Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino

⁠Forças obscuras ensinam
odiar onde você nasceu,
Ensinam odiar uns
aos outros por serem
ou pensarem diferentes,
Ensinam odiar a sua
cultura e origens,
Ensinam a destruir
os seus ideais
e as referências visuais,
Ensinam odiar a sua
Fauna e a sua Flora,
Ensinam a desvalorizar
a sua própria História,
Ensinam a você ter
vergonha de si mesmo,
Ensinam que a pensar
que nada tem mais jeito,
É assim que ocupam uma Nação
sem dar um tiro ou quando
ocupam você não tem mais razão
para lutar porque não te dão
tempo para pensar e respirar,
Só sei que se você não se der
tempo para pensar e respirar,
Num piscar de olhos fazem
a mudança de uma Pátria
inteira se te deixarem acordar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Em vez de ensinarem que nós mulheres temos o poder de persuasão, alimentam a nossa incompatibilidade com os homens.

Em vez de ensinarem aos casais o compromisso de sedução mútua constante, ensinam a entrar em guerras constantes.

Uma sociedade que está convivendo sem compreender estes pontos não tem como dar certo.

Precisamos de uma revolução cultural profunda para todos nós encontrarmos o nosso equilíbrio interno e o convívio harmonioso mesmo cientes de que diferenças e dificuldades fazem parte da vida.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠X

Chegamos no décimo
degrau para aprender
a afastar o Deus da Morte,
você agora sabe que
genocídio é um processo
construído que só
pode ser combatido
com todo o povo unido.

Entendam o seguinte
que o Deus da Morte
antes de matar corpos
ele mata as reputações,
para afastar o Deus da Morte
é preciso ativar as percepções.

Os enviados do Deus da Morte
são capazes de fazer muitos
acreditarem que a melhor solução
é que eles acabem até mesmo
com você e assim surgem
as reiterada fomentações
de desumanização e extermínio
até chegar no ponto das negações
que eles não fizeram nada
do que até mesmo você não tenha
em vida merecido ou agindo
como você nunca estivesse existido
ou como se nada tivesse acontecido.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Desumanização

Começam te ensinando
que você e tudo aquilo
que existe de bom
ao seu redor é inútil,
Depois ensinam a você
e outros a ofender por
qualquer motivo fútil,
Convencem a você mesmo
e quem está ao redor
que a sua vida não tem valor,
Você e os seus estarão
tão entretidos com o círculo
vicioso de agressão que estarão
acreditando que merecem
e que a vida é assim mesmo,
E quando menos você
se der conta porque não
dão nenhum momento de paz
para pensar vão lá e acabam
com a sua vida e a do seu povo,
A desumanização sempre
para a morte constrói o escopo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Do Canzuá do Quimbé
eles vem o mundo
com escândalo absoluto,
Não aprendemos nada
e não temos nenhum
tico de vergonha na cara.

...

Tem Carimã na mesa
como quem escreveu
para você um poema.

...

Palavra feito Carimbã
para refrescar a mente,
Porque no final o quê
compensa é tudo aquilo
que faz a gente não
perder para si a crença
de viver bem como sentença.

...

Teus lábios de Carimbá
coisa melhor na vida não há,
Tu irá um doce beijo me dar.
...

Carimbó tocando
no jardim dos fundos
em noite de Lua,
Foi essa obra do destino
que me fez toda sua.

...

Melhor ser moça velha
esquecida no Caritó
do que viver um
casamento de dar dó.

(Palavra da salvação)

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Estar sob o florescer
da Aroeira-vermelha,
aprender a caminhar
sem deixar-se convencer
que o amor romântico
não nos vale a pena.

O amor romântico
não rima com dor,
e sim é a régua real
que não tem nada a ver
com a opinião alheia,
e segue a nos socorrer
daquilo que nos pesa.

