Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
Quero aprender a desaprender;
Da teoria das questões, conclusões da atualidade;
Para que os conselhos antiquados de mãe sejam de novo a minha verdade
Aprender a desaprender;
Da pressa de chegar a tempo, ou da chuva que não passa;
Seja a vista do passageiro na janela, vendo as gotas desenharem a vidraça
Quero aprender a desaprender;
Ver alguém com olhar desconfiado, que sempre pressente algo que não é desvendado;
Que comece a enxergar a entrega de estar apaixonado
Aprendendo a desaprender ;
Que de nada vale a maturidade sem a esperança;
Que sozinho não há como compartilhar o que o orgulho me deu de herança ;
E como era bom sonhar como criança
Desaprender a aprender que só existe um mundo;
E tudo faz parte da imaginação;
E que sem o paralelo não há contemplação
😚
O tempo é o nosso grande amigo ele nós ensina há crescer ao passar do tempo.
O tempo nós ensina que não devemos perder o nosso generoso tempo, com quem não sabe apreciar o valor do tempo.
O tempo nós mostra que devemos ser, forte mesmo quando a vida nós der várias rasteiras.
O tempo é o nosso grande aliado ele nós ensina que devemos esquecer certos tipos de machucados..
O que a angústia nos ensina?
Ensina que precisamos sentir, pensar, agir.
Ela nos faz crescer e evoluir.
Se deixarmos que torne-se parte integrante de nós, ela será como um câncer terminal, totalmente devastador.
Não entregue-se! Dói? Sim, mas tire a maior lição de tudo isso, faça da crise oportunidade para ir além.
Não se vitimize, seja a melhor influência para a sua vida!
Estamos entrando na "Década da Inclusão" - Novos Caminhos do Ensino Aprendizagem.
Professores, educadores, gestores em geral, têm que se conscientizar de que ninguém ensina mais apenas, sem aprender simultaneamente.
A internet criou a via expressa de mão dupla. Quem não aceita, vai ficando fora do mercado. A arrogância do "Senhor do Saber", que alguns mestres ostentavam, não existe mais.
O que os seriados e filmes costumam nos ensinar? Não devemos desanimar diante as primeiras dificuldades.
Apesar de a meta costumeiramente ser vencer, nem sempre obtemos êxito.
A esperança e a vontade por dias melhores são ferramentas para que possamos conseguir dar a volta por cima. Todavia, não se engane: só se consegue algo com muito esforço, dedicação, estudo, trabalho e persistência.
A sabedoria não pode ser ensinada,
porque a sua verdadeira doutrina
está na comunhão com a experiência.
Que o medo não nos impeça
de dar passos largos e compridos,
ou de encher o olhar de brilho;
resvalemos e abramos rasgões
no corpo e na alma,
embriaguemo-nos de coragem
para sentir desgostos e solidão.
É detestável passar pela vida
com tanto rigor e apenas espreitá-la,
sem nunca entender o seu desordenamento
e olhá-la reparando.
Somos escravos da morte, então,
recorramos ao mais alto dos cumes
da nossa criatividade
e façamos dela a nossa libertação.
É nas dificuldades que a gente aprende quem são as pessoas , conhece quem esta acrescentando na nossa vida e vê quem esta só para tumutuar.
Agradeço a Deus pela familia que me deu, por ter me dado mas que um cunhado, um verdadeiro irmão, obrigado a Orixa que me rege, me ilumina e que a cada tormento me envia pessoas maravilhosas que me ensinam a perdoar e a pedir perdão 🙏🏽💫
Obrigado Ossain e Oya 💚❤🙏🏽
Desistir
Por que eu não posso desistir?
Seria mais fácil
Ninguém me ensinou a viver
E ainda querem dizer que está errado?
Desistir de tudo
Seria fácil não ter que entender o mundo
Seria fácil ser quem eu quisesse
Por que tenho que ser o que eles querem?
Qual é o problema em ser covarde
É só dessa vez
Eles desistem o tempo todo
Olha o discurso de desistência lindo que ele fez
Eu não sou diferente
Não quero olhar tanto pra frente
Se eu continuar vou me machucar
Tá sendo tão difícil lutar
As armas que eu carregava deixei pra trás
A guerra tirou minhas forças
Me tirou a paz
E se eu desistir ?
E se eu resolver parar?
