Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
APRENDEMOS...
Aprendemos que somos frágeis.
Que seres indefesos guardam a pureza e estão imunes a contaminação dos homens.
Que o necessário é o simples e todo o acúmulo é fardo sem serventia.
Aprendemos que as vitrines não brilham já que a Luz não pode ser guardada.
Que o brilho se esconde nos olhos e que o preço perde o seu valor na primeira incerteza que a surpresa traz.
Aprendemos a sentir a falta de um abraço e o calor de um afeto.
Que o sorriso precisa de um olhar e que a real fortaleza é o nosso Lar.
Aprendemos que os caminhos existem se seguirmos na direção da esperança.
Que o caos pode gerar sentimentos nobres e resgatar o que perdemos na ambição do imediato e que somente a Luz pode curar a escuridão que reside na falta do Amor.
Aprendemos que os desejos são ecos do ego e destruidores dos justos.
Que o isolamento nos aproxima e que o ser e o sentir precisam do agir para ter significado.
Aprendemos que o medo precisa da razão para clarear os sentidos.
Que a fé não reside nos templos e que os olhos não detém a verdade.
Aprendemos que tudo tem um significado, nem sempre compreendido.
Que a lição verdadeira se esconde na dor,
E que precisamos manter a lição depois de superada a prova.
Aprendemos que precisamos seguir aprendendo, este é o caminho da evolução.
Que Deus nos permite o sofrer para nos tornarmos mais humanos e que é preciso morrer no ter para renascer no sentir.
" A sociedade deveria ensinar menos sobre competitividade e mais sobre reciprocidade.
Me atrevo a pensar que, o homem foi ensinado a ser o lobo do homem, quando, atribuíram a ele, tantas responsabilidades fúteis, além de afunilarem suas possibilidades, em cima de dogmas, burocracias, conceitos e preconceitos, legitimados por uns, naturalizado por alguns, e questionados por ninguém."
Oração à Deus
Ensina-me, ó Pai a me sentir digna do Seu Perdão e perdoar aqueles que não considero dignos de serem perdoados;
Ensina-me a amar aqueles que não merecem, pois os que merecem já recebem o meu amor;
Ensina-me a me distanciar dos maus e mesmo assim desejá-los o bem com o amor e verdade.
Ensina-me a orar por aqueles que me fizeram mal e que eu deseje a Sua Justiça e não a vingança;
Ensina-me a desejar ser e ter aquilo que te agrada, meu Pai;
Ensina-me a dar valor ao que tenho ainda que eu deseje muito mais;
Conceda-me a mansidão de coração em situações de conflito eque o bem querer e o querer o bem estejam acima dos meus julgamentos;
Me ensine a deixar de julgar o que não me cabe sequer opinar e
livra-me de ser ré de quem não está apto a me julgar;
Faça o meu coração misericordioso para que eu me compadeça daqueles que sofrem;
Ajuda-me a controlar a minha língua quando me surgir o desejo de dizer o que não devo;
Te peço, Meu Pai, que minha boca profira palavras que edificam
e que em minha mente reinem pensamentos positivos e ideias construtivas;
Que ouça tudo, mas que eu só escute e absorva o que agrada ao Senhor;
Mantenha, Senhor, a minha fé e perseverança em todas as circunstâncias, sejam elas de qualquer natureza;
Me conceda o perdão por não me arrepender de coisas que eu sei que deveria ter arrependimento, mas não consegui ter esse sentimento em meu coração;
Me permita ter a nobreza de conseguir me arrepender genuinamente do que não Te Agrada;
Me permita ser instrumento da Vossa Vontade acima da minha equando eu não tiver entendimento dos fatos, Te peço Sabedoria para lidar com as circunstâncias, pois a Bíblia diz que podemos pedir Sabedoria, "pois o Senhor nos dá deliberadamente". Assim seja, em Nome de Jesus!
Como estamos perto da Primavera, vamos nos lembrar
do que a Natureza pode nos ensinar...
Um dos maiores ensinamentos que a Natureza nos dá, é a humildade...
Ela tudo nos dá, e apenas carinho nos pede...
Por que não a atendemos? Por que não aprendemos essa lição?
