Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
Aprendendo sobre as emoções: uma coisa chamada ansiedade.
- Vamô prô!!!
- Eita! Calma fio, o busão ainda nem chegou.
- Tive febre ontem.
- É mesmo??? Pq?
- Sei-lá, tô sentindo umas coisas estranhas.
- Que coisas??? Rsrsrs
- Quando eu imagino o passeio de hoje.
- Ahhhh essa coisa chama AN SI E DA DE.
- Se isso faz a gente não dormir, então é isso mesmo!
APRENDEMOS QUE....
Nos tropeços do dia a dia é que nos fortalecemos para resistir as tempestades futuras,querendo ou não depois de dias de glorias virá momentos de caos,e para passarmos por eles só mesmo fortalecendo o nosso eu!!! interior se um sorriso já abre algumas portas e alegra corações imagine o poder de um abraço.....
Quero simplesmente aprender a trancar,
Todo sentimento que me faça sonhar,
ou cantar, ate mesmo sair do lugar...
Sentimentos assim que não nos permitem concentrar, ou respirar...
Que nos causam dor, que nos leva ao amor...
Que acelera o coração igual a um motor;
Sentimentos assim que é preciso depender,
Que necessitam de entrega total,
De fechar os olhos e pular,
Dentro de um precipício ou do mar,
Que nos ensinam a arte,
Seja de cantar, de dançar ou de sonhar,
Mas principalmente a arte de amar!!!
Idas e vindas,
Mostram com clareza os caminhos dos quais percorri.
Me ensina se devo caminhar ou se devo partir. O caminho é por nossa conta, mas cá entre nós, de tanto andar por aí, parei de cortar as esquinas, escolhendo o convêniente percurso. A ruas tem os seus perigos e as escolhas os seus castigos.
Quase vinte e tantos
Deus tem me ensinado...
Que cada pessoa que cruza o meu caminho não é em vão!
Cada pessoa tem uma coisa pra me ensinar,seja positiva ou negativamente!
Nada é em vão,se cruzou meu caminho eu procuro aprender,a olhar ela com os olhos de Deus,eu tento me colocar no lugar dela,na situação que ela está vivendo,e aprendo que tudo tem um proposito! Não desprezo ninguém,procuro ser humilde e mesmo que me maltratem eu ainda assim vou tentar entender a vontade de Deus e o porque dessa situação!Claro que tem vezes que explodo e questiono,sou carne,sou humana,mas Deus tem me ensinado e aos poucos eu vou sendo moldada conforme a vontade do Pai, vou me transformando e logo vou ser um vaso novo!
Amar sempre...
Viver é aprender a cada dia uma coisa nova.
Sempre aprendemos de tudo um pouco, às vezes não estamos preparados para as feridas que o mundo nos causa.
Independentemente da forma em que vivemos, devemos sempre levar no coração algo assim:
Amarei sempre meu próximo e serei feliz, pois a recompensa do amor que você dá, não vem dos homens, mas sim de Deus.
Então ame todos e espere de Deus a sua maior Vitória!
Deus está me ensinando devagar que as melhores coisas vêm com o tempo.
Que as vezes precisamos sofrer muito para tirar proveito depois.
Que nada é por acaso, ou por culpa Dele.
Fases difíceis e ruins, solidão, desespero, saudades, medo, angustia e outros males da alma, com o tempo vai abrandando no peito.
Estamos aqui para aprender.
E se não é com o amor é com a dor.
Então, não dê ouvidos ao lado ruim da vida.
Tenha calma.
Procure respostas em suas perguntas e aceite seu destino sem lastimar.
Deus está preparando o melhor para mim e para você.
Sei que tenho uma missão terrena e mesmo com todos os meus tropeços e erros não vou deixar o inimigo me derrubar.
Sei que as vezes vou ficar triste ou chorar, mas desanimar jamais.
Deus está comigo e não contra mim.
Nem todas as perdas são dores.
Há aquelas que servem de ensinamentos.
E cada perda que tive na vida, trago no peito, como sinal de que posso superar, posso ir além.
Nenhuma perda me deixará prostrada ao chão.
Nenhuma perda me fará sentir menos do que sou.
Porque sei que mereço o melhor.
E se o melhor é deixar para trás certas coisas, e seguir, é para lá que vou.
Jô Bessa
Escuridão...
