Texto sobre Sol
ILUSÃO
É impossível congelar o tempo, mas aprender a viver lentamente, já tentou parar o sol? Já tentou pegar água com um pano? Ou já tentou pegar óleo com as mãos?
São coisas as quais não conseguimos, mas para tudo se dá um jeito nessa vida, menos pro tempo que vem se arrastando pela eternidade implacável, contemplando o início e o fim das coisas que temos e das que não vemos.
E como é bom dizer, tenho tempo, e será que nós temos tempo ou o tempo nos tem?
Porque aqui chegamos e ele já estava, partiremos e ele ficará, quem tem o quem? Nós temos o tempo ou o tempo nos tem?
Procurei essa resposta dentro da minha incansável infinita mente, vasculhei cada canto, examinei tudo o que há e, não encontrei uma resposta que pudesse me dizer, se temos tempo ou se o tempo nos tem.
Arranja até algumas explicações convincentes, mas nenhuma que convencesse a mim, me deparei até com fatos, mas que são fatos sem fim, uma flor nasce, outra morre, o vento sopra a onda se forma, o tempo fecha, a chuva cai, o vulcão entra em fúria, depois se acalma e o tempo?
O tempo não se começa, mas as pessoas dizem: “começaremos novos tempos” ... ele não se finda e dizem: “acabou o tempo” ... tudo isso se contradiz em si próprio e o tempo não para, tudo continua, e não acharemos jamais o início e nem estaremos aqui para contemplar o fim, pois quando o fim chegar a nós, esse será nosso algoz e quem poderá ouvir novamente o eco de nossa voz?
Em tempo, eu digo que você é o dono do conhecimento, tem resposta para tudo e tem a cura do sofrimento, é prova de quem criou a sabedoria e todos seus fundamentos, sabe muito bem de quem lembra e dos que estão em esquecimento;
Tempo que vem antes, você ou o surgimento?
Então, não há ninguém mais novo e mais velho que o tempo, não tem quem diga que és seu tempo, e muitos dizem não ter tempo para tudo isso... é algo que eu não ligo, correr atrás do tempo é o seu compromisso e espero que você tenha tempo para isso!
Há Deus trabalhando silenciosamente em cada detalhe: na flor que desabrocha, no Sol de cada dia, na lua quando brilha, numa folha quando cai, no arco-íris quando nasce, no delicado voo da borboleta, no capim que cresce, na semente que germina, na água mansa do riacho
É perfeita toda a vida...É perfeito tudo o que é de Deus.
__________FranXimenes
30*08*2013
Você não entende, não é só sobre sol e lua, eros e psyque ou só sobre destino, é e sempre será sobre amor, eu amo você e nada no mundo jamais mudará isso.
Quer perder sua vida com alguém que nem se quer entende o quanto você é perfeita? Todos fingem entender sua completude, mas sua completude é e sempre será minha.
Dias de sol no inverno são um gatilho
Um fenomeno anti natural
Um ciclo dentro de outro ciclo
Que anunciam que a minha primavera chegou, bem no meio do inverno
As borboletas voltam para o meu jardim
E eu sinto que posso ser feliz de novo
São meus dias preferidos
Os dias que me lembram que eu posso suportar tudo, pq sempre vão haver dias de sol no inverno
E nesses dias nem o sol e nem o vento gelado me machucam
"Paranhão"!
"Nasci no Pará, berço de verde e sol
Me registrei no Maranhão, terra de paixão
Meia volta pra ti, Maranhão de coração
Marines no Pará, Leila no Maranhão
Aceito o fluxo da vida, com sua sabedoria
Submeto-me ao que vem, com coração cheio de alegria
A vida me ensina, a cada passo, a cada dia
A ser flexível, sem julgamento a fluir, como o rio que corre e varia a direção.
E assim, me torno um Paranhão, de alma e coração"
Leila Boás 09/12/2025
Bom dia, flor do dia 🌸
Que a luz te encontre antes do medo,
que o sol more no teu sorriso
e a esperança caminhe ao teu lado.
Que teu dia floresça em cores vivas,
como um jardim regado de fé e alegria,
onde cada passo seja paz
e cada instante, um presente.
Que o vento leve embora o cansaço,
que o coração descanse em serenidade,
e que a vida te abrace suave,
lembrando: você é luz,
e onde chega, tudo floresce. ✨
Como eros, me foi prometido um reino, poder além do sol ou uma escolha
Eu optei pela Escolha, e como não? Se tudo o que eu sei fazer após tanto tempo Dormindo, é te amar!?
Qual poder faria sentido sem você do lado? Poder para controlar? Não quero controle, um Deus não vê necessidade de controlar, principalmente se for o coração.
Você: meu bem!
