Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino

A noite ensina o poder da escuridão.
Ela impõe e pede respeito.
O homem a desdenhou.
Iluminou as cidades, as casas e as estradas e nunca mais olhou as estrelas como dantes.
Morreram os vaga-lumes.
Os animais foram afastados para nichos longínquos.
Agora, a ciência aponta que o câncer se alastra, índices assustadores.
A iluminação excessiva pode estar no fundo.
"- Xuxu, apaga a Luz!"

Inserida por NiravaGulaboBeth

VARANDO A MADRUGADA

Tantas coisas que não vivenciaremos mais!
Estou aprendendo a valorizar cada fato novo que acontece. Cada gesto de carinho vindo do outro. Assim a vida está voltando a ser mais leve, menos rude apesar dos tempos serem outros. Lendo Mulheres que Correm com Lobos está me ajudando a envelhecer com sabedoria acompanhada de maior sentimento de gratidão. Abraços!!!

mel - ((*_*))

Inserida por MelaniaLudwig

Lição De Um Arrependimento

Arrepender-se
É aprender
Com o erro
Pra que da próxima vez
Possa fazer diferente
Se tiver de render-se
Que seja sem nenhum berro
Mesmo que a situação
É de desespero
E exija de você
Ser um pouco mais serio
Não devemos
Fazer o que faz essa gente
Sem antes escutar
O que diz o coração
Porque as vezes uma palavra dita
Por mais pequena que ela seja
Pode tomar a proporção
De uma profunda enchente
Capaz de inundar um coração
E mudar a nossa mente.

Inserida por valdenirdelimaolivei

"Estamos rodeados, todos os dias, por todos os tipos de pessoas e, infelizmente, aprendemos como passar do tempo que, o ser humano está sujeito à todas as falhas possíveis e imagináveis; sabemos que por algumas vezes, erramos com o nosso próximo, sem a intenção de errar, mas devido nossa essência ser falível.
Não é difícil vermos, ouvirmos e lermos pessoas reclamando de outras e, diversamente, pois cada um, o seu momento e circunstância sofre com a agressão subjetiva de uma amigo, parente, namorado(a), etc...Infelizmente, assim são os "seres humanos", eu erro, tu erras, ele erra, nós erramos !
Não obstante querermos chegar perto da perfeição, ainda estamos bem longe dela; notadamente, as falhas ainda que marcantes, são em si só perdoáveis, mas temos uma situação que não pode, não deve e tampouco será esquecida: A ausência de caráter; esta sim, provoca em muitos a indignação e revolta.
O caráter é um conjunto de qualidades específicas que todo e qualquer ser humano tem obrigação e dever de ter e se não tiver, deve, no sentido lato da palavra, adquirir, criar, absorver...
Crescer, amadurecer e tornar-se um ser humano melhor é possível e não custa nada e, aliás, por experiência, torna-o mais querido e bem vindo em qualquer lugar e circunstância."

Inserida por FatimaAlcantara

Meu pai e meus avós me ensinaram o seguinte;
1.Não se vai a casa dos outros de mãos vazias.Sempre , leve um presente, uma torta ou um doce;
2.Ninguém deve sair de sua casa com as mãos vazias; Um doce, uma planta,uma Boa palavra;
3.Faça sempre uma criança sorrir e ressalte suas qualidades e talentos, de preferência olhando a na altura dos olhos;
4 Ninguém é obrigado a suportar seu mau humor, nestes ocasiões, retire -se.
Deve se guardar com carinho o que com carinho nos veio.

Inserida por NiravaGulaboBeth

_ Trouxe umas flores!
_ Você sabe quais são?
_ Sim, margaridas!
Margaridas para quem me ensinou a amar;
Margaridas para quem é cheia de amor no coração;
Margaridas para quem me viu quando oculto estava;
Margaridas para quem me valorizou;
Margaridas para quem me deu razão de viver;
Margaridas pelos seus abraços fortes;
Margaridas para quem me amou como eu merecia;
Margaridas pelos ensinamentos que aprendi;
Margaridas para quem sempre me ensinou a ter Deus;
Margaridas para o amor da minha vida;
Margaridas para a mais perfeita e adorável tulipa que imaginei em conhecer.

Inserida por Marques880

Este Mundo obriga-nós ou leva-nos a aprender muita coisa, coisas essas negativas como positivas.

Mais jamais devemos esquecer da mais importante de todas, que é sabermos ser bons gestores.Sabermos gerir a nossa vida.

Pois ter a capacidade de adquirir ou possuir alguma coisa, todos podem ter, mais valorizar, cuidar ou gerir a mesma, é para quem confia em si mesmo, acreditando no que faz, e agradecendo a Deus pelo que já tem.

