Texto sobre Sol
Nada é eterno, pois um dia até mesmo o Sol perderá a sua luz. Por saber disso é importante aproveitar o máximo de cada segundo, não como um louco desvairado disposto a qualquer sandice, pois nem sempre aquilo que trás felicidade a alguém é conveniente, bem comum aos sádicos que se satisfazem em ferir seu semelhante.
Aproveitar cada segundo de vida é fácil. É tão somente valorizar a simplicidade, cada evento fugaz e rotineiro, fazer daquele segundo um momento especial, aproveitar um instante de solidão para meditar, transformar cada sorriso em único, fazer de todo pôr do Sol um evento histórico.
A brisa sopra
os cabelos sentem-se libertos esboaçando
sem rumo certo,
e o sol queima suavemente o rosto
ficando este, enérgico replecto de tons de bem querer...
Bem haja o sol, o mar, a brisa fresca que se faz sentir
fecho os olhos, tento abstrair-me de tudo
e ouvir apenas a natureza que me rodeia
as ondas enrolam-se na areia e convidam as gaivotas
a bebericar na sua espuma
Este enlace de amizade
permanece com as gaivotas em pleno areal
a ensinar as suas crias
a debicar as sobras que os veraneantes
deixaram...
Tão puro, tão perfeito,
plena harmonia,
Delicada paz, que nos envade a alma
e que nos faz sentir tão pequenos
como um grão de areia em pleno areal...
Precisamos parar e pensar....
Para quando a colheita chegar...
O que será de nós, quando o sol não despertar?
E... o mar secar...
E tudo que tinha vida se acabar?
O que vamos fazer?
E quando o azul do céu desaparecer?
O solo apodrecer...
E tudo adoecer?
Onde vamos viver?
Para onde vamos correr?
Marte, Júpiter, Saturno ou Plutão?
O Planeta Terra é nossa casa..
Nossa verdadeira mãe (natureza) está a morrer...
Pela falta de respeito, consciência e compaixão...
Podemos fazer nossa parte...
E ajudar, quem tudo nos dá..
Pensemos, repensemos, refletiremos e respeitaremos a tempo?
Vamos dar as mãos e cuidar do que é nosso...
Ainda é tempo de mudar...
Ainda dá para salvar a nossa tão preciosa morada.
A decisão é nossa...
Nossa casa (Terra) nosso corpo de carne, nossa alma...
Dependem de nossas escolhas...
Vamos nos preservar para nossa casa não se acabar...
Só depende de mim, de você: DE NÓS...
Cartas Para Ela:
Do Amanhecer ao Pôr do Sol
“Chegam o fim da noite
E o início da manhã.
Não sei para onde fostes,
Eu já não tenho mente sã.
Se te pudesse outra vez falar
E teu difícil perdão implorar,
Pediria aos teus olhos, castanhos como o outono,
Que se voltassem outra vez a mim, realizando meu doce sonho.
Outrora fostes a minh'alvorada.
Com teu belo sorriso e batom escarlate.
Hoje sois ainda a minh'amada.
Porém, por mim, teu coração já não mais bate.
Bate, Escarlate!
O coração pulsante.
Bate e se debate!
Pois já não tem mais su'amante.
Teus cabelos cacheados eu adorava assanhar.
Mas, agora que te fostes, me resta apenas sonhar.
Que tua pela morena retornarei a tocar,
E tua boca, minha pequena, retornarei a beijar.
Bate, Escarlate!
O coração pulsante.
Bate e se debate!
Pois já não tem mais su'amante.
Não sei o que pensas,
Não sei sei com quem andas.
Não sei se ainda me queres,
ou sequer se ainda me amas.
Sei que ainda te quero,
Me tens como a um peixe num anzol.
Te esperarei, enquanto eu respirar,
Do amanhecer ao pôr do sol.”
Nem o Sol nem a Lua podem refletir-se claramente na água lamacenta. Assim a alma universal não pode realizar-se perfeitamente em nós, enquanto não afastarmos o véu da ilusão, isto é, enquanto perdurar o sentimento de "eu e de meu".
