Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
Como estamos perto da Primavera, vamos nos lembrar
do que a Natureza pode nos ensinar...
Um dos maiores ensinamentos que a Natureza nos dá, é a humildade...
Ela tudo nos dá, e apenas carinho nos pede...
Por que não a atendemos? Por que não aprendemos essa lição?
Osculos e amplexos,
Marcial
VAMOS APRENDER O QUE NOS ENSINA A NATUREZA
Marcial Salaverry
Para dizer a verdade, não é difícil, e apenas precisamos prestar atenção para aprender o que nos ensina a Natureza, entendendo que a grande magia da Natureza reside nas lições que ela nos dá. Apenas é preciso saber captá-las, saber entende-las. Claro que ela não nos fala, apenas se expõe, e nos mostra. Para ver, basta abrir os olhos, e para entender, basta abrir a alma, basta saber que ela é a grande obra de Deus...
Para bem captar, vejam o exemplo que nos dá a árvore, pois basta apenas um ramo dela, que já serve de sustentáculo para a transformação da Vida. Ela tem o poder de se recriar, de resistir às muitas mutilações que lhe são impostas, e é apenas com o golpe final, que ela perece. Assim como nossa vida, ela nasce, tem seu ciclo, e chega ao fim, mas quanta vida ela viveu...
Ainda lembrando que a feia e até asquerosa lagarta precisou recolher-se em seu casulo para se transformar em uma linda borboleta, num autentico milagre da Natureza.
Meditemos, pensando que apenas nessa fração de segundo, em que observamos essa imagem, podemos ter a noção de que tudo na vida é assim, em tudo e para tudo, sempre dependeremos de algo ou de alguém para nossa sobrevivencia, pois ninguém, nada, sobrevive sozinho.
Somos UM no TODO. Não deve existir a individualidade, mas sim, a solidariedade, e assim, devemos ser humildes para entender que sempre precisaremos de alguém a nosso lado. Nada somos sozinhos.
Com certeza, poderemos caminhar com tranquilidade para a transformação da vida, se nos dermos as mãos, eis que assim poderemos encontrar a Luz e refletir a beleza da Vida, se juntos estivermos. Nem que seja apenas para trocar ideias.
Cada um dos seres, sejam eles animados ou inanimados possuem em si a Essência Divina, que lhes possibilita a existência, razão pela qual devemos sempre respeitar cada uma dessas expressões de Vida, pois fazemos parte delas, como elas fazem parte de nós. Jamais poderemos nos julgar superiores a quem ou ao que quer que seja. Temos que entender que pode bastar uma minúscula bactéria para acabar com a vida da mais poderosa criatura do mundo, como estamos observando agora...
Respeita-las é nos respeitarmos. Ama-las é nos amarmos. Amor pela humanidade e respeito pela vida, é o que nos permitirá encontrar a felicidade, e somente a conseguiremos, se juntos seguirmos na caminhada, solidários, para não terminarmos solitários... Cada um fazendo a sua parte, com respeito e amor. Cada um cedendo espaço para que o Plano Divino se complete, entendendo que não existe a auto suficiência, e que ninguém se basta sozinho, e isso nos é ensinado pela Natureza...
Há que se entender que precisamos uns dos outros. E quando isso é negado, a Vida se encarrega de nos colocar em situações desagradáveis, dando-nos as lições necessárias para aprendermos a lição maior, que nos ensina que o sentimento maior, se chama HUMILDADE. E que esta humildade é a base de tudo. Humildade para reconhecer que todos precisam de todos para sobreviver. Ninguém é melhor, e nem mais importante do que ninguém. Para o ciclo da vida se completar é preciso essa lição entender.
E crianças, humildemente peço que todos, formando um círculo imaginário, todos de mãos dadas, desejemo-nos UM LINDO DIA, o que poderá nos ajudar a encontrar a tão almejada FELICIDADE, cada qual fazendo sua parte em benefício de todos, sabendo sentir-se juntos, ainda que distantes...
Você é especial.
Sim, você é, mas, somente reconhecerá isso, se aprender a ver que as outras pessoas também lhe são especiais.
Vivemos em um cotidiano em que pessoas entram em nossas vidas, nos ensinam algo por algum tempo e, depois saem, ou são substituídas.
Com quantas pessoas você já se deparou em algum lugar, e estas, lhe chamaram pelo nome, e você ficou perdido? Ora, chamar pelo nome, pode ser um indicativo de que você em algum momento, teve impacto na vida daquela pessoa.
Como somos acumuladores sociais, devemos aprender que todas pessoas, cada um a seu jeito, impacta nossas vidas e nós a delas.
