Textos de Caminho
Suspiro-dos-jardins
Tira-me toda a angustia inquietante
Nesse labirinto, não encontro o caminho
E eu ei de vaguear por entre as estações sozinho
Bem vindo ao lar, com a dor causticante.
A flor-de-viúva há de brotar em mim
Formando suas raízes, que nada intera
O exórdio do nosso viridário de jasmim
Ao auge de minha quimera.
E toda a reminiscência, e o estigma por ti deixado
Lembrarei por toda a eternidade, o seu partir sem razão
Sinto que meus sentimentos precipitados, nada foi adiantado
Aos pensamentos sem fim, aos dias que não voltarão
O vestígio de ti, seu eflúvio atrativo, ainda me lança
“O passado se torna o presente na lembrança”.
No mais, cuide de escolher bem o seu próprio caminho.
Acolha o bom humor, descarte as mentiras.
Escolha a paz, liberte-se do que te oprime.
A vida voa, as pessoas mudam de lugar, oportunidades passam, o tempo não nos espera.
A melhor hora é sempre a de agora.
Sábio é quem na simplicidade agradece, agarra o que tem com amor, sem lamentar pelo que ainda não teve,
lutando silenciosamente por melhoras.
Bendiga o que te abraçou, esqueça o que te feriu...
O coração é nossa terra sagrada, não deixe que ninguém entre fazendo bagunça não,
afinal dos nossos tesouros cuidamos nós, da nossa alma quem cuida é Deus.
Blinde- se preciosidade da vida somos nós!
Lanna Borges
Às vezes sinto-me como se estivesse num caminho sem saída e mesmo que quisesse voltar para trás parece que não dá, que estou num caminho de sentido único.
Já há muito que reparei que são poucas as decisões que eu tomo e das quais não me arrependo. Há algumas que nem são um problema enorme. No entanto, outras podem tornar-se um obstáculo. Um problema não só para mim mas também para os outros, para os meus, para os que amo.
Isso deixa-me frustrada. Por um lado quero desistir e aliviar as pessoas de um eventual peso. Por outro quero fazer valer a pena, quero mostrar que consigo, quero que sintam o mínimo orgulho de mim. O problema aqui é que a esperança que tenho nisso é cada vez tão mais pequena que me parece impossível continuar com o que quer que seja.
Sinto-me tão perdida. Sem rumo. Sem objetivos. Sinto-me um fardo, por vezes. Um fardo que os outros não querem admitir por pena do que eu possa sentir. “Isso é bom ou mau?”, penso. Considero ser bom essa “preocupação” com o que sinto, mas é isso realmente? Ou apenas e somente pena?
Não sei o que pensar, perco-me nos meus próprios pensamentos, não entendo o que eles me tentam de dizer. Não consigo distinguir se estão a ajudar ou prejudicar. Neste momento, eu só sei que doi. Doi sentir-me assim. “Tanta gente que se sente assim”, dizem. Não. Há quem se sinta pior, há quem se sinta melhor. Mas ninguém se sente como eu. Se há algo de que eu estou certa na minha cabeça é que não acredito que as pessoas saibam as dores das outras. Não acho mesmo possível. Apenas nós sabemos o que sentimos, somente nós. E por mais que o queiramos transmitir, exprimir, por mais que queiramos que as pessoas entendam a nossa dor, o nosso sofrimento, não dá. Simplesmente porque elas não estão na tua pele. Elas não estão a ter esses altos e baixos com os teus próprios pensamentos. És tu. És tu que estás a sentir. Mais ninguém. E, por isso, eu já desisti de tentar explicar o que quer que seja que estou a sentir porque eu acho, realmente, que não vale a pena. Aprendi apenas a sorrir e a dizer “está tudo bem”.
Penso,
Penso Fundo,
No Caminho do Mundo.
Homens Constroem,
Bombas Que Mais Tarde os Destroem.
Guerras Pra Todos os Lados,
E o Mundo Fica Parado,
Sem Falar de Amor.
O Importante Morre,
E a Notícia Corre,
E Aumenta Em Alguém a Dor.
