Textos Arte
Em um local sem educação e sem cultura, a avaliação correta e criteriosa de uma obra de arte, realizada por um profissional competente e experiente, sabe-se que nem sempre o valor histórico de uma obra acrescenta na mesma proporção o seu valor comercial de mercado, mas em um local com cultura, memória, registros e identidade estes valores chegam a ser imensuráveis.
Atribuir um valor aleatório qualquer a uma obra de arte é relativamente fácil mas quero ver o avaliador falar sobre a trajetória do artista, saber em que fase a obra foi feita, qual a técnica utilizada e mesmo fazer uma projeção fiável de realização de venda e certificar. Logo existe sim um divisor super escancarado entre colocar preço e avaliar.
Existe um grande equivoco quando se acha que a avançada tecnologia vem se tornando uma grande concorrente da arte. Pois assim parece ser enquanto imagem mas entorno da invenção, imperfeição e criação da obra de arte, nada artificialmente substitui ainda a superatividade e a inteligencia emocional do pensamento ideia e visão do artista, que é e será por muito tempo ainda seu tradicional protagonista..
As feiras de arte pelo Brasil ainda são vitrines para os interesses meramente comerciais das galerias nacionais e estrangeiras, distantes da verdadeira cultura nacional, do desenvolvimento e oportunidades para o setor, dos trabalhos e projetos inclusivos e sustentáveis dos maiores profissionais do mercado e da maioria dos artistas.
Dizem que a oportunidade faz o ladrão da mesma forma que a falsa oportunidade submetida a um avido colecionador pouco honesto em querer obter vantagens perante o valor muito baixo de uma importante obra de arte, faz o mesmo de tolo, pertinente cego e bom receptor final, diante de uma ilusão concedida pelo torpe ego mesmo diante de uma grosseira contrafação.
A aquisição de uma excepcional obra de arte leva ao adquirente, seu filhos e sua família a uma destacada posição de status social, cultural e politico dentro da sociedade a qual pertence. Lugares estes inimagináveis, que nem a posse, os investimentos financeiros e o grande patrimônio imóvel, de muito dinheiro jamais os levariam a serem convidados, prestigiados e a freqüentar.
As cores tem um efeito direto no estado de espirito, entusiasmo e animo de cada ser com alma. Dependendo da freqüência cromática da pigmentação, cada cor pode atenuar ou agravar os males da mente, do espirito e do corpo, partindo do principio que o branco e o preto não são cores e sim presença e ausência de luz.
O espirito de um colorista segue com amor o bailar de um pequeno beija-flor, indo de lugar a lugar, em todos os momentos da vida, levando cores. Por mais que em nossa inquieta trajetória, muitas vezes entre medos, dores e perdas, acinzentem nossa estada, é com as cores vivas e fortes, que reinventamos nosso paraíso de ir além, bem. Coloridamente bem. A arte de colorir está impregnada, naturalmente na alma da gente.
O analfabetismo de arte é cada vez mais crescente no mercado de arte, de leilão e das galerias de arte em geral no Brasil. Na sua grande maioria, são comerciantes vendedores despreparados que só sabem ler a assinatura típica do artista, pagar barato e vender. Qualquer mudança na tipicidade obvia das obras, eles se amedrontam, afinal não conhecem nada de arte e cultura. Se o artista assinar por monograma ou fizer outra assinatura, mesmo diante uma composição típica, eles se afastam e depreciam a boa obra como se fosse duvidosa.
O valor de uma obra de arte é extremamente subjetivo e personalíssimo. Aspectos padrões de uma avaliação de um objeto simples, nunca podem ser aferidos sobre uma arte. A criatividade, a conservação, a importância, a participação em exposições, o "emolduramento", as proporções, como tantos outros fatores podem diferenciar em muito o valor de obras de um mesmo artista, da mesma época e com proporções semelhantes.