Inserida por OtacilioCarvalho

EU ESPERO
Esperar é um exercício que todos devemos aprender a fazê-lo. Não é um exercício tão simples assim, mas necessário, e exige de todos nós muita paciência, perseverança, otimismo e fé.
Claro que existem esperas suaves, amenas, tranquilas, e que não nos inquietam tanto, mas há outras que produzem em nós ansiedade e até mesmo medo.
Confesso que sou extremamente ansioso e não sei lidar muito bem com esperas, especialmente aquelas que não dependem de mim para acontecer.
Sendo assim, se depender de mim, eu vou sonhar com um novo tempo de esperança e assim, vou vivendo a cada dia, uma esperançosa ESPERA.,
Eis aqui, minhas sonhadoras esperas que quero com você compartilhar:
Eu ESPERO em Deus, que passe logo esse tempo nervoso, ruidoso, pesaroso.
Também ESPERO em Deus que passe logo esse tempo e vamos parar de falar em traição, vileza, covardia. solidão.
ESPERO em Deus que passe logo esse tempo de luto. de choro, de morte cercando nossos arraias..
ESPERO em Deus que passe logo esse tempo e ganhemos novo ânimo para recitar nossa poesia, nosso lamento, nossa comédia, nossa prosa..
ESPERO em Deus que passe logo esse tempo de jejum e voltemos a sonhar na sintonia dos sonhadores, que imaginam um mundo sem trincheira, sem o deus fabricante de fantoches e sem o torpor que dá lucro.
ESPERO em Deus que passe logo esse tempo para nossos irmãos cantarem sua música com liberdade, seja o forró, Bossa Nova, Chorinho. Aliás, depois desse tempo vão nascer muitos outros Luiz Gonzaga, Pixinguinha. Voltarão as festinhas em pé de serra, na sala de casa. E a Asa Branca trará alegria para nosso sertão sofredor, de mulher bonita e homem trabalhador.
ESPERO em Deus que passe logo esse tempo e a gente cesse de escutar sobre moços e moças de cor chacinados, sobre meninas estupradas, e sobre mais uma bala perdida que deixou mais um paraplégico.
ESPERO em Deus que passe logo esse tempo e os ônibus, bem ocupados, levem e tragam abraços há muito adiados.
ESPERO em Deus que passe logo esse tempo para que amigos deixem as intolerâncias, esqueçam as desavenças para brincar e zombar sobre o time de futebol que perdeu.
ESPERO em Deus que passe logo esse tempo para não precisarmos fazer rifa para comprar remédio para a vizinha que sofre de câncer; e que os tribunais também fiquem vazios de denúncias contra o descaso dos convênios médicos.
ESPERO em Deus que passe logo esse tempo para que ressuscite ingenuidade em nossa lembrança; essas tolices que só os poetas curtem.
ESPERO em Deus que o diálogo volte entre amigos, familiares, e que se possa sentar novamente nas calçadas sem medo de assalto e sem interrupção das conversas por causa das redes sociais
ESPERO em Deus que relacionamentos sejam baseados no afeto, amor e na cumplicidade, jamais egocêntricos, frios ou mesquinhos.
ESPERO em Deus que filhos amem a seus pais apesar deles, reconhecendo que honrá-los é principio divino e não humano.
EU ESPERO em Deus que o perdão seja o marco da vida e não a vingança, e que se permita caminhar a segunda milha, a segunda chance, sem que se veja esgotar a medida do verdadeiro AMOR.
ESPERO em Deus que a velhice chegue com suavidade e que não se ouça que pais são esquecidos ou jogados em asilos por seus filhos.
EU ESPERO que o machismo seja banido definitivamente, e que mulheres sejam respeitadas, amadas, reconhecidas, ovacionadas e jamais violentadas em sua essência.
ESPERO em Deus que pão e circo não sejam a isca para se encher templos, mas sim a presença de JESUS o grande foco atraidor de gente carente e faminta do verdadeiro pão da vida.
Espero, espero, espero...eu vou esperar enquanto estiver aqui...eu vou aprender a ESPERAR EM DEUS.
"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? ESPERA EM DEUS, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença" (Salmos 42:5)
Soli Deo Gloria

Inserida por josewandrade

No processo de "dar a outra face", ensinamento proposto por Jesus, podemos trazer para uma leitura contemporânea e bem mais fácil de adaptarmos, onde responderíamos o mau humor com toda a nossa cordialidade.
Para uma agressão, mostraríamos a nossa face do carinho e para um ofensor lhe indicaríamos o caminho do perdão...