Jesus Nasceu Um Dia,
Falando de Amor e Alegria,
Mais o Povo o Ignora,
Não Sabem Que ELE Foi Outrora,
Um Tradutor dos Pensamentos do SENHOR.
Que ser sou eu, que caminho sobre labaredas que explodem vulcões? Que ser sou eu, que vivo imerso em águas e nem as percebo? Quem sou eu, que carrego sobre a cabeça toneladas de metais dos mais diversos, incandescentes as vezes, e não me curvo com seu peso? Que ser sou eu, que das toneladas de ar que me comprimem, retiro o que me mantém vivo? Quem sou, que giro a uma velocidade de 1 700 quilômetros por hora e não entonteço seguindo um cometa chamado sol a 250 quilômetros por segundo e nem me dou conta? Há algo estranho ai....
odair flores
O livre arbítrio me permite andar sozinho
Mas não importa minha escolha,muito menos meu caminho
Porque todos que eu escolhi sempre tinham espinhos.
Alguns machucavam,outros nem tanto,nunca colho oque planto,pra mim não é espanto.
Oportunidades aparecem e eu jogo fora,a vida me fez aprender mais coisas que a escola,vc escolhe o seu destino,não me enrola, já escolhi diversas vezes e nunca chegou minha hora.
Enquanto isso passam as horas,e eu espero o momento de ir embora.
Cada caminho que tracei
só me levou ao fundo do poço,acho que eu já perdi o curso,eu olho minhas escolhas com desgosto,e todo dia penso em me refazer de novo.
Refazer minha meta,sem ir em direção a minha queda,
faz um tempo que pra vida eu peço uma trégua.
Já faz um tempo que perdi o compasso,acho que a melodia me fez perder os passos,o certo na minha vida se tornou algo escasso,por isso cansei de escolher um lado,dessa vez eu não estou errado,esse poesia se tornou um desabafo.
Toda grande caminhada começa com o primeiro passo, existem pedras no caminho, (nesse caso, pessoas) porém, não serão elas que me impedirão de vencer.
Sabe aquele ditado, "devagar se vai ao longe?" Então, vou devagar e sempre, consciente e consistente.
Ah, já ia esquecendo: Sabe as pedras no caminho? se aparecerem, chuto todas!!!
Além do Meu Amar
Envolto pelas neblinas eu caminho
Um mar de possibilidades aflora o meu imaginar
Em cada lençol no qual acariciava sua pele
Na beira deste lago um homem como eu
Acende a memória dos teus beijos
Vivo dentro de mim um eterno devaneio
Onde as chamas de seu corpo acalma meu olhar
Sinto-me profundamente manso no calor de seu lado da cama
Como se fosse um brinde para um homem sofredor
Tua palma tem sido a mansidão de minha pele ao anoitecer
Deslize seu olhar para minha paixão
Saiba que ao sentir o perfume dos teus cabelos
Irei amanhecer comparando-me ao sol
Ciente que ao brilhar mais do que teu luar
Escondo-me na hora certa para você fluir
Passear pelos meus domínios e germinar
Sorrir ao anoitecer ciente de que irás reinar
Com teu belo sorriso
Com tua inestimável mansidão
Por onde a beira de um lago frio pego-me passeando
Viajando pelos nevados fios de seus cabelos
Suavizando em meu coração a transparência da sua paixão
Ao brilhar com o horizonte
Ao sentir o calor de meu sol em teus profundos vislumbres
Diante do momento que me vires passando do outro lado
Tendo a certeza de que eu estaria lhe aguardando.
No caminho do infinito
No caminho do infinito ouço som, vejo, grito. Não me limite porque saio pela tangente. Vejo cruzadas, limites e derivadas. Há linhas paralelas e perpendiculares. Vejo números. A reta logo em frente vira uma curva. "E eu o que faço com esses números"? Cifras não tem só na música.
Por mais obstáculos que sejam levantados em seu caminho, não pare de lutarPor mais obstáculos que sejam levantados em seu caminho, não pare de lutar, continue perseverando.
Vencedores vencem a si mesmos, vencem os desânimos, as palavras contrárias, vencem a preguiça, superam seus medos, e acredita que o melhor há de ser alcançado, leve o tempo que for.
