Texto Liberdade e Autoridade no Ensino
"Utilizar o jogo na educação infantil significa transportar para o campo de ensino-aprendizagem condições para maximinizar a construção do conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer da capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora."
A motivação pode ser um fator de destaque no processo de ensino aprendizagem inclusive na modalidade a distância. Mas, vamos supor que o aluno receba como “missão” fazer um curso a distância sobre confeitaria. Ele pode não gostar desta área de atuação, mas é missão e deve ser realizada. Independente de estar motivado ou não, o aluno precisa ser autônomo na construção do conhecimento. Contudo, estando motivado, obviamente, a missão será melhor cumprida.
Eu não sei o que leram os da secretaria da educação, quando dividiram o ensino de Língua Portuguesa em: Redação e Gramática. Aí eu perguntei o que o Leonardo da Vinci achava disso: "Assim como todo o reino dividido é desfeito, toda a inteligência dividida em diversos estudos se confunde e enfraquece." Então entendi por que o professor de Redação se opõe ao de Gramática e vice-versa! kkkk Eu já estava convencido de que quando fragmenta, enfraquece! Mas...
Por que só nós professores deveríamos estar preocupados com a qualidade do ensino, se somos apena o chapéu dos pedintes e não o dinheiro que lhes falta? E qual professor, nas circunstâncias em que vivemos, quer se dar ao luxo de acreditar na boa intenção? Os critérios denunciam-nos. Nota substitutiva é uma recuperação de nota e não de conteúdo!
Buda dizia que o ensino é um barco com o qual se passa de uma margem à outra, mas não tem sentido carregá-lo quando pisamos em terra firme. Para avançar na busca, devemos fazer nossas próprias perguntas, porque, depois de conhecer o que os outros descobriram, cabe a cada um levantar a cabeça e interrogar o céu estrelado com os próprios olhos.
Estar coordenador pedagógico em uma instituição de ensino público tem sido para mim uma experiência excepcional, uma vez que tem possibilitado o meu crescimento profissional e me mostrado os caminhos de mediação com os pais, funcionários, alunos e corpo docente. Para mim, estar coordenador é abraçar a responsabilidade de incentivar a consolidação do projeto escolar, que se constitui a bússola norteadora da construção cognitiva. É comprometer-se com formação continuada dos docentes e com o ensino de qualidade dentro da escola.
Meu Tio Joaquim Oliveira (Falecido) Fotógrafo Profissional de alto prestígio em Juti – MS, me ensinou boa parte do que sei de fotografia. Cresci nas férias em meio ao seu espaço onde sempre tive uma coleção de relógios, pois era o que fazia nas horas vagas, sim era Relojoeiro. E em meio a isso, meus pensamentos sempre alcançaram os céus, pensava no TIC- TAC das horas incertas ao relógio!
No ensino fundamental, tinha um garoto no meu ônibus que sempre corria o mais rápido possível para casa, tropeçando. Nós ríamos dele todos os dias. Nós não sabíamos que ele corria porque ele queria ter certeza de que sua irmã não tinha se suicidado enquanto ele estava na escola. Um dia, ele faltou na escola. Uma semana depois, ele voltou. Ele tinha parado de correr.
Aqueles que se matricularam na Escola de Padre Tiago e foram fiéis ao seu ensino, jamais correrão o risco de serem reprovados. Só reprovará na vida, aqueles (as) que não tem a verdade como norte, ou, aqueles (as) que dizem que os métodos utilizados por este presbítero já estão ultrapassados para os tempos modernos. O que muitos alunos ainda não sabem é que a verdade que ele ensina ou já ensinou ao povo, não é relativa e nem tão pouco terrena, mas sim revelada por Deus.
Se pelo menos ouvissem as pérolas do ensino, mas não, eles leem o que estão predestinados a fazer, pois seu coração é mal, sim eu leio o Talmud, pois a melhor forma de vencer o inimigo é estudar a mesma tática, o inimigo é como o seu reflexo no espelho, se parece com você, mas não o é, se o vês trate de destruí-lo, mas cuidado, ele se parece muito com você
É interessante (...) que o elo entre as práticas de ensino e o pensar dialógico esteja fixado pelas mãos do educador, e que suas ações desenvolvam-se em um espiral. (...) Analogamente, poderemos enxergar o desenvolvimento da ação docente tal como Piaget descreve as fases do desenvolvimento, em uma visão interacionista e, portanto, dialética.
Penso que, assim como os professores do ensino presencial vem enfrentando desafios para integrar as TIC de maneira proveitosa, nós que pretendemos trabalhar com EAD também temos os nossos próprios desafios, e um deles é manter nossos alunos motivados e participativos. Precisamos aprender a ensinar nossos alunos a aprender...
"Um professor que não acredita na possibilidade da imparcialidade do ensino, ou pelo menos na imparcialidade do ensino como ideal regulador, é como um juiz que não acredita na justiça e defende que é só uma questão de quem tem mais poder conseguir obter o que quer à custa dos outros."
A primeira e mais notável característica do ensino da filosofia no Brasil é o seu amor idolátrico aos "textos" e seu total desprezo aos assuntos dos quais eles tratam. O sujeito passa anos esmiuçando o pensamento de Descartes ou de Nietzche, e quando você pergunta "Mas isso que eles estão dizendo é verdadeiro ou falso?", ele olha para você com a cara de quem estivesse vendo um recém-egresso do Pinel.
Quando se esta no ensino-médio tudo é novidade e diversão, muitas vezes parece que o mundo gira ao seu favor; grupos de amigos, paqueras e brigas. Cada dia com um tipo de roupa e conversa diferente, cada dia conhecendo e odiando varias pessoas. É ali onde tudo tem sentido no seu mundo. Mas terá um dia em que você acordará e perceberá que tudo aquilo hoje se resumi em fotos e videos guardadas em pastas perdidas em seu computador.
É preciso pensar na aplicação da tecnologia como um recurso facilitador do processo ensino-aprendizagem de forma que a liberdade do conhecimento e criatividade fluam com naturalidade e não alienados na triplicidade de demandas extraclasse (para professores e alunos), o que pode gerar desinteresse ou inconsciência da sua necessidade nesta nossa Era tecnológica.
É um baita adjetivo. Significa saudade, ensino de qualidade, respeito aos Mestres, generosidade, ética, amizade, convivência, cumplicidade, retorno às origens, aprendizado de vida. Ser Otoniel é ter moral, sem ser moralista, é ter liberdade de expressão sem ser inconsequente, é ter amores e não poder sentir seus sabores. Sou Otoniel porque meu pai escreveu na linha da minha vida: Vai ser Otoniel na vida, meu filho! Não estamos Otoniel, nós somos! Ser Otoniel é fazer de um encontro um espetáculo, um show de imagens , de fotos, de lembranças e até de apagões. Não é para qualquer um. Mas deveria ser para todos! É uma qualidade inenarrável ser Otoniel. Muitos de nós nos perdemos pelo tempo e agora o reencontramos. Estamos vivos, pulsando , vibrando, de novo. Ser Otoniel, então, é voltar a ser novo, é buscar incessantemente a fonte da Juventude. Desculpem-me os amigos que não são Otoniel. Não somos melhores que vocês. Mas temos este sentimento único que enche de orgulho o coração destes senhores juvenis. Obrigado Pai por me presentear com este caminho. Obrigado amigas e amigos por honrarem durante a vida esta adjetivação. Cá estamos novamente ! Otoniel SEMPRE!
Sou um pensador um escritor, uma das mentes pensantes do meu século, ensino, mostro caminhos, e a verdade é que não me preocupo com as críticas, "opiniões sobre" a mentira se finda pois essa não vem do criador do mundo, a verdade há de permanecer, eu falo oque é interminável, oque alguém falou séculos atrás, não sou ultrapassado falando tais palavras, estou mais futurista que o sol do amanhã, pois sou um pregador de boas novas, as que Jesus o cristo proferiu, eu sou um servo do Deus altíssimo, e ninguém muda esse fato.
A internet é a maior prova de que a descentralização do conhecimento e ensino, pode gerar profissionais mais úteis ao desenvolvimento da tecnologia, do que as Universidades e seus diplomas defasados à cada quatro anos! De tudo se pode saber fazer e estudar na WEB sem restrições ou concorrências!
Matumbo diplomatizado: é toda pessoa, embora escolarizado e certificado por instituições de ensino, permanece aprisionado em estruturas mentais colonizadas, arrogantes e descomprometidas com a emancipação do outro. É alguém que sabe, mas não entende; que repete, mas não questiona; que ostenta, mas não liberta.
- Relacionados
- Liberdade
- Frases de liberdade para quem ama viver sem amarras
- Melhor sozinho: frases que exaltam a liberdade
- Liberdade de Escolha
- 51 frases de mulher independente que celebram a liberdade feminina
- Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
- 22 mensagens de agradecimento para formatura do ensino médio
