Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
Prece pedindo sabedoria
Senhor preciso aprender o jeito certo de enfrentar certas situações.
Ajuda-me a tomar posições com clareza, e sem medo.
Ajuda -me também a não me deixar levar pela ira ou indignação.
Ensinai-me a ser firme com amor,
e com bondade a dizer o que é preciso sem no entanto magoar ou ofender.
Dá-me Senhor, lucidez e sabedoria.
Dá-me Senhor ser agradável aos teus olhos.
Que assim seja!
Haredita Angel
07.01.23
“Não me tire a vontade de tentar acertar e aprender dos meus errores; cada um tem seu momento e seu tempo.
Erros e acertos são feitos pra motivações do crescimento pessoal. Arrepender somente do que não comete. Se acerto arquivamento pro meu ego.
E se erro? Ah, arquiva ai como experiência.”
—By Coelhinha
As religiões são muito importantes, e cada uma possui seus ensinamentos dentro da ética espiritual definida nos seus dogmas e preceitos, à vista da vida e do mundo atual.
Nem estão certas ou erradas.
Todas cumprem com seu papel de levar às pessoas o conforto e a fé, através dos seus Livros Sagrados, a exemplo do Cristianismo que tem nos Evangelhos a base dos ensinamentos do Divino Mestre Jesus.
Embora Ele, de acordo com os relatos dos Evangelistas, jamais tenha tocado no nome de alguma religião ou criado uma, preceituou os seus ensinamentos num único mandamento, o do amor.
Isso explica a transcendência do verbo amar sobre os dogmas, ritos e conceitos, pois, o amor é a vivência da espiritualidade ensinada pelo Mestre Galileu.
Tomemos como exemplo a sábia resposta do Dalai Lama à seguinte pergunta que lhe foi feita pelo famoso teólogo Leonardo Bof:
- Santidade, qual é a melhor religião?
E ele sabiamente respondeu:
- A melhor religião é aquela que te faz melhor.
Meditemos sobre esta grande premissa e encontraremos paz de espírito e conforto nas nossas atribulações.
Exercitemos com fé e persistência a nossa crença qualquer que seja a religião e seremos muito mais felizes!
Um grande beijo em seu coração.
R&F Perazza.'.
queria ter te amado
ter ganho um abraço
sentir orgulho de ser seu
mas você não me ensinou
seus olhos não me buscavam,
mas sua indiferença, sim
queria ter te beijado,
ter te abraçado, mas você nunca estava
queria ter te amado sem ser imitação
amar com o coração
mas você não me ensinou
nem sabia o que de fato eu era seu.
tudo teria sido diferente
não teria que ir me desfazendo de você
pelos caminhos.
não teria tido tantos pesadelos e tantos medos.
tantas perguntas e tantas angustias.
você poderia ter sido meu amigo de fato. /i Ivo Terra Mattos
Fases da cura
Na cura a gente erra,
acha que supera
e aprende com a espera.
Na cura a gente se rende,
no processo se desentende
e depois, se surpreende.
Na cura a gente se descobre
percebe que na ansiedade,
a gente só sofre.
Na cura a gente sorri,
e relembra o quanto
é necessário sorrir.
Na cura a gente se ajuda,
percebe o quanto
a gente muda,
até que finalmente
a gente se cura?
Aprendi a ser Mar …
Aprendendo a cada dia com
a sabedoria das águas,
Aprendo a deixar ir,
A esperar, sentir, respeitar.
Aprendi a ser Mar,
Sendo mulher, mãe, gota e oceano.
Aprendendo a zelar, nutrir e ensinar.
Aprendi a ser Mar
Através de toda lágrima e suor,
Aprendendo o preço do caminhar e
A necessidade de sempre seguir.
Um dia você aprende
Um dia você sente muito
Um dia você não sente mais nada
Um dia você lembra
Um dia você esquece
Um dia você pesa
Um dia você tá leve
Um dia você se perde
Um dia você se encontra
Um dia você quer
Um dia você não quer
Um dia você vai atender
Um dia você me liga
Um dia talvez cê volte
Um dia talvez você fica
Bocaina do Sul
Tu sempre será o meu
Rio Bonito de ensinamentos,
do teu povo amigo orgulho
não nego que tenho, louvo
e poemas eu à todos dedico.
Nos Aparados de Piurras
reabro o livro da tua vida,
das origens carijó e jê,
Bocaina do Sul, ternuras
mil devoto todas à você.
Na Cachoeira Morro das Pacas
releio todas as páginas
de crescimento que te fizeram
na vida uma cidade erguer,
Bocaina do Sul és alegria de viver.
Nas cachoeiras e no Rio
na localidade de Campinas
agradeço a sua existência linda,
Bocaina do Sul, minha querida,
filha da Bela e Santa Catarina.
Na Pedra da Boca eu marquei
um encontro escondido com
você porque és tudo que amei,
amo e sempre na vida amarei:
Bocaina do Sul em ti me amarrei.
Nas tuas grutas e no teu memorial
de devoção rezo por mim,
por ti e por tudo que és,
Bocaina do Sul, minha amada,
não há ninguém que não se renda
aos teus pés diante de tanta beleza.
Meu afastamento de certas pessoas não é para ensinar uma lição, mas porque Deus me ensinou a cuidar do meu coração. 'Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.' (Provérbios 4:23)"
O afastamento pode ser um ato de sabedoria e obediência, reconhecendo que nem toda companhia edifica a nossa fé.
A Bíblia nos ensina que Deus tem um beneplácito, ou seja, um prazer e uma vontade soberana de nos abençoar.
Efésios 1:5-6 diz:
"Nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de Sua vontade, para louvor da glória de Sua graça, que Ele nos concedeu gratuitamente no Amado."
Senhor Jesus,
ensina-me a viver com saudade do céu.
Que meu coração esteja pronto,
que minha alma esteja cheia do Espírito.
Dá-me o clamor da Noiva,
a chama viva da Tua espera.
E quando ouvires meu sussurro dizendo “Vem”,
responde com Tua glória:
“Eis que venho sem demora!” Amém.
Senhor Jesus,
me ensina a caminhar olhando pro Céu,
a suportar as lutas com os olhos na coroa,
a viver como quem já Te vê.
Quando chegar minha hora,
que eu entre com louvor,
não por merecimento,
mas pela graça do Teu amor.
E que minha história cante no Céu:
Valeu a pena viver por Ti.
Amém.
Senhor, ensina-me a festejar com gratidão,
e não com orgulho.
A desfrutar sem me esquecer de Ti,
e a considerar que tudo vem das Tuas mãos.
Na fartura, que eu adore.
Na escassez, que eu confie.
Faz do meu coração um altar constante,
em todas as estações da vida.
Em nome de Jesus, amém.
Tu és bom em todo tempo,
Mesmo quando os dias são escuros e o céu se fecha.
Ensina-me a reconhecer Tua presença nos momentos difíceis
E a ver que cada estação tem um propósito.
Não quero apenas sobreviver ao dia mau,
Mas aprender com ele, crescer e Te honrar.
Ajuda-me a confiar, mesmo sem entender.
Porque sei que o Senhor fez o dia da alegria
E o dia da adversidade — ambos com amor.
Em Ti eu descanso, e em Ti eu prossigo.
Talvez,
A lição mais valiosa
Que o tempo nos ensina,
Tem a ver com
A relatividade da ausência.
Não é necessário estar, para ser.
Você me perguntou,
Se é amor.
Respondo,
Com plena convicção,
Que não é.
O que sinto por você,
Ainda não foi batizado,
Pela psicologia, filosofia ou pela fé.
Deus ensinou a gratidão
criando a gralha negra,
e a cobrindo com o seu
manto azul como reza
a antiga lenda gentil
deste nosso amado Sul;
Quem dera ser uma
Gralha-Azul enterrando
pinhão e morando
entre as araucárias,
e longe de gente que não
sabe preservar nada,
e tampouco sabe plantar
paz e amor no coração
preferindo viver num
mundo sem reconciliação.
Cada letra poética minha
tem sido Inconfidente,
onde ninguém aprendeu
a lição e se valoriza
o pior para a nossa Nação.
Ninguém aprendeu a lição,
todo o peso dos poderosos
sempre é colocado
no lombo da população
e nos tornamos sem reação.
Ninguém aprendeu a lição,
todo o peso da injustiça
sempre é a vida mais
humilde que aqui se sacrifica.
Ninguém aprendeu a lição,
conspira-se, julga-se,
prende-se e se faz justiça
com as próprias mãos
criando sempre novos Tiradentes.
Ninguém aprendeu a lição,
por ingenuidade, comodismo
ou até mesmo ambição:
não sei o quê será desta Nação.
Ninguém aprendeu a lição,
viramos Tiradentes perpétuos
por omissão de quem teria
o dever de fazer e outros
são Tiradentes até sem perceber.
Ninguém aprendeu a lição:
Tiradentes perdeu a vida
por não querer mais a colonização,
e foi feito patrono civico da Nação.
Aprende que não
é nos corredores
e nos subsolos
das ofensas que
você irá proteger
quem lhe interessa
ou derrotar quem
quer que seja;
O quê se fala hoje,
amanhã o Universo
devolverá num eco
mais forte para você.
Aprende a não caluniar,
não ofender e do afeto
de quem está nas suas
mãos não a isolar,
Vê se aprende...
Aprende que não
se deve insistir
no erro de torturar
o Capitão ou Coronel,
Vê se aprende de
uma vez por todas
sem se importar
com a patente.
Aprende que
eu sou o ombro,
e o cansaço
dos olhos
do General;
Vê se aprende
que quando
você pensar
a começar
a falar mal,
Estarei bem
de perto
te observando.
O tempo pode
até passar
em Fuerte Tiuna,
Ali estarei mesmo
que você tente
me fazer da tua
memória apagar.
O mundo não
aprende com
os seus erros,
e mesmo
conhecendo
a história
do Holocausto
que começou
com discursos
de ódio persiste
neles sem receio.
Gerando todos os
dias um holocausto
novo um atrás
do outro e sem pudor,
ensinando a apatia
como nobre andor.
Podem permanecer
a conta de mais
de duas centenas
de desaparecidos,
muito reagem alheios,
as dezenas de mortos
não os comovem,
porque eles não
foram os atingidos.
Flexibilizando erros
e deixando barragens
à revelia assim vamos
nos matando todo dia
sempre mais um pouco,
e até mesmo com ironia.
Cantam que o Carnaval
está proibido enquanto
choro pelos meus filhos,
e escrevo poemas sobre
e entre os escombros.
As artes ensinam a lidar com os nossos anjos e com os nossos demônios.
A poesia e a escrita criativa de uma maneira geral ajudam a gente organizar as emoções e nossos sentimentos.
Estamos na era dos smartphones, se você não consegue escrever por alguma razão e sente necessidade de desabafar: grave um vídeo para si mesmo e depois assista o seu vídeo, isso pode te ajudar a melhorar a se expressar com o próximo e até gravar um vídeo caso sinta necessidade de compartilhar de forma pública.
- Relacionados
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
