Textos de Festa
Espere por alguém que vá dar valor em um pedido de oração seu do que o convite para uma festa. Espere por alguém que vá amar Deus acima de tudo e todas as coisas, e que você se contente em ser segunda opção, por que Deus será a primeira dele. Não procure por alguém que vá te ligar e dizer ”hoje não posso ir à igreja”, mas sim por alguém que irá bater na porta da sua casa e dirá: ”Já está pronta? N
ão podemos nos atrasar pro culto”. Deus sabe a hora certa de todas as coisas e Ele já escolheu alguém que está no coração Dele pra te fazer feliz. Não busque relacionamentos de uma ou duas semanas, busque uma relação que, juntos, buscarão a Deus e a vida eterna. Que louvarão e agradecerão, o quão valeu a pena esperar.
Você achou que a vida era só festa.
Você se achou um super herói, lembre isso dói?
Ignorante com seu rompante se achou um elefante.
Justo e natural suas atitudes foi de um animal.
As mentiras que contava, achou que acreditava?
Mude este jeito de falar este jeito pensar.
lembra o que vem depois? Minha vingança nos feriu.
você sumia, desaparecia, acha isso que eu queria?
Sem motivo nem razão você feriu meu coração.
Vi você ignorar, meu sentimento, pisar no meu orgulho.
Vou lutar até alcançar a vitoria, isso sim será a gloria!
Festa divina?
Todos falam de festa (Festas) O mundo parece que espera uma fusão de felicidade e sonhos... Luzes e cores em toda parte, anjos de papel, pura arte.
Sinos e sons, canções e versos. É tudo tão controverso. E onde mora a paz?
Papai Noel é o rei ou o aniversariante? Parece que há uma con-fusão no sentido da data.
*
Quem nasceu em Dezembro?
Quem trouxe a paz e as promessas?
Quem deu pelo homem a vida?
Quem acendeu nos corações o amor?
Quem tão humilde em simples manjedoura nasceu e brilhou?
Quem anunciou a paz entre os homens?
Quem é o menino tão pobre e lindo?
(............)
*
PAPAI-DO-CÉU
“Sempre novo” nos abençoa e enche de graça e de paz.... Sempre paz......
Nos dá todos os dias, mesmo que não mereçamos sua benção e raros presentes.
Nos dá flores, Sol e mar, pássaros, rios e verde. Tudo enfim ...E como se não bastasse, Deus deu ao mundo seu amado filho, seu grande e único amor.
Mas o homem tudo faz errado, nada agradece, não aprendeu o mandamento que salva a todos de tudo que está errado: AMOR.
Natal Festa divina, festa de amor fraterno, festa ao Deus menino...
É festa do alter-ego, deuses inflados.
Festa na mesa de alguns...
Fome na rua dos meninos,
Fagulha apagada nos abandonados...
Nos bêbedos, nos viciados: a fome voraz cracoolizados....
Mas é Natal e nas lojas tudo é colorido e caro, tudo é de alguns...
E o que resta é encher a cara de festa, engolir falsos sorrisos, usar o melhor vestido, rir louco, desordenado, - sem aplausos o menino - sem se importarem com os velhos, com os pobres descalços e sujos...
Aqueles que não têm lar, nem bolo, nem panetone. Comem do lixo o que sobra da festa mentirosa e porca.
...Então é Natal e o que você fez?
TERNURA
Sidney Santos
Natal, renascer de esperanças
Festa de brilho e luz
Sorrisos plenos em crianças
Caminhos que o amor conduz
Noite de estrelas brilhando
Em tempos de real valia
Coro de vozes cantando
Ao Menino e Virgem Maria
Salve crianças de sempre
Nos quatro cantos da Cidade
Vivas à ternura presente
Na árvore da felicidade
Morte, sua ingrata,
tira-me de cena sem avisar,
na hora em que o telefone toca,
antes de a festa acabar.
Morte, chega sorrateira,
abre a porta e sem pedir permissão
faz parar de bater meu coração,
e acaba com uma vida inteira.
Morte,
ficam contas por pagar,
livro por terminar,
tantos trabalhos por fazer,
sonhos por realizar.
Morte,
deixa olhos cheios de lágrimas,
no peito, tristeza, luto e dor...
na boca, gosto de fel...
vidas vazias que têm de continuar]sem a vida de quem
você acabou de levar.
CRISTO REINA PELO TESTEMUNHO DA VERDADE
O último domingo do ano litúrgico é a festa de Cristo, Rei do Universo. Cristo reina. Reinar ou governar não significa mandar arbitrariamente, mas exercer a responsabilidade da decisão última num projeto de sociedade.
Interrogado por Pôncio Pilatos, Jesus diz que seu reinado não é deste mundo (evangelho). Não deve seu reinado a nenhuma instância deste mundo. Ele não é como os reis locais, no Oriente, que eram nomeados pelo Imperador de Roma; nem como o Imperador, cujo poder dependia de seus generais, os quais por sua vez dependiam do poder de... quem? de uma estrutura que se chama “este mundo”. Como hoje. Os governantes deste mundo – estabelecidos por “este mundo” – dependem de toda uma constelação de poderes, influências e trâmites escusos. Devem pactuar, conchavar, corromper. E, no fim, caem de podres. Pensam que são donos do mundo enquanto, na realidade, o mundo é dono deles.
O que são os reinos deste mundo aparece bem na 1ª leitura: quatro feras que tomam conta do mundo e se digladiam entre si. Mas então aparece uma figura com rosto humano, um “como que filho do homem”, que desce do céu, de junto de Deus, e que representa o reinado de Deus que domina as quatro feras, os reinos deste mundo. Jesus na sua pregação se autointitula “filho do homem” no sentido de ser aquele que traz esse reinado de Deus ao mundo.
O reinar de Jesus não pertence a este mundo, nem lhe é concedido por este mundo. É reinado de Deus, Deus é seu dono. Mas, embora não sendo deste mundo, este reino não está fora do mundo. Está bem dentro do mundo, mas não depende deste por uma relação de pertença, nem procura impor-se ao mundo por aqueles laços que o prenderiam: força bruta, astúcia, diplomacia, mentira... Jesus ganha o mundo para Deus pela palavra da verdade.
“Para isto eu nasci e vim ao mundo: para dar testemunho da verdade” (Jo 18,37). Jesus é a palavra da verdade em pessoa. Nele a verdade é levada à fala. E que verdade? A verdade lógica, científica? Não. Na Bíblia, verdade significa firmeza, confiabilidade, fidelidade. Jesus é a palavra “cheia de graça e verdade” (Jo 1,14), a palavra em que o amor leal e fiel de Deus vem à tona e se dirige a nós: amor e fidelidade em palavras e atos. É Deus se manifestando. Essa “verdade”, Jesus a revela dando sua vida até o fim. Esse é o sentido desta declaração, feita três horas antes de sua morte, ao ser interrogado por Pôncio Pilatos, que não entende...
Jesus é o reino de Deus em pessoa. Não reino de opressão, mas reino de amor fiel, reino de rosto humano – o amor humano de Deus por nós, manifestado no dom da vida de Jesus, que reina desde a cruz. A opressão exercida pelos reinos deste mundo, Jesus a venceu definitivamente pela veracidade do amor fiel de Deus. Ora, quem faz existir o amor fiel de Deus no mundo de hoje somos nós. Por isso Jesus nos convida: “Quem é da verdade escuta a minha voz”.
(O Roteiro Homilético é elaborado pelo Pe. Johan Konings SJ – Teólogo, doutor em exegese bíblica, Professor da FAJE. Autor do livro "Liturgia Dominical", Vozes, Petrópolis, 2003. Entre outras obras, coordenou a tradução da "Bíblia Ecumênica" – TEB e a tradução da "Bíblia Sagrada" – CNBB. Konings é Colunista do Dom Total. A produção do Roteiro Homilético é de responsabilidade direta do Pe. Jaldemir Vitório SJ, Reitor e Professor da FAJE.)
Rouge
Estamos em um ano de festa,
Em plena Moulin Rouge talvez.
Iremos nos divertir e não vamos nos importar com amanhã.
Afinal, é o fim do mundo certo?
Tudo começa a ficar escuro, para que a vergonha não seja vista
Á, todos são ótimos convivas no escuro, lá não se vê a alma, pois a alma é clara e sensata.
E quando não á alma, tudo fica mais fácil de dar errado, e o errado, é divertido para a maioria.
Suas intenções são apenas ilusões de amor,
Cantamos frases sem sentido a pessoas sensatas
Mas não há sensatez, não há nada...
A vida é um circo...
Com suas malicias saudáveis...
As crianças são obrigadas a viver isso, afinal, a liberdade não existe...
Se existe não teria opiniões,
Teria ações,
Teria amores fiéis...
E Não ilusões
Um simples pássaro demonstraria o sentimento.
Não haveria rancor...
Mas isso existe,
E é onde nós vivemos. O Moulin Rouge terrestre.
História
A história começa em um navio com muitos tripulantes em uma festa de inauguração do cruzeiro, pessoas por todos os cantos, algum em mesas outros dançando e muita diversão e loucuras do álcool rolando em sua cabeças, entre toda essa bagunça existe um palco com alguns cantores amadores, um jogador de futebol aparece e encontra seu inimigo dos esportes e com muita raiva começa a discussão de times um guarda do cruzei tenta evitar a discussão mais ela não tem fim por não ser um jogo com um final em pontuação e um saca uma arma e ameaça dar um tiro em seu inimigo, o guarda por sorte consegue segurar a arma antes que ele dispare e chama a guarda marinha para prender o individuo. Após esse escândalo da inauguração o comandante do navio acalma os tripulantes e informa que a inauguração do cruzeiro será adiada para o próximo dia.
A noite vem e o pessoal se dirige para as camas, o navio para em uma ilha e descarrega alguns containers misteriosos com pouca iluminação para não ser pego por alguém, um menino muito curioso acorda por ter percebido que o navio estava parado e consegue avistar de sua janela os containers sendo descarregados, para seu espantos na carga continha um produto estranho que parecia um tipo de energia ilimitada, o menino então resolve investigar com muita cautela ele consegue sair do barco sem ser pego pelos guardas e chegar até a ilha para ver aonde a carga estava sendo levada. O menino percebe que na ilha existe uma cidade futurística com prédios que sustentados por energia solar e muitas plantas de diferentes tipos de estrutura.
Em pouco tempo ele foi visto por um morador da cidade, tentando fugir da vista do morador, e se escondendo no meio da floresta, em poucos segundos o morador apareceu na frente do menino como se fosse magica e disse para o menino que era uma pessoa boa e queria ajudar o menino, porque pensava que o menino estava perdido, o morador da cidade estranha tinha uma fisionomia muito diferente da do menino, ele era mais alto e muito inteligente em seu dialeto, disse para o menino que a cidade era cheio de pessoas amigáveis o menino muito desconfiado e espantado perguntou que tipo de energia era aquela que o barco estava descarregando na ilha, o morador disse que era o segredo para o futuro do universo, uma energia que demora mais de 100 anos para acabar, um tipo de energia humana concentrada.
O menino se alegrou muito com a noticia e disse com muito entusiasmo que agora ira resolver todos os problemas universais, mais o morador disse que era para manter em segredo para não cair em mãos erradas, que poderia ocasionar uma guerra mundial se a energia for usada para armas letais, o menino ficou muito decepcionado e perguntou como poderia manter isso em segredo se isso é a única coisa que poderia salvar o mundo.
O morador disse que aqui por enquanto era o único lugar seguro para manter toda esse segredo e disse que na ilha a energia esta sendo testada para fins produtivos de abastecimento ecológico.