Quando aprendemos a caminhar sem medo, nenhuma escuridão impedirá nossa visão e andaremos pela noite com a certeza e a firmeza de alguém que conhece o caminho porque os olhos que direcionam, são os olhos que aprenderam a enxergar, mesmo quando o sol se põe.
by/erotildes vittória
Quantos exemplos a natureza nos dá ensinando através das estações que sem ciclos não existe renovação. É necessária a seleção natural do inverno para que surja resplandecente a primavera. Assim somos nós, precisamos aprender esquecer e aceitar o que não realizamos para que possamos nos renovar. Quando permitimos que algemas invisíveis cerceiem novos sonhos, prendendo-nos no passado, morremos lentamente. Plante um canteiro em seu coração e regue as sementes com amor para que novas flores brotem e preencham de beleza sua vida.
Luiz Machado
Com o tempo a gente aprende.
Aprende a não depender de prestígio de qualquer pessoa pra então iniciar um projeto e seguir em frente.
Aprende a sobreviver as contrariedades se dando o direito de raciocinar por si só e fazer suas escolhas, assim como todos, decidir pelo que te faz bem.
Aprende a não se viciar em afetos pois um dia vc poderá ficar sem eles daí não saberá como sobreviver.
Aprende que você tem valor e capacidade de contribuir para o bem de outros e portanto se imuniza contra os que tentam te convencer do contrário.
Aprende que não é tão importante justificar-se para os outros tão pouco explicar o que não querem entender.
Aprende que aqueles que te deixam, deixam porque não quiseram fazer parte da sua vida então deixo-os ir, é deles esse direito e o benefício é nosso.
Aprende que nos relacionamos com todos os outros mas a intimidade é para poucos, que a porta deve ser guardada para que não entre aqueles que só pretendem bagunçar e sair.
Aprende a se calar ignorando as pequenas distrações que vem desviar do foco e a falar quando preciso.
Aprende a amar o outro com suas limitações, retribuindo o afeto e considerando que somos imperfeitos mas necessitamos de amor.
Aprende a aprender com todos o que de melhor eles tem a ensinar, contudo observa os sensatos pois eles conhecem melhor o caminho.
Enfim, a gente aprende. Aprende tanta coisa que a vida passa a ser instigante ao ponto que já ansiamos pelo que ainda há para aprender pois a vida é um escola e ensinar é o propósito dela.
Nada aprendo de nobre com quem diz não ter nada mais para aprender com os outros, com os mais simples, por mais sábio que digam que esse seja.
A AUTOSSUFICIÊNCIA FAZ DOS MAIS SÁBIOS OS MAIS NÉSCIOS!!!
Por isso vejo muitos que se desviam do caminho, do ciclo da sabedoria, se desligam da fonte, carregando só o que tem na bagagem... ARROGANTES E PRESUNÇOSOS... Os mais difíceis de se disciplinar.
Eles se fortalecem com a certeza da admiração de muitos, muitos que não têm "a sabedoria dele". É como o mais forte que domina o mais fraco, se alimentam das suas vibrações para ainda se sentirem sábios, e quanto aos que não o admiram, eles os fazem de alvo para elevarem seu ego.
18- Ensino x Educação
(No ano de 2008 escrevi alguns textos sob o nome de Esqueçam o Autor)
Dizem que a realização do ser humano só se dá quando ele planta uma árvore, põe um filho no mundo e escreve um livro. Eu já plantei uma árvore, que depois fui obrigado a cortar, coloquei dois filhos maravilhosos neste mundo e ainda não escrevi um livro, mas o que estou escrevendo daria sim para transformar em livro, só que ficaria inacessível para um grande número de pessoas devido ao preço das publicações aqui no Brasil, opto então por colocar minhas “divagações” neste instrumento cada dia mais barato e democrático que é a internet. Deveria estar realizado, segundo a concepção daqueles que defendem esta ideia... NÃO ESTOU! Todos os dias procuro fazer o melhor que posso para melhorar a vida daqueles que estão ao meu alcance, e todos os dias percebo que ainda há muito mais por fazer, sinto-me feliz com a felicidade dos outros e frustrado por perceber que sou somente MAIS um colibri apagando o fogo da floresta com as gotículas d’água em meu bico. Tenho plena consciência que a solução dos problemas passam sempre pelas ações daqueles que efetivamente vivem os problemas, mas sempre também os que vivem os problemas precisam ser esclarecidos para que possam solucionar seus problemas (casos há em que as pessoas vivem os problemas, sabem a solução mas insistem em não resolvê-los, aí é uma questão de livre arbítrio, devemos respeitar), se queremos ajudar precisamos envolvermo-nos, conhecer o problema na sua totalidade, identificar os recursos disponíveis (sejam eles financeiros, intelectuais, religiosos, culturais, etc) das pessoas envolvidas e ACONSELHAR, a partir daí afastarmo-nos e aguardar que a semente germine, em caso desta primeira semente não vingar e formos chamados a semear outra vez, devemos recomeçar todo o processo, e de novo, e de novo, tal qual o agricultor no campo.