*** Lili Mouriño ***

Inserida por LiliMourino

CRIA-ME

Cria-me como seu
Me alimente, banhe e dê carinho
Ensina-me sobre algum Deus
Mostrando qual o caminho.

Faça-me feliz
Junte meus pedaços
Se eu cair não foi porque eu quis
Acolha-me em seus braços.

Ajuda-me ser alguém
Honesto, calmo, tanto faz
Me faça ver além
De algo chamado amor e paz.

Apenas cria-me.

Inserida por GabrieldeSantana

Todo mundo carrega dentro se uma criança...
E todo mundo aprende a reprimi-la para ser adulto. Crescemos e “temos” que ser sérios. Quantas vezes você já não ouviu alguém dizer: “deixe de criancice?”
E desde quando precisamos deixar de ser criança? Ria de você mesmo, seja “ridículo”, brinque na chuva, de fazer castelos na areia, de fazer castelos no ar...
Sonhe, faça bagunça no meio da rua, cante na hora que der vontade, converse com você mesmo como se tivesse conversando com um amiguinho, assista desenho animado e veja a sua vida como se ela fosse um desenho animado, brinque com uma criança.
Como uma criança...fique feliz simplesmente por ficar, sorria e ria sem motivo, ria de você, dos seus dramas, do ridículo das situações...
E acredite na pureza do Sr humano... Na pureza de criança que talvez esteja escondida, mas que existe em cada um de nós.
Para alguns você vai parecer louco (a), bobo (a) ou infantil...Mostre a língua para esses”alguns” e diga, como uma criança: “sou bobo (a) mas sou feliz!”
Esses “alguns” com certeza têm uma criança maluquinha, doida para fazer bagunça também.
A vida já é muito complicada para vivermos sérios e carrancudos.
E isso tudo não é deixar de viver com seriedade... É viver com a leveza de uma criança e obrigações de adulto. Fica muito mais fácil viver assim.
Então, coloque uma panela na cabeça e solte o menino (a) maluquinha (a) que existe dentro de você ! Só não vale subir no muro e achar que sabe voar, né que é?

Inserida por soarespeixe

E tu me ensinastes a ser puro também

E eu dormi no seu colo como criança sonolenta,
Na mais doce paz que só os anjos tem.
E deitado no teu colo, meu coração não acalenta outros desejos,
Pois não te vejo como os homens te vêem.
Eu te amo, sim!
Mas com amor mais puro e inocente.
De vez em quando, é claro que meus pensamentos se confundem,
E sinto então, o que todo homem que vive, sente.
Mas o desejo e a pureza brigam e se contundem.
E ainda no teu doce e aconchegante colo, deitado, vejo feliz,
Que estes teus dotes triunfaram.
E é assim que quero te amar.
Do pecado distanciado.
Porque foram eles...
Os teus dotes que me cativaram...

Inserida por juliancezare

Muito já se falou que:
"Nenhuma pessoa passa por nossas vidas
sem nos ensinar algo"... Concordo!
Algumas nos ensinam o amor fraterno, o respeito,
a lealdade e, essas ficarão, indelevelmente,
marcadas em nossas vidas como seres
iluminados, cuja lembrança, nos fará bem
por toda a existência e talvez, além dela...
Cika Parolin

Inserida por CikaParolin

Devemos receber todo e qualquer ensinamento com muito respeito,
mas só levar conosco o que for bom.
Acho um grande erro pessoas que procuram ser a cópia do pai ou da mãe
(com raras exceções),
agindo da mesma forma, sem um pingo de originalidade.
Se espelhar é bem diferente de admirar.
Não é sendo espelho de alguém que descobriremos quem realmente somos.
Não precisamos carregar nos nossos ombros os fardos e conceitos de outras épocas.
Precisamos apenas construir o nosso mundo, a nossa história, o nosso agora.
Ser você mesmo pode causar várias decepções e conflitos, mas dá uma paz de espírito indescritível.
Escolha o que vai ser e seja!

Inserida por HELENVILLIGER

FAZER DIREITO

São 5 anos aprendendo
leis, princípios e valores.
São 5 anos vivendo
o mais legítimo dos amores

O amor pelo Direito.

Fazer Direito é expandir
o conhecimento cultural.
Fazer Direito é instruir
o emocional ao racional.

Fazer Direito é substanciar
as mudanças da sociedade.
Fazer Direito é argumentar
com responsabilidade.

Fazer Direito é exercer
conscientemente a cidadania.
Fazer Direito é reconhecer
no povo a sua soberania.

São 5 anos estudando
para passar o resto da vida
estudando
mesmo depois de graduado.
São 5 anos lutando
e quantos anos forem necessários
para defender
o injustiçado.