Osculos e amplexos,
Marcial
VAMOS APRENDER O QUE NOS ENSINA A NATUREZA
Marcial Salaverry
Para dizer a verdade, não é difícil, e apenas precisamos prestar atenção para aprender o que nos ensina a Natureza, entendendo que a grande magia da Natureza reside nas lições que ela nos dá. Apenas é preciso saber captá-las, saber entende-las. Claro que ela não nos fala, apenas se expõe, e nos mostra. Para ver, basta abrir os olhos, e para entender, basta abrir a alma, basta saber que ela é a grande obra de Deus...
Para bem captar, vejam o exemplo que nos dá a árvore, pois basta apenas um ramo dela, que já serve de sustentáculo para a transformação da Vida. Ela tem o poder de se recriar, de resistir às muitas mutilações que lhe são impostas, e é apenas com o golpe final, que ela perece. Assim como nossa vida, ela nasce, tem seu ciclo, e chega ao fim, mas quanta vida ela viveu...
Ainda lembrando que a feia e até asquerosa lagarta precisou recolher-se em seu casulo para se transformar em uma linda borboleta, num autentico milagre da Natureza.
Meditemos, pensando que apenas nessa fração de segundo, em que observamos essa imagem, podemos ter a noção de que tudo na vida é assim, em tudo e para tudo, sempre dependeremos de algo ou de alguém para nossa sobrevivencia, pois ninguém, nada, sobrevive sozinho.
Somos UM no TODO. Não deve existir a individualidade, mas sim, a solidariedade, e assim, devemos ser humildes para entender que sempre precisaremos de alguém a nosso lado. Nada somos sozinhos.
Com certeza, poderemos caminhar com tranquilidade para a transformação da vida, se nos dermos as mãos, eis que assim poderemos encontrar a Luz e refletir a beleza da Vida, se juntos estivermos. Nem que seja apenas para trocar ideias.
Cada um dos seres, sejam eles animados ou inanimados possuem em si a Essência Divina, que lhes possibilita a existência, razão pela qual devemos sempre respeitar cada uma dessas expressões de Vida, pois fazemos parte delas, como elas fazem parte de nós. Jamais poderemos nos julgar superiores a quem ou ao que quer que seja. Temos que entender que pode bastar uma minúscula bactéria para acabar com a vida da mais poderosa criatura do mundo, como estamos observando agora...
Respeita-las é nos respeitarmos. Ama-las é nos amarmos. Amor pela humanidade e respeito pela vida, é o que nos permitirá encontrar a felicidade, e somente a conseguiremos, se juntos seguirmos na caminhada, solidários, para não terminarmos solitários... Cada um fazendo a sua parte, com respeito e amor. Cada um cedendo espaço para que o Plano Divino se complete, entendendo que não existe a auto suficiência, e que ninguém se basta sozinho, e isso nos é ensinado pela Natureza...
Há que se entender que precisamos uns dos outros. E quando isso é negado, a Vida se encarrega de nos colocar em situações desagradáveis, dando-nos as lições necessárias para aprendermos a lição maior, que nos ensina que o sentimento maior, se chama HUMILDADE. E que esta humildade é a base de tudo. Humildade para reconhecer que todos precisam de todos para sobreviver. Ninguém é melhor, e nem mais importante do que ninguém. Para o ciclo da vida se completar é preciso essa lição entender.
E crianças, humildemente peço que todos, formando um círculo imaginário, todos de mãos dadas, desejemo-nos UM LINDO DIA, o que poderá nos ajudar a encontrar a tão almejada FELICIDADE, cada qual fazendo sua parte em benefício de todos, sabendo sentir-se juntos, ainda que distantes...
Quando a gente nasce, as pessoas vão nos ensinando conforme crescemos o que elas pensam, se elas acham que todos tem que estar dentro dos padrões de beleza, de vida, ou de comportamento totalmente superficiais que elas criam, elas ensinam isso, e na inocência nós aprendemos. E se vermos alguém fora desses padrões é claro que vamos julgar porque nos ensinaram que isso é errado. Ou seja, sem nem saber ao menos o que é ser preconceituoso, racista ou xenofóbico, nós pegamos a lição para si e nos tornamos um deles... Porém isto acontece porque somos influenciados a acreditar nestes padrões e não poque nascemos assim.
