Textos do Certo e Errado

Cerca de 450 textos do Certo e Errado

⁠Defina "Certo" e "Errado"
Muitos filósofos conduziram seus pontos de vistas, apenas no observar.
Somos selecionadores, recolhedores, tão somente e apartir de julgamentos que brigamos pra dizer que são nossos, mas, que percebo proceder do hemisfério externo.
Observem faça o teste. ⁠
Entre Jesus e Barrabás qual livrou-se?
Mandela e o estado opressivo?
Briga de casal onde ninguém é dono do que?
As religiões em nome de qual deus, se há apenas um?
Entre trabalhar e ter vida digna com valores iguais entre patrão e empregado, quem tem razão?
Governos onde todos estão na mesma planície terrena, atacam em nome da soberania e eles não o são!
Pessoas que falam de empatia, e se quer entendem oque estão nomeclaturando.
Sobre direitos humanos, e agimos animalescamente, irracionalmente.
Certo e Errado?
Conversaremos sobre nossas sepulturas.

Inserida por dalainilton

Nesse mundo onde quem está certo faz tudo errado, prefiro ser o que está errado e continuar na contra-mão. O caminho pode ser mais longo, pode ser mais difícil, pode ser até mais cansativo... Porém, é sem dúvida nenhuma mais gratificante vencer sabendo que foi por mérito próprio!
Desconfio de quem se coloca como exemplo da verdade absoluta.

Certo e errado são convenções que confirmam-se com meia dúzia de atitudes. (…)
Todo mundo teoricamente de acordo, porém a vida não é feita de teorias. E o resto? E tudo aquilo que a gente mal consegue verbalizar, de tão intenso? Desejos, impulsos, fantasias, emoções. Ora, meia dúzia de normas preestabelecidas não dão conta do recado. Impossível enquadrar o que lateja, o que arde, o que grita dentro de nós.
Somos maduros e ao mesmo tempo infantis, por trás do nosso autocontrole há um desespero infernal. Possuímos uma criatividade insuspeita: inventamos músicas, amores e problemas, e somos curiosos, queremos espiar pelo buraco da fechadura do mundo para descobrir o que não nos contaram. Todo o resto.
O amor é certo, o ódio é errado e o resto é uma montanha de outros sentimentos, uma solidão gigantesca, muita confusão, desassossego, saudades cortantes, necessidade de afeto e urgências sexuais que não se adaptam as regras do bom comportamento.(…)
Todo o resto é o que nos assombra: as escolhas não feitas, os beijos não dados, as decisões não tomadas, os mandamentos que não obedecemos, ou que obedecemos bem demais – a troco de que fomos tão bonzinhos?
Há o certo, o errado e aquilo que nos dá medo, que nos atrai, que nos sufoca, que nos entorpece.(…)
Todo o resto é muito vasto. É nossa porra-louquice, nossa ausência de certezas, nossos silêncios inquisidores, a pureza e a inocência que se mantêm vivas dentro de nós mas que ninguém percebe, só porque crescemos. A maturidade é um álibi frágil. Seguimos com uma alma de criança que finge saber direitinho tudo o que deve ser feito, mas que no fundo entende muito pouco sobre as engrenagens do mundo. Todo o resto é tudo que ninguém aplaude e ninguém vaia... porque ninguém vê.

Martha Medeiros
MEDEIROS, M. Coisas da Vida. Porto Alegre: L&PM, 2009.

Nota: Trechos da crônica "Todo o resto"

...Mais

Assusta-me mais o aético do que o antiético. Este último pelo menos conhece a linha divisória entre o certo e o errado, e isso se mostrará como o divisor de águas entre o agir e o não agir, já que está ciente das consequências. Já o aético seguirá cometendo atrocidades por não possuir o mecanismo que lhe permite entender a diferença entre um e outro,

Muitos bradam que precisam ter o direito de escolher errado para aprender o que é certo. Não obstante essa ser uma realidade, quando isso vira uma justificativa constante ou intensa, sobretudo antecipada, normalmente assinala uma alma ainda em estágio infantil de evolução. Almas amadurecidas se preocupam mais em, já sabendo o que é certo e errado, escolherem o certo.