Não fique parado vendo a vida passar, viva em constante movimento, focado e cheio de fé, nada é fácil mesmo, pelo menos não o que realmente vale a pena.
-Ana Chahin, continue perseverando.
Vencedores vencem a si mesmos, vencem os desânimos, as palavras contrárias, vencem a preguiça, superam seus medos, e acreditam que o melhor há de ser alcançado, leve o tempo que for.
Não fique parado vendo a vida passar, viva em constante movimento, focado e cheio de fé, nada é fácil mesmo, pelo menos não o que realmente vale a pena.
-Ana Chahin
Eu e ela
Nosso encontro na escuridão, sim, o íntimo oculto, detalhes fajuto, no caminho da paixão, os lábios se chocam e os espíritos se unem na intimidade, porém a personalidade escondida, do que se fez, se faz, do que é capaz, o defeito, que faz diferença, faz efeito, as descobertas, as surpresas, a aparência enganosa, cai naquela prosa, porém não sei me libertar, estou tomado pela covardia, ou não, seria eu valente, e ela, que suporta o meu eu indecente, verdade, verdade, não se pode julgar, encarando o desafio e aprender a amar, será que tu consegue, mesmo que a razão negue, confrontar, a máquina do pecado, da falha, da inconsistência, do aborrecimento, é assim os namorados, os romances, além de presente, de sexo, o espírito de vida, de pureza, deixar o orgulho preso na cela e aceitar, amor, amar, eu e ela.
Giovane Silva Santos
O quão longe você estaria disposto a seguir, neste caminho árduo e obscuro?
Quantos cigarros você já tragou na esperança de um futuro, salvação daquilo que você acredita que não faz parte de sua vida?
Ou até mesmo as pílulas e atos que você achou que seriam incrivelmente descolados, para que você conseguisse acompanhar todos aqueles malditos retardados?
Você realmente precisava de todos aqueles em que você depositou sua confiança e esperança?
Repousar a cabeça em seu travesseiro, quando você sabe que tudo aquilo que você faz e diz, não condizem com você ou sua personificação.
Apenas uma tentativa indestrutível de se arrebatar em grupos cujos os quais você nem sequer queria participar.
Uma mente tão poderosa, sendo destruída por todo efeito do álcool correndo em seu sistema sanguíneo.
E agora? Onde eles estão e onde você está?
O caminho que leva para onde existem coisas boas, normalmente está bem perto de você, e um caminho cheio de obstáculos difíceis que precisam ser vencidos, há quem terá disposição para seguir e há quem seguirá pelo caminho fácil e errado da perdição, onde no final da estrada você perderá tudo que conseguiu sem esforço.
Lailison Douglas.
Toda a luz que você pede para iluminar o seu caminho, chega.
Por mais que você não encontre as respostas que há muito procura, elas chegam em sua vivência sem que você as perceba. Está nas pessoas extraordinárias que atravessam o seu caminho, está nos amores que surgem espontaneamente, está na forma como você se cuida. Quando você passa a entender isso, tudo flui perfeitamente.
O que vier para ser seu, virá e ficará. Você não precisa ficar correndo atrás das borboletas, pois quando nós cuidamos do nosso próprio jardim, elas aparecem. Todas as coisas boas levam tempo e você desfrutará de todas elas.
Enquanto a isso, respeite o seu tempo e o seu espaço. Viva o agora na certeza de que, sempre, o futuro a Deus pertence.
Faça agora o que tiver que fazer, deixe de lado os desânimos e as mazelas que tanto te trazem regresso. A sua vida é para frente, com ou sem você queira que estivesse com você. Tudo vem, tudo vai e, o for essencial, ficará em sua vida. Portanto, não desanime, continue, voe, vá em frente, pois só você poderá guiar os seus passos.
A vida reserva para cada um de nós um caminho. Este caminho deve ser percorrido, e quando você teme em percorre-lo, deixará de viver e se moldar em algo melhor.
