Textos de Desalento
Hoje pode não ter sido do jeito que você planejou, mas não desanime e principalmente, não desista...Se de repente um pensamento assim passar por ti, erga a cabeça, olhe para o céu, ore e sinta a presença de Deus. Só "Ele" poderá lhe dar esperança, e não vai te abandonar jamais...Sim, Deus é nossa força e nosso maior amor, e só através da nossa fé é que entenderemos que o que hoje não foi como planejamos, é porque "Ele" "Deus" fará bem melhor por nós amanhã!!
Mesmo que o desanimo, a preguiça, a falta de motivação, ou o medo de mais frustrações o abale, não deixe se abater por esses problemas, lembre-se, o que difere um guerreiro de um outro qualquer, são as cicatrizes da batalha, marcas não são ruins, elas servem para te lembrar que tu passastes por uma grande prova, e vós sobrepujai com louvor...
E a batalha do dia a dia recomeça, não se desanime ou se deixe abalar por problemas e pessoas que tentam lhe enfraquecer durante esta luta, lembre-se que você tem pessoas especiais na sua vida, esperando pelo seu sucesso, e são essas pessoas que devemos deixar influenciar nossa vida e o mais importante de tudo, Deus está do seu lado, derramando sua graça sobre todos nós...
Quão Grande é Deus, na sua e na minha vida. Não desanime, todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam à Deus. Não importa a situação em que você se encontre, o Senhor sempre te aceita, te perdoa e te enche de amor. Não existe vento capaz de derrubar aquele que é de Deus. Que Deus nos cuide, nos proteja e nos abençoe para todo sempre Amém.
Hoje o texto vai ser diferente. Nada de melancolia, dessabores e principalmente desamores. Hoje é o dia de falar da pessoa com quem acordo todas as manhãs, a quem eu deveria dedicar a maior parte do meu tempo. Bem, quem é essa pessoa? Sou eu mesma! Amar a si mesmo não é ficar em frente ao espelho e cuspir um “eu me amo” made in Paraguai na frente dele, o amor-próprio tem que ser vivido a cada dia, hora, minuto e segundo. Quem se ama de verdade não perde tempo se preocupando com a opinião alheia, nem perde tempo guardando mágoas, e o principal, quem se ama de verdade não tem medo de cair porque sabe a força que tem para se reerguer e como diz um famoso samba “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. Durante anos esqueci como me amar, quem me via andando pela rua não sabia o quão rancorosa e amarga eu estava, não tem aquelas senhoras amarguradas que se reúne com uma amiga e só faz reclamar o quanto que a vida é ingrata? Essa era eu. Estava criando uma terceira guerra mundial dentro de mim e mesmo que sem querer afetava as pessoas que me cercavam, discuti com gente que nunca me fez mal, passei a ver apenas o lado ruim de todas as pessoas, perdi alguns amigos, ou melhor, quando você está para baixo acaba descobrindo que existem certos “amigos” que a função deles é te deixar pior do que já está, mas sem mais detalhes porque eles não merecem lugar nesse texto. Mas, esse período ruim não foi apenas de perdas, pois ganhei amigos incríveis que me relembraram o mais puro significado da palavra amizade, foram meus curandeiros sentimentais, limparam minhas feridas, me deram um remédio tão eficaz que nem o melhor de todos os médicos seria capaz de receitar. O melhor de tudo é que eles estão comigo até depois da “cicatrização das feridas” e vão me ajudar a não procurar a quem me fere novamente. E com isso, aprendi que é impossível ser feliz sozinho, mas um grande passo para essa felicidade está dentro de nós: o amor. O próprio é uma derivação, mas não é egoísta, muito menos prepotente, o amor-próprio é um dos caminhos que nos leva a outros tipos de amores, nesse amor deixamos o passado no passado e tudo o que nos incomodavam se tornam meras experiências. Ainda não atingi o auge do amor-próprio, mas estou no caminho!
Quando estou quieto e desanimado é o momento em que penso na vida, nas coisas que deixei passar e que não aproveitei, nas oportunidades que tive e não abracei, nos momentos felizes que tive e não soube dar valor. Porém, se me perguntar se eu me arrependo de algo que perdi e que fiz, minha resposta e direta: "não". Arrependimento não faz voltar as atitudes feitas, não volta momentos perdidos, não traz a felicidade passada. Mas faz você aprender a não perder mais oportunidades presentes e futuras. Em minha mente parada, em momentos de problemas, o que se passa em minha cabeça para acalentar meus pensamentos entristecidos é uma linda e bela roda de capoeira, uma roda onde todos os meus problemas somem por horas, onde todas as tristezas ficam no mundo de fora, roda mundo da capoeira, a capoeira é meu mundo, minha válvula de escape.