E do mesmo jeito que aprendemos a odiar as pessoas que não se encaixam nos padrões impostos pela sociedade, podemos aprender a amá-las mesmo com tantas diferenças.
À vontade, o saber e o aprender
“A vontade tinha um plano de ação, mas sem o saber não podia realiza-lo.
O saber, vendo os planos da vontade, se afastou e ficou num canto sozinho.
A vontade era para o saber uma coisa insana e sem escrúpulo.
Um dia, refletindo sobre sua condição, o saber viu que todo o tempo dedicado em sua vida para seu progresso seria inútil, se nada dele pudesse ser realizado.
À vontade, cansada de seus atos fracassados, das amizades perdidas pela falta de cautela e do desgaste de suas energias, decidiu se aproximar do saber. Ao se aproximarem, eles descobriram um amigo em comum; o aprender.
Cada um deu o melhor de si, para aprender o que eles não tinham, e os três juntos fizeram grandes feitos.”
O tempo de Deus é perfeito!
Coloque sua confiança nas mãos de Deus. Quem aprende a andar e viver no tempo de Deus, é certo que não andará angustiado. As coisas de Deus não acontecem no nosso tempo, e sim no tempo Dele. O silêncio do Senhor é precioso, pois é durante esse tempo que Ele nos prepara para receber a Sua resposta. "Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor". (Salmos 40:1).
Aprender uma língua estrangeira é fácil!
Em um momento ímpar para o Brasil de visibilidade mundial com a Copa do Mundo, com Olimpíadas à porta, comércio internacional, intercâmbio, rede mundial, notícias instantâneas de todas as partes do mundo, me parece pertinente a reflexão sobre a importância do ensino da língua estrangeira em nosso país.
Será que estamos preparados, ou mesmo nos preparando, de fato, para os desafios, ou tudo está só na propaganda?
Com a releitura deste texto, apresentado e discutido com profissionais da área em, pelo menos, uma dezena de Congressos sobre Linguística, em importantes Universidades Brasileiras, como UNICAMP, UFSCAR, e Congresso SABER, acredito que o leitor poderá compreender melhor o assunto e ter algumas respostas.
Aprender uma língua estrangeira é mais fácil do que se imagina. Para a maioria das pessoas é algo muito difícil aprender uma segunda língua.
Este artigo tem o objetivo de mostrar ao leitor que esta suposição está errada. Aprender a segunda língua é bem mais fácil do que foi aprender a primeira, a língua mãe. A terceira e a quarta ficarão ainda mais fáceis, e assim por diante.
O processo tem sido visto desta forma porquê a maioria dos professores de língua estrangeira, com destaque para os professores de inglês, idioma mais procurado, não prioriza a audição, concentrando-se na gramática, mais fácil de se aplicar, já que exige apenas a repetição indefinida de solução de exercícios escritos.
Parece-me que, no entender desses professores, este processo é menos trabalhoso. Porém posso afirmar que estão enganados. O que dá mais trabalho é “re-ensinar” um aluno que, supostamente, deveria ter condições plenas de comunicar-se em outra língua.
Não há justificativa alguma para um jovem sair do colegial, ou segundo grau, após onze anos de estudos, sem falar, pelo menos, duas línguas estrangeiras. Isto me parece um grande absurdo! O que dizer de alunos que passam dois, três, cinco anos estudando em escolas de inglês e não conseguem se fazer compreender nesta língua, e não a compreendem, quando falada por nativos?
O que é ouvir?
É receber, através dos ouvidos, vibrações emitidas em código, por pessoas, pássaros, animais, instrumentos musicais, veículos. Enviadas ao cérebro humano, ou de outros seres vivos, são armazenadas para uso imediato ou posterior.
É um processo que exige dois agentes: o emissor e o receptor.
O que é falar?
É repetir, através dos órgãos da fala, os sons, ou seja, as vibrações armazenadas no cérebro.
Então, se não há audição, não há fala! Para que a aprendizagem de uma nova língua aconteça, me parece que o fator “recepção” ou “audição” é o mais importante.
Quando aprendemos a ouvir, aprendemos a acumular conhecimentos para uso posterior, em nosso benefício e em benefício de nossos semelhantes.
A meu ver, seria de extrema importância que os educadores, em geral, compreendessem isso. Se um aluno não lê em voz alta, não aprende a falar, e não aprende, também, a fazer uma apresentação em público.