Ramakrishna
In www.ogrupo.org.br/informativo/meditacao_diaria/meditacao_diaria2016-08-01.htm
BEIJO
Atrai-me o sol da manhã
Quando entra pela janela
Inundando o nosso quarto
De tantos prismas coloridos
Nos ecos de todas as cores
Pintadas a mão numa aquarela
Tela onde pinto que amo-te
Nos versos que eu já fiz
Para ti de várias cores
Por não suportar ver-te infeliz
E num beijo que arrepia
Que deixas no meu pescoço
Percorre sutilmente a espinha
Sem pressa todo o meu corpo
Arremesso em desejo no meu ser
Beijo dado tatuado no meu corpo
Do teu amor que me ofereces
Atrai-me os raios de sol que entram
Pelas frescas da janela do nosso quarto.
♥♥༻❀༺♥♥♥♥༻❀༺♥♥
Eu nao persigo a beleza. Já sei que o por do Sol é belo. Eu tenho de encontrar a beleza. O por do Sol para palavra. Dentro da palavra , tenho de encontrar a imagem que vai comentar a palavra.
Há uma forma de olhar o objeto,
Uma forma de olhar e conceituar.
E nunca me desligo da possibilidade de atingir o que eu não sei o que é.
Walter Carvalho,
IN Ofício em Cena
SUA TEZ
Por Ele faria tudo
ou novamente quase tudo .
Pintaria o sol de lua
Plantaria girassóis sobre pedras
Vestiria o mar de quimeras
Queimaria meus vinis de Caetano
Navegaria por ondas do oceano
Rasgaria meus livros de Vinicius
Bordaria minha cama de suspiros
Beberia os vinhos de nuvens cinzentas
Desenharia asas entre nós e os céus
Roubaria aqueles olhos de anjo
só pra mim .
Por Ele
Subiria de joelhos até o Senhor do Bonfim
Faria daquele lindo riso minha prece
Pediria para os céus aquela íris
pra mim
Roubaria todas as estrelas e faria
um colar de nós dois
Emolduraria em minha pele
aqueles beijos em céus
ardentes
Tatuaria pra sempre o meu corpo
no dele .
Dançaria feito um bem te vi
Me atiçaria e-ternamente naquele ar ...
Mar de carmesim .
Por que inda passeiam em meus pulsos
os teus azuis ?
Por que em meus silêncios inda gritam
os teus infinitos ?
Por que ?
Por ti anjo
Brincaria pra sempre de bem querer
Rabiscaria poesias eternas .... ternas
com a sua tez .
Amaria de novo
Arriscaria mais uma vez !
“Então, que seja doce.
Repito todas as manhãs, ao abrir as janelas para deixar entrar o sol ou o cinza dos dias, bem assim, que seja doce.. repito sete vezes para dar sorte:
que seja doce que seja doce que seja doce e assim por diante.
Mas, se alguém me perguntasse o que deverá ser doce, talvez não saiba responder.
Tudo é tão vago como se fosse nada.” .
Caio Fernando Abreu
SONETO NO ENTARDECER
Sai o dia, vem à noite no cerrado
treva fria, palia o sol na cor bisonte
breve e leve, tão encantado, é fonte
num manto real no tempo dourado
Ó sombra que se esvai no monte
do entardecer na noite aterrado
desnudando o planalto aluado
numa luz sidérea em desmonte
E no turvo motim no céu calado
surgem alvas estrelas, defronte
ao cais da vida, num ato fiado
Assim como num beijo simbionte
a noite abarca o dia tão esfalfado
para lhe adormecer no horizonte
Luciano Spagnol
Agosto de 2016
Cerrado goiano
É HORA DE VIVER
É HORA DE VIVER!
SOBRE O SOL DO MEIO DIA,
FORTE DESANIMADOR,
QUEIMANDO O CHÃO
QUE MEU PÉS HA!...
DE PISAR.
É HORA DE VIVER
AS TARDES MEDICIDAS
OS TEMPOS ENVELHECEDOR
NA MEIA NOITE NO
SILENCIO.
É HORA DE VIVER
AS A FELICIDADE DE MOMENTOS
OU SONHOS DE UMA VIDA
DESCONTENTE.
É HORA DE VIVER
AS REALIDADES DOS
DIAS VIOLENTOS.
A JUVENTUDE VENCIDA
ILICITUDES DAS SUAS
LUCIDEZ.
É HORA DE VIVER
AS DOENÇAS
FRAQUEJANTE
A FE A CURA.