Viver sem idealizar
o quê se quer é
privar-se do direito
do sagrado de sonhar,
e subjugar-se a viver
de qualquer maneira
se deixando dragar
pela pior decadência.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Quando eu era criança, ainda
Não me ensinaram a olhar o Céu
E chamar as pipas de "pipas"
Àqueles mágicos brinquedos
Eu dava o nome de "quadrados"
Em alusão à coincidência geométrica
Finas ripas de bambu,
papel de seda
e sonhos
A voar mais alto
Que o próprio urubu
Não havia e ainda não há
Qualquer outra coisa quadrada
A simbolizar
Com tanta desenvoltura
A liberdade
A simplicidade
E a ausência do medo de altura
Humildade de papel
A ganhar o Céu
Ensinando
Que nem sempre
fragilidade é sinal de fraqueza
Se cada coisa tem o seu lugar
O lugar do quadrado é lá
Nos Céus imagiários da minha infância
Pois as coisas simples
Sempre serão aquelas
belas lembranças
Que o tempo há de ensinar
Que ao final
haverão de ter
O lugar de maior importância.

Inserida por edsonricardopaiva

Pensa
e espera
Pensa
e aprende
Observa
Que este Mundo
Na qualidade de esfera
Gira
E girando surpreende
Tanto a gente
Às vezes
Nos alcança
Manso como um sonho
Encontre o ponto de equilíbrio
e duvide da conclusão
Que a tua dúbia interpretação
Inquestionavelmente aceita
Como se ele fosse
Tão branco quanto os lençóis
da cama
Sobre a qual se deita
Sem sono
e quando menos pensa
Aquela densa atmosfera te envolve
e devolve pensamentos
Nos quais há muito nem lembrava
de havê-los um dia pensado
Os pensamentos
Tem todo o tempo
deste
E de tantos outros mundos
Eles te espreitam
e te esperam
Quando voltam
No teu sono profundo
Parece
Que não passou-se
Sequer um segundo.

Edson Ricardo Paiva

Inserida por edsonricardopaiva

Sonhar
Sempre sonhar
Sonhar mais
Sonhar demais
Sonhar sempre demais
Aprender sempre mais
e querer
Querer sempre o melhor
e fazer
Fazer o melhor que puder
e dividir
Com que chegar e estiver
e ficar
Ficar somente
Com o que precisar
e jamais precisar
odiar ou mentir
repartir
Tudo aquilo que sonhar
e sonhar e querer e fazer
e um dia partir
e deixar por aqui
O que de melhor puder
e saber
saber de uma forma
Consciente e serena
Que a vida valeu à pena.

Edson Ricardo Paiva

Inserida por edsonricardopaiva

Todo o entendimento que há no mundo
Pode caber num pensamento
Antes é preciso aprender
Que o pensamento move a tudo
Mas o mundo inteiro
a nenhum custo é capaz
De demover a um pensamento pleno
E a qualquer desejo verdadeiro
Que seja justo e sincero
Mesmo que pequeno
Em primeiro lugar
Entenda de uma vez por todas
Que nem sempre é preciso
dormir para sonhar
Mas o ato de acordar
É indispensável
Pra poder viver os sonhos
Não importam os seus tamanhos
Entenda também
Que sempre será perdida
Toda força despendida em vão
Pra saber onde se quer chegar
Não é preciso ir até lá
Antes, aprenda a medir a distância
Arrependimento
Pode ensinar muito mais que a guerra
Guarde consigo os seus erros
E saiba ler as palavras escritas
Na lágrima de quem erra
Pois a ira
é uma péssima conselheira
E a mentira,
Uma aliada traiçoeira
Olhe ao seu redor
Descubra o que espera do mundo
Quem não sabe direito o que quer
Na verdade não deseja nada
E vem recebendo da vida
A vida inteira
A única verdade que lhe cabe
Portanto
Seja na subida ou na descida
Aceite de bom grado
O que lhe der a vida
Pois isso é tudo que te resta
Até aprender desejar
Decida
Ou então
Nada além disso te espera
Nesta
E em todas as outras vidas.

Edson Ricardo Paiva.

