Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino

⁠Mayconismo - Ensinamentos Básicos

1. Autenticidade acima de tudo
Seja sempre você mesmo, sem máscaras. A verdadeira força está na autenticidade.


2. Curiosidade como guia
Questione tudo, busque conhecimento e nunca pare de aprender.


3. Resiliência é chave
Obstáculos são oportunidades para crescer. Caia sete vezes, levante oito.


4. Valorize as conexões
Família, amigos e comunidade são a base para uma vida plena.


5. Equilíbrio entre razão e emoção
Use a lógica, mas não abandone o coração.


6. Simbologia e mistério
O mundo tem camadas ocultas. Explore os símbolos para entender o invisível.


7. Compartilhar é multiplicar
O saber se fortalece quando passado adiante.

Inserida por MayconRibeiro

⁠ GRAÇA é o antídoto para a contaminação condenatória do PECADO.
A Bíblia nos ensina que o salário do pecado é a morte (Rm 6:23). Ou seja, a única forma de escapar de tal contaminação condenatória é através da morte. Por isso, Jesus veio ao mundo, aniquilou-se a si mesmo, se colocou na condição de servo e morreu no nosso lugar. Por nunca ter pecado, estava livre da condenação da morte, o que lhe concedeu um crédito meritório acima de tudo já visto antes. Foi através deste crédito, chamado Graça, que Ele nos incluiu no plano de justiça do Pai, onde o salário da morte já não tem mais valia sobre os que já morreram com Cristo, e o pecado perde seu poder corrosivo (Rm 6:6-7). Por isso, nós morremos com Cristo, nos livrando do salário do pecado, e ressuscitamos junto com Ele, tomando parte nos Seus méritos e na Sua herança gloriosa (Rm 6:4) (1 Co 15:56-57).

Inserida por JuniorLacerda

⁠Existem três etapas que o Pai utiliza para nos ensinar a andar de bicicleta:
Primeiro, com duas rodinhas, sendo sustentados continuamente.
Depois, com uma única rodinha, para nos ensinar a inclinar para o lado certo.
Por fim, apoiados apenas por Sua forte mão, com o objetivo de soltá-la quando menos esperamos.
Mas isso não é sobre andar de bicicleta!

Inserida por JuniorLacerda

⁠Salmo 86:11


" Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na verdade;une o coração ao temor do teu nome."

Bela petição para quem está vivendo longe de Deus, mesmo sentido que a sua alma tem sede Dele.
Onde tu queres passar a eternidade?
Volta logo, você que está dormindo o sono da indolência; pois o amanhã a Deus pertence.

⁠Salmo 86:11

"
Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome. "


Bela petição para quem está vivendo longe de Deus, mesmo sentido que a sua alma tem sede Dele.

A minha pergunta é: Onde tu queres passar a eternidade?
Volta logo, você que está dormindo o sono da indolência, porque o amanhã a Deus pertence.

No inferno não existe paixão, o fogo ardente que tu sentes hoje; logo se pagará.
Mas às chamas do inferno estará para sempre acesa, e bicho nunca morrerá.
E aí ? Vai pagar pra vê ?
A decisão é tua, Deus está te dando o direito de escolher.

Devemos aprender a valorizar as pessoas pelos acertos.
Há pessoas que acertam muito mais do que erram, e acabam sendo julgadas por apenas um erro, e não são valorizadas pelos outros nove acertos.
Isso serve pra todos nós.
Mais elogios e menos críticas.
Mais amor e carinho e menos ódio e crueldade.

Inserida por marcos_offrede

Aprender a olhar é uma habilidade valiosa, que nos permite ver além da situação, enxergar as nuances e as possibilidades, e assim, tomar decisões mais acertadas e verdadeiras

Mas ensinar a olhar é ainda mais importante, pois nos permite compartilhar esse conhecimento, e ajudar as pessoas a enxergar com clareza e compreensão, transformando suas vidas e de quem está ao seu redor.

Então, que podemos ensinar o olhar com sabedoria, e despertar em cada um a capacidade de ver com alegria, enxergando o melhor em si mesmo e nos outros, e assim, viver em harmonia e paz todos os dias.

Inserida por claudiamistreli

⁠A LATA DE SARDINHAS E OUTRA DE
CONSERVA DE FEIJÕES
Há dentro de mim
Muita fome de aprender
A ser
Independente!
E quando à outra fome física
Que leva à tísica
Me querem à força matar,
Eu lhes digo e redigo:
Mesmo seco de morrer
Hei de vos ver
Aqui ou lá, num sofrer
De arrepiar...
Ontem, já no hoje do amanhã
Alguém de outros me trouxeram
E ofereceram
Comida nova
Que fizeram
Quentinha a escaldar
Pelas alminhas,
Que a renova
E me disseram
A abraçar:
Come, é o fruto da nossa paixão!
E eu, depois no aido, engoli;
Mas pensei:
Benditos os que sabem que eu
Não posso viver só de sardinhas
E de feijões de lata!
Se não, morro pelo estômago meu
Na mais breve data...
(Depois, de ter o estômago "enganado" é que me lembrei dos sem-abrigo, mulheres e homens e crianças que as latas de sardinhas e outras de conservas de feijões são uma miragem e então chorei... chorei... por ser tão indiferente e injusto ao males do mundo.)

(Carlos De Castro, a tentar saber de onde vem a razão do lápis de censura do Pensador, in, 27-06-2022)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

TRÂNSITO NA PASSADEIRA DA MORTE

⁠Ensinaram-me a andar,
Atento e devagar,
Para não ser atropelado
Nem atropelar
Quem se cruze no fado
Comigo,
Mesmo em único sentido
Na vida.

Senhor, com tanta brida,
Nem se respeitam sinais
Nem prioridades,
Tantos mortais senhores de nada
Que querem fazer da estrada
A coutada dos seus ruins ideais!

Têm cara de demónio
O único prazer património
Que querem auferir na vida,
É matar gente já sofrida.

Ontem, pela manhãzinha,
O sol raiava pela fresquinha
E eu meti pés ao caminho
Para aspirar a vida de mansinho.

Alguém em potente máquina de matar
Quem na frente deles se atravessar,
Me ia levando inutilmente pelo ar,
Como já morto e inerte passarinho.

Salvou-me alguém lá dos céus,
Que mesmo sem ouvir os brados meus,
Deu-me a força de me atirar à valeta
Em voo rasante, como em tempos,
De tantos outros contratempos,
Eu, como uma leve borboleta,
Pousava e saltava sem parar
Sempre que me queriam matar.

(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 01-07-2023)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

Amadurecer dói.

Dói porque quando você aprende que não deve confiar em algumas pessoas, você já teve muitas decepções.
Descobre que o amor é mais do que palavras e promessas só depois que sofre um desamor.
Passa a perceber que não vale a pena discutir sua opinião com ignorantes, depois de ter se desgastado muito.
Chega a conclusão que você tem poucos amigos verdadeiros, depois de alguns abandonos.
Percebe que a maioria vive de aparências, depois que você vê as mascaras caírem.
Apesar de todas as dores que o amadurecimento pode causar, existe ainda uma vantagem passar por essa metamorfose. Agora você sabe se desviar do que te magoa ou te machuca, e passa a valorizar oque realmente importa; você e os que te amam de verdade.

Inserida por julianarossicordeiro

Amar
Quando aprendemos a amar
já tivemos muitas percas
já passamos por muitas dores.
E se deixar- te amar
é tão difícil também,
que perdemos muitos amores.
Penso que aprendi amar,
e queria os mais jovens ensinar
mais amar não se ensina
se vivencia, se pratica.
Tantos poemas sobre o amor
e ainda assim tem algo mais,
que não dá pra detalhar.
Como amar,
e deixar alguém te amar?

Inserida por julianarossicordeiro

⁠O silêncio em meio a discussão
O silencio em meio a irritação
É o melhor meio de aprender a ser paciente
É o único jeito as vezes.

Somos influenciados de várias maneiras
e por todo o tempo testados.
Há uma guerra invisível entre o bem e o mal
que existe dentro de cada um de nós.

Por mais difícil que seja
devemos escolher o bem e se afastar do mal
pois esse é o caminho mais fácil a perdição.
Continue... continue e não desista!

Inserida por Lydia17

⁠Jesus ensinou em seu maior e mais simples mandamento que devemos amar uns aos outros.
Nestas simples palavras se encontra o meio de ser feliz de verdade.
Mas por mais simples que pareça ser é extremamente difícil agir assim.
Vivemos num mundo muito material, egoísta e de muitas provações.
Ninguém olha para os lados, somente para si próprios.
Por isso o mundo ainda é assim e só irá mudar no dia em que nós mudarmos e compreendermos essas simples palavras.
Só irá mudar no dia em que nós nos mudarmos primeiro.

Inserida por Lydia17

⁠Nas montanhas serenas do ouro,
Vejo a alma brilhar no barroco,
Cada esquina em Ouro Preto ensina
Que a beleza é também um sufoco.

Nas calçadas de pedra e silêncio,
O passado me sopra lições,
Do café ao congado, é ciência
Que se esconde nas canções.

ESTOU SEMPRE NA GUERRA!
ME ARMANDO COM LIVROS E
ME LIVRANDO DAS ARMAS.

Na viola que chora em São João,
Há um mestre que nunca se apaga,
Com poesia se ergue um sertão
Que a dureza da vida embala.

Sabedoria que brota do chão,
Na lida, no verso, no barro,
É a arte que traça a lição,
De um povo que aprende sem atalho.

ESTOU SEMPRE NA GUERRA!
ME ARMANDO COM LIVROS E
ME LIVRANDO DAS ARMAS.

E quando o mundo ruge sem freio,
Eu respondo com arte e saber,
Com um gole de Minas no peito,
Aprendi que é preciso entender...

Que o mineiro fala baixo e fundo,
Como quem já leu o mundo inteiro,
Entre um café e um segredo
Vai moldando o seu próprio roteiro.

ESTOU SEMPRE NA GUERRA!
ME ARMANDO COM LIVROS E
ME LIVRANDO DAS ARMAS.

Inserida por Zuccarato


O tempo pode passar, mas o que meus amigos me ensinaram, vai nos colocar sempre no mesmo lugar. As pessoas dificilmente sabem pra onde olhar, mas quando conseguem, fica fácil de ver. Abrace seus amigos, aqueles que se importam com você. Sem se importar com quem vai ver, ou mesmo quem vai julgar. O importante é que não importa quanto tempo vai passar, você e seus amigos, família, isso não vai acabar.

Inserida por Avipen


O que nos faz crescer mentalmente? Certamente que os erros, pois nos fazem aprender para não mais lhes cometer. Mas também os acertos, pois se estamos certos, vamos sempre daí pra melhor. O melhor exemplo para demonstrar esse aprendizado é utilizarmos uma rosa.

Pois se ao pegá-la você se machucar em um espinho, é ele quem fará você crescer e ter um aprendizado de que se deve tomar cuidado ao retirar uma flor do jardim. E é essa mesma flor que lhe dará o aprendizado certo, mas ao entregá-la a uma mulher, seja ela sua namorada, esposa, mãe ou avó, virá dela um sorriso encantador, onde nele você verá que fez o certo ao colher aquela rosa, mesmo que tenha se ferido.

São nas feridas da vida que nos reerguemos e faremos delas um exemplo para seguir adiante e daqui pra frente atento aos possíveis erros, pois não importa o quão ruim tenha sido, você tirará uma lição. Os erros fazem parte de vida. Se ficar com medo de errar, não irá viver. Deve-se tentar e se errar, tentar de novo. Fazer o quê?

"Herrar è Umano". Mas o maior acerto após errar, é admitir a falha. Isso lhe fará grande e se tornará experiência. E a experiência é uma coisa que não podemos criar ou comprar na venda da esquina. Você deve vivê-la, passar por ela. Experiência é a sua história e nela contém erros e acertos. Isso compõe um ser humano experiente.

Inserida por Avipen

⁠⁠Aprender com nossos erros e buscar um crescimento pessoal contínuo nos ajuda a evitar repetir os mesmos padrões de escolhas erradas.
Portanto, é importante lembrar que somos seres em constante evolução, capazes de aprender com nossas experiências, incluindo as consequências de escolhas erradas. Essas experiências podem nos fortalecer, nos ensinar lições valiosas e nos ajudar a tomar decisões mais conscientes e informadas no futuro. Com paciência, reflexão e determinação, podemos transformar os erros em oportunidades de crescimento e alcançar uma vida mais gratificante e plena.

Inserida por Sarahkoelho

Lápis Cor de Pele

Apreciamos e precisamos ter sempre a intencionalidade de progredir, aprendendo com os contextos, com as dificuldades. Maturidade é justamente isso, quando queremos nos desenvolver positivamente ou será simplesmente passarmos pelo tempo.
O sábio procura sempre aprender, mas o tolo está satisfeito com a sua própria ignorância. O sábio esconde a sua sabedoria, mas o tolo, anuncia a sua ignorância. O homem deve ter uma mente aberta progressiva e atualizada. O ser humano têm que buscar sempre a proeminência do seu espírito.
Não podemos nos limitar. Achar que nosso modo de ser é o melhor, único e perfeito é uma forma de parar no tempo e não melhorar. Precisamos abrir a cabeça para aprender lições e aproveitar as oportunidades de crescimento e aprimoramento.

E na silhueta de um profeta
Se em determinado instante
De um mero dia qualquer
Dentro da velocidade discreta
Da minha breve vida inquieta
Eu aprender
Tornar-me poeta.

Inserida por samuelfortes

Mãe, vírgula

Mãe, sou extremamente grato pelos ensinamentos que pude (e posso) extrair de você. Ainda sou muito jovem, mas espero, um dia, poder atingir um nível de excelência e maestria minimamente semelhante ao seu, vide seu repertório e a sua capacidade comunicativa inconfundíveis. Sem dúvidas, uma das minhas maiores fontes de inspiração para as questões filosóficas, sociais e políticas.

Inserida por samuelfortes

Dentro ⁠do Outro Lado


Aprendi mais que ensinei.
Algumas vezes caí,
Outras tropecei...

Em tantas, chorei e achei
Que era pouco
(o que sabia)

Uma lição em cada aula dada,
Em cada olhar atento,
No fim de cada jornada,
No auge da isostasia...

Quando olho para trás,
Sinto que foi tudo a contento.
Um pouco menos, um pouco mais.

Uma vida em desperdício
Aos que fizeram parte:
Minha gratidão e sentimento.

Inserida por samuelfortes