E se eu deixar o mundo desmoronar?
E se ser forte significar parar de ser forte?
Eu cansei
É questão de tempo pra você cansar tbm
Desista
Hoje ou amanhã não tem diferença
Desista
Só não perca a essência
Cada dia é um aprendizado a mais, mas por mais que nós aprendemos a cada dia, sempre vai ter o que aprender, nunca vamos aprender tudo.
Somente aquele que acha que já aprendeu tudo, que acha que sabe tudo, é que não aprende, mas não porque não tem mais o que aprender, mas por não se permitir aprender ainda mais.
Como diz um ditado "Xícara cheia não cabe mais nada".
Ensinou-nos Malcon X que se não cuidarmos, a imprensa nos fará odiar os oprimidos e amar os opressores. Leve consigo apenas a sua autoconfiança; aquilo que pode segurar com uma única mão (o punho em riste) e um grito por revolução.
Não adianta não ir votar porque são considerados os votos válidos ainda que seja só um voto. Mas você pode anular o seu voto ou indignar-se com aquela necessária raiva produtiva, assumindo assim a certeza de que uma eleição capitalista muda nada, só uma revolução dos trabalhadores, apoiada por conselhos populares, mudaria tudo. Os de baixo para derrubar os cima.
Talvez, você pense: mas quem terá competência para nos governar? Ora, quem constrói a melhor marca de computador e celulares não é a Apple, são os trabalhadores; quem constrói a melhor marca de carro não é a Hyundai, são os trabalhadores... será que quem produz as riquezas deste mundo não é capaz de governá-lo? Sabia que se todas as pessoas do mundo trabalhassem, ninguém trabalharia mais que 4 horas por dia? Que se toda riqueza do mundo fosse distribuída por equidade não existiria fome? Quem deu a alguns habitantes da Terra o direito de espoliá-la em beneficio próprio? Quem deu ao homem o direito de colonizar outros homens? Quem deu ao homem o direito de construir muros e hastear bandeiras numa Terra que pertence a toda a humanidade? Os venezuelanos são nossos irmãos, assim como sírios, os indus, os angolanos e etc... e esta Terra é nossa e toda a riqueza nela produzida deve ser dividida e jamais usurpada por uma minoria opressora, egoísta, assassina...
O trabalhadores só precisam acreditar em si mesmos e buscarem um ponto de apoio intelectual, oriundo de um partido incorruptível. Foi buscando por isso que eu, outrora apartidária, encontrei o PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) que correspondeu às minhas expectativas trotkistas. Por isso estou com Vera Lúcia por um chamado à rebelião, e convido os meus leitores a conhecerem o PSTU (sua história, seu legado, sua missão, seus militantes) e venham conosco construir um mundo onde a palavra de ordem é a equidade.
No Brasil, quando o sujeito aprendeu a comparar uma frase com outra frase para ver se concordam ou discordam, acha que chegou ao cume do desenvolvimento humano.
Mas eu me lembro de que o primeiro feito intelectual que me impressionou, quando eu tinha uns dezoito anos de idade, foi a similaridade que Georg Lukacs encontrou entre o gênero romance e a ordem capitalista -- uma comparação entre duas estruturas invisíveis, escondidas no fundo de um longo processo histórico. Ainda acho essa descoberta um momento de brilho incomum na história dos estudos literários.
Mães
Para ser mãe é preciso ter peito
Para ser bom filho não tem outro jeito,
É aprender com ela a ter o respeito
Que aos grandes homens vieram cedo,
Antes que a vida levasse o medo
E sofrer as consequências é o pior meio
De saber que a mãe, tem voz de acerto
Ao privar seus filhos de cair no erro
De fugir da voz que o nosso Deus veio
Dar a todas as mães que no mundo vejo.
Mãe no seu peito,
Aprendi um jeito,
De lhe dar respeito,
Desde muito cedo,
Nunca tive medo,
Pois você é o meio,
E o melhor acerto,
Tirou-me do erro,
E guiando-me veio,
Colocar-me no caminho,
De esperança que vejo.
Será a Politica a faculdade que ensina mentirosos a se tornarem honestos?
Depressão é a doença do século, o Brasil deve ser o campeão de pessoas com essa maldita doença, as eleições que deveriam ser a opção de mudança e cura, deixa o povo estressado e deprimido, na duvida do que vai acontecer com o que resta do nosso pais.