Ainda que se mostre inteligente para definir objetivos e montar seus planos, o aético é um ignorante funcional, uma vez que não consegue distinguir certo de errado. Daí porque se mostra potencialmente mais perigoso que o antiético, que pelo menos é consciente o bastante para não colocar a mão num vespeiro com maior potencial agressivo do que o dele próprio.

Inserida por bodstein

Nunca se arrependa das coisas erradas - no seu conceito - que já fez. Não há como voltar e sim fazer diferente quando situação semelhante se apresentar. Dê mais valor ao que fez certo. Apenas pense um pouco se vale a pena fazer coisas certas para pessoas erradas, pois no final de contas pode ser também uma coisa errada.

Inserida por swamipaatrashankara

Admiro os loucos. Eles só se valem da verdade e na verdade tem seu mais profundo argumento, mesmo que para outros seja insano. Ele pode desejar algo proibido e isto não será “pecado” nem para ele, nem para os sãos e, se analisarmos do ponto de vista do louco, ele está certo. Os sãos são errados.

Inserida por Deptulski

Por vezes as pessoas não aceitam quando fechamos uma porta. Ou porque acham as suas motivações mais importantes que as demais. Ou por qualquer outra razão consideram correcto lutar incessantemente para mudar a opinião dos outros. Ninguém tem o direito de condicionar nenhum ser humano para benefício próprio. Ao contrário, cada um é livre de escolher o seu caminho. Se alguém recentemente o tirou da sua vida, é porque provavelmente a sua presença já não fazia mais sentido. Não existe certo ou errado. Tudo é uma questão de perspectiva.

Inserida por filomenasilva

Diga a alguém que está errado e ele gastará boa parte do seu tempo - mesmo errado - em te provar o contrário. Diga que ele está certo - mesmo errado - e ele gostará de você pelo elogio, mas terá dúvidas do seu senso crítico. Lá no fundo, talvez bem fundo para alguns, todos sabemos quem somos.

Inserida por swamipaatrashankara

E investigar a ação é necessário, certamente, porque todo viver é ação. A ação não é departamental, ou parcial; é uma coisa total. Ação é nossa relação com todas as coisas: as pessoas, a natureza, as ideias, as coisas. A vida não existe sem ação. Mesmo quando você se retira para um monastério, ou se torna "sannyasi", ou eremita no Himalaia, está ainda em ação pois está ainda em relação. E ação, certamente, não é uma questão de certo e errado. Só quando a ação é parcial e não total, é que existe certo e errado.

Inserida por PensandoComOCoracao

Realmente nasci na década errada, tenho princípios perdidos, e é muita gente sem futuro e sem querer um futuro, antigamente palavra tinha mais valor, hj em dia até as palavras mais bonitas se tornam feias e sem significado dependendo da pessoa que as diz ou escreve , a inteligência tornou-se relativa, o que era feio fazer, hj em dia se tornou bonito, e o que era certo se tornou errado ou tentam impor na sua cabeça que é um erro pensar, falar ou agir diferente!

Inserida por brunogueta

O livre arbítrio é de fato utilizado quando um ser tem a consciência e a capacidade de análise das consequências de suas ações. Se mesmo sabendo que sua ação causará algum dano a alguém e, mesmo assim utiliza seu livre arbítrio e prefere fazê-lo, esse ser tem um grave defeito na constituição de sua moral, restando- lhe somente arcar com as consequências.

