Textos sobre Crítica

Cerca de 312 textos sobre Crítica

⁠A contemplação e a crítica deveriam se elevar ao status de arte por serem habilidades escassas e incomuns nestes dias.
De nada adianta olhar e não ver. De que vale estar em frente a algo e nada sentir?
A insignificância ao que nos rodeia é a desistência da vida e a insensibilidade às pequenas coisas é a morte que chegou e ainda não foi assimilada.

Inserida por oldair_silveira

⁠"Nada dura para sempre.
Quando a situação estiver crítica procure buscar o equilíbrio, pois, com certeza, de um jeito ou de outro, irá passar.
E, principalmente, valorize e aproveite ao máximo os bons momentos pois eles também passarão.
Não existe essa linha reta de acontecimentos, estamos num estado constante de aprendizagem, e quando, enfim, passarmos de fase, novos desafios e obstáculos surgirão."

Inserida por AruniBlu

Política do trabalho manual

Crítica no conceito ,dar ordens e obedecer

Eu aceito ensinar orientar ,mas mandar não. A palavra mandar, pra mim segue o conceito respeitar ,e em uma comunidade exemplar o respeito começa de cima.

Se existe um grupo que não tem respeito e humanidade .Hà algo errado aí ,em geral.Em um trabalho remunerado onde "quem tem título pode sentar" eu diria até palavrões para uma citação dessa. Quem tem títulos e pode mais em instituição?

Quando tá em casa ou sozinho diante da realidade é encrencado igual qualquer um. As vezes quando se sentindo fracassado porque nem tudo é perfeito, nada é como queremos que seja no momento que queremos..

Quando alguém te disser que não pode sentar no trabalho, se fosse um educado poderia refletir e perguntar se está tudo bem ou se está sentindo uma dor ou desconforto. Sou mais a favor da igualdade e dignidade e acho todos dignos de direitos humanitários. A não ser que estamos servindo os "mais", a troco de remuneração ,Escravizados pela falta de gratidão e respeito, ironicamente falando.Eu sei que aderimos um contrato consensual ,más ninguém cuida sempre da linguagem expressiva .
🤪é o que estou fazendo agora , falando além da conta blá blá blá.

Inserida por Silva_Debora_Santos

⁠"Pensar ainda é o mais instigante feito da engenhosidade humana, fazê-lo de forma crítica e fundada, sem se deixar conduzir por mitos ou paixões, nisso é que reside, dentre tantas, a maior dificuldade.
E veja, não se deixe enganar, não serão seus títulos de honrarias ou propriedade, que lhe farão ser lembrado na posteridade, porque tudo isso o tempo corrói, mas a expressão da força das suas ideias e a dignidade dos seus ideais, esses, quando verdadeiramente autênticos, permanecerão eternos."

Inserida por wandermedeiros

⁠a possibilidade de elevação da capacidade crítica da população confronta muitos interesses, de modo que certas disciplinas críticas ligadas às ciências humanas – como é o caso da própria História – tornam-se por vezes indesejadas no currículo escolar, particularmente nos governos ditatoriais, nos estados de exceção, e nas economias em que se tornou extremada a exploração do trabalhador através de salários baixos e condições opressivas. Mais do que o aprendizado mais simples de “conteúdos de história”, incomoda a estes interesses, sobretudo, que nos alunos dos níveis fundamental e médio sejam estimuladas a ‘consciência histórica’ e a ‘capacidade crítica’. Cidadãos conscientes são homens e mulheres capazes de lutar pelos seus direitos e de lutar por melhores salários e condições de trabalho. Leitores críticos - capazes de decifrar textos ou de entender o que está por trás das distorções discursivas, da liberação seletiva e acrítica de algumas informações, do ocultamento de outras, da exposição de discursos descontextualizados, das manipulações de toda ordem - são homens e mulheres que não se deixam conduzir alienadamente. Ter consciência histórica é não apenas compreender melhor o passado, mas também perceber com maior acuidade e acurácia as possibilidades que oferecem para trilhar o futuro. A História conscientiza, proporciona capacidade crítica, fortalece identidades que nem sempre são as desejadas pelos poderes políticose econômicos dominantes. Entende-se por que a História costuma ser tão ameaçada nos sistemas ditatoriais, opressivos e superexploradores.

[extraído de 'Seis Desafios para a Historiografia no Novo Milênio'. Petrópolis: Editora Vozes, 2019].