Observaram que tudo depende sempre do ENSINAMENTO/CONHECIMENTO? A máxima “Conheceis de tudo e guardeis o que for bom (verdade)” está aqui contida, o conhecimento ou a verdade liberta. Quando somos EDUCADOS, somos ensinados também, mas a educação tem muito mais a ver com procedimentos culturais, familiares, grande parte das vezes a educação é regional. O ensino/conhecimento é UNIVERSAL, a maioria de nós nunca esteve na China, mas sabemos que lá atualmente o ar está irrespirável (literalmente), devido ao grande canteiro de obras que a China se tornou (em função das olimpíadas, todas ou quase todas as obras deveriam ser suspensas no final do mês de junho para melhorar a qualidade do ar), estão vendo, isto é ensino/conhecimento. EDUCAÇÃO é o destino que damos ao ensino/conhecimento, podemos ser BEM OU MAL EDUCADOS, como educação podemos citar os hábitos (raríssimos nos dias de hoje) de pedir licença, agradecer, dar lugar para um idoso ou portador de necessidades especiais; fomos (éramos) ensinados a nos comportar assim, e até quando a sociedade humana não havia enlouquecido/cedido de vez ao CONSUMISMO, tínhamos uma grande influência da família - célula básica e fundamental de uma sociedade, influência do templo religioso, influência da escola, etc. Em função do forte apelo do consumismo (consumismo EXAGERADO), as pessoas perderam o rumo, houve um crescente impulso pessoal e coletivo pelo novo (tecnologia, facilidades, conforto), precisavam consumir para experimentar, usufruir, mas infelizmente ninguém inventou até hoje um botão liga/desliga para este processo. Sofremos hoje de uma doença chamada CONSUMISMO, que ainda não foi diagnosticada pela medicina oficial, mas esta doença consome as famílias, os templos religiosos, as escolas, as almas. Pensem comigo e digam-me se estou errado, à frente das famílias, dos templos religiosos, das escolas, temos ou não temos seres humanos ansiosos por consumir? Vemos ou não pais de famílias, representantes religiosos, diretores e professores das escolas sofrendo silenciosamente porque não conseguem consumir o que gostariam? Para mim, a base de quase todas as doenças do século passado, deste século e dos séculos vindouros (até que o ser humano consiga bloquear estes impulsos que são pessoais, mas que já se tornaram coletivos e como tal a cada dia mais vem crescendo e se realimentando) é a insatisfação do NÃO PODER CONSUMIR, a maioria das vezes nem importa o simples NÃO TER, mas incomoda muito o NÃO PODER TER (o objeto de consumo nem precisa ter utilidade para nós, mas precisamos dele para mostrar para todos, algumas vezes para nós, que o temos). Vivemos num mundo em que as aparências (que cada vez mais enganam) falam mais que os conteúdos, não é incomum depararmo-nos com pessoas aparentemente bem sucedidas na sociedade, com uma imensa matilha de lobos sedentos farejando seu patrimônio, pois que há por trás daquela aparente posição social um enorme descontrole financeiro provocado exatamente pela necessidade de mostrar à sociedade que é bem sucedido. Ou interrompemos este processo ou jamais conseguiremos sair deste que é o verdadeiro inferno, pois que já aprisionou e faz sofrer milhões, bilhões de almas pelo planeta afora. Algumas pessoas entenderão o que estou falando, a grande maioria interpretará como sendo o desabafo de quem não tem para consumir, despeitado. Faz-me lembrar a história do viajante que ao se deparar com uma mangueira à beira da estrada, envidou todos os esforços para derrubar uma única e linda fruta que postava-se num dos pontos mais altos da árvore, várias tentativas foram feitas para derrubar o fruto e nada, vendo que não conseguiria, o viajante recompôs-se e para não se sentir desacreditado, murmurou para si: “Também aquela manga estava podre!”.
Todos estão convidados a colher a manga (durante o processo de colheita podem e devem atirar pedras, paus), mas se não conseguirem, por favor, não cortem a árvore, interrompam imediatamente o arremesso dos paus e pedras. Deixem a manga lá, ela servirá certamente para alimentar os pássaros, que também são filhos de Deus e só querem alimentar-se das frutas, beber as águas dos rios, abrigar-se nas árvores, voar nos céus límpidos, felizes com a simplicidade da natureza que tudo lhes dá de necessário para viverem, procriarem, combaterem através de sua alimentação a procriação excessiva de animais como grilos que tornam-se pragas para os campos, ocupando assim sua função no cenário Divino que a todos provê do necessário para serem felizes como Deus quer.