Você é como o sol
Ilumina-me de plenitude e paz
É a luz que me completa
Afastou de minha vida o frio da solidão
Quando à noite chega, não há o que temer
Você é meu Porto Seguro
És meu astrolábio, meu sextante, minha bússola
Desperta em mim o de melhor tenho a oferecer
Amada nunca me deixes
Se acontecer algo imprevisível
Entenda que nossos momentos não foram efêmeros (ou de efeito passageiro)
Te desejo mais que tudo: és a minha razão de viver... amo-te
(Emerson Edeberg)
A Geografia do Quase
Nós somos o segredo que o tempo não conta,
A linha do horizonte que o sol nunca toca.
Tu és a pergunta na ponta da língua,
Eu sou o silêncio que a boca sufoca.
Caminhamos juntos na mesma calçada,
Mas em mapas distintos, em eras rivais.
Eu vivo no "agora", tu vives no "nada",
Dois corpos vizinhos... dois mundos jamais.
Te amo no espaço onde a lógica falha,
Onde o não e o sim se confundem no ar.
És a minha derrota e a minha medalha,
O naufrágio doce de quem não quer se salvar.
E se a vida nos pune com essa distância,
Que é feita de tudo, menos de chão,
Eu te abraço na sombra, com a mesma constância,
De quem guarda um incêndio dentro do porão EVER .. .. ...
Eu..., eu sou um raio de sol, uma gota de orvalho, eu..., eu sou um rio, um grão de areia, uma praia, um mar, um mar de emoções, eu..., eu sou uma letra, uma palavra, uma palavra ainda por inventar, eu..., eu sou a luta, a luta que não acaba, eu..., eu sou amor, amor que banha um coração.
Eu vivo para amar, lutar, sou coração quebrado..., por ti, por mim, por ilusões, eu.... Eu sou...
Eu vivo...
Sou brisa que bate em teu rosto em dias de lágrimas e as seco.
Eu..., eu luto, eu sô quero viver, viver e amar...
Viver e amar, nada mais simples.
Obrigada Senhor pelo SOL da manha
Obrigada Senhor pelo CAFÉ com PÃO de ontém
Obrigada Senhor pelo SERVIÇO chato
Obrigada Senhor pelo CHEFE bravo e exigente
Obrigada Senhor pelo DIA corrido
Obrigada Senhor pelo ALMOÇO frio
Obrigada Senhor pela TARDE quente
Obrigada Senhor pela FRUTA comida
Obrigada Senhor pelo TRANSITO caótico
Obrigada Senhor pelo ESTUDO cansativo
Obrigada Senhor pelo ONIBUS lotado
Obrigada Senhor pelos meus AMIGOS
Obrigada Senhor pela JANTA igual de ontém
Obrigada Senhor pelo BANHO quente
Obrigada Senhor pela cama confortável
Obrigada Senhor pela minha família
Obrigada Senhor por tudo do meu dia a dia
Sei que estas coisas faltam pra muita gente!!!
Obrigada...
Do sol atravessando a janela, do vento no rosto, do riso que nasce do nada, do café que esquenta a alma, dos silêncios que dizem tudo.
Hoje eu pensei na partida, mas foi por amor à vida. Por que quanto mais eu entendo o fim, mais quero estar aqui, sentindo, errando, recomeçando.
Talvez o desejo de viver seja justamente isso:
saber que um dia acaba, e ainda assim querer ficar.
**Girassóis do Amanhã**
No campo dourado, sob o sol a brilhar,
Girassóis dançam, prontos a encantar.
Com suas faces voltadas para o céu,
São sorrisos radiantes, um doce véu.
Suas pétalas, como raios de luz,
Trazem esperança, como um abraço que seduz.
Em cada flor, um sonho a brotar,
Um amor que floresce, pronto pra amar.
Quando a tempestade vem e o vento a soprar,
Os girassóis se erguem, prontos pra lutar.
Com raízes firmes e corações valentes,
Ensinam que a vida é feita de presentes.
Então, ao olhar para esses seres tão belos,
Lembre-se sempre dos seus próprios anelos.
Como os girassóis, busque sempre o sol,
E deixe sua luz brilhar em cada rol.
Girassóis inspiração para alma.
A natureza dos girassóis buscam a luz do Sol com reverência, honradez e gratidão; desta forma nutrem-se com, energia, luz e beleza. No entanto quando não há Sol eles se doam virando-se uns para os outros, numa fluidez de energia. Devemos nos inspirar nestes mestres da natureza e voltarmos para o Sol com gratidão sempre que sentirmos que precisamos nos reabastecer de luz, pois somente nesta meditação sentida descobriremos que a verdadeira luz É interna e que, a doação de luz ao próximo expande ainda mais o brilho de cada Ser!