Nada é fácil, nada vem fácil, você aprende com a dor, aprende com as dificuldades. Haverá sicatrizes na sua jornada, mas tudo lhe forjará em uma pessoa melhor, em um ser melhor.
Os momentos de felicidade serão eternizados na memória. E estará pronto para a próxima jornada e encontrar o seu verdadeiro lugar.
Caminho de indecisões
Não quero viver a deriva
De uma vida sem realização
Como barco no mar aberto
Navegando sem direção
Quero construir meu futuro
Nesse mundo insensível
Com amor e compaixão
E não ser mais invisível
Quando penso no amanhã
Bate logo a indecisão
De seguir por esse caminho
Sem clareza nessa escuridão
Algum dia encontrarei a luz
Que me levará ao meu destino
Cessando toda e qualquer dúvida
E minha caminhada terá sentido
Vou criando os meus versos
Dia a dia com alegria
Abastecido pelas leituras
De conhecimento e sabedoria
Da capital para interior
Ando sozinho na noite escura,
Pego o caminho da amargura,
não sei para onde vou,
se ainda tenho cura.
Deixo para trás minha armadura,
meu par de botas, minha ferradura.
O que está no passado
somente o tempo cura.
Hawking me disse: "olhe para cima",
Newton falou: "gravidade explica",
mas quem explica é Freud
e todos acreditam.
(Jauahallau-nehu E. C. da Silva, Juazeiro-BA, 24/07/2021)
Depois que a 🐞 pousou em meu peito entendi por que éramos um.
Não havia outro caminho para eles
A não ser confiar
Enterrar tudo que haviam feito de errado um para com o outro
E continuar ...
Não haviam nada no mundo que importasse mais do que estar juntos
Eles não viviam momentos
Eles eram o tempo
Mas por que brigavam ?
Medo ...
Temor ...
Ou talvez insegurança
Quem sabe ?
Talvez a briga fosse uma forma de viver mais intensamente o sentimento que tinham
Ou a maneira errada de passar o tempo ...
Ele dormiu mal
Ela ficou durante a noite tentando resolver questões consigo
Tomaram decisões
E se lembraram da promessa que fizeram de não se abandonarem pelo resto da vida
Dentro da cabeça deles só haviam o pensamento de amar o outro demais
Além do amor razoável...
Eles eram fornalha um do outro
Qualquer distância
Qualquer gesto
Explodia em longos beijos e desejos
E se desejavam tanto que nada ao redor importava para eles
Nem os olhos famintos que os queriam demasiadamente
Ele havia pensado no sabor da saliva que ela, em beijos, colocou em seus pensamentos
No cheiro do corpo deles que era tatuagem e cicatriz ...
Onde nunca mais teriam qualquer traço próprio que na fosse a unidade das suas almas
Esqueceram as filosofias e religiões tradicionais
Para escrever um história nova onde eram protagonistas do idílio
Os dois andavam de mãos dadas mesmo quando não podiam
Afinal,
Nem eram mãos que se encontravam eram a conexão dos corpos que se buscavam em desespero para se fundir
Sentiam um pelo outro algo além da vida e que negava a morte
Faziam sacrifícios e doações nunca vistas antes em nenhum romance ...
Estavam a um passo de não se soltar nunca mais e habitar um dentro do peito do outro
Não havia sentimento mais perfeito ...
E sabiam
Mas por que brigavam ?
Talvez por serem humanos e não acreditar na santidade do amor
Ele não sabia a resposta .
Ele se sentia mal por tudo que falará
E nem sabe por que falou
Queria se desculpar olhando nos olhos mas ante que o fizesse ela disse
- Não ia embora, falei por falar ...
Você sabe que te amo
Ele na mesma proporção falou do amor que tinha por ela
Ainda eram inocentes o amor deles não cabiam em palavras ...
Ia muito além de tudo que era possível expressar ...
Mas falaram assim mesmo
Como ele estava errado de pensar que ela poderia magoa-lo
Nunca ela faria isso ...
Nunca quis...
A intensidade de tudo que sentiam transcende o entendimento das vaidades humanas
Ele já nem sabia dizer o que pulsava em seu coração
Ele queria o ar dela
O toque ...
A presença
Os pensamentos ...
