Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino

Agradeço a Deus, pelas oportunidades que se apresentam diante de mim, permitindo-me crescer, aprender e evoluir constantemente. E, acima de tudo, sou grata por ter ao meu lado as pessoas que amo, compartilhando desse mesmo privilégio de acordar e viver a plenitude de mais um dia...

- Edna Andrade

Inserida por EdnadeAndrade

⁠Ser forte, sem ser...
Condescedente por falta de opção...
Vivendo, aprendendo a viver...

Sem querer ficar...
Mas fugir com o vento...
A noite que a tudo acata...
No dia acaba o perdão...

Fechando os olhos...
Como fera que estuda...
Na queda do súbito, o espanto...
Desnudar a carne para gerar a razão...
Porque se obriga a esconder o sentimento...
Fugindo da decepção...

Hora se tem um...
Hora se perde ao outro...
Nada existir...
Ser igual aos mortos...

Aspirar a voz...
Resfriar o suor...
Saber qual o momento...
Ser a criança que és...
Somente quando parar o tempo...

Segurar a vida por desespero...
Sabendo que nem tudo é tão perfeito...
A segura confiança trançando planos...
Vida estranha...
Vida dura...
Por mais que a gente se articula...
Despenca do barranco...
É uma rotina sem cura...

Vaivém de luzes...
Fatos, momentos...
Organizam a marcha em nossa estrada...
E assim vamos seguindo...
Criando sonhos...
Querer voar...
Sem ter asas...

Páginas em branco...
A serem escritas...
Sorrisos, choros...
Beijos e feridas...

Tudo junto...
Tudo misturado...
E tudo requer cuidado...

No fundo às vezes nem entendemos o porquê...
Mas vamos aprendendo...
Entre sermos felizes e a sofrer...

Infindável luta...

Recomeçar... após perder...

Sandro Paschoal Nogueira

⁠"Há vantagem da filosofia ne uma terapia?
o estoicismo é uma filosofia prática que ensina a viver uma boa vida, focando no que podemos controlar. Suas ideias ajudam a reduzir ansiedade, estresse e lidar com emoções negativas. Essa influência se estende à terapia contemporânea, especialmente à Terapia Racional Emotiva Comportamental (TREC), precursora da Terapia Cognitivo-Comportamental. Algumas conexões entre o estoicismo e a terapia incluem o controle do que é possível, a aceitação, resiliência, questionamento de julgamentos e emoções, e o incentivo à autorreflexão e autoconhecimento.

Controle do que é possível:

Aceitação e resiliência:

Julgamentos e emoções:

Foco em si mesmo:

Logo, o estoicismo oferece princípios atemporais que podem enriquecer nossa jornada terapêutica, promovendo bem-estar emocional e crescimento pessoal"

Inserida por carloshenriqueH-CH2

A Era da Verdade Conveniente
Vivemos um tempo em que a mentira aprendeu a falar com a entonação da verdade,enquanto a verdade, fragmentada e subjetivada, perdeu contorno, identidade e coragem.Já não importa o que algo é, mas o quanto serve.
As palavras deixaram de ser compromisso.O que se diz hoje não se escreve, porque amanhã será negado.O discurso tornou-se volátil: ocupa o espaço do debate, mas não sustenta o peso da responsabilidade.
Tudo foi arrancado de seu contexto.Os sentidos foram diluídos, os critérios relativizados,e aquilo que antes era princípio transformou-se em argumento de ocasião.A coerência cedeu lugar à conveniência.
No fundo, quase nada é neutro.Ideias, causas e discursos orbitam interesses — individuais ou coletivos —sempre justificados como necessidade, moral ou urgência social.O bem comum tornou-se linguagem;o benefício próprio, método.
Os que detêm o poder já não governam apenas estruturas,mas percepções.Não impõem verdades: administram narrativas.Decidem o que será aceito hojee o que será esquecido amanhã.
Talvez a maior crise do nosso temponão seja a escassez de informação,mas a ausência de compromisso com a verdade.Porque quando tudo pode ser ditoe tudo pode ser negado,não habitamos mais a realidade —habitamos a conveniência.

Inserida por wander-von-muller

⁠A gente é mais feliz...
quando entende que o bom não é inimigo do perfeito...
quando aprende a deixar as pessoas ruins para lá...
quando se contenta com menos...
quanto percebe que as coisas, são só as coisas e o consumismo exagerado, só traz ansiedade e infelicidade...
quando aprende a valorizar a família...
quando percebe que não é necessário ter muito para ser feliz...
quando começa a investir mais em momentos do que em coisas...

Inserida por droplets

⁠Bem, os anos começam a chegar
E não param de chegar
Fui ensinado a seguir as regras e me dediquei por completo
Não faz sentido não viver pela diversão
Seu cérebro fica esperto
Mas sua cabeça fica burra
Tanto para se fazer, tanto para se ver
Então qual é o problema em escolher o caminho difícil?
Você nunca vai saber se não for
Você nunca vai brilhar se não se iluminar

Smash Mouth

Nota: Trecho da canção All Star.

Inserida por droplets

Os justos não podem se calar com o avanço do pecado e das injustiças. A relativização dos ensinamentos bíblicos em nome de um discurso politicamente correto tem levado a igreja a perder o seu real propósito na terra, que é denunciar o pecado e propagar o nome do Senhor Jesus.
1 João 3.4-6
Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.

Inserida por emerson_silva_2

⁠Toque seu violão,cante,selecione boas músicas para ouvir,assista boas séries,aprende idiomas,faça atividade física sem exagerar nos exercícios e se gosta de estudar pode estudar algo que tem aptidão.Respire ar puro e se for possível faça viagens de 72 horas,pois essas costumam ser as melhores viagens.Se for fazer viagens longas tome cuidado com falsas agências de viagens ,pois algumas têm ligações direta ou indireta com o tráfico de pessoas.Mantenha o amor próprio e queira ter por perto quem te faz bem.Logo,assim manterá uma boa saúde mental.

Inserida por ShalimarFarias15

Metade do que ensinamos não é útil nem interessante, não sabemos a diferença entre educação e opressão, ⁠o direito à Educação é, na verdade, uma obrigação, não investimos na formação continuada dos professores e nem em recursos que enriqueçam a ESCOLA.

Nossa solução: retirar os celulares dos alunos.

Inserida por audreybueno

⁠ESCOLA APRENDIZ


A escola diz que o aluno não quer aprender.
Mas a escola também não.
A inclusão segue tentando ensinar à escola uma lição:
Se não conhecemos bem a realidade de alguém,
A EMPATIA deve ser nosso GUIA.
Se nos dizem onde dói, perguntamos como ajudar.
Em vez de dizer apenas que é preciso se acostumar.
Se lidamos com pessoas, elas não cabem em fôrmas.
Se a escola semeia a sociedade do futuro,
O que colheremos, então, se a escola não puder
Aprender com a inclusão?

Inserida por audreybueno

Existem sentimentos que a gente aprende a calar.
Palavras que ficam presas na garganta.
Lágrimas que ninguém vê.


O Silêncios que Falam nasceu para isso:
para transformar o que foi reprimido em expressão,
o que foi guardado em palavra,
o que foi silêncio em voz.


Aqui, você não precisa fingir que está tudo bem.
Aqui, o que dói pode ser dito.
E o que você sente… importa.

Inserida por adrianoaugustosilva

⁠Estou aprendendo
A viver um dia após o outro
Não me cobrando
Não me ferindo
Apenas esvaziando
O coração dos sentimentos negativos
Estou aprendendo a olhar
Com mais amor as minhas cicatrizes
Deixando os traumas de lado
E reconstruindo um mundo
Mais leve dentro do peito
Estou me cuidando
Me amando
E aproveitando os momentos de solitude
Pra me reconectar com a essência do amor próprio
Estou me cuidando
Me amando com tudo
Quer há de melhor dentro do coração
Porquê estou aprendendo a mim
Colocar como centro da minha vida
E como prioridade da minha alma

Inserida por RosaV

Uma vez que já saí daquela "Matrix", tudo o que peço a Deus, é que me ensine a sobreviver neste que, agora sei, é o mundo real.
Porque nem tudo o que se "passa a" crer, ver ou viver costumeiramente é de fato o melhor caminho ou trará os melhores resultados.
E o novo também demanda vontade de quem optou por aprendê-lo. E essa é a palavra chave, em tudo isso: vontade .
Poderia ser o inacessível passado mais atraente que aquilo que está por vir? E o presente segue...

(Fabi Braga, 14/10/2014)

Inserida por fabitech2

Sua voz
Seu olhar
Tudo faz falta
Às vezes passamos por coisas ruins
Para aprendermos a suportar coisas piores
Que virão
E veio
A sua falta aqui
É como uma faca cravada no baço
Que entra fácil
Faz um estrago
E sai
Procuro nos olhares aleatórios da estação seu olhar
Algo que possa te identificar
Confesso
Eu odeio te amar

Inserida por brunoleitao

Um dia iremos nos ver novamente
Cada dia a gente aprende
E com você aprendi
Diversas vezes com você me diverti
Muitas chorei, mas lembro apenas as vezes que sorri
No meu aniversário, esquecia do meu presente, lembra?
Te dizia que nenhum presente era melhor que sua presença
O corpo amorteceu, mas o espirito é imortal,
Pois você faz parte de mim
Pra quem tem fé, a vida nunca tem fim
Algo que é realmente nosso, nunca se vai
Hoje é seu dia, parabéns Pai.

Inserida por brunoleitao

⁠Falando aos seus discípulos, Jesus nos ensina a importância da vigilância a tudo que nos cerca. E da importância da nossa conexão ininterrupta com a Sua Palavra, quando Ele ordena: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação - na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca".
Mateus 26:41

Inserida por JulmarCaldeira51

⁠O tempo ensina que não devemos Ficar repetindo a mesma tecla. Entenda que com mentes fechadas dialogar
Requer um tempo de compressão. Entendendo que cada um, entrega Certamente aquilo que tem no coração
Então assim compreendemos com sabedoria
Respeitando a metamorfose do carvão em diamante.

Inserida por NABYCURY

⁠depois de passar um tempo a deriva
entregue a própria sorte
Chega um momento que aprendemos
A nos guiar pelo norte

E quando filnalmente há terra a vista
Um porto seguro para atracar
Eis que vem uma onda gigante
e nos arrasta de volta pro mar

Nessa hora não adiantar se desesperar
Ai você toma controle da situação
Mas percebe que lutar contra o mar
E perder por antecipação

Mas importante é não desistir, né ?
Mas, e se desistir for a solução?
E deixar a onda te levar de volta
Seja sua melhor opção

E se o mar for a sua verdadeira liberdade ?
E aterra firme, for pra você uma prisão
Talvez ser náufrago seja menos solitário
Do que ser só mais um na multidão

Inserida por Marcossilva1988

⁠Em 2016, fui confrontada com a profecia de que não concluiria o ensino secundário. Posteriormente, ao aventurar-me em Maputo, deparei-me com a falta de apoio de certas pessoas. Contudo, persisti, depositando minha fé em Deus, e algumas situações evoluíram positivamente. Recentemente, fui novamente atingida por palavras depreciativas, insinuando que, apesar da minha dedicação à escrita, meu destino seria invariavelmente infeliz. É inegável que as palavras possuem um poder destrutivo intrínseco. A ausência de empatia em certas interações verbais é notória, refletindo, lamentavelmente, um arrefecimento do sentimento de benevolência."
Contudo, estas pessoas olvidam um princípio basilar: não são meus adversários. Ansiaria que compreendessem que o meu antagonista primordial reside em mim mesmo. A minha existência não se pauta pelas suas palavras ou observações; pelo contrário, nutre-se da fé."

Inserida por GracielaD

⁠Deus, quando quer te ensinar, se preciso for, ele te leva até o vale de ossos secos. Agora, quando ele quer exaltar, pega o pequenino e faz dele rei de uma nação.
O que você está vivenciando nesse exato momento?
Fique tranquilo, em todos os momentos da sua vida, Deus está presente.
Se você estiver passando pelo vale, Deus está te ensinando a ser forte e obediente. Confie nos planos do Senhor, que tudo isso passará e as bênçãos de Deus em sua vida chegarão.

Inserida por joao_galvao