As opções extremas pelo mesmismo preocupam.
Estamos cercados pelo por vir, é estranha a sensação de voltarmos a ser dirigido por um militar que tem formação em ordens e duros castigos aos que não as cumprem.
Por outro lado a insatisfação do povo que idolatra um salvador que esta preso, e é atacado por um bando de algozes, que tentam mostrar uma diferença tão igual.
Creio eu em minha humilde ignorância, que só o Grande Arquiteto do Universo para nos orientar.
Sei lá se mato ou morro, corro pro mato ou corro pro morro? Esse é só um momento de tentar não perder o bom humor nessa trágica situação.
Lembrando que o atual presidente terminando o mandato sera julgado pelos crimes que "suposta comprovadamente" cometeu.
SERA QUE A SOLUÇÃO SERÁ CONSTRUIR UM PRESIDIO ESPECIAL PARA EX PRESIDENTES?
OU PRENDER OS MEMBROS DE TODOS OS PODERES PARA ATUAREM EM UM ÚNICO PRESIDIO?
Sempre, mais e mais, convenço-me
que vim a esse mundo essencialmente para "aprender".
O aprendizado do amor, da generosidade, do auxílio desinteressado e do perdão.
Precisei cometer muitos enganos
para ser capaz de, humildemente,
olhar para o alto e dizer:
" Ensina-me PAI, eu quero aprender"!
Cika Parolin
Aprendendo com o passado...
É, não seria pedir muito!
Vir a ter bom sono... fiar no poder do bem
Acordar sem ver minha gente aos lamentos
Andando sem rumo, como gado a pastar
Que fosse curricular a história da humanidade
Aprender sobre reis, faraós, ditadores e heróis
Entender os diferentes regimes de governos
Monarquia, ditadura e democracia
Não mais prantear tenebrosos ocorridos
Nutrir amor próprio e pelos iguais
Saber que profundas feridas se curam
Que traumas, são sequelas inevitáveis
Fazer do passar dos dias, tempo de bem viver
Ter fé que a humanidade ainda se dará conta
Que nela, milhões de pessoas não se anularam
E deram suas vidas por um e por todos nós
Morreram sós e às centenas
Sem abandonar um sonho
Sem deixar de lado a coragem
Que tantos, por medo, a negaram
A democracia não é nenhum achado
A monarquia, nada decide, não tem voz
A ditadura, governa com punho de ferro
Dá vida ao terror que abraça uma nação
É, não é pedir muito!
Ter direito ao respeito
Saber que mais vale amar
Ter um lar, trabalho e poder sonhar
Temos que aprender a ser mais tolerante, o outro dificilmente vai responder no ritimo de nossa ansiedade, ele não vai está disponível de acordo com sua disponibilidade, não vai ter o mesmo feeling que o seu, usar as mesmas palavras que a sua ou sentir igual a você.
Não pegue um pedaço de uma situação especificada pra concluir que o outro não gosta de você, vai te deixar, ou que não quer sua amizade, sua companhia. A situações que acontece diariamente, exemplo: "Demorou pra responder porque está falando com outra, tá online porque tem vários conta tinhoso;" ou "não me mandou bom dia por que já me esqueceu." cuidado com o diagnóstico precipitado, cuidado ao bancar o vidente. Você vai agir de acordo com isso?, ou pior muitas vezes vai mimar o romance que poderia acontecer, não calcule as pessoas para apenas um ato, não seja imediatista, avalie todo o contexto. As pessoas nem sempre estão à postos te esperando, existe um universo pra ela também, perceba a história e análise toda a situação, não pegue um pedaço ou um momento específico para já concluir tudo de forma mais negativa possível. Mas lembre -se existe situações diferentes em nossas vontades e desejos, a paciência é uma virtude, respeite o momento e pratique - o.
sei que ainda sou criança tenho muito que aprender. mas quero ser criança quando eu crescer.
Nosso mundo é um brinquedo com pecinhas para unir
Ele sera todo seu se você pensar assim.
Vamos construir uma ponte em nós
Vamos construir p'ra ligar teu coração ao meu com amor que existe sem boa.
E você que é gente grande também pode aprender
Que amar é importante p'ra o meu mundo e para seu
Mas eu tenho a esperança de você ser minha amiga
Devoltar a ser criança p'ra você ficar comigo.
Tudo que se sonha com amor se pode conseguir.
E tudo é assim é assim agente fica muito mais feliz!!!
Salmo 78
1 Povo meu, escute o meu ensino; incline os ouvidos para o que eu tenho a dizer.
2 Em parábolas abrirei a minha boca, proferirei enigmas do passado;
3 o que ouvimos e aprendemos, o que nossos pais nos contaram.
4 Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.
5 Ele decretou estatutos para Jacó, e em Israel estabeleceu a lei, e ordenou aos nossos antepassados que a ensinassem aos seus filhos,
6 de modo que a geração seguinte a conhecesse, e também os filhos que ainda nasceriam, e eles, por sua vez, contassem aos seus próprios filhos.
7 Então eles porão a confiança em Deus; não esquecerão os seus feitos e obedecerão aos seus mandamentos.
8 Eles não serão como os seus antepassados, obstinados e rebeldes, povo de coração desleal para com Deus, gente de espírito infiel.
9 Os homens de Efraim, flecheiros armados, viraram as costas no dia da batalha;
10 não guardaram a aliança de Deus e se recusaram a viver de acordo com a sua lei.
11 Esqueceram o que ele tinha feito, as maravilhas que lhes havia mostrado.
12 Ele fez milagres diante dos seus antepassados, na terra do Egito, na região de Zoã.
13 Dividiu o mar para que pudessem passar; fez a água erguer-se como um muro.
14 Ele os guiou com a nuvem de dia e com a luz do fogo de noite.
15 Fendeu as rochas no deserto e deu-lhes tanta água como a que flui das profundezas;
16 da pedra fez sair regatos e fluir água como um rio.
17 Mas contra ele continuaram a pecar, revoltando-se no deserto contra o Altíssimo.
18 Deliberadamente puseram Deus à prova, exigindo o que desejavam comer.
19 Duvidaram de Deus, dizendo: "Poderá Deus preparar uma mesa no deserto?
20 Sabemos que, quando ele feriu a rocha, a água brotou e jorrou em torrentes.
Mas conseguirá também dar-nos de comer? Poderá suprir de carne o seu povo?"
21 O Senhor os ouviu e enfureceu-se; com fogo atacou Jacó, e sua ira levantou-se contra Israel,
22 pois eles não creram em Deus nem confiaram no seu poder salvador.
23 Contudo, ele deu ordens às nuvens e abriu as portas dos céus;
24 fez chover maná para que o povo comesse, deu-lhe o pão dos céus.
25 Os homens comeram o pão dos anjos; enviou-lhes comida à vontade.
26 Enviou dos céus o vento oriental e pelo seu poder fez avançar o vento sul.
27 Fez chover carne sobre eles como pó, bandos de aves como a areia da praia.
28 Levou-as a cair dentro do acampamento, ao redor das suas tendas.
29 Comeram à vontade, e assim ele satisfez o desejo deles.
30 Mas, antes de saciarem o apetite, quando ainda tinham a comida na boca,
31 acendeu-se contra eles a ira de Deus; e ele feriu de morte os mais fortes dentre eles, matando os jovens de Israel.
32 A despeito disso tudo, continuaram pecando; não creram nos seus prodígios.
33 Por isso ele encerrou os dias deles como um sopro e os anos deles em repentino pavor.
34 Sempre que Deus os castigava com a morte, eles o buscavam; com fervor se voltavam de novo para ele.
35 Lembravam-se de que Deus era a sua Rocha, de que o Deus Altíssimo era o seu Redentor.
36 Com a boca o adulavam, com a língua o enganavam;
37 o coração deles não era sincero; não foram fiéis à sua aliança.
38 Contudo, ele foi misericordioso; perdoou-lhes as maldades e não os destruiu.
Vez após vez conteve a sua ira, sem despertá-la totalmente.