É HORA DE VIVER;
Hoje tive o privilégio de levantar antes do nascer do sol, gostaria de poder mostrar fotos e expressar em palavras a maravilha que é o que Deus conseguiu fazer em apenas um dia, mas ainda não inventamos câmeras com a definição que Deus deu aos nossos olhos e que leiam nossos pensamentos. Pois bem, passamos muito tempo reclamando de nossas vidas, dos nossos egoísmos, das nossas mediocridades, culpas, erros e esquecemo-nos do que existe de mais belo em nosso mundo. Não me refiro aos prédios grandiosos, carros e mansões luxuosas, e sim das pequenas coisas que, eu, quando paro e penso sinto como é bom ser pequeno neste Universo tão grande. É maravilhoso como podemos deitar ao jardim e olhar as estrelas e a lua no céu sabendo que nem mesmo com as mais potentes calculadoras e computadores mais rápidos do mundo poderemos chegar perto de uma quantidade estimada do número de estrelas. Como é revigorante sentar à frente da praia e contemplar a beleza em forma de água, um imenso mundo azul, cheio de vida e cor e saber que isto pode nos tirar a vida num piscar de olhos, pois somos tão pequenos e frágeis aos olhos desta maravilha criada por Ti, meu Deus. Tudo isto dado a mim sem eu fazer esforço algum, me sinto infinitamente amado e o que me conforta e acalma o meu coração é saber que mesmo eu sendo tudo que sou Tu me amas e me perdoas.
Simplesmente deve ser uma das melhores sensações do mundo abrir os braços no cume de uma montanha e sentir a brisa suave passando pelo nosso rosto e percorrendo toda a extensão do nosso corpo sem podermos controlar nada disso ( se Deus me permitir um dia terei a oportunidade de saber).
O que falar do maior sentimento divino dentro de um homem? Algo que nos chama a viver cada dia como se fosse o último, dar valor as coisas mais simples e inexplicáveis que podemos imaginar, qual seria esse sentimento? Alegria Felicidade? Liberdade? Serviço? Não, mas o aquele que tem todos estes e mais outros, muitos outros, ele é chamado de Amor. Amor, amar, amado, amai-vos uns aos outros. Consegue compreender tudo o que esta frase diz? Como pode cinco palavras de não mais do que cinco letras dizer a mim e a todos, milhões de entendimentos? Não podemos chegar nem perto da sabedoria divina, mas conseguimos sentir alguma coisa parecida com o amor. Amor de mãe, amor de pai, amor de irmão, amor de amigo, amor de marido e mulher, amor de doação. São tantas maneiras de amor e de amar que podemos mais uma vez nos sentir pequenos frente a sabedoria do nosso Pai. Amar é fácil e impossível, é devagar e rápido, é puro e severo, é escancarado e tímido, é rico e humilde, é sem dúvida nenhuma a maior perfeição feita por Deus. Como eu disse, não conseguimos compreender o que Deus pensou e realizou. Ele, com maestria, sabedoria e facilidade simplesmente pensou e fez.
Amar é suportar todas as dificuldades se guardando, o amor não machuca, ele cura, sara e destrói as nossas fraquezas e constrói os nossos pilares em uma rocha firme e sólida. Amar é não esperar nada de ninguém, estarem todos os dias prontos ao serviço do próximo, seja mãe, pai, filho, namorado (a), marido e esposa ou mendigo. O amor não se chantageia, não se proíbe, não se prende, o amor liberta, cura nossas amarras e quebra as correntes que nos prendem aos nossos pecados. O amor de Cristo tem esse poder. O amor é o perfeito imperfeito, porque você nunca vai encontrar alguém que tenha todas as qualidades que você esperou, algum defeito Deus fará com que esta pessoa tenha, para que nós ajudemos a curar esta pessoa, e esta será nossa missão, assim amaremos e serviremos. O amor é paciente, tudo suporta e tudo espera. Assim é o amor de Deus por nós, o que seria de nós sem a paciência divina. Nosso erro humano, é amar esperando que as outras pessoas nos amem na mesma medida que nós amamos elas, ai mora o perigo, e é onde a maioria dos relacionamentos termina, na decepção, mágoa, tristeza, mas quando foi que Deus nos disse: Amai-vos e esperai-vos retribuição? A vossa recompensa será grande no céu desde que aqui na terra os homens não reconheçam os seus feitos. Ai de vós quando todos os homens lhe prestarem culto. Como posso eu julgar aos meus leitores e lhes dizer que eu não fiz isto? Acreditem, escrevo a minha própria experiência de vida. Um dia quem sabe eu escreva como isto me ocorreu, mas não hoje.
Porque tem gente que é sol, mar...
Porque tem gente que é como rosa, exala !
Cheiros...
Porque tem gente que te deixa de quatro
Sem chão, sem lugar...
Porque tem gente que te bate no peito
Acelera,
Porque tem gente que te leva aos céus
Te joga na lua.
Porque tem gente que é doce
Mel,
Porque tem gente que mesmo longe
Mora contigo,
Arrepia, dorme...sem toque, sem dedos.
Porque tem gente que te faz amar
Senti, viver...
Sonhar !
Pouco importa, lá fora,
se faz sol ou chuva...
Importa abrir os olhos, de manhã
e ver que, mais uma vez,
o mundo se descortina diante deles...
Com todas as possibilidades e escolhas,
com alegrias e dores, com ganhos e perdas...
Com todas as coisas,
que fazem parte do grandioso espetáculo
da VIDA.
Cika Parolin
Medo
Tenho medo de não ver o sol
Quando entrar a primavera,
De não sentir o cheiro das flores,
Mesmo sabendo que elas estarão belas.
Tenho medo de não acordar
Quando o dia começar a clarear.
Tenho medo de ficar preso no trânsito
E perder meu voo.
Tenho tantos medos encravados
Como daninhas em minha mente e
Alastrados ao meu coração.
Lógica
Medir o tempo
E nele estacionei
Sem marcas
Sem rugas
Sorrir
Chorei
Ao Sol implorei...
Segui viagem
Na vida a plenitude
Cantei
Reclamei canções
Brindei nos versos
As minhas emoções. ..
No vento vagabundo
Segui o tempo
Na minha indecisão
Busquei a lógica
Perdoe a razão. ..
Penso e posso.
Sou o que penso
que posso, que faço
eu sou um pedaço
do sol e do mar
eu sou o destino
da vida que segue
que o peito não negue
o sonho que há...
da terra que chora
por quem vai embora
se o tempo devora
e não deixa voltar...
da seca que fere
se o tiro desfere
assim que tu queres
pode até machucar...
não bata querida
que a dor da ferida
se torna contida
mas pode matar.
O sol ''tá'' lindo,
o dia ''tá'' quente,
tudo flui naturalmente,
geralmente, geral mente,
com você era diferente,
não sei se me compreende,
não é porque eu ''tô'' carente,
em dias de sol que é quente,
e outros são fogo da gente.
Compreende ?
Levanta essa cabeça,
a guerra não acabou,
saiu vitorioso quem lutou pelo amor,
quem tem coragem alcança,
que não tem desiste e dança,
só quem viveu na guerra,
sabe o valor da esperança.
Eu saio a caminhar outra vez
A luz do sol enche meu rosto de brilho
E os meus sonhos perdem-se no ar.
Pássaros no céu que enchem meus olhos.
Você sabe o que é sentir-se feliz
A mágica está em todo lugar
Olhe para mim de pé
Aqui com meus principais pertences
Minha vida e minha alma
Não preciso correr nem me esconder
Esta é uma vida maravilhosa, maravilhosa sim...
Não preciso rir nem chorar, nem reclamar, apenas viver
Esta vida é maravilhosa.
O sol brilha em meus cabelos já brancos que mostram minha experiência
O calor está em mim, mostrando minha saúde
E os que estão de fora parecem odiar-me por estar neste estado.
Porém tenho família e amigos que estão ao meu lado
Pra me fazer feliz
E eu preciso de família e amigos
Pra me fazer feliz
Assim não estarei sozinho
E por fim, tenho Deus! Cuidando de mim e de tudo em minha vida.
Eu vivo como se...
O sol não queimasse e o sábado é apenas sábado, um dia normal.
E pessoas... monstros cruéis, egoístas!
Parece que os meus pés vivem fora do chão, e a minha unica emoção é ouvir as batidas do meu coração.
Pobre batidas, sei que devia te valorizar, perdoa essa minha tamanha ingratidão, e as vezes que tentei te atrapalhar