Acontece esse mal, essa tristeza, esse desânimo de carregar os cacos pra ver se mudamos algo. E sempre mudamos, mudamos ao olhar a chuva cair na janela, ao caminhar, ao pensar que somos os mesmos, ao sorrir com a chegada de um novo alguém. Sempre faremos esse papel de trouxa, mas de vez em quando dá vontade de dobrar ele, guardar no bolso e ir atrás de abraços como o seu. Eu sei que sou idiota também, eu sei, eu preciso de algo pra me sentir assim.
"Quando o desanimo chegar e frustração te abater, olhe para outro lado, mude a direção, não permita que o cansaço limite sua visão e interrompa os seus sonhos, faça algo diferente, rotina gera comodismo e não te leva a lugar algum, é preciso explorar as possibilidades, avançar, derrubar barreiras para alargar as fronteiras, seja valente, vença o oponente, garra, trabalho e determinação te farão crescer e triunfar!!! " Gil Camargos
"Há situações que causam tanto desanimo, problemas que aprisionam a mente e o coração, desmotivando nossa caminhada. É necessário coragem para reagir, buscar forças onde julgava não mais existir, então voce descobre que ainda resta um pouco de fé, mas é preciso alimenta-la para vivenciar um milagre. Será preciso criatividade e inspiração criar alternativas que apresentem solução, Que tal tentar o plano "B"? Construa um trampolim, use-o para impulsionar sua fé, encha o coração de esperança, renove as forças e salte os obstaculos, pule as barreiras que impdiam teu caminhar, siga adiante, não desista, persista, acredite em voce, invista nos teus sonhos, conquistas exigem perseverança, ousadia e coragem. Aprende que para vencer voce tem que lutar, acreditar no seu potencial, e mesmo ferido continue batalhando, pois todo vencedor tras consigo marcas da dor que o tornou vitorioso! "
Ando tão sem vontade de fazer as coisas, tão sem energia até pra espairecer, tão melancólica, que concluo que estou em depressão. Constatando-a, me dá vontade de me afundar ainda mais nesse abismo tenebroso. Mas pensando bem..., esse cenário é horripilante demais pra mim, não o quero. Farei exatamente o oposto. Clamo à vida, à liberdade, ao amor, a meu filho, a quem amo. Clamo à esperança, a fé renovada, ao sucesso iminente, ao encontro certo na hora certa com a pessoa certa, a Deus. Clamo à felicidade!!! Depressão, quem és tu?
Ele. Ele que me detém o desânimo e a arte. Fortalece-me, deixa-me pra baixo, acalma-me, agita-me, excita. Às vezes vem uma “prisão” pela maneira de como se manifesta. Meus olhos ardem, lacrimejam, fecham, vêem e ficam cegos. Minhas mãos gelam, esquentam, soam e secam. Minha cabeça gira em torno de si e em torno dele. Hoje eu estou feliz com ele, não engano. Sinto-me o homem mais realizado do mundo. Mas qual indivíduo nunca pensou em se matar? Todos. Todos têm uma hora em que desejam jogar tudo para o ar e fugir para o mundo inferior. E normalmente é por causa dele, se não “normalmente”, mas algumas vezes. Não adianta negar… Sente-se feliz com ele? Sim, sinto. Às vezes. Sente-se feliz sem ele? Sim, sinto. Às vezes. Digo isso por experiência própria. Belo! Grande idiotice… Horrível! Grande Sarcasmo… Diferente! Genialidade. És diferente de tudo que já senti e que sinto. De alguma forma és tudo e nada ao mesmo tempo. Absorve-me, domina-me. Traz consigo guerra, conflitos, paz. Ainda morro sem ele, e não é uma promessa, é um pedido. Peço-te que me perdoe, caro sentimento que me agrada… Eu te amo “amor”. Hoje. Amanhã já não sei, mas pelo menos nasce um outro dia.
Por mais dolorido que seja conviver com a saudade, a gente deve evitar passar dias de melancolia, choro e tristeza. Seu amor não ficaria feliz em saber que você, de loge, está sofrendo por ausência dele! Encare a saudade como uma fase de fortalecimento e a distância como um dos muitos obstáculos que a vida nos apresenta e a gente os salta com estilo!