Inserida por joseassun

⁠Quem me critica é viciado em ficção
Em falsas emoções, já que não tem mais coração
Não sabe como as coisas são, culpa a nossa ovulação, esquece da própria indigestão, da pressão dessa prisão
A vida real não sai no jornal, os problemas reais não são tão legais
Nada foi fácil, mas eu corro atrás
Há mais de 10 anos longe dos pais, em busca da paz
Cansei de me explicar, meu sucesso tem mostrado
Enquanto falam eu trabalho
Quando eu mais precisei vocês não estavam
Lembro bem de que me ajudou, até hoje eu do valor, independente do que passou
O que machucou, lapidou, fortificou, aqui estou
De degrau em degrau, planejando o próximo voo

Inserida por Vmarrib

⁠⁠Ao tecer uma crítica, não insulte e sim conscientize.

Ao conscientizar, não imponha e sim ensine.

Ao advertir, não ameace e sim corrija.

Ao corrigir, não humilhe e sim seja exemplo.

Ao repreender, não recrimine e sim esclareça.

Pra criar hábitos, eduque. Pra acabar com hábitos, eduque.

Ao educar seja gentil e paciente. Pode parecer que no início nada se aprende, no entanto, demonstrar o que se aprendeu pode levar um tempo.

Ao dirigir palavras que afetem a vida do outro, no intuito de fazê-lo melhorar, o mais importante é se colocar em seu lugar, vestindo seus sapatos e sabendo dos seus tempos, limitações e capacidades.

O que para nós parece ser algo fácil, para o outro, pode ser um grande e quase impossível desafio.

Inserida por FlavioTakemoto

⁠A crítica construtiva…

Sempre que alguma dessas te fizerem;
aprecia mui bem, de quem tal vem;
pois quer uma, quer outra, bem te querem;
pelo aconselhar bom, que em tal tão tem!

Pois a tal construtiva, é amiga;
mesmo apesar, de tal, não parecer;
por não soar pra nós como cantiga;
mas sim, com o mau soar, de um bater!

Por isso quer ela, quer quem critica;
são ambas a nós vindas, só para o bem;
por mal, que em nós se encontrava, afastar!...

Arrumando de nós a paralítica;
que por mal ser, sujeira pra nós tem;
vindo a tal crítica a nós, pois, salvar.

Com o carinho, camuflado da tal;

Inserida por manuel_santos_1

⁠CRÍTICAS
Crítica é o que nos leva a encontrar muito defeitos nos outros, e uma grandiosidade de virtudes em nos mesmos. Deveríamos perder nosso precioso tempo em encontrar soluções, e não passarmos nossa vida, a nos lamentarmos em função de críticas recebidas, ou nos fazendo superiores ao criticar os outros. Se dermos demasiada atenção às críticas, nunca acharemos soluções apropriadas para resolver aquela situação, pois para cada solução que acharmos existirá sempre um crítico, de plantão, a nos questionar. Crítica, de certa forma, passa a ser uma palavra de duplo sentido, pois se a considerarmos sempre como um ato pejorativo, estaremos nos equivocando também. Haja visto que, na falta dela, nos acomodaríamos com a primeira solução para aquele problema, sem tomarmos consciência de que, na maioria das vezes, uma solução mais adequada poderia surgir se tivéssemos o crítico certo para nos abrir os olhos para alguma opção diferente. Quantas invenções, descobertas ou criações não estariam comprometidas se a crítica não nos ajudasse a reconsiderar nosso primeiro ponto de vista? Podemos não concordar com os que nos cercam, mas jamais devemos negar o direito deles se pronunciarem a respeito, pois se temos motivo para discordar o outro também tem seus motivos para afirmarem o contrário. Devido á nossa vaidade, muitas vezes preferimos ouvir elogios falsos e nos enganarmos acreditando neles, do que ouvirmos críticas das quais acreditamos, por conveniências, serem verdadeiras. Vale mais um bom exemplo do que uma crítica, mesmo que construtiva, ou dezenas de palavras ditas ao acaso. Nunca deveríamos levar tanto em consideração certos críticos, pois não se conhece na história nem um tão importante que se tenha sido imortalizado, apenas por ser crítico. Como seria o mundo somente com aqueles que só fazem críticas sem os que só realizam?
(teorilang)

Inserida por ivan_teorilang

⁠Cítica à Literatura de Aeroporto

Crítica à literatura de qualquer esquina, o que se encontra ali ? 10 lições para ser feliz, isso parte de uma premissa que possa haver um protocolo que garantirá a você um estado permanente de satisfação, e essa garantia no olhar de Baruch Espinoza (1632 - 1677) é absurda, porque pressupõem que aquilo que você decide fazer, baste para te assegurar, mas todos esquecem que o mundo possui uma competência lesiva espetacular .

Inserida por samuelfortes

⁠ Tenha uma visão crítica à respeito das pessoas, à respeito das autoridades constituídas, tenha também uma visão crítica no que tange aos vários aspectos, sejam eles sociais, políticos, econômicos, culturais, esportivos, acadêmicos, profissionais, filosóficos e de ideologia partidária, mas, sobretudo tenha uma visão crítica de si mesmo, examine-se primeiro antes de tudo, faça um exame minucioso e introspectivo diário.
Seja um crítico de você mesmo, reveja seus conceitos, pré-conceitos, valores, pensamentos, atitudes, reveja projetos, a sua postura moral, sonhos, analise as suas crenças, dentre outras coisas. Tenha uma visão crítica em 360 graus não só do mundo ao seu redor, mas, principalmente de você mesmo. A crítica construtiva é imprescindível, mas, a mesma deve ser feita com sabedoria e moderação, a crítica construtiva deve permear diariamente a sua vida, e depois, a vida do próximo.


Márcio de Medeiros-02/06/2021

Inserida por marciodemedeiros

⁠VALORIZE-SE
Essa sinceridade demasiada, esse tom sempre peremptório e agudo, essa crítica sem nenhuma ponderação; sem nunca encontrar tempo para fazer um elogio ou vibrar com a conquista do outro, revela uma alma doentia e muito invejosa.
A permanência no ambiente e, a insistência em instruir quem geralmente não aceita a necessidade de cura ou sempre tem uma justificativa vitimista, custa muito caro; custa sua felicidade, sua paz, sua vida.
A dor de partir não é nada se comparada com a dor de ficar.

Sergio Junior

Inserida por SergioJunior79

⁠"Tem-se como maior
crítica existencialista
posicionar-se diante
do além do espelho"

[...]

Sorri, mas poderia ter
prolongado o sorriso;
Encantei e cantei para
quem me deu ouvidos

Sofri no tenebroso mar
da cultura pseudolinear,
coberta de paradigmas,
algemadora de sonhos

Entre tantas poesias
refletindo minha vida,
meus desejos de paz
e mãos que advertem

Abrir mão da minha vida
jamais me faria um herói,
além do mais, tenho filha
e ela me traz paz interior

E tenho a mim para cuidar,
fruto de amor de gerações,
versão melhorada dos pais
e das próprias encarnações

Folhas secas vão caindo,
é outono no mês nono,
mudança quase forçada,
dando razão a este ano

O desprender de velharias,
deixa-me em status liberto,
apto a exalar as novidades,
e captar bons sentimentos

[...]

Continuo aprendendo
as lições além do véu
acobertado de razões

Ferir-se é previsível,
mas ferir é optativo;
respeite as emoções

[...]

"Sigo firme, livre para amar,
para me entregar por total,
construindo novos sonhos
que é meu sumo existencial"

Inserida por renato_braga_1

⁠Existe aquela situação critica, onde nada mais parece nos salvar daquele flagelo, porém nos superamos dando a volta por cima. O que nos leva a esta ação pode ser comparado á um ato de bravura, pois desfazer-se das amarras que nos sufocam, e nos levantarmos ainda à caminho da vitória, é uma virtude para merecer este nome. Porém existem tais situações que não nos dão outra opção de reação, ou isto, ou o abraço da terrível depressão, de onde perderemos qualquer referencia e vigor pela vida. Se não dosarmos os momentos felizes para nosso deleite, com os maus momentos para aprendermos com eles, perderemos o contato com a realidade, pois uma coisa não vive sem a outra, um eterno regozijo não existe, e a exaustão terá que ser amenizada.
Só conheceremos nossos limites expondo-o aos maiores desafios.
(teorilang)

Inserida por ivan_teorilang

Não me interessa se você gostou ou não da minha crítica.
Acontece que o meu direito de o fazer é consagrado.
E se você faz valer a sua prerrogativa de expor a sua arte e a sua filosofia ao mundo, deve estar já preparado para a crítica.
Acredite: se você recebe uma crítica, agradeça aos céus, porque ainda goza de atenção e de algum respeito.
Não há nada pior que o ostracismo e a irrelevância de uma vida – sobretudo se você for um vaidoso petulante, dos que acham que somente escutarão dos outros louvores e elogios.