Sabendo disso, pergunto, como você quer impactar ou marcar a vida de alguém?
Como você gostaria de ser lembrado por estas pessoas?
Quando digo que você é especial, é porque você tem esse dom de impactar a vida das pessoas.
Se você pode impactar, que seja no mínimo com algo positivo.
Há uma canção de Oswaldo Montenegro, A Lista, que retrata isso muito bem.
" Faça uma lista de grandes amigos. Que você mais via há dez anos atrás. Quantos você ainda vê todo dia. Quantos você já não encontra mais..."
A vida passa muito rápido. Por isso, marque positivamente sua passagem.
Nada você irá levar desta vida, mas, com certeza, irá deixar.
Pense nisso.
Paz e bem.
Ilumine seu dia.
Massako
Quando a gente nasce, as pessoas vão nos ensinando conforme crescemos o que elas pensam, se elas acham que todos tem que estar dentro dos padrões de beleza, de vida, ou de comportamento totalmente superficiais que elas criam, elas ensinam isso, e na inocência nós aprendemos. E se vermos alguém fora desses padrões é claro que vamos julgar porque nos ensinaram que isso é errado. Ou seja, sem nem saber ao menos o que é ser preconceituoso, racista ou xenofóbico, nós pegamos a lição para si e nos tornamos um deles... Porém isto acontece porque somos influenciados a acreditar nestes padrões e não poque nascemos assim.
E do mesmo jeito que aprendemos a odiar as pessoas que não se encaixam nos padrões impostos pela sociedade, podemos aprender a amá-las mesmo com tantas diferenças.
À vontade, o saber e o aprender
“A vontade tinha um plano de ação, mas sem o saber não podia realiza-lo.
O saber, vendo os planos da vontade, se afastou e ficou num canto sozinho.
A vontade era para o saber uma coisa insana e sem escrúpulo.
Um dia, refletindo sobre sua condição, o saber viu que todo o tempo dedicado em sua vida para seu progresso seria inútil, se nada dele pudesse ser realizado.
À vontade, cansada de seus atos fracassados, das amizades perdidas pela falta de cautela e do desgaste de suas energias, decidiu se aproximar do saber. Ao se aproximarem, eles descobriram um amigo em comum; o aprender.
Cada um deu o melhor de si, para aprender o que eles não tinham, e os três juntos fizeram grandes feitos.”
O tempo de Deus é perfeito!
Coloque sua confiança nas mãos de Deus. Quem aprende a andar e viver no tempo de Deus, é certo que não andará angustiado. As coisas de Deus não acontecem no nosso tempo, e sim no tempo Dele. O silêncio do Senhor é precioso, pois é durante esse tempo que Ele nos prepara para receber a Sua resposta. "Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor". (Salmos 40:1).
Aprender uma língua estrangeira é fácil!
Em um momento ímpar para o Brasil de visibilidade mundial com a Copa do Mundo, com Olimpíadas à porta, comércio internacional, intercâmbio, rede mundial, notícias instantâneas de todas as partes do mundo, me parece pertinente a reflexão sobre a importância do ensino da língua estrangeira em nosso país.
Será que estamos preparados, ou mesmo nos preparando, de fato, para os desafios, ou tudo está só na propaganda?
Com a releitura deste texto, apresentado e discutido com profissionais da área em, pelo menos, uma dezena de Congressos sobre Linguística, em importantes Universidades Brasileiras, como UNICAMP, UFSCAR, e Congresso SABER, acredito que o leitor poderá compreender melhor o assunto e ter algumas respostas.
Aprender uma língua estrangeira é mais fácil do que se imagina. Para a maioria das pessoas é algo muito difícil aprender uma segunda língua.
Este artigo tem o objetivo de mostrar ao leitor que esta suposição está errada. Aprender a segunda língua é bem mais fácil do que foi aprender a primeira, a língua mãe. A terceira e a quarta ficarão ainda mais fáceis, e assim por diante.
O processo tem sido visto desta forma porquê a maioria dos professores de língua estrangeira, com destaque para os professores de inglês, idioma mais procurado, não prioriza a audição, concentrando-se na gramática, mais fácil de se aplicar, já que exige apenas a repetição indefinida de solução de exercícios escritos.
Parece-me que, no entender desses professores, este processo é menos trabalhoso. Porém posso afirmar que estão enganados. O que dá mais trabalho é “re-ensinar” um aluno que, supostamente, deveria ter condições plenas de comunicar-se em outra língua.
Não há justificativa alguma para um jovem sair do colegial, ou segundo grau, após onze anos de estudos, sem falar, pelo menos, duas línguas estrangeiras. Isto me parece um grande absurdo! O que dizer de alunos que passam dois, três, cinco anos estudando em escolas de inglês e não conseguem se fazer compreender nesta língua, e não a compreendem, quando falada por nativos?
O que é ouvir?
É receber, através dos ouvidos, vibrações emitidas em código, por pessoas, pássaros, animais, instrumentos musicais, veículos. Enviadas ao cérebro humano, ou de outros seres vivos, são armazenadas para uso imediato ou posterior.
É um processo que exige dois agentes: o emissor e o receptor.
O que é falar?
É repetir, através dos órgãos da fala, os sons, ou seja, as vibrações armazenadas no cérebro.
Então, se não há audição, não há fala! Para que a aprendizagem de uma nova língua aconteça, me parece que o fator “recepção” ou “audição” é o mais importante.
Quando aprendemos a ouvir, aprendemos a acumular conhecimentos para uso posterior, em nosso benefício e em benefício de nossos semelhantes.
A meu ver, seria de extrema importância que os educadores, em geral, compreendessem isso. Se um aluno não lê em voz alta, não aprende a falar, e não aprende, também, a fazer uma apresentação em público.
É preciso que volte às salas de aula a leitura em voz alta, e em pé, na frente da classe. Isto irá contribuir sobremaneira para o aprendizado e desenvolvimento da criança e do jovem. È uma questão de cidadania.
A Metodologia dos Sons, que foi desenvolvida na Inglaterra e tem sido aplicada no Brasil com muito sucesso, prioriza a audição e a fala, no aprendizado de línguas estrangeiras. Esta metodologia está baseada em quatro importantes fatores da comunicação: Audição, fala, leitura e escrita.
Muitos executivos e profissionais liberais, inclusive os de áreas técnicas, estão encontrando nesta metodologia a resposta para seus problemas de comunicação em outra língua, hoje tão necessária, já que a globalização é uma realidade que não pode ser ignorada.
Para crianças e jovens, aprender uma, duas e até três línguas estrangeiras, com o uso da Metodologia dos Sons, passou a ser uma fonte de prazer, ao contrário das maçantes aulas voltadas para o aprendizado da gramática.
Não importa porque ou de que....
Há dias, horas, momentos de inércia ou fulgor
Que aprendemos que não temos o controle
Não somos donos de nós, de nossas vidas
Descobrimos ser peças em num tabuleiro
Num jogo de Santos, Milagres e solidão
Seguindo em frente num sem fim que fim não tem... ou tem!
Mas aí, já percebemos nós estarmos quase à margem
Da estrada, do jogo, da vida, de nós mesmos
A caminhada é mais que longa e sempre apressada
Quão poucas são as ferramentas prestantes ao alcance
Que cumprem a função de ajudar nesse insano trajeto
Por onde passam também os insones, os lúcidos
Temerosos delirante ou desatentos de alma pura
Que cansados de cada passo dado nessa rota
Nos descortinando, para sermos vistos como somos
E nada e ninguém: nem sejam Santos nem folhas secas
Caídas se um outono cruzando a contramão da ida
Tem olhos pra notar que há mais passantes que passos
E depois de tanto seguir, ultrapassar, sem descanso
O coração se cansa, desiste por nós, sangra abatido
E se assossega, se cala, simplesmente para
E sai de cena sem importar mais com a via que vê à frente
Não há mais o que sofrer, a alegrar, ser frio ou quente
Quando criança antes mesmo de aprender a sentar, Eu caí várias vezes, me levantaram e ficou um hematoma. aprendi a andar, mas ainda assim tinha tempo de cair, não parei de andar e fui caindo até então.
A diferença eh que, enquanto criança minhas quedas afectavam somente a pele, mas depois fui me associando. por influência das instituições de ensino, aprendi que o Homem é diferenciado dos outros animais Pelo uso da razão, mas é o único ser cruel capaz de ferir a alma.
"Aprendemos com o tempo e as experiências porque passamos, que o desenvolver do senso de justiça passa necessariamente pela compreensão do outro, as razões de suas atitudes e o que motiva sua forma de enxergar e interagir com o mundo.
E quando isso acontece, damos o primeiro passo na evolução de nós mesmos, em direção ao respeito por todas as coisas que se fazem sem o nosso contributo ou a revelia dos nossos desejos."
um silêncio que nos ensina
Eu tive uma vizinha que não conheci.
Me alegrava o jeito que ela cantava.
Ouvindo os louvores que vinha do andar de cima.
Havia ritmo e uma voz que expressava alegria.
certo tempo depois, os louvores começaram a ser interrompidos .
Mais ou menos sempre por volta do mesmo horário.
Discussões ocupavam o espaço das melodias.
E depois de um tempo, já não se ouvia louvores em nenhuma parte do dia.
O tom de voz crescia, e uma alternância entre sussurros e gritaria acontecia.
até que um dia, o silêncio completo anuncia, que no andar de cima já não morava mais a vizinha.
A história que comove leitores em sua maioria.
é mais comum do que se imagina.
não se pode fazer nada por ela.
mas a maior lição que se aprende, é cuidar dos nossos próprios relacionamentos
Depois que se perde, sempre aumenta a percepção do valor que se tinha.
Ser paciente e agradecido, elogiar mais que do tecer críticas, são ingredientes de uma receita
Que quando bem feita, faz permanecer a alegria.
. Ela se acostumou com os olhos.
Ele aprendeu a andar entre sombras.
Ela precisa ser lembrada para se sentir viva.
Ele só respira quando é esquecido.
Enquanto ela floresce com palavras,
ele sangra em silêncio — e sorri com dentes partidos.
Sêneca diria que a alma forte não espera aplausos.
Epicteto mandaria suportar e calar.
Platão veria nela a ilusão.
Nietzsche o veria — e chamaria de vontade.
A dor o moldou como a espada molda o aço:
não para ser bonito,
mas para não se quebrar nunca mais."**
— Purificação
---
O Apóstolo Paulo ensina: "Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos"
Romanos 12.18.
Agora, sem valores como: empatia, dedicação, atenção, companheirismo, amizade, amor...A vida esvazia-se... E, à ausência de bons sentimentos, pode levar à experiencias negativas, com prioridades desfavoráveis - com perdas maiores: o afastamento da presença de Deus.
Você não precisa se sentir culpada por colocar limites.
Muitas vezes, fomos ensinados a agradar, ceder, dizer “sim” para manter vínculos — mesmo quando isso significa ultrapassar os nossos próprios limites. Mas estabelecer fronteiras saudáveis não é egoísmo, é autocuidado. É um gesto de amor próprio que protege sua saúde emocional e preserva relações mais honestas.
Limite não é muro: é clareza.
É dizer até onde você vai sem se perder de si mesma. É manter a sua paz interior como prioridade. Quando você aprende a dizer “não” com firmeza e respeito, abre espaço para relações mais autênticas e menos exaustivas.
Você merece vínculos onde o seu bem-estar também importa.
🌿
Nélma Andrade
Sou só alguém que aprendeu a confiar.
Que, mesmo falho, levanta os olhos e clama.
Que pede não por merecer, mas por crer.
Quem sou eu? Eu ainda não sei ! Mas
Sou aquele que tropeça, mas ainda assim caminha.
Que carrega dúvidas, mas insiste na fé.
Sou barro nas mãos do Oleiro,
grato por cada toque, cada recomeço.
Peço, porque sei que és generoso.
Clamo, porque sei que ouves.
E mesmo sem entender tudo,
eu descanso…
Porque sei quem Tu és. O Deus da minha vida senhor criador de tudo aqui na terra.
Os três porquinhos. Uma fábula infantil, recheada de ensinamentos , práticos que fariam toda a diferença, quando aplicado no nosso cotidiano.
Quem tem medo do lobo mau?! Ele é um cara legal! O lobo ficava cada vez mais furioso e gritou: – Abram a porta, já!!! Todos os dias bate a nossa porta o lobo mau da maledicência, inveja, ódio, mágoas, rancor, desânimo, perseguições, brigas, fome, miséria, frustrações, etc. São tantos lobos que nos rodeiam! A minha casa, a minha família, a minha vida, não pode estar protegida por palhas ou palitos. O lobo mau a derrubaria apenas com um sopro. A minha busca incansável pela proteção dos meus tesouros, não pode estar alicerçadas apenas no meu esforço. O segredo da casa construída na rocha, está nos alicerces. Alicerces é a base da nossa Vitória, contra todos os sopros que lobo mau tentar contra a casa edificada na rocha. A prudência garante tranquilidade e segurança. A tolice garante morte e destruição.
Vivem dizendo que a fantasia não existe e não ensina nada
Isso não é só mentira, como uma descrença danada
Pois a fantasia, é uma das coisas que mais ensinam sobre a vida
Nos colocam em outras emoções, momentos e pontos de vistas
Nos levam a outras lugares que carro nenhum levaria
Nos faz sentir vivos e cheios de energia
E você ainda tem a ousadia de dizer que fantasia não serve pra porcaria nenhuma?
Isso sim, é loucura
"Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos" (Sl 32:8).
Graças a Deus!
Obrigada, Senhor!
Sem ti nada sou, nada posso fazer.
O Senhor é o meu TUDO!
Preciso de ti hoje e sempre, meu Pai.
🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Então, gente, tá sem saber o que fazer nessa situação? Tá sem norte? Sem sul, sem leste e sem oeste? Tá na dúvida? Não sabe pra onde ir? Não sabe que caminho seguir?
😌🥲😟
Preste atenção! Deus sempre nos dá a parte que nos cabe fazer, mas tem hora que não podemos fazer nada. Então, é aí que Deus entra com a providência. Basta confiar, entregar na mão de Deus e aguardar o bem que virá. Fé. Emunah.
A diferença entre admiração e inveja talvez seja que na admiração aprendem com você e na inveja copiam você.Na admiração o que é aprendido leva o crédito, na inveja jamais há reconhecimento.
A pessoa que admira faz questão de expor com orgulho esse sentimento.
A pessoa que inveja, esconde o sentimento e procura os defeitos nas qualidades daquele que é o que ela gostaria de ser.
A inveja reconhecida e/ou assumida é admiração, a inveja desmentida é maldade mesmo
É incrível e admirável como ultimamente os homens vêm se ligando, aceitando e aprendendo a ouvir e, até mesmo, ensinando outros a ouvirem suas intuições e pressentimentos.
Algo que todos temos, mas poucos realmente prestam atenção, poucos lapidam esse "poder" único e incrível que temos.
Dentro de nós há uma conexão com o divino masculino e o feminino, por isso basicamente todas as religiões (principalmente as mais antigas) nos ensinam a "olhar pra dentro", procurar a Deus ou Deuses dentro de nós mesmos, não no exterior.
Algumas religiões ou doutrinas indicam meditação, outros indicam oração, outros indicam rituais com chás e ervas psicotrópicas, mas a verdade é que todos eles têm algo muito importante em comum:
Nos ensinam a olhar pra dentro de si mesmos.
Se quer encontrar a verdade, procure-a primeiramente dentro de si.
Se quer mudanças, comece primeiramente com você mesmo.
**No Fim das Contas**
Ricardo sempre foi uma pessoa determinada. Desde cedo, ele aprendeu que, para vencer na vida, era preciso lutar e nunca desistir. Ele tinha um sonho grande: abrir seu próprio negócio, um restaurante onde pudesse unir sua paixão pela culinária com o desejo de oferecer algo especial para a cidade. Passou anos juntando dinheiro, abrindo mão de momentos com a família e amigos, dormindo tarde, trabalhando em empregos que não gostava só para guardar cada centavo.
Finalmente, o dia chegou. Ricardo abriu seu restaurante. No começo, as coisas pareciam promissoras. Ele tinha clientes regulares, feedbacks positivos, uma equipe dedicada. Mas, com o tempo, os desafios começaram a pesar: impostos altos, despesas inesperadas, concorrência feroz. Ele tentou de tudo para fazer dar certo, fazendo promoções, cortando custos, investindo em novas ideias. Cada dia era uma batalha, mas ele acreditava que, no fim, todo o esforço valeria a pena.
No entanto, quanto mais ele se esforçava, mais o sucesso parecia escapar das suas mãos. As contas começaram a se acumular, as noites em claro tornaram-se rotina, e ele foi ficando cada vez mais cansado, esgotado de tentar salvar um sonho que parecia estar se desfazendo. Em uma noite silenciosa, após fechar o restaurante pela última vez, Ricardo se deu conta de que tudo o que fez não tinha sido suficiente. Ele havia colocado tudo de si, mas, no final, não era ele quem decidia o resultado.
Ele caminhou até o parque onde costumava ir quando criança e sentou-se em um banco, encarando as luzes da cidade. O peso da derrota era esmagador, mas, de alguma forma, uma nova compreensão começou a surgir. Ricardo percebeu que, apesar de tudo, ele havia se tornado mais forte, mais resiliente. Aprendeu que, às vezes, a vida não recompensa o esforço como imaginamos, mas nos ensina algo que nunca poderíamos aprender sem a queda.
Ele respirou fundo e, em silêncio, prometeu a si mesmo que, mesmo que os sonhos nem sempre se realizem como queremos, ele seguiria em frente – pois era isso que ele sabia fazer melhor. Afinal, o fim de um caminho também pode ser o começo de outro.
Evangehlista Araujjo O criador de histórias
- Relacionados
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Textos de motivação para comunidade educacional
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