Estou submerso no abismo do ócio, é triste viver sem nada e melancólico notá-lo. Quando fecho meus olhos não há nada na mente e no momento em que os abro os móveis estão parados no mesmo lugar de antes. Tenho uma vontade de mudança, abajur na sala ou no quarto, quanta indecisão vestida de medo em sair do acúmulo criado por mim. Sinto que existe um refúgio que quebre as minhas barreiras, um botão verde de saída, estou preso dentro do meu próprio ser. A primavera se acalenta na minha janela e os ares de substancialidade me afogam a cada pétala de rosas que se desabrocha em meu negro jardim.
A vida é como um casamento instável; Está repleta de algazarras, desordem, perturbação, melancolia, tristezas, dores, máguas, dolência, lástimas, ressentimentos, atribulações e descontentamentos. Mas existe a perspectiva de que , as alegrias, a julibilidade, os prazeres, e as clemências, apaziguem e destituam muitos dos problemas já exisentes.
Era a vontade de ser feliz. E isso a deixava melancólica, pois era uma pretensão e ela era exigente. Queria novamente sorrir para o azul, sentir o cheiro das coisas mais belas e mais doces do seu mundo. Ela queria sonhar com sorrisos e prazer uma vez mais. Só que seus sonhos e pretensões não batiam com a rigidez da realidade.Quantas vezes ela não chorou e teve vontade de voltar para algum lugar? Era de cortar coração saber que já fora tão feliz um dia desses... Feliz pelas coisas que cativou, pelo que a cativou também. Mas continuava lá, firme, forte, fria... Palavras na letra F de significado quase igual... Se lembrava das promessas cumpridas e também das que não foram realizadas, vivia assim, sem surpresas, sem sorrisos de êxito e satisfação, mas de sorrisos irônicos e falsos.
Não parei a caminhada, estou desanimada, mas sigo em frente com aqueles passos de tartaruga, mas eu não perdi o foco. Sei que um dia alcançarei o que eu almejo. As pessoas matam meus sonhos, mas não o retiraram de mim por completo, estou caminhando para o alvo, estou chegando. Cuidado para não precisar de mim, porque quando minha vitória chegar, em nenhum momento dividirei ela com você.
De tanto ver triunfar as nulidades, a desonra, a injustiça e as inutilidades, para não desanimarmos da virtude, da honra e da honestidade, precisamos pensar e, ao expressarmos o pensamento, reconhecer que as grandes mudanças não ocorrem por fora, nem com o envelhecimento, mas com a maturidade, o crescimento espiritual, moral, filosófico e intelectual. (Parafraseando Rui Barbosa).
E nem sempre os problemas que surgem no nosso caminho, que nos deixam tão desanimados e desesperançados, vem pra nos afundar, nos derrubar e fazer com isso desistir. As vezes esses problemas e agonias são necessários até pra nos fazer repensar, reorganizar prioridades e valores e com isso melhorar. Na hora do desespero, é obvio não vemos isso, mas depois de forma clara e racional, acabamos por nos dar conta que tal percalço foi necessário pra nós nos reposicionarmos ante a vida, ante as nossas relações, valorizar, investir e com isso também crescer como ser humano. Que não deve nunca deixar de ser nossa Meta. Crescimento.
E ai por vezes a gente se desanima e pensa que não acertou, pensamos que erramos,... quando: nos dedicamos muito e de coração, quando nos envolvemos e damos tudo de nós, quando levamos nossas relações a sério e somos íntegros e verdadeiros ao máximo do que conseguimos ser. Aí se a coisa não flui como deveria, pensamos: Erramos.........Não, não não erramos. Nós sim erramos quando ficamos esperando o reconhecimento do Outro, o reconhecimento pelo que somos e fazemos nas relações com o outro, e ele não sabe retribuir, não sabe dar valor a toda sinceridade que lhes damos, ao amor, honestidade, dedicação que nos empenhamos em demonstrar. Nas relações, de família, de amores, de trabalho, de amizades, nem sempre o outro se empenha como nós. Mas tenhamos em mente e façamos o nosso melhor, porque se o Outro não corresponde, já não é um problema nosso. Isso é sim um problema dele com a sua consciência. façamos sempre o nosso melhor.
O nada, me parece um tanto melancólico... só parece mas não é até dentro dele há algo! talvez por não sabermos apreciar.É apenas padrões de crenças ,quando pensamos em estar feliz com algo ou estamos em alguma festa ou em algum acontecimento,pois não preciso do frenesi pra me sentir viva.Simplesmente a alegria pode ser um tanto calma e serena,leve e sem fundamentos,não ser que seja de paz de espirito,aquela que me dá uma verdadeira noção do que posso,sem que exija algo de fora.A sabedoria hoje me dá mais que o conhecimento!