Assim o menino volta para o cruzeiro com a duvida em sua cabeça, como ele poderia extinguir com as pessoas que querem o mal do mundo? E quem era aquele morador estranho e inteligente?
Chegando em sua casa ele liga seu computador e recebe um e-mail de um desconhecido, e no e-mail estava escrito algumas palavras que lhe recordou o momento em que se encontrou com o morador da ilha da energia ilimitada, e dizia algumas etapas que o menino tinha que se concentrar era o seguinte: primeira etapa: Acredite na Vida, segunda etapa: Viva a Vida com Amor, terceira etapa: Crie novas etapas para você...
A COR DO AMOR
O amor tem a cor do sorriso
Da verdade sem prejuízo
É grito de festa o tirar da cesta
O amor é tudo que presta
O amor tem a cor da alegria
Dos corações que vivem em harmonia
Leva paz como mania
As almas em festa melodias
O amor é da cor do homem
Sem sabor nem nome
É Fogo ardente que tudo consome
O pão vivo de quem passa fome
O amor tem a cor da humildade
Dos corações repletos de simplicidade
É vigor e força nas dificuldades
Das almas simples o amor é a verdade
O amor é tem a cor da vida
Do sorriso de paz em tempos da sida
Concedendo alegria em meio a ferida
O amor é a força das almas caídas
Carnaval no Guarujá.
O carnaval é uma festa pública originária da Grécia de meados de 600 a 520 a.C.
Por incrível que pareça, passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 520 d.C. como “adeus à carne” daí o nome “carne vale”.
O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.
A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.
De um tempo para cá, principalmente no Brasil, o carnaval é muito mais lembrado como Sodoma e Gomorra, pelos excessos sexuais e etílicos. E nem se fale de adeus à carne porque o que mais se vê são churrascos antes, durante e depois da festa, o que custa aos cofres públicos um dinheiro que não existe para contratar médicos, aparelhar hospitais e minorar o sofrimento da maioria daqueles foliões que gastam grande parte dos salários de muitos meses para aparecerem como pequenos pontos coloridos nos desfiles das escolas de samba.
O carnaval está mais para circo do que para festa, pelo tamanho da palhaçada que os administradores do dinheiro público fazem.
Há verbas de todos os tipos, com todos os nomes e sempre para os mesmos bolsos. Não se vê gente séria envolvida com essa palhaçada porque se era ou foi sério algum dia deixa de sê-lo quando alguém é homenageado, agraciado, paparicado ou qualquer outro nome que se dê a tamanha insuflação do ego.
Nos próximos dias vamos ler no Diário Oficial do Município o tamanho das verbas destinadas ao carnaval e os gastos com a montagem dos palanques. Os mesmos palanques usados para as campanhas eleitorais, os mesmos cabos eleitorais, os mesmos foliões com o dinheiro público.
E os hospitais? Bem isso é para nós, os palhaços de sempre!
Isso é fantástico!
Que seu coração esteja sempre em festa...
Que seu dia brilhe como um raio de sol..
Que seu caminhar seja iluminado por Deus e guiado pelos anjos...
Que nessa vida todos os momentos e fazes sejam simples,porém grandiosos de paz,harmonia,saúde,sabedoria e de muito amor..
Pois eis especial para nos amigos e todos de sua família.
Feliz primavera nesse nosso jardim de amigos......
QUANDO O AMOR CHEGA
Quando o amor chega
Tudo vira festa.
O coração bate, bate, bate
Acelera, grita, chora,
Ri à toa.
Um cântico entoa.
Quando o amor chega,
Vem com ele a alegria.
O sorriso se alarga,
A alma se desnuda,
O olhar muda.
Quando o amor chega
Tudo é encanto, sonho,
Desejo, paixão e perdão.
O amor transforma!
Quando o amor chega
O espelho fica mais bonito.
O olho brilha.
O perfume é a felicidade.
Quando o amor chega!
Ah! Como é bom!
Élcio José Martins
Antônimos...