Inserida por edsonricardopaiva

Talvez as palavras
Nós somos os únicos
Seres de toda uma criação
Que aprendemos desde muito cedo
Que existe um coração dentro de nós
E temos medo das palavras
Por não saber usá-las
Talvez o silêncio
Que sempre cede espaço ao pensamento
Pode ser que esse
Seja o maior culpado de tudo isso
Por haver em nós esse jeito
Em abusar do direito
de pensar sem compromisso
Na palavra
Que mata e que fere
Palavras nas quais
Muitas vezes pensa-se agora
Mas falou-se
A mesma palavra, por ora trouxe
E depois mandou embora
Talvez esquecimento
Que não se lembra exatamente
Do que se quer e procura
No momento em que a gente acha
Mas tem sempre tem a palavra dura
Que desconhece a força de fera
A lei da espera e da tortura
A verdade mais pura
É saber que este mundo é uma esfera
E ela gira
Tudo muda de lugar
Em um segundo
E de segundo em segundo
A vida passa.

Edson Ricardo Paiva

Inserida por edsonricardopaiva

A Profecia


A profecia não vem do futuro.
Ela nasce no corpo cansado
De alguém que aprendeu a prever dor
para não ser surpreendido.


Ela se veste de certeza,
fala firme,
diz: “vai acontecer novamente”,
“a paz não dura”,
“algo sempre vem”.


Mas a profecia não é vidente.
Ela é exausta.


Ela olha para trás
Para todas as noites atravessadas,
Para todos os medos acumulados
e chama memória de destino.


Quando o descanso falta,
a mente constrói mapas de medo.
Não para te enganar,
mas para te proteger.
Ela prefere anunciar a tempestade
a permitir a esperança de um dia de Sol.


A profecia não quer te matar.
Ela quer te poupar.
Ela acredita, ingenuamente,
que se você não esperar nada,
nada poderá te ferir.


Mas ela erra.
Porque confunde repetição com eternidade.
Confunde “aconteceu muitas vezes”
com “acontecerá para sempre”.


A profecia do cansaço é convincente
porque fala alto quando você está fraca.
Ela não precisa gritar —
basta repetir.


E ainda assim…
ela não é lei.
Ela é sintoma.


Quando o corpo descansa,
a profecia perde a voz.
Quando a dor é dividida,
ela fica menor.
Quando alguém fica,
ela vacila.


Talvez hoje
você não consiga ignorá-la.
Tudo bem.
É cansativo agora.


Hoje basta saber isto:
profecias também vacilam.
E algumas só existem
até alguém segurar sua mão
e dizer:
“isso não é o futuro —
é só o agora pedindo descanso.”

Inserida por madcarolina

Sábio é aquele que deseja aprender até com os mais simples , sábio é aquele que aprende com uma criança o verdadeiro valor da vida ...
Sábio é erra e consertar seu erro.
Não é tolo perguntar , mas é inracional morrer com dúvidas.
O sábio se torna mais sábio ,vivendo humildemente ...

Inserida por marcio_henrique_melo

⁠o tempo
Tive tempo,tempo pra nascer ,tempo de brincar,e tempo pra aprender,tive tempo de casar e constituir uma família ,tive tempo,tempo feliz e de tristeza ,tempo de medo e de coragem,o tempo que tive criei e destruí ,amei e odiei ,tive tempos bons e maus ,hoje o meu tempo parece no fim,mas minha bagagem que organizei no tempo da minha vida toda ,hoje vem o tempo parando pra mim percebo que é o tempo da morte chegando...

Inserida por marcio_henrique_melo

⁠Quem ensinou o passarinho a cantar a tecer seu ninho e a voar
Quem deu as cordenadas as aves migratórias que viajam cortando montanhas florestas e até mares
Sem que ninguém apontasse a eles uma direção
E mesmo assim as aves voam pelo céu
Conhecem as estações
Os pássaros canta alegremente seu canto
Sem que ninguém os educasse
Sem sequer ter frequentado uma única aula de canto
São tão vivos quanto livres ao ponto de cantar e voar.

Inserida por marcio_henrique_melo

⁠Arthur♡


Eu ainda tenho tanto para aprender.
É meu melhor pensamento.
Toda vez que olho para você.
És tão pequeno e um grande menino.
Coração meigo, traquino.
Alegria que me contagia todos os dias.
O aniversário é seu e o presente é daqueles que te amam e podem desfrutar com você da maravilha que é o seu dia... 🎁
Que nunca te falte amor.
Paz e alegria.
Saúde.
Felicidades.
É o mínimo que posso te desejar.
Diante do meu eterno amor, que sempre irei te dedicar.
Deus te abençoe hoje e sempre, meu amor.
Vovó te ama. 💙

Inserida por Starisy2

Hora de virar a página, ensaiar o sorriso mais bonito, recompor o coração e ensiná-lo a bater novamente. Mágoas, rancores e decepções são deixados de lado na medida em que percebemos que o mundo não espera a gente acordar e decidir viver.
Ele não rebobina!
#Sorria✿◠‿◠✿
Mais uma semana para você vencer seus desafios com a certeza de estar fazendo o seu melhor, sem querer ser melhor que ninguém e sim melhor que ontem, aprimorando seu Eu .
°♡ você é incrível...🌻°♡⁠

Inserida por Starisy2

Aqui temos duas lições para aprendermos com os gestos de Tomé:

Que a dúvida nos diferencia da brutalidade que advém da pretensiosa atitude de se achar o dono da verdade. Onde existe brutalidade não pode haver paz. O saber sempre vem da humilde dúvida. A fé que não duvida e não questiona torna-se imatura e fanática.

Porém quando nos afogamos no mar das dúvidas não permitimos que o barco chegue ao porto seguro. O vento sopra a favor de quem sabe aonde quer chegar. A dúvida deve ser motivação para avançar em águas profundas. Assim descobriremos através das dúvidas que a vida é feita muito mais de escolhas do que certezas. Para conhecer a verdade é importante permitir a dúvida. Somos ser pensante e o questionamento nos afasta da superficialidade.

Inserida por gilbertobegiato

Hei você 🫵🏻
Já parou para pensar que a pessoa que veio para te ensinar o que é amar incondicional e também a perdoar ao mesmo tempo foi o mais perseguido de todas as gerações?


Teve uma simples menina moça com o nome de Maria para ser a sua mãe.
E um pai trabalhador simples que sequer tem o mesmo DNA.


Foi assim que Deus enviou, através do Espírito Santo, o Salvador dos nossos pecados.
Nasceu numa simples manjedoura.
Criado por família simples e com um coração gigantesco.


Caminhou entre pescadores, pecadores.
Abraçava os doentes, conversava e animava os rejeitados.
Até os desacreditados.
Alimentou os que estavam com fome.
Ensinava que o amor tem que sempre prevalecer.
Mas os poderosos tentaram silenciar a sua vontade.


O perseguiram, o traíram, mas mesmo diante de tanta crueldade ele ainda disse, ao ser pregado em uma cruz injustamente:
"Pai, perdoa, eles não sabem o que dizem".


Mais uma vez Jesus mostrou amor ao invés de ódio por ter sido condenado injustamente.
E mesmo assim ele continua nos amando e perdoando todas as vezes que fraquejamos e pecamos.


Quando você 🫵🏻 quiser ser exemplo,
siga os ensinamentos de Jesus Cristo,
que derramou o próprio sangue para te libertar dos teus pecados.
Van Escher 3:55

Inserida por van_escher_1

⁠Na escola você consegue o diploma antes de aprender?
Por que com Deus seria diferente?

Não adianta implorar para o diretor seu diploma, ele só vai lhe entregar após você aprender.
Pare de rezar pelo carro e comece pela carteira de habilitação.
Quem ganha o salário antes de trabalhar?

Inserida por DAmico