Inserida por DVescovi

Eu não sei quem inventou o "certo" e o "errado", eu só sei que quem dá o conceito a esses valores somos nós, como cidadãos que vivem em uma sociedade. O problema é que, o que é certo para você, pode ser errado para outro e vice versa. Minha forma de avaliar uma situação, é me colocando no lugar do acusador. E na maioria das vezes, o meu conceito é bem mais flexível do que radical. Não sei se eu que sou a errada onde todos estão certos, só sei que sempre tive uma visão contrária as "regras" comportamentais de uma sociedade. Talvez porque entre guerras e conflitos, eu prefira sempre a paz. E se eu me importo com você e algo te deixou feliz, eu não vou julgar se é certo ou errado, eu vou ficar feliz também. Porque no final, é isso que fez algo valer a pena. E tudo depende da importância que você dá.

Inserida por AngelMancio

"Ei... Você esta ai esperando o que é seu... Vejo lágrimas nos seus olhos. Eu entendo, esperar é muito tortuoso... O quanto mais você pode aguentar? Isso não é caminho, apenas esperar não leva a lugar algum e te faz um refém da expectativa... Esperar enfraquece o mérito e distorce os valores. Eu não sou o cara certo para dizer o que é certo ou errado, mas já fiz muito disso..."

Inserida por ambomfim

Estamos em uma era fria e sem prognóstico positivo devido às pessoas confundirem posse com amor. Se permitir a isso é ser conivente com o errado, é aceitar viver algo que já veio com a validade em destaque. Sofrer em vão, perder tempo à toa e não ter momentos com as pessoas que as amam de verdade. Tudo isso por um ser que parece ser o retrocesso em forma humana, ou algo parecido a isso. Não sofram, não se deixem cair em promessas ilusórias. Vocês são muito dando atenção a pouco, infelizmente só não perceberam isso ainda, quem sabe um dia.

Inserida por ThiagoLimano

Não te preocupes à priori sobre escolhas certas ou erradas, certo mesmo é o resultado dessas escolhas, boas ou más. A respeito das boas não há o que dizer; todavia, as más escolhas só trazem o sofrer; no entanto, traz sabedoria e adquirimos experiência. Então podemos falar com propriedades a respeito de tal assunto

Inserida por joel_cezario

⁠Somos seres evolutivos, não existe quem tenha toda a verdade. Afinal toda a verdade que existe foi idealizada por nós mesmos, ou pelos nossos antepassados. Seres compostos por carbono e que tem o seu tempo determinado antes do seu ressurgimento. Então não existe certo ou errado, o que existe é o egoísmo de cada um de nós. Que de alguma forma tenta ter a verdade!

Inserida por Paulogodoi

Sim! De gênio e louco todo mundo tem um pouco, mas não nego ser do tipo que fomenta lucidez. Em doses homeopáticas? Talvez. Pois o certo e o errado, ainda que descarados, sapateiam por lábios leigos de profetas programados. Como ser normal ante tanta inquietação? Manipulação! Aliás, o que é ser "normal" e quem ditou as regras desse jogo abismal? Sigo triste caminhando. Um solitário relapso com seus lábios ressecados.

Inserida por vitor_alves

Refletindo sobre onde buscar motivação, posso dizer que aprendi transformar situações negativas, em positivas com o tempo, os acertos são oriundos dos erros cometidos, si errei foi na tentativa desisperada de acertar, onde o disespero foge ao controle do raciocínio lógico e razão das ações, e toda ação por si só deve ser premeditada, onde antecipamos as possibilidades de frustrações e ou satisfações, não é uma regra, mas devemos reger momentos decisão estrategicamente, não que todo o cuidado premeditado seja a chave para o seu sucesso ou felicidade, cautela em excesso também pode ser o ponto fraco dos erros cometidos, a coragem e ser audacioso fazem parte do nosso cotidiano pois a base das ações bem sucedidas está na tomada de atitude. Posso resumir toda a reflexão em atitude, assumindo todo o seu risco pra somente a si mesmo e não transferir a responsabilidade a terceiros ou a Deus.

Inserida por rafaelsma