Fazes impune a festa de seu carnaval
Leve, pés que quase não tocam o chão
Delicados, flutuam no compasso
De meu insano e apaixonado coração
Sem planos de ser aclamada ou quista
Com teu olhar fitando o vago vazio chão
Estrela da noite, quiçá, a mais bela que há
Metade brilho, metade cais e solidão
Voas no ritmo, com o passar dos janeiros
Atriz, dona dos suspiros de minha alma
Tens de mim o reverso de cada meu verso
Quase santo, quase herege, em mim imerso
Me tomo por desabitado em minha natureza
Fico a admirar-te, capitã de meu lamento
E parto, estradeiro, cafuzo, sem norte
Me entregando silente ao revés da sorte
#A #vida #é #uma #festa...
Que ninguém sabe a hora de terminar...
Uns partem dela cedo...
Enquanto outros continuam a bailar...
No abrir dos olhos pelas manhãs...
Já é hora de festejar...
Um corpo limpo...
Um sorriso para nos enfeitar...
Roupa é só pano...
Traça come cedo...
Porém combinar as cores...
É só um começo....
Após o banho...
Creme em toda pele passar...
Hidrata e amacia...
Levanta nossa estima...
Perfume é um outro segredo...
Doses certas sem exagerar...
Qualidade acima de tudo...
Para a todos agradar...
Roupas limpas, bem passadas...
Bonitas para usar...
Quem não se enfeita...
Por si já se enjeita...
Tem que impressionar...
Belos sapatos formam um par...
Escolhido com cuidado...
Lustrado...bem escovado...
É a base do caminhar...
Tem pessoas que não ligam para os pés...
Já começam a errar...
Pés limpos, lindos , calçados...
Faz desejo aflorar...
Uma calça com vinco...
Traduz com ímpeto...
Personalidade forte...
Com viço...
A camisa tem que ser a que combina...
Com as cores do dia...
Discrição aconselha...
Pode usar brilho...
Cor opaca se desejar...
Listras ou xadrez a escolher...
Quem decide é você...
Elegância é de berço...
Mas todo mundo pode ter...
Começando a se gostar...
E fazendo por merecer...
Antes de sair de casa...
Última olhada no espelho...
Tudo alinhado...
Merece respeito...
Aprenda a bem viver...
Cama e comida cara é de hospital...
E cemitério tão cedo...
Ninguém quer ver...
Festeje com alegria...
A graça recebida...
De viver...
Sandro Paschoal Nogueira
A festa já acabou
É carnaval,
E a minha alma pula, inquieta,
Sem paz.
É carnaval,
E as alegrias só restaram nos carros alegóricos,
Nos enfeites brilhantes,
Nos comas alcoólicos.
É carnaval,
E as alegrias só ficaram
Nos instantes, efêmeros,
Intervalos
De dor.
É carnaval,
E a banda passa,
E a vida passa,
Diante dos seus olhos.
Acabou-se o carnaval,
E só restaram os confetes,
No chão.
CONSELHOS PARA O NOIVO
Filho meu, ouve o ensino de teu pai...
—Provérbios 1:8
A festa de despedida de solteiro antes do casamento é uma tradição normalmente caracterizada por bebedeira
e farra. O motivo crucial da festa deriva da crença de que o noivo vai se casar em breve e deve ajustar-se a uma vida doméstica entediante.
Um dos meus sobrinhos casou-se recentemente. O padrinho planejou uma festa para ele, mas com uma boa novidade. Os convidados deveriam trazer alguns pensamentos para compartilhar, pois seriam úteis para ajudá-lo nesta nova fase de sua vida.
Quando cheguei ao café da manhã informal, encontrei um espírito alegre de camaradagem. Pais, tios, irmãos e amigos participavam de uma conversa animada. Os pais dos noivos foram chamados para compartilhar os seus conselhos sobre o que aprenderam em seus próprios casamentos cristãos. As recomendações que deram eram pessoais, práticas e bíblicas.