A propósito, nunca vi um pássaro sofrendo por não poder consumir um escargot francês, ou não ter uma pluma européia para formar seu ninho!
Que a paz (esta sim pode ser consumida em excesso, quanto mais tivermos mais teremos para dar) de Deus esteja conosco!
07 Julho 2008
Sou um pássaro novo, esperando aprender voar;
Mas com esperanças também de um dia poder te amar;
Mas como direcionar, para você o meu gostar?
Só me importa de te felicitar... Haaa!! Percebi como é bom te amar...
Às vezes me surpreendo com o jeito que me faz gostar, sorrir e ao fim te amar!
Por fim espero as inspirações das noites estreladas para lhe dizer...
O quanto te amo minha rainha!!!
“eu abrirei minha asas e aprenderei voar.
eu farei o que for necessário até tocar o céu.”
Sairei da escuridão e do meu comodismo,
comodismo que não me deixa ser feliz.
irei bem alto onde jamais fui, onde meus
pensamentos sempre quis que eu estivesse.
darei as mãos ao que me faz bem e colherei
frutos daquilo que um dia plantei.
As vezes posso não saber como vencer, mas Deus sempre me ensina a superar, o tempo DEle é diferente do meu, e no momento certo eu vencerei essas lutas , só preciso ter paciência e Esperar!
Esperar em Deus é a melhor solução, descanse seu Espírito, pois as lutas são grandes, e Espírito fraco, nada vence, mas Espírito fortalecido pelo poder de Deus, é capaz de vencer Tudo!
Nós sequer percebemos, mas somos "ensinados" a não pensar LIVREMENTE, sempre há "alguém" nos influenciando, nos conduzindo ao "PENSAMENTO COLETIVO", ao "COMPORTAMENTO PADRÃO" e nós acabamos por adotar tal postura, a ponto que, quando nos surge um "outro alguém" pensando diferente, nós o ROTULAMOS de "anormal", "revolucionário" ou "louco"...
Esta corrente é tão intensa, tão oculta e tão silenciosa que sugerir beleza em uma lagarta é QUASE UMA INSANIDADE!
Você não pode ensinar nada a um homem, você pode apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo!
Galileu Galilei
Galileu viveu em uma época perigosa, foi obrigado a declarar publicamente “que não acreditava na terra em movimento e no sol parado”, desmentindo seus estudos que a Terra não era o centro do universo e que esta girava em torno do sol.
Aqui, se refere às IMPOSIÇÕES, sabia ele que qualquer ENSINAMENTO precisa passar antes pelo CRIVO DA RAZÃO para ser PROCESSADO E ACEITO pela MENTE HUMANA!
Enganam-se aqueles que acreditam poder dominar eternamente seus semelhantes pela MENTIRA na forma de HISTÓRIAS FANTASIOSAS que afrontam a RAZÃO HUMANA, chega uma hora em que os “aprisionados” acumulam CONHECIMENTO E DISCERNIMENTO suficientes e começam a contestar estas “VERDADES MENTIROSAS”!
PASSADO = O QUE APRENDEMOS e FIZEMOS;
PRESENTE = CONSEQUÊNCIAS do passado mais O QUE ESTAMOS APRENDENDO e FAZENDO;
FUTURO = CONSEQUÊNCIAS!
Não nos prendamos ao PASSADO ele cumpriu seu papel e deve ficar lá para ser CONSULTADO ou LEMBRADO, NUNCA (RE)VIVENCIADO!
O maior EQUÍVOCO que podemos cometer na vida é deixarmos de viver o PRESENTE e comprometermos nosso FUTURO por um PASSADO que NÃO VOLTARÁ!
Dás a cana, ensinas a pescar, mas não dês o peixe, deixa que aprendam experienciando, para que cresçam em sabedoria!
Não te importes que a rejeitem ou a aceitem para serem simpáticos e a seguir a deitem fora, o teu trabalho está feito e será reconhecido por Deus.
Não faças nada esperando reconhecimento, nem desanimes com o desinteresse dos outros... lembra-te que estás a servir unicamente a Deus e Ele é justo num caso e noutro! Cada um colhe o que vai semeando.
- Relacionados
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Textos de motivação para comunidade educacional
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
