Textos sobre preconceito
Quando se fala do nordeste, todos nós sentimentos dor, não é justo tais preconceitos e tais julgamentos de pessoas que acham que somos menos desenvolvidos que eles e que andamos em jegues, que o chão é rachado e somos todos um bando de ignorantes. Mas pra falar assim de nós os lados se invertem, ignorantes são vocês, que não se envolveram, não sabem ou fingem que não sabem da nossa cultura, nossas músicas, nossos artistas, nossos diversos artistas, nos quais estão hoje pelo mundão, no nosso ex-presidente Lula que nunca negou suas origens, que pode até ser chamado de ignorante por uns mas não podemos ignorar que levou o Brasil pra frente, não iria falar pra não humilhar mais Jorge Amado um dos escritores mais lidos no mundo é n-o-r-d-e-s-t-i-n-o, e tantos outros que fazem vocês rirem, chorarem, se divertirem, flutuarem. Sem contar com nossas paisagens, nossos lugares incríveis. Vocês acham que o melhor carnaval é o de São Paulo? do Rio de Janeiro? Desculpa, mas vocês não provaram do carnaval de Salvador, muito menos o de Olinda, o que se pode dizer que é uma total mistura de gente. GENTE essa que quando vê que nossos irmãos estão passando por necessidades não viram as costas, por mais que muito deles sejam revoltados e ofensivos muitas vezes, quando vemos necessidade ajudamos, não criticamos. E é isso que muitos precisam aprender, afinal localidade não retratada capacidade.
"Quando olhamos para o mundo encontramos desordem, preconceitos e muitos outros problemas sociais; que afetam o planeta em um todo, o tempo passa e aquilo que planejamos para as nossas vidas logo é ofuscado pela desordem social que vem para nos desanimar, a partir daí nos perguntamos se existe uma solução para tal desavença? Basicamente sim pois se todo o mundo colocasse de vez na mente que Deus está no controle do mundo e não o homem, a Sociedade manteria seus valores éticos de Geração em geração.
PRECONCEITO... Que feio e limitado é o preconceito. Querer que o outro não seja natural. Sempre desejando que todos sejam do seu jeito. Considera sempre o diferente, anormal. Deseja poder a todos modificar. A forma de se andar e de se vestir... Querem o outro sempre recriar. Sem nenhum respeito sentir. As diferenças nos complementam, dentro de todas as possibilidades de se existir. Elas são as referências da nossa essência, não precisamos ser todos iguais, para essa essência sentir. Respeitar as diferenças é respeitar a vida. Ter o preconceito é provocar nos outros, tristes e dolorosas feridas, querer "arrancar" à força seus traços naturais. É agirmos como seres irracionais. Olhe para o diferente livre de interpretação, apenas o sinta com o coração, sem conceito do que pode ou não ser aceito, do que possa ou não ser normal. Dessa forma, sempre o verá como um igual, como seu irmão natural.
Preconceito é um bicho que vem de não sei onde e que as pessoas alimentam por medo não sei de quê... A pessoa se dedica cada vez mais a alimentá-lo e não busca os motivos que a levaram a essa dedicação... Acostuma-se, acha normal, naturaliza. Junta-se a outras pessoas que iniciaram a mesma criação, então juntam os preconceitos e estes procriam, proliferam-se e dão início a novos cruzamentos. Logo, nascem preconceitos diversos, de vários tamanhos. Eles crescem fortes e vorazes e por fim apoderam-se de tal forma do ser humano que os criou, que não é mais possível saber quem é o bicho e quem é a pessoa. Esse ser humano vira bicho porque perde sua razão, não é mais capaz de controlar seus pensamentos ou expressar uma opinião, pois o preconceito já tomou conta dele e direciona suas decisões, ações, pensamentos... Esse ser humano vira bicho porque se isola,ele vira bicho porque não sabe mais conviver com outra coisa senão com seu preconceito.
Se o preconceito contra cor existisse, pergunto: Porque essa criança branca, faz aqui nessa miséria absoluta? Porque ela não está junto com as pessoas de raça, e com todos privilégios que ela merece? Sabe porque? Porque ignorantes como você, deveria saber que, o governo é o grande culpado pelo preconceito que existe, porque o próprio governo fabrica, ao roubar os cofres públicos e deixarem famílias em absoluta pobreza. Porque seus olhos estão com ciscos de empáfia que lhe impedem de enxergar que, somos iguais e que devemos lutar contra a injustiça social.
estou aqui assistindo a novela das 6 e vendo o quanto o preconceito, a mesquinharia, a soberba esta enraizada no nosso pais a muito tempo, acho que desde o descobrimento... tudo bem que ja avançamos muito, mais ainda ha muito por ser feito, muitos assuntos ainda são tratados com a mentalidade do passado, a mulher ainda é discriminada, o negro ainda é maltratado, por mais que o casamento gay tenha sido legitimado ainda assim o preconceito nao foi eliminado, ninguem fala em aborto esquecendo que esse tema é caso de saude publica, ainda temos um pais que apesar de se dizer laico, ainda é comandado por uma igreja corrupta, alias nesse quesito quase todas as igrejas são!!!! É isso que em 2013 a mentalidade das pessoas evoluam e que todos lute por uma lugar melhor!!!!!
Preconceito... Já não se sabe o significado dessa palavra, o preconceito já está se igualhando com o Amor, hoje em dia essa palavra é utilizada por muitos para realizar questionamentos, essa palavra e usada por todas, mas eles agem de boca para fora sem nenhum tipo de remoço, hoje já não se sabe se existe pessoas dignas, ta um pouco complicado ser quem você é, hoje em dia pessoas fracas procuram agradar o amigo ou amiga ou quem quer, que seja, só posso optar a dialogar uma coisa o que devemos fazer é só procurar agradar o realismo, ou seja a nós mesmos, até por que todos vivem para si mesmo e não para os outros, o minimo que eu posso questionar é que, o Preconceito é utilizado por todos, discutidos por muitos e entendido por poucos, então faremos "os poucos" se multiplicar em todos, até que "todos" se transforme em um grande vácuo de preconceito entre eles próprios, até que eles mesmo derem conta de que ninguém pode viver para agradar e sim "viver para viver".
O preconceito existe em todos os lugares habitados do planeta terra e ninguém é totalmente desprovido dele, tolo é o indivíduo que discrimina seu igual em função da cor de sua pele, acúmulo de tecido adiposo, grau de intelectualidade ou seu tipo de cabelo, não sabe ele que o gênio Issac Newton ja havia provado que para cada ação existe uma reação e no momento em que ele discrimina, também é discriminado!
As contradições do mundo moderno ainda assustam os que professam serem livres de preconceitos e alienações, perguntas que ninguém quer fazer, respostas que ninguém quer saber, dá-se mais valor ao que se engrandece de forma instantânea, do cultivado nas estruturas de um passo por vez, não há limites na caça fulgaz de fatos que corroborem ideologias falidas, todo livre, na verdade está preso aos olhos condenatórios e preconceituosos de mentes fomentadas por ilusões e devaneios preocupantes no mínimo duvidosos, então se agora não nos decidirmos qual tal somos ou queremos ser, certamente seremos sepultados a olho nu perante a grande massa, e nossa vida realmente terá sido como a canção que ninguém ouviu e sentiu.
“Sei que preconceitos são politicamente incorretos, mas em se tratando de culinária brasileira, adquiri preferências e restrições. Pamonha e Curau só aprecio se forem feitos por goiano ou mineiro. Sagu e cuca, para serem bons tem que ser preparados por sulistas. Agora, o verdadeiro arroz tipo “Maria Izabel” só cuiabanos e piauienses sabem cozinhar.”
É uma força forte. Pois chega destruindo o preconceito, queimando a indiferença, afastando a desunião, anulando o desrespeito, eliminando a tristeza e fazendo parar a aspereza. E ao mesmo tempo, é uma força suave. Porque arranca os espinhos, colore o céu, floresce o caminho, estende as mãos, nutre o coração e faz a gente se encantar. Não há como não sentir a força e o poder do amor.
“Existem verdades que se modificam a cada instante, quando mergulhado sem medo nem preconceitos nas manifestações sempiternas... Apresentada pelo sumo bem em sua essência cósmica, revela a sua alta complexidade ao ponto de ser ver necessário silenciar ou quando mister utilizar de alegorias, para apontar as setas na árdua caminhada para as verdades eternas numa busca constante de unidade plena com todo o universo.”
Por que ainda existe tanto preconceito espalhado por aí? Que coisa mais primitiva e repulsiva! Onde existir Amor é necessário que se haja respeito. Independente se você o entende ou não! O amor para existir só precisa ser verdadeiro, só precisa ser sentido em sua totalidade. Não queira se meter em algo que não lhe diz respeito. Não lhe compete fazer um julgamento, pois não é o seu sentimento que está em jogo. Que sejamos provedores da livre escolha que cada coração necessita para ser feliz! Que dediquemos nosso tempo apenas a compreender os nossos próprios sentimentos, e que cada um possa usufruir sua vida em paz, sem perseguições e livres de qualquer pressão feita por pessoas vazias que não entendem nada de amor, e que por isso, tentam marginalizá-lo e desprezar os que entendem e assumem que amam corajosamente (o amor requer isso de nós, sempre) e que jamais ousariam reprimi-lo, por tão pouco, pois se para alguns seu pecado é pela falta, aos que transbordam amor, tudo é permitido! Amar é uma bênção da qual o Céu sempre diz 'Amém'!"
Existe discriminação para toda geração, quando se nasce preto, sofremos preconceito, então se ouve dizer do cabelo, tem que andar aparado para não ficar mal falado... Então crescemos um pouco, documento vira obrigação, ouve-se! Para tomar cuidado, pode ser condenado, mas! A identidade apenas revela nome e idade, fui então que percebi, não é bem por ai, com a documentação somos cidadão, havia uma seleção... Já na vida adulta chegamos cansados, com resignação! Oprimidos e sem educação, insistimos trabalhando por melhor condição e com tanta atribulação se chega à velhice não existe compensação, mas temos como resultado desta adição, um aprendizado... A maior lição! Por todas as provações é manter a humanidade pulsante no coração, sou um afrodescendente, um pacato cidadão.
Porque preconceito cansa, discrimina, separa, maltrata, mata sentimentos, mata pessoas, existe preconceito contra todo tipo de pessoas, raças, doenças, homossexualidade, bissexualidade, profissões, religiões, idade, estado civil, aparência e se esconde atrás de uma grossa parede chamada hipocrisia. Mais amor no mundo por favor!
Existem pessoas que carregam tanto preconceito, arrogância, inveja e desonestidade para inviabilizar até tentativas de ajuda das mais próximas, que ainda assim seguem com ideias odiosas a respeito do mundo e se vendo eternamente injustiçadas por ele, o que reforça a tese de que nem toda compaixão se faz útil, e nem todo perdão consegue promover mudanças.
Dizer que a discriminação é legítima na esfera social, compreender o exercício do preconceito como um "direito", e não como uma patologia social a ser combatida, é o resultado da tese equivocada de que a liberdade baseia-se na possibilidade de afirmação individual de interesses e escolhas.
"Levei metade da minha vida para me despir de grande parte dos preconceitos que foram condicionados a mim, e sempre que eles gritam:- eu quero vesti-la de novo, jogo-os pela janela. A vida desconstruiu o que a sociedade criou em mim. Aprendi a ver além, sentir que a dor de cada um é única, que um olhar amigo vale mais que uma palavra dura, e que também as palavras duras se fazem necessárias muitas vezes, nascemos livres de preconceitos, mas somos submetido a eles desde então. Leva tempo e esforço para romper estes laços, e sem empatia fica quase impossível que isto aconteça.
Estar preso a sentimentos, dogmas, preconceitos, vícios é uma constância que nos foi passada, seja pela criação, pelas experiências que vivemos e assim nos amarramos, nos atrelamos a coisas que muitas vezes nos dificulta seguir em frente, a arriscar, a sentir, a viver o Novo, ora.... sendo pessoas maduras, adultas e pensantes temos a opção de mudar o modo de vida, mudar os conceitos e atitudes, e só assim libertamos a nossa mente das suas limitações tentando assim ser a cada instante mais felizes e realizados, aprendendo a não conviver, não aceitar, a não se contentar com o que nos é imposto!....
Estou revendo conceitos, mudando atitudes, quebrando meus paradigmas, pré-conceitos e pré-juízos sobre tudo e todos. Abrindo a mente para o novo sem cobrar nada de mim e de ninguém. Deixando de lado algumas dúvidas, excluindo respostas pré-formuladas para perguntas inexistentes. Ansiado em conhecer mais o Grande Arquiteto da Vida. Buscando o amor próprio, me ajudando [para depois ajudar os outros]. Tomando as rédeas... Rumo a um futuro brando, branco e de paz.