Inserida por RafaelClodomiro

Bom dia 18/07/2016

Precisamos aprender a não ficar a cada minuto enchendo o saco de Deus com pedidos de socorro perdão e em situações de desespero, ansiedade e depressão, quando na verdade a maioria das vezes é nossa a culpa de não colocar em prática suas vontades e sim as nossas. Assuma suas escolhas. (livre arbítrio)

Inserida por Alevillela

Cresci aprendendo que Plutão era um planeta. Há um pouco mais de dez anos me disseram que ele não era mais classificado como tal, e que nada poderia mudar isso.
De certa forma, durante a nossa vida, temos de aprender a lidar com algumas situações que mudaram repentinamente.
Pois é, isso pode ser complicado.
Agora, imagine - se com quinze anos de idade e sabendo que tudo o que você aprendeu sobre o sistema solar não é verdade. Que suas respostas nas provas das matérias de Exatas nunca foram corretas. Se adaptar a uma nova verdade pode não ser tão fácil. E no nosso cotidiano isso também acontece.
Às vezes alguém mente pra gente uma vida inteira ou a gente perde alguém na vida ou na morte. Se encontrar em meio a um deserto totalmente novo e sem uma direção a seguir, pode nos deixar confusos.
Mas assim como o mundo se adapta a nós, também devemos aprender a fazer o mesmo e continuar sobrevivendo.
Voltando a Plutão, eu posso dizer que tornar evidente em minha mente que aquele astro ainda contínua no nosso sistema, me deu esperanças de que algo importante não havia simplesmente desaparecido.
Da mesma forma, se alguém faltar a verdade conosco, tente não rejeitar a sinceridade e o perdão. Ou se algum ente querido nos deixou, lembre - se que nem tudo está acabado, um dia estaremos todos juntos novamente.
A esperança de um dia uma nova vida juntos nos fará continuar seguindo em frente até aprendermos uma nova verdade.

Inserida por rosivalevangelista

Aprendendo

Já perdi a noção do que deveria ser melhor pra mim
Já escolhi as companhias que me apunhalariam pelas costas
Já disse coisas que não deveria
Já depositei confiança em quem, de modo algum, inspiraria
Já construí coisas sem sentido
Já compus canções que jamais serão ouvidas
Já tomei decisões sobre as quais tive que voltar atrás
Já acreditei que existiam absolutas verdades
Já pensei que teria uma calmaria constante
Também, acreditei que a turbulência não cessaria
Já me deixei levar pelo que a mim convinha
Já acreditei no que ninguém acreditaria
Já desacreditei, quando não devia
Já sofri pelo que de nada valeria
Mas acertar, melhorar, crescer e aprender foi o que eu sempre quis...

Inserida por RaymeSoares

77x7 é muito perdão...
Prefiro aquele ensinamento outro, que diz:

No beiral da porta,
Tire suas sandálias ,
Bata- as e tire toda a areia daquele lugar.
Vá, segue teu caminho,
E não olhes para trás.

No deserto humano, onde prolifera a gentalha ignara,
Honestamente,
Não sei como Jesus Cristo manteve a túnica branca.

Repito , com meu Ser:
Até quando Pai terei de conviver com os ignorantes?
Pai, eles não sabem o que fazem.
Chega!
Pai, Te Entrego O Meu Espírito!

Inserida por NiravaGulaboBeth

"Naquela época, eu pensei que eu poderia ensinar mais usando suas palavras sábias, que também fez sucesso e que ainda faço desde então. 128. Ich gedachte Damals deine weisen Worte selbst weiter zu unterrichten, foi ich erfolgreich auch seither tat und noch AUT.
129. É claro, eu sempre mencionar a fonte da minha sabedoria, se eu usar suas palavras para ensinar as pessoas que estão agora em nossos mundos de origem ou em algum lugar em um mundo distante da nossa Federação. 129. selbstverständlich nenne ich immer dabei morrer Quelle meiner Weisheit, ob ich nun auf unseren Heimatwelten oder irgendwo auf einer fernen Welt unserer Föderation mit deinen Worten morrer Menschen unterrichte.
130. E devo confessar-lhe que eu também fiz isso durante todo o tempo em que lidamos com você presunçosamente ao longo dos últimos anos, que para mim, será um momento de tristeza da minha vida. 130. Und ich muss gestehen dir, dass ich das auch todos morrem tat hindurch Zeit, während wir dich im Verlaufe der letzten Jahre überheblich behandelten, foi mir Zeit meines Lebens leid sein wird.
131. Eu só não entendo por que ...

Inserida por RitaMitozo