39 Lembrou-se de que eram meros mortais, brisa passageira que não retorna.
40 Quantas vezes mostraram-se rebeldes contra ele no deserto e o entristeceram na terra solitária!
41 Repetidas vezes puseram Deus à prova; irritaram o Santo de Israel.
42 Não se lembravam da sua mão poderosa, do dia em que os redimiu do opressor,
43 do dia em que mostrou os seus prodígios no Egito, as suas maravilhas na região de Zoã,
44 quando transformou os rios e os riachos dos egípcios em sangue, e eles não mais conseguiam beber das suas águas,
45 e enviou enxames de moscas que os devoraram, e rãs que os devastaram;
46 quando entregou as suas plantações às larvas, a produção da terra aos gafanhotos,
47 e destruiu as suas vinhas com a saraiva e as suas figueiras bravas com a geada;
48 quando entregou o gado deles ao granizo, os seus rebanhos aos raios;
49 quando os atingiu com a sua ira ardente, com furor, indignação e hostilidade,
com muitos anjos destruidores.
50 Abriu caminho para a sua ira; não os poupou da morte, mas os entregou à peste.
51 Matou todos os primogênitos do Egito, as primícias do vigor varonil das tendas de Cam.
52 Mas tirou o seu povo como ovelhas e o conduziu como a um rebanho pelo deserto.
53 Ele os guiou em segurança, e não tiveram medo; e os seus inimigos afundaram-se no mar.
54 Assim os trouxe à fronteira da sua terra santa, aos montes que a sua mão direita conquistou.
55 Expulsou nações que lá estavam, distribuiu-lhes as terras por herança
e deu suas tendas às tribos de Israel para que nelas habitassem.
56 Mas eles puseram Deus à prova e foram rebeldes contra o Altíssimo; não obedeceram aos seus testemunhos.
57 Foram desleais e infiéis, como os seus antepassados, confiáveis como um arco defeituoso.
58 Eles o irritaram com os altares idólatras; com os seus ídolos lhe provocaram ciúmes.
59 Sabendo-o Deus, enfureceu-se e rejeitou totalmente Israel;
60 abandonou o tabernáculo de Siló, a tenda onde habitava entre os homens.
61 Entregou o símbolo do seu poder ao cativeiro e o seu esplendor nas mãos do adversário.
62 Deixou que o seu povo fosse morto à espada, pois enfureceu-se com a sua herança.
63 O fogo consumiu os seus jovens, e as suas moças não tiveram canções de núpcias;
64 os sacerdotes foram mortos à espada! As viúvas já nem podiam chorar!
65 Então o Senhor despertou como que de um sono, como um guerreiro despertado do domínio do vinho.
66 Fez retroceder a golpes os seus adversários e os entregou a permanente humilhação.
67 Também rejeitou as tendas de José e não escolheu a tribo de Efraim;
68 ao contrário, escolheu a tribo de Judá e o monte Sião, o qual amou.
69 Construiu o seu santuário como as alturas; como a terra o firmou para sempre.
70 Escolheu o seu servo Davi e o tirou do aprisco das ovelhas,
71 do pastoreio de ovelhas, para ser o pastor de Jacó, seu povo, de Israel, sua herança.
72 E de coração íntegro Davi os pastoreou; com mãos experientes os conduziu.
Com o passar do tempo, aprendemos o quanto é preciso e importante, viver e nos relacionar, com sinceridade...
Existe essa coisa incrível chamada nobreza de caráter e fofurinha de alma, infelizmente inerente a poucas pessoas...
Como é difícil tentar ser diferente no meio dos indiferentes!
Não sei se você me entende?...
Seguidamente, sinto vontade de aceitar a vida da forma que ela se apresenta, mesmo que muitas vezes isso se torne difícil...
Sinto que, em certos momentos tenho dificuldades e preciso lutar contra mim mesmo, principalmente quando diante da necessidade de perdoar as traições, ser amigo nas horas difíceis e alegrar pessoas, mesmo estando triste...
Creio que, gostar de gente, nos leva a entender um pouco mais isso...
Ou melhor...
Gostar das pessoas como elas são, nos leva a entender isso!
Dá pra mudar sim.
Dá pra ser melhor em alguma coisa.. mais tem que querer ser.
Dá pra aprender alem do que ja se sabe.
Dá pra jogar fora o que nao lhe serve .
Dá pra ser voce enquanto viver.
Mas.. se esperar o momento ''certo'' talvez voce nao o veja passar.
To aprendendo a ser eu mesma, e respeitar o que os outros sao.
.. Respeitar nao é aceitar, respeitar é viver a sua vida e deixar os outros viverem a deles.
Se escolhem serem complicados.. e mal humorados.. que sejam
Eu sou feliz e ponto.
ღ Flavia Leticia ღ
- Relacionados
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