O livro de Provérbios reflete este tipo de conselho para enfrentar os desafios e as recompensas. “Filho meu, ouve o ensino de teu pai… porque [será] diadema de graça para a tua cabeça” (Provérbios 1:8-9).
Como Deus seria glorificado se mais casais iniciassem seus casamentos com atitude de respeito à sabedoria daqueles que percorreram o caminho antes deles. —HDF
É verdadeiramente sábio aquele que obtém
sabedoria a partir de experiências de outrem. Dennis Fisher
CONSELHO TORTO PRA POBRE BOBO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Faz arminha e faz festa para teu patrão
que sorri satisfeito; chibata na mão;
ele sim, tem motivo pra fazer arminha...
Agradece por tudo que o governo arranca,
faz caretas e bocas, impõe tua banca,
dando vivas e urras pra tua vidinha...
Ou até faz arminha por nem ter emprego,
diz que o céu proverá, finge ter desapego
ao conforto que todo cidadão merece...
Faz arminha pro SUS que te mata e aos teus,
pede ajuda, migalhas, dá graças a Deus
e decora o ditado: "Faz parte; acontece"...
Faz arminha pras armas que nunca terás
pelas formas da lei, mas aí tanto faz,
o país ter mais armas deve ser tão bom...
Faz também pra quem faz com arma de verdade;
pra indústria do crime; da desigualdade,
pela qual manda o rico e você baixa o tom...
Pro teu líder que faz porque tem vida ganha;
para muitos espertos que fazem barganha
ou estão protegidos em algum segredo...
Continua sofrendo com tanta injustiça,
mesmo assim faz arminha no culto e na missa,
pra milícia, pro tráfico e também pro medo...
Faz arminha que aponta para o próprio pé;
quando jogas teu sonho; teus dons; tua fé;
porque já te rendeste à própria covardia...
E repete os discursos de quem se dá bem
com teu dízimo, imposto, com teu vai e vem
para nunca sofreres barriga vazia...
Louva os falsos heróis que se criam aqui,
faz arminha pro nada que fazem por ti,
continua sem tino, sem chão e sem rumo...
Enaltece quem quer que a criança dê duro;
pobre fora da escola; perdido no escuro;
faz arminha, gargalha, salta e leva fumo...
Ernest Hemingway que perdoe, não é Paris, e sim a vida que é uma a festa. Uns cantam, outros dançam, ainda outros observam e aplaudem.. Eu nasci com sorte, com dons especiais, estou entre os que cantam e dançam, ainda mais com a melhor parceira que poderia encontrar, neste mundo de desencontros e contradições para o amor....
para Iranete, 24/07/2018
Parabéns pra vc nessa data querida! Hoje é mais um dia de festa. É o dia que celebramos o teu aniversário. E nesse dia festivo te cercamos de abraços e felicitações
Você é uma pessoa muito querida
E por isso todos os teus amigos e parentes te desejam tudo de bom.
E eu presenteio você com essa singela homenagem.
Porém repleta de todo o meu carinho e amor por ti viu
Parabéns muitas felicidades para vc hoje e sempre! Que seu dia seje cheio de coisas boas e risos contagiantes viu, que papai do céu continue te iluminando hoje é sempre bjsss
Um humilde total,um poeta do absurdo
Festa de cores que não sobressai
Tonalidade de pele que não se vê
Ambiente descontraído
Estilo simplista
Sinto-me como estivesse no pátio lá de casa
Seriamente ficada,em sentir o momento
Prolongar de um bom banho relaxante
Sentir o momento
Escutar o som da água
Assunto que me comove
Segredos...
Sonhos.....
Rumores....
Aqui em pleno os sinto
Heroína de um romance
Nada me escandaliza
Pessoas pouco fiáveis
Desconfiada e céptica
Sucumbiram a todo e a qualquer apelo hormonal não eram dignos de confiança
Esperando um mundo decente
Com grande dose de abnegação
Á minha maneira
Serei completamente uma terrível mulher
(Adonis silva)12-2018)®