Graça da Vida!
Sabe qual é a graça da vida?
É acordar bem cedinho e ver o sol nascer,
É despertar num lindo florescer,
É rejuvenescer com gargalhadas infinitas,
É simplificar distribuindo bom dia a tudo e a todos,
É agradecer a água que bebe, o alimento que come,
É encantar-se com a beleza que há dentro e fora de você,
É amar-se, ser amada e distribuir amor verdadeiramente,
É fazer da vida uma eterna graça.
Amo o sol
Eu me sinto amada pelo sol,
Mas não me queimo
O sol me aquece e me conforta de bem longe,
Poderia ser uma tortura amar o sol assim de tão longe,
Mas sinto o sol cm quem sente, sendo mais forte do que tudo o que existe no mundo inteiro.
Eu amo o sol e ele tbm me ama.
Eu sinto o sol com minha pele, sinto com minha alma e todo o meu ser,
Eu quero o sol presente em mim não apenas durante o dia,
Quero durante as noites e em todas as tempestades da vida.
Eu quero cuidar do sol, mas cm poderia?
Me sinto pequena em comparação a tanto amor,
que o sol faz transbordar em mim refletindo na minha vida.
Eu vou cuidar do sol com todas as forças que esse amor me faz sentir,
É lindo isso aqui
sentir-se tão forte e tbm tão sem forças fisicamente,
mas dentro de mim?
tudo ser diferente.
É um amor tão grande e sem fim
com uma força maior do que tudo o que existe dentro e fora de mim.
Eu amo o sol mas não poderia
Mas esse amor atravessa
todos os obstáculos da vida.
O sol me ama msm sem garantias,
E eu o recebo com o coração cheio de alegria
Eu quero ser maior, igual o tamanho desse amor
pra curar cada dor e feridas,
pra poder cuidar dele e achar as respostas
quando sentir não ter saídas.
Quero ser mais paciente pra provar esse amor,
E msm que não possa ser plenamente vivido,
assim cm eu sei que o sol existe e as estrelas a noite
Ela sendo meu sol de dia e eu a amando mil estrelas, mil milhões à noite.
Se existe é real, e sendo real é tangível e irrefutável: As forças por trás de cada pensamento da gente uma na outra.
O desejo de querer o bem uma pra outra e a felicidade uma da outra acima de qualquer coisa.
Passei pelo deserto. Lá encontrei uma árvore que me acolhia e me dava sombra e frutos. Mas o sol implacável do deserto a matou. Então tive de encarar o próprio sol queimando dentro de mim. Enfrentei o drama, atravessei a dor.
Mais adiante, encontrei um oásis. Nesse oásis havia outra árvore: oferecia sombra, frutos, água fresca e ventos suaves. Parecia abrigo, parecia salvação. Mas também ele ruiu. A árvore secou, as folhas caíram, a água se turvou e os ventos se tornaram tempestade.
Foi então que tomei consciência: o oásis só existia porque eu o havia criado. Era fruto de uma ilusão, uma repetição inventada para confortar a minha mente. Eu precisava acreditar que havia sempre um refúgio à minha espera.
Compreendi, enfim, que o que tornava aquele lugar especial não era o lugar era eu. Pois o deserto continuava inóspito. E, ainda assim, era dentro de mim que nasciam as sombras, os frutos e a esperança.
Avistar o pôr do sol
Ouvir o barulho da chuva
O cair da noite iluminada
Um abraço apertado
Um sorriso deslumbrado
Na praia sentir a areia nos dedos
O bronzeado
Entre olhares apaixonados
Um beijo suave
De mãos dadas
No caminho entre as flores
O amor no auge
Contempla
Dois enamorados.
Ergueste o altar em terra movediça,
Onde o cristal da fé brilhou ao sol,
Mas sob a luz que a alma então cobiça,
O fio se rompe no invisível anzol.
A mão que afaga é a mesma que atiça
O fogo que apaga o antigo farol;
A voz, que era doce, tornou-se injustiça,
Mudando a matiz do meu pôr do sol.
É frio o rastro que o engano desenha,
Como o silêncio de uma casa nua,
Onde a verdade não traz mais a lenha.
Pois a decepção é a queda lenta:
A máscara cai, a imagem flutua,
E o que era porto, hoje é tormenta.
EXPRESSÃO DE LIBERDADE!
Vesti todo cenário com leveza e paz, extraída de minha essência, vi o sol da felicidade raiar, iluminando meu universo, sentir arrepiar, sentir a energia do amor se propagar! Nobre raiz de unicidade, quando na coletividade, nos une em respeito a ancestralidade, numa expressão bela de humanidade, dançamos ao som da liberdade, valorizando nossa identidade no toque da santidade.