Tudo ...
E nada ao mesmo tempo
Era uma insanidade que curava a vida deles e os levava para o mesma direção
Como e queria apagar tudo e prometer não julgar ou brigar mais
Não podia prometer isso
Tinha ciúmes imensos dela
E não queria deixá-la por nada
Então as palavras perderam o sentido dentro dele ...
Ele a olhou e disse :
Fica para sempre somos um só
Amo você mais que o amor pode explicar
Se calaram ...
E ficaram em sintonia
No silencioso toque de seus corpos
Dedicados somente a unidade que se tornaram para eternidade
#RASTROS
Quanto mais eu vou sonhando...
Mais me vejo adiante...
Quanto mais caminho nas alturas...
Mais persigo o horizonte...
Faço de minha essência um eterno jardim...
O que me importa é o que sou para mim...
Nasci passarinho mas tenho alma de borboleta...
Tem gente que me chega sorrindo e sorrindo já me invade...
Sou mais leve no pensamento...
Apenas uso uma máscara de seriedade...
Às vezes choro em frente ao espelho...
Na hora de dormir eu abro a janela...
Gosto de ver a lua cheia...
Sem ninguém me ouvir...
Canto para ela...
A idade se vai por imensas ilusões...
Desarruma o que o destino preparou...
Quando me entrego vivendo as paixões...
Ser poeta é ser sincero...
Compreender de que a vida é bela...
Contudo também saber que pode ser triste no apagar das velas...
Minha vaidade, meu pecado...
Beira a um abismo esquecido...
Lembranças ferem tanto quando...
Às vezes choro sorrindo...
Por qual caminho vou para deixar meu rastro?
Bem sei que sou eu que decido...
Por meu real desejo se há gosto, há conquista...
As escolhas que direcionam minha vida...
O Criador me fez do jeito que sou...
Do jeito que sou para ser eu...
Querer mudar isso...
É querer mudar Deus...
Sandro Paschoal Nogueira
facebook.com/conservatoria.poemas
#AMOR #BANDIDO
No fim do rio e início do mar...
O caminho foi esse...
Quando o céu se fez mais bonito...
Eu o encontrei por lá...
Há muita chama no amor bandido...
Não pensamos no que passamos ou no que se passará...
Vivendo a vida de um bandido...
Até o dia que morrer...
Só Deus é que pode saber...
Homem sem juízo...
Que não tem pena de mim...
Tanto me faz sofrer...
Por esse amor sem fim...
Me enganei...
Achei que ia ser diferente...
Cai em sua armadilha...
Presa em seu jogo...
Dizer-lhe não, não me atrevo...
Nunca vi tanta maldade...
Seus abraços...
Minha prisão...
Minha loucura...
Perdição...
Não fique longe de mim...
Não me deixe na solidão...
Diga sim ao meu carinho...
Acolhe meu coração...
Seu toque secreto...
Atiça meus desejos...
Tão bom sentir o calor de seu corpo junto ao meu...
És o meu bem-querer...
És meu bem e meu mal...
Basta me olhar assim...
Que me entrego afinal...
Brincas com meu corpo...
Se diverte com minha alma...
Em nada me importa...
Em cada pedaço do meu ser...
Em delírios...
Viola-me...
Sempre terá de mim o que quiser...
Seu cheiro é tão bom...
Exala sedução...
Tem poder...
Ah... essas suas mãos...
Na proporção em que as estrelas escalam o céu noturno...
Serei sempre sua...
Enquanto o mundo for mundo...
Já não sei mais o que fazer...
Sandro Paschoal Nogueira
facebook.com/conservatoria.poemas
🔍 Está em busca de se entender melhor?
Todos os dias, compartilhamos ideias, perguntas e reflexões que ajudam a olhar para dentro — com mais clareza e menos julgamento.
Receba no WhatsApp- Relacionados
- Amar sem Limites
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Pedras no caminho: frases que fortalecem a jornada
- Deus colocou você no meu caminho
- Passagens da Bíblia que iluminam o caminho da fé
- A persistência é o caminho do êxito
- Frases de caminho certo para encontrar sua direção