É preciso que volte às salas de aula a leitura em voz alta, e em pé, na frente da classe. Isto irá contribuir sobremaneira para o aprendizado e desenvolvimento da criança e do jovem. È uma questão de cidadania.
A Metodologia dos Sons, que foi desenvolvida na Inglaterra e tem sido aplicada no Brasil com muito sucesso, prioriza a audição e a fala, no aprendizado de línguas estrangeiras. Esta metodologia está baseada em quatro importantes fatores da comunicação: Audição, fala, leitura e escrita.
Muitos executivos e profissionais liberais, inclusive os de áreas técnicas, estão encontrando nesta metodologia a resposta para seus problemas de comunicação em outra língua, hoje tão necessária, já que a globalização é uma realidade que não pode ser ignorada.
Para crianças e jovens, aprender uma, duas e até três línguas estrangeiras, com o uso da Metodologia dos Sons, passou a ser uma fonte de prazer, ao contrário das maçantes aulas voltadas para o aprendizado da gramática.
Não importa porque ou de que....
Há dias, horas, momentos de inércia ou fulgor
Que aprendemos que não temos o controle
Não somos donos de nós, de nossas vidas
Descobrimos ser peças em num tabuleiro
Num jogo de Santos, Milagres e solidão
Seguindo em frente num sem fim que fim não tem... ou tem!
Mas aí, já percebemos nós estarmos quase à margem
Da estrada, do jogo, da vida, de nós mesmos
A caminhada é mais que longa e sempre apressada
Quão poucas são as ferramentas prestantes ao alcance
Que cumprem a função de ajudar nesse insano trajeto
Por onde passam também os insones, os lúcidos
Temerosos delirante ou desatentos de alma pura
Que cansados de cada passo dado nessa rota
Nos descortinando, para sermos vistos como somos
E nada e ninguém: nem sejam Santos nem folhas secas
Caídas se um outono cruzando a contramão da ida
Tem olhos pra notar que há mais passantes que passos
E depois de tanto seguir, ultrapassar, sem descanso
O coração se cansa, desiste por nós, sangra abatido
E se assossega, se cala, simplesmente para
E sai de cena sem importar mais com a via que vê à frente
Não há mais o que sofrer, a alegrar, ser frio ou quente
Quando criança antes mesmo de aprender a sentar, Eu caí várias vezes, me levantaram e ficou um hematoma. aprendi a andar, mas ainda assim tinha tempo de cair, não parei de andar e fui caindo até então.
A diferença eh que, enquanto criança minhas quedas afectavam somente a pele, mas depois fui me associando. por influência das instituições de ensino, aprendi que o Homem é diferenciado dos outros animais Pelo uso da razão, mas é o único ser cruel capaz de ferir a alma.
"Aprendemos com o tempo e as experiências porque passamos, que o desenvolver do senso de justiça passa necessariamente pela compreensão do outro, as razões de suas atitudes e o que motiva sua forma de enxergar e interagir com o mundo.
E quando isso acontece, damos o primeiro passo na evolução de nós mesmos, em direção ao respeito por todas as coisas que se fazem sem o nosso contributo ou a revelia dos nossos desejos."
. Ela se acostumou com os olhos.
Ele aprendeu a andar entre sombras.
Ela precisa ser lembrada para se sentir viva.
Ele só respira quando é esquecido.
Enquanto ela floresce com palavras,
ele sangra em silêncio — e sorri com dentes partidos.
Sêneca diria que a alma forte não espera aplausos.
Epicteto mandaria suportar e calar.
Platão veria nela a ilusão.
Nietzsche o veria — e chamaria de vontade.
A dor o moldou como a espada molda o aço:
não para ser bonito,
mas para não se quebrar nunca mais."**
— Purificação
---
Os três porquinhos. Uma fábula infantil, recheada de ensinamentos , práticos que fariam toda a diferença, quando aplicado no nosso cotidiano.
Quem tem medo do lobo mau?! Ele é um cara legal! O lobo ficava cada vez mais furioso e gritou: – Abram a porta, já!!! Todos os dias bate a nossa porta o lobo mau da maledicência, inveja, ódio, mágoas, rancor, desânimo, perseguições, brigas, fome, miséria, frustrações, etc. São tantos lobos que nos rodeiam! A minha casa, a minha família, a minha vida, não pode estar protegida por palhas ou palitos. O lobo mau a derrubaria apenas com um sopro. A minha busca incansável pela proteção dos meus tesouros, não pode estar alicerçadas apenas no meu esforço. O segredo da casa construída na rocha, está nos alicerces. Alicerces é a base da nossa Vitória, contra todos os sopros que lobo mau tentar contra a casa edificada na rocha. A prudência garante tranquilidade e segurança. A tolice garante morte e destruição.
Vivem dizendo que a fantasia não existe e não ensina nada
Isso não é só mentira, como uma descrença danada
Pois a fantasia, é uma das coisas que mais ensinam sobre a vida
Nos colocam em outras emoções, momentos e pontos de vistas
Nos levam a outras lugares que carro nenhum levaria
Nos faz sentir vivos e cheios de energia
E você ainda tem a ousadia de dizer que fantasia não serve pra porcaria nenhuma?
Isso sim, é loucura
"Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos" (Sl 32:8).
Graças a Deus!
Obrigada, Senhor!
Sem ti nada sou, nada posso fazer.
O Senhor é o meu TUDO!
Preciso de ti hoje e sempre, meu Pai.
🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Então, gente, tá sem saber o que fazer nessa situação? Tá sem norte? Sem sul, sem leste e sem oeste? Tá na dúvida? Não sabe pra onde ir? Não sabe que caminho seguir?
😌🥲😟
Preste atenção! Deus sempre nos dá a parte que nos cabe fazer, mas tem hora que não podemos fazer nada. Então, é aí que Deus entra com a providência. Basta confiar, entregar na mão de Deus e aguardar o bem que virá. Fé. Emunah.
A diferença entre admiração e inveja talvez seja que na admiração aprendem com você e na inveja copiam você.Na admiração o que é aprendido leva o crédito, na inveja jamais há reconhecimento.
A pessoa que admira faz questão de expor com orgulho esse sentimento.
A pessoa que inveja, esconde o sentimento e procura os defeitos nas qualidades daquele que é o que ela gostaria de ser.
A inveja reconhecida e/ou assumida é admiração, a inveja desmentida é maldade mesmo
Bom dia!
Simbora, para mais uma jornada...
Cada dia se torna uma oportunidade de aprender, crescer e se encantar com as pequenas maravilhas que a vida coloca em nosso caminho.
Pensamento
Às vezes, tentamos aprender sozinhos, investimos em cursos, buscamos ajuda... mas é quando Deus coloca a pessoa certa no nosso caminho que tudo se transforma.
O maestro e professor Adailton foi essa resposta divina na minha vida. Um homem de sabedoria, que ensina com excelência, paciência e dedicação — sem cobrar nada, apenas pelo prazer de ver o outro crescer. Ele entende que minha rotina é corrida, que meu tempo é limitado, mas mesmo assim, oferece ensino de qualidade, com carinho, respeito e zelo.
Suas aulas vão além da técnica — ele vive o que ensina. Está sempre pronto para tirar dúvidas, enviar vídeos, compartilhar experiências e inspirar com seu exemplo de fé, música e adoração.
Sou profundamente grata por esse presente que Deus me deu. Porque mais do que aprender violão, aprendi que quando a vontade de Deus encontra o nosso esforço, o aprendizado se torna propósito.
— Izabel Lopes
O segredo da prosperidade, não é só o plantio para colher.
Antes temos de aprender a separar o trigo do joio!
Oque precisamos manter e conservar, do que é apenas um fardo.
É preciso, termos, espaço para multiplicar os resultados.
Todo bom agricultor sabe disso!
Antes do plantio é necessário preparar e manter o solo fértil.
“Havia um homem
que aprendeu a matar dragões e deu tudo que possuía
para se aperfeiçoar na arte.
Depois de três anos,
ele se achava perfeitamente preparado, mas,
que frustração, não encontrou
oportunidades de praticar sua habilidade.”
Dschuang Dsi
“Resolveu, então,
ensinar a matar dragões.”
René Thom
“Muitos aprenderam a matar dragões, mas
já não havia mais dragões a matar.”
Luciano Rodrigues Marcelino
- Relacionados
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