Inserida por andrercostaoliveira

⁠Merece uma análise crítica

O que é feito com má vontade não produz aprendizagem e muito menos realização e ando pensando sobre isso e muito mais. Nada pode justificar ações contra nenhum ser humano, está crescendo as demonstrações de racismo e intolerância e isso é inaceitável.
Ser autêntica quando a gente se apresenta como realmente é, sem disfarces ou máscaras não quer dizer ser arrogante, prepotente, se achar melhor do que os outros , isso tá longe de ser autenticidade.
Tendemos a ser muito compreensivos em relação a nossos próprios defeitos e falhas, e pouco compreensivos com as imperfeições dos outros, a gente quer ser perdoada, mas não quer perdoar.
A gente precisa ser amor na forma de se comportar, de rezar, de cumprimentar as pessoas, a maneira de agir, tudo com civilidade, devemos buscar a transcendência. Não julgar e sim ensinar.
Eu sempre me achei uma felizarda, apesar de errar muito, sou consciente dos passos que devo dar para frente e para trás, sei que o que é dado com consciência deve ser retribuído com consciência também.
Houve uma modificação em mim, em termos de relacionamento com as pessoas, de pensar mais em função do próximo, de entender que todas as verdades são meias-verdades.
Eu me abri sem medo à universalidade, cada um tem liberdade para concordar ou não com a opinião dos outros, mas precisa, também, fundamentar seu ponto de vista, sua discordância com amor e respeito.
Somos todos frutos de uma mesma família, temos sentimentos, qualidades, defeitos, somos imperfeitos que buscamos nos desenvolver, sem estimular o conformismo, a passividade, a imitação e a repetição do que os outros fazem.
Meu eu deve ser estimulado e não reprimido, somos diferentes mas não piores, muitas vezes pensamos de maneira não convencional e infringimos as regras que nos levam a felicidade.
A gente não se deixa levar pelos costumes do mundo, não podemos normalizar o erro, ele é apenas um dos caminhos para se chegar ao acerto. A escola não está afastada da vida, somos aprendizes o tempo todo.
Tendemos a esquecer o que aprendemos e não usamos, nossa memória reorganiza o que aprendemos e eu não quero prejulgar, mas não é sábio aprender para deixar na gaveta.

Inserida por Arcise

⁠PORQUE SOMOS PAIS

Demétrio Sena - Magé

Filhos a gente acolhe. Repreende, critica os erros, aconselha e lamenta, mas acolhe. E como quase todo mundo é cristão, acredita em Deus, este ateu pergunta, com base na própria máxima cristã: não é esse o exemplo que O Próprio Deus dá? Ou não é dito nos templos, que Ele odeia o pecado, mas ama o pecador? E quem somos nós, meros pais/mães, para nos sentirmos superiores a um filho, uma filha?Aprendemos com os nossos erros e podemos, sim, tentar evitar que os filhos sofram com os próprios, porém, se não conseguirmos, eles farão o mesmo que nós fizemos; darão cabeçadas até entenderem onde estão os limites da vida.
Seja como for, filhos a gente ama. Não põe panos quentes, não apoia burradas nem os esconde para não pagarem por eventuais crimes, mas ama. O amor é acolhimento... abraçar para sempre, não importa a idade... é não promover o conceito inaceitável de ex-filho. É deixar levar os tombos, quando não tem jeito... ver sofrer as consequências e depois lamber as feridas, porque os nossos pais fizeram isso por nós, e se não fizeram, estavam errados, porque não agiram como pais; apenas como juízes de condenação fixa... sem julgamento justo.
Filhos a gente acolhe; ama; perdoa; respeita... entende que são seres humanos cujas falhas muitas vezes puxaram pelas nossas. E que esperam de nós o que também esperamos dos nossos pais, quando foi a nossa vez... quando fomos filhos.
... ... ...

#respeiteautorias É lei

Inserida por demetriosena

⁠Crítica

As pessoas sempre vão te criticar mesmo vocêfazendo tudo ou nada.
Vão procurar motivos para te atacar.
Irão te apunhalar.
Vão te machucar e nem vão se importar.

Então seja feliz mesmo sabendo que isso ira custar julgamentos, cara feia.
Remodelar amizades, interesses, lugares...

Criticas te faz evoluir.
Evolução te traz aprendizado.
Aprender te traz reflexão.
Refletir te faz um ser compreensivo.
Compreender te traz empatia.
Empatia gera paz.
Foco na sua melhor versão!

Inserida por AnthonyMark

Desconfie quando alguém é cheio de sí.
Se acha superior,critica a todos.
Esses são os piores Se limpamos o tapete saí sujeira e se resolvermos levantar esse tapete.
Aí a casa desse "alguém " cai."
Então, cuidado com os preconceitos acompanhados de arrogância.
Você pode estar despertando inconscientemente o desejo de quererem descobrir o quanto és "perfeito" e acima de qualquer suspeita.
Nada fica encoberto para Deus.

Inserida por SilviaMarise

Entre os vários estados da alma e do espírito flui a continuidade que somos nós, não adianta críticas destrutivas para não enaltecer ou motivar isso é descontinuando ou não vendo ordem, enfim não se pode dar pérolas a certas pessoas.
Aqui jaz percursos de vida, entre altos e baixos e a vida na sua complexidade é uma desordem a ser ordenada.
Saudações celestiais

Inserida por EmanuelBrunoAndrade

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp