavras e mesmo que aja erros na escrita o importante é o contexto do se é dito. É inspirar as pessoas, comovê-las e até arrancar sorrisos e encanto.

Não vou desistir do meu sonho,
porque fui ofendido, ou, porque recebi uma crítica.
Tudo isso me fortalece,
pois, minhas palavras não serão contidas.

PauloRockCesar

SINAL DE GRANDEZA

Aprende a escutar o que os outros dizem, registrar a intimidade alheia, sem divulga-la, é sinal de grandeza.
Acolhe o desabafo de quem sofre e não censures quem erra.
Por vezes, saber ouvir é mais importante que saber expressar-se em todos os idiomas. Oferece ombro amigo ao coração aflito.
Todos carecemos de quem nos escute sem nada dizer.
A indiferença aumenta o sofrimento de quem se sente sozinho.
Não desconsideres a dor dos semelhantes.
A solidariedade nas lágrimas de quem chora, equivale a seguro abrigo que se encontra debaixo da tempestade.
Um simples sorriso de simpatia e cordialidade pode resgatar uma alma ao abismo.

Inserida por Luzmarcia

Onde a Beleza Aprende a Ser Forte


Você não é dessas belezas distraídas do mundo,
que passam… e passam.
Você fica.


Fica no traço firme do olhar,
na curva exata do sorriso
que não pede atenção — conquista.


Há em você um desenho raro:
a leveza de quem se cuida
e a força de quem já se reconstruiu inteira,
como se o tempo tivesse tentado te quebrar
e você respondesse… florescendo.


Teu corpo é ritmo —
passo de quem caminha cedo,
de quem entende que viver
também é disciplina e carinho consigo.


E teus olhos…
teus olhos têm aquele brilho
de quem não se entrega fácil,
mas quando escolhe…
é inteiro.


Teu sorriso carrega sol,
daqueles que não queimam — aquecem,
e eu, que você insiste em elogiar o meu,
confesso:
o meu só aprende a ser bonito
quando encontra o teu.


Você é dessas presenças que não se apressam,
mas também não se escondem.
Sabe o que quer,
e mais ainda — o que não aceita.


E isso, Regina…
isso é raro.


Se o nosso encontro for mais que acaso,
se houver entre nós esse fio invisível
que liga duas vontades na mesma direção,
te digo com calma e verdade:


vai ser bonito.


Porque eu não te olharia pela metade,
nem pisaria leve onde é preciso presença.
Seria inteiro — como você é.


E, se me permitir caminhar ao teu lado,
vou fazer do cuidado um gesto diário,
do carinho um idioma constante,
e da tua felicidade…
um lugar onde eu também quero morar.

Inserida por francisco_dantas

❝ ...Foi você que me ensinou a ser forte nos
momentos de desespero. É com você que
me sinto segura, é com você que meu coração
se abre. É nos seus braços que me tornei mulher,
é no seu colo que me sinto em paz. Você me conquistou
de uma forma que jamais homem algum conseguiu.
Você me conhece por inteira, você tocou minha alma
de uma forma tão doce e suave. Sou dependente deste
amor. Meu vicio, meu alimento, meu único e verdadeiro
Amor ...❞
----------------------------Eliana Angel Wolf

Inserida por ElianaAngelWolf

❝...Com o tempo tudo fica mas fácil de sentir.
Com o tempo nós vamos crescendo, vamos
aprendendo a lidar com os obstáculos da vida,
aprendemos a cair e a levantar bem mais fortes.
Com o tempo aprendemos que ser guerreira nem
sempre é sair para lutar. As vezes ser guerreira é
ficar no silêncio da noite e chorar em silêncio, é sofrer
a dor da saudade, é sangrar e ter que curar as feridas
sozinha, ser guerreira também é se levantar das cinzas
e sair para a vida, e voltar a sorrir e secar as lagrimas
caídas. Ser guerreira é passar pelo fogo na certeza de
que sua Fé te mantém em pé... ❞
---------------------------------Eliana Angel Wolf

Inserida por ElianaAngelWolf

❝A maturidade me ensinou a ser mais forte,
a me amar mais, a seguir meus sonhos
sem medo ou ilusão.
A maturidade me ensinou a ser
feliz sem depender de ninguém.
Com a maturidade você aprende a dar
mais valor a cada segundo da sua vida,
você arrisca mais, você quer mais, você
sabe o que quer, e você atingir sempre
seus objetivos... A maturidade?
É a melhor fase da Mulher... ❞


---------------------Poetisa: Eliana Angel Wolf

Inserida por ElianaAngelWolf

A religião ensina sobre a condenação, o evangelho mostra o caminho da salvação;
A religião prega sobre tremor, o evangelho fala sobre amor;
A religião aponta os atos, o evangelho nos mostra os cravos;
A religião nos aperta, oevangelho nos liberta;
A religião nos apavora, o evangelho nos transforma!

Inserida por Tisantana

⁠A primeira lição que a maturidade nos transmite é aceitar com menos sofrimento. Aprendemos que nem tudo segue o roteiro que idealizamos, e a verdadeira sabedoria está em acolher as surpresas da vida com um coração aberto. Os reveses tornam-se oportunidades de crescimento, e o sofrimento cede espaço à resiliência.
A maturidade, como uma brisa suave, nos envolve, proporcionando uma compreensão mais profunda e tranquila dos desafios que surgem em nosso caminho. A segunda lição é a capacidade de entender com mais tranquilidade. As situações complexas não nos perturbam da mesma maneira, pois a maturidade nos dá a clareza para analisar, compreender e seguir em frente com serenidade.
Com a maturidade, também descobrimos a importância de querer com mais vontade. À medida que crescemos, nossos desejos se refinam, e a busca por significado se torna mais intensa. A maturidade nos impele a direcionar nossa energia para o que realmente importa, a perseguir sonhos alinhados com nossos valores mais profundos.
Em última análise, a maturidade é uma jornada de autodescobrimento que nos conduz a uma vida mais autêntica. Aprendemos a abraçar a realidade, aceitar as imperfeições, compreender as complexidades e buscar nossos anseios com uma determinação renovada. Que cada ciclo da vida nos aproxime da maestria que a maturidade oferece, transformando-nos em seres mais conscientes, resilientes e plenos.

Inserida por MarceloViana

Sabemos que está escrito no Livro Sagrado (Bíblia Sagrada), o ensinamento seguinte:

"Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. ... Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta (Mateus, 6,2 e 3)".

Porém, quero aqui dar a Cesar o que de César e a Deus o que é de Deus (Mateus 22:21), pois, diante de toda a tragédia acontecida com a Maior Enchente de todos os tempos aqui em Castelo, ES, deparei-me com pessoas de coração tão bom que mal cabe no peito de tamanha generosidade, como é o caso das pessoas que estão recolhendo donativos para os menos favorecidos ou trabalhando na confecção das marmitas e servindo-as nas Comunidades, recebendo e separando as roupas e outros donativos para distribuí-los aos mais necessitados, além dos que estão colocando a mão na massa e retirando os entulhos e bens perdidos na enchente e colocando-os nos caminhões para descarte, limpando e lavando as avenidas, praças e ruas, para um novo recomeço de vida.

A essas pessoas guerreiras, generosas e bondosas, só posso dizer o seguinte: muito obrigado por tudo que fizeram pela nossa gente de Castelo, ES e que Deus as abençoe e proteja sempre. Amém.

Inserida por luizborgesdosreis

⁠RENASCIMENTO

Ela aprendeu no inferno que ao ser ferida
Ela precisa se permitir morrer
Suportar o sofrimento
Absorver cada gota de dor
Para não deixar vestígios do que lhe feriu
Até não haver o que ser absorvido
Nem sofrimento
Nem dor
Nem nada
Assim ela se cura
Assim ela renasce das nossas próprias cinzas.

Inserida por katiaruiva

⁠Com o passar dos anos aprendemos que nada é para sempre, com os momentos bons temos alegria, com os momentos ruins a experiência e cada momento precisa de vivido intensamente.
Com o passar dos anos aprendemos que precisamos nos tratar com carinho, precisamos nos amar para que nos momentos em que não houver alguém ao nosso lado saibamos desfrutar da nossa companhia, pois nem sempre estaremos rodeadas de pessoas mas sempre estaremos conosco.
Se cuide, se ame, se curta, viva, faça por você e para você porque todos vão embora por algum motivo mas você estará sempre com você.

Inserida por katiaruiva

⁠A história de Jonas, capítulo 1 versículo 3 nos ensina que quando estamos fugindo da vontade de Deus(chamado) para nós, haverá boas oportunidades. Vale lembrar que: Não é porque uma porta se abriu que é para você entrar. Assim que Jonas decidiu ir para Társis ao invés de nínive ele achou um navio oposto ao chamado de Deus para ele e sofreu as consequências que poderiam ter sido evitadas oriundos de sua negligência e portanto desobediência.
Já dizia minha mãe:”meu filho, melhor é obedecer do que sacrificar”.

Inserida por Fernaandesluccas

⁠A história de Jonas nos ensina que Deus nos permite usufruir livre-arbítrio, porém, grande parte das vezes usamos erroneamente. não era para Jonas estar naquele barco a caminho de társis, mas; uma vez que estava Deus usou isso a fim de mostrar aos integrantes daquele barco que só há um único Deus.
Deus não descarta nada.
Jonas 1:14-16

Inserida por Fernaandesluccas

⁠A história de Jesus me ensina algo lindo e prático.
Você só sabe pelo que vale a pena viver, quando se tem total consciência do que estaria disposto a MORRER se necessário fosse.
E é assim que tenho buscado tomar minhas decisões, sempre partindo dessa PREMISSA.
Estartaria disposto a morrer?
Se a resposta for não, não vale a pena começar.
•Casamento
•Novo negócio
•Ministério
— vale mais o “não” que te liberta do que o “sim” que te aprisiona.

Inserida por Fernaandesluccas

⁠Na criação do mundo, o próprio Deus, já nos ensinava que nem tudo é trabalho; precisamos de pausas, intervalos e estações. Silêncios para que a ordem e o esforço que fizemos, faça sentido através de nossa reflexão e através de nós haja luz.
§
"PI: Criacionismo Bíblico em uma consciencia plural".

Inserida por AllamTorvic

⁠📌

"Existem três verdades:a que aprendemos com os livros na academia,a que aprendemos com as experiências da vidae a verdade espiritual.

Não há uma transição direta entre elas, antes, porém, é preciso passar pela ponte da reflexão; deixar o Espirito conduzir e fazer conexões".

Inserida por AllamTorvic

⁠Ensina-me a permanecer em Tua presença, sem ser consumido pelas pressões deste mundo. Que minha força venha de Ti, e que eu confie plenamente no Teu poder que me sustenta. Faz-me arder em paixão por Teu Reino, guiado pelo Teu Espírito Santo.
A Glória não pertence a mim, mas a Ti. Que em todos os momentos eu me lembre disso, que em todas as situações eu diminua para que o Senhor cresça e Teu Nome seja exaltado. Renova minha mente e transforma meu coração, sendo moldado conforme a Tua vontade.

Inserida por KamillaMoreira