Beber é arte, pegar ex faz parte. Beber é arte, cair na balada faz parte. Beber é arte, tratar pessoas desconhecidas como seus melhores amigos faz parte. Beber é arte, dormir com a roupa que foi pra balada faz parte. Beber é arte, não saber como chegou em casa faz parte. Beber é arte, acordar arrependido faz parte. Beber é arte, não se lembrar de nada que aconteceu faz parte. Beber é arte, perder a dignidade faz parte. Beber é arte, achar que todo mundo na balada é bonito faz parte. Enfim, beber é uma arte é só fazer sua parte.
Somos a expressão da vida em arte que respira, única, incomparável, digna de ser amada e vivida em toda sua plenitude. Somos a obra de arte da divina natureza e às vezes também precisamos de reparos. É preciso coragem para olhar pra dentro de si mesmo e expressar a arte real, aceitar que precisamos de algumas mudanças.
Vivemos em uma cultura em que a arte ainda é privilégio de poucos. Mas o maior problema é que poucos admiram porque poucos são expostos ao que é bom. Se você coloca qualquer pessoa em contato com material de qualidade, ela reage imediatamente! Ser artista ainda é para poucos, mas a capacidade de criar é de todos nós!
Mas é verdade que amar alguém é uma arte. Quem ama abre mão de si mesmo muitas vezes. Esquece convicções. Pede desculpas mesmo quando acha que está certo. Sofre de saudade. Morre de ciúme. Parcela passagem em 12 vezes. Sorri quando o telefone toca. Tem dor de barriga quando ele lê sua mensagem e não responde. A gente fica praticamente ridícula.
"Superar os momentos difíceis é sabedoria... Viver os momentos felizes é uma arte. Que a felicidade a dois continue sendo objetivo principal de nossas vidas. Que a caminhada seja longa e continue repleta de amor e compreensão.Problemas? Eles são pequenos demais para destruí os nossos sonhos... Amo-Te!"
Gosto de tudo um pouco. Gosto de poesia, literatura: famosa arte da palavra. Gosto de desenhar, pensar,enfim, criar. Gosto de música, pesquisa, ciência, saber. Ser sábio. Eu afirmo que isto é verdade, nada disso que eu citei é capaz de te tornar pleno. Qualquer tipo de arte se aperfeiçoa na natureza, mais necessariamente na presença divina, Deus é a melhor inspiração para arte, ele é o criador de todas as artes. Deus é o maior poeta, um poeta perfeito, ele pensou em você e te descreveu, você é uma poesia extraordinária para ele.
A tristeza no espiritual gera a arte, quando temos a capacidade de lidar com à verdadeira felicidade, estamos equilibrados, mesmo nos momentos tristes estaremos felizes, não se desespere, desperdiçar à vida com alucinógenos existenciais quenão te leva à sua real existência, supere à dor com momentos verdadeiros na alegria, sem extravasar em desejos, o autoconhecimento da alma guia os altos e baixos, em meio as sombras de uma massa materialista que provoca somente as ilusões, crie uma grande obra de arte em sua vida, buscando a verdade com Deus.
A arte do investimento tem uma característica que não costuma ser apreciada. Um resultado admirável, mesmo que não muito espetacular, pode ser alcançado pelo investidor leigo com um mínimo de esforço e capacidade; mas a melhora desse padrão facilmente atingível requer muita dedicação e muito mais do que apenas um traço de sabedoria.
A matemática, então, é uma arte. Como tal, tem seus estilos e períodos de estilo. Não é, como o leigo e o filósofo (que neste caso também é leigo) imaginam, substancialmente inalterável, mas sujeito, como toda arte, a mudanças despercebidas de uma época para outra. O desenvolvimento das grandes artes nunca deve ser tratado sem um olhar de relance (certamente não inútil) para a matemática contemporânea.
A Arte se manifesta no sangue e no espírito dos que são indomados, que não se submetem ao julgamento de qualquer um, a Arte vive naqueles que reconhecem a beleza no caos monstruoso. Bruxas não domesticam sua fera interior, não limitam sua liberdade, enfim, bruxas são plenas em si mesmas e, portanto, não deixam na mão de outros o seu poder.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp