Texto de Arnaldo Jabor sobre Traicao
"Sabe, às vezes eu fico pensando sobre a vida. Nós começamos a vivê-la agora e, talvez não saibamos como agir com algumas batalhas. Mas, eu sempre mantenho minha fé e peço a Deus pra Ele me ensinar como lidar com acontecimentos que, pra mim, são doloridos e difíceis de vencer. Isso é muito complicado, porque há algumas horas em que tudo pesa sobre os nossos pensamentos e nos sufocam, não nos deixando ver o quão lindo o amor de Deus é e, o quanto esse amor nos renova, nos vivifica. Há um tempo pra tudo acontecer e se o que você quer não está acontecendo agora é porque tem um tempo em que tudo vai acontecer maravilhosamente no seu lugar. Às vezes penso também em como lidar com doenças. Na última semana eu passei a tomar três remédios, devido a alguns problemas e, um desses problemas causado até pela tristeza que andei passando. Estava no terceiro ano do ensino médio no ano passado e a ansiedade me deixava triste. Porém, estou aprendendo com o que observo. Me lembrei daquelas pessoas que lutam contra um câncer mas, não perdem sua alegria na vida; me lembrei daquelas que fazem hemodiálise durante três vezes na semana, ou aquelas que fazem diálise até. Enfim, poderia citar várias outras coisas. O que estou aprendendo é que: A vida é um aprendizado e uma guerra onde, nós deixamos o nosso legado. Não desista quando algo vier pra te derrubar. Renove suas forças no Senhor e peça pra que Ele te dê sabedoria pra vencer isso."
Escrever sobre o tal "sofrimento" é uma das coisas mais fáceis de se fazer, pois todos no mundo sofrem um dia, mas sentir .. ah, isso não é fácil, mas como tudo na vida, essa dor é passageira. As escolhas foram sua não foram? Então relaxa pois as consequências também serão. Menina, acorda! A vida é bem mais que sofrimento.
As pessoas não sabem o valor das pessoas e todas as pessoas têm tanto o que aprender sobre as outras pessoas que se acham tanto como pessoas e acaba virando uma bagunça tão grande que ficamos sem entender as pessoas. Penso eu que pessoas deveriam valorizar mais pessoas, porque as pessoas vêm e vão o tempo todo na vida de outras pessoas e maior parte das vezes por ignorância, burrice ou até mesmo incompreensão de outras pessoas.
Sério. Eu pensei muito sobre eu e você, e cheguei a conclusão que eu e você nunca nos damos bem, eu te tratei mal, e você me tratou mal (muito justo). Agora eu só parei de lutar por algo que não vai dar certo, esse namoro foi uma prova de que eu fiz e fasso besteiras na vida. Não que eu te odeie, só não aguento mais tentar por sentimentos onde só existe uma ilusão, eu já me abri os olhos, você tanbém precisa. E eu quero que você perceba que não dar, de jeito nenhum, eu e você somos como agua e óleo, nossos sentimentos não se mistura, entende? E o que eu quero que você faça? Eu quero que você suma da minha frente, e saia da minha vida e não olhe para trás. Eu só estou te dizendo isso por que estou precisando urgentimente me desapegar de algumas pessoas e você é a primeira. Isso doi, não nego, sou humano e me sinto mal por isso. Mas depois de tanto tempo de dor, eu aprendi a ser forte e suportar tudo calado, de boca fechada.
Certamente, o medo é uma corda amarrada sobre o precipício. De um lado a incerteza, do outro seus sonhos. uma sombra a perambular em círculos sem saber a direção. Basta ter confiança que nos oferece forças para solucionar problemas , em vez de afastá-los. Donde fluem valentia, a certeza que conduz a realização ;ultrapassar receios, inseguranças no vazio do seus passos.
Andando pela praia em um dia ensolarado de verão, me deparei com um pensamento repentino sobre minha vida. Parei, olhei o mar, vi que estava tudo tranquilo e calmo. Continuei a andar, e a cada passo que que dava percebia minhas pegadas que estavam constantemente sendo apagadas pelas águas do mar. Nesse momento de reflexão imaginava minha vida como sendo aquele par de pegadas que as ondas do mar não cansava de apagar, foi alí que descobri que a vida é como aquele par de pegadas. E eu continuava a caminhar e refletir, e em meio a tantas reflexões me perguntava: Se a vida é como um par de pegadas, quem seria as ondas? essa pergunta tocou_me instantaneamente e parei. Parei e respondi a mim mesmo: A VIDA É COMO UM PAR DE PEGADAS QUE VAMOS DEIXANDO NOSSAS MARCAS POR ONDE PASSAMOS, PORÉM NESSA LONGA CAMINHADA NOS PERCEBEMOS QUE MUITAS VEZES NÃO FAZEMOS A COISA CERTA E VAMOS TRILHANDO NOVOS CAMINHOS. NÓS SOMOS AS ONDAS, SOMOS OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS POR NOSSO DESTINO, CABE A NÓS TRILHARMOS CONSTANTEMENTE OU PARARMOS PELO CAMINHO E APAGAR TUDO QUE CONQUISTAMOS. Somos responsáveis por nossos destinos.
Eu estava sendo arrastada por uma maré nostálgica, ondas furiosas vinham sobre mim querendo me afogar dentro de minhas próprias águas escuras, tentava a qualquer custo submergir-me de mim mesma, das margens que criei. Estava nadando contra a onda enorme de sentimentos sufocados que queriam engolir-me. Estava sendo indo cada vez mais fundo. Os braços já cansados, a vista já embaçada. Tentava alcançar a luz, e fugir dessa fúria que me pregava dores buscava insaciavelmente águas cristalinas e tranquilas. Tentava acalmar meus sentimentos, que assim como o mar estavam em fúria. Procurava fugir do desatino que me tornei. Deixei a maré me levar. Quis mergulhar e entregar-me aquelas ondas mortais que chamavam meu nome cada vez mais alto. As águas puras então lavaram minha alma, pegaram para si todas as minhas dores. Afogaram as minhas melancolias, levaram para o fundo do mar a solidão que me cercava. Comecei então a boiar de volta a terra firme. A leveza da brisa havia me carregado. Os ventos erraram de direção e me cochicharam coisas boas no ouvido, sussurrares rejuvenescedores que me trouxeram esperanças novinhas em folha. Essa brisa que o vento carrega me reacendeu o coração e levou consigo toda dor e desordem que me aplacavam, essa brisa boa me fez acreditar de novo. Submergi-me de meus medos e receios e do toda a escuridão que me agarrava às águas furiosas e me firmei em terra firme. Olho pro mar agora, e ele parece calmo, não, não digo o mar em si próprio, mas aquele que tenho dentro de mim. As ondas agora se formam em meu favor. A tempestade já não me faz tremer. Minhas lágrimas estão cravadas no fundo do mar. Ancoro-me na felicidade, e velejo em outras águas, águas que me levam ao meu melhor. Agora posso debruçar-me inteira no mar, porque não há raso, e se acaso eu me afogar, as águas iram me acolitar.
Não precisa fingir. Ficar dizendo mil coisas sobre mim, ou falando o quanto você odeia a nova eu. Eu não acredito - e sinceramente, idiota quem acredita-. Olhe para você. Nem você acredita. Eu consigo ver exatamente nos seus olhos o quanto sente minha falta, o quanto daria tudo para voltar no tempo. Não me interprete mal, não estou me gabando. Até eu voltaria. Você sabe que sim. Você amava a ideia de ter alguém te amando e idolatrava a sensação de poder estar amando também. Mas deixa eu te contar uma coisa; Desagarra dessa liberdade, eu digo, comprometa-se. Admita que esta amando e não fique com medo - ” E se der medo, vai com medo mesmo”. Não se prenda, não se perca. O tempo custa caro quando você o perde. Tire a armadura e deixe ser atacado. Verá. Confia.
Sobre a morte: não tenho medo, tenho temor. Sabemos que todos têm sua hora, mas nunca se sabe quando é a "hora". A morte é a única certeza da vida, mas é tão incerta que nos surpreende. Morrer é uma palavra forte demais, para se usar quando alguém passa para o "outro plano", entendo que morrer é deixar de existir, e como se faz pra matar alguém dentro de nós? Como se faz pra matar o amor que fica, as lembranças, a poesia, o sorriso, o legado de alguém que amamos e que se foi? Por isso eu temo a morte, porque tenho medo de morrer para as pessoas que amo. Eu não quero "morrer", quero apenas que chegada a "minha hora" eu parta para um "plano melhor".
(...) Talvez você andou lendo sobre mim antes de me conhecer. Acho mesmo que andou ouvindo meus discos, analisando meus gostos, copiando a minha moda, porque não é possível que isso seja real. Penso que é quase um desafio encontrar alguém que sinta a mesma coisa que eu, que veja as mesmas coisas que eu, que planeje as mesmas coisas que eu. É raro encontrar alguém que te ame não pelas coisas que você mostra, mas, por aquelas que você nem percebe que tem.
"Qualquer pessoa que saiba escrever, pode escrever sobre alguma coisa. Para mim, escrever é muito mais que fazer apenas uma viagem silenciosa da caneta para o papel ou expressar os pensamentos próprios. É muito mais que tudo isso...passar para fora o que está "escondido" bem cá dentro, seja de memórias felizes ou infelizes, seja uma escrita imaginária...só o facto de poder escrever registando tudo, é uma sensação de liberdade que não tem comparação com mais nada!"
E querendo ou não, ao deitar-se à noite, você sempre vai pensar sobre o seu dia, se está fazendo a coisa certa, se vale à pena continuar, ás vezes pode até bater tristeza, você vai ver coisas que não gostaria de ver, e simplesmente vai tentar apagar todos estes maus sentimentos dentro de si, porque você é FORTE. O detalhe é que: eles nunca serão apagados, não tem jeito, não tem volta! É algo com que vai conviver pelo resto da VIDA, vai aprender a suportar coisas fora do seu habitual e etc. E se por acaso o seu "EU" pessoal querer ficar mal, resiste; pois ninguém ficaria mal por você! #fatosdavida
Já escrevi muitos textos sobre você, sobre o nosso amor, sobre o que tínhamos. Mas, sabe, nenhum deles passa a real emoção, não consigo explicar com palavras o que você me fazia sentir, e ainda me faz sentir, na verdade. Eu não consigo expressar com meras palavras aquele sentimento, os nossos momentos são indescritíveis. Mas continuo persistindo, tentando reviver tudo, apenas escrevendo. No fundo, eu penso que assim fico mais próxima de você, assim consigo voltar ao passado e ficar ao seu lado. Às vezes eu consigo, quero dizer, consigo quase sentir você comigo por, pelo menos, alguns segundos. Não é como se estivéssemos juntos novamente, mas é o bastante para eu saber que o que tivemos foi real. Guardo tudo com muito carinho dentro de mim, e espero que você também me mantenha com certo afeto dentro de seu coração.
“As coisas ficam mais fáceis quando não esperamos nada delas. Porque daí nada fica sobre pressão, nada frusta nossa expectativa. O pouco feito, já é muito, pois nem estava nos planos. Esse exemplo se encaixa em pessoas também, quanto menos importância dermos, mais temos chances de algo dar certo, de sermos felizes. Porque qualquer sorriso que alguém nos arranque, já é felicidade pro ano todo. Afinal, aquela alegria nunca está nos planos de quem não criou expectativas.”
Conta sobre um monstro em Saubure que assumiu a forma de uma garota e tinha um coelho como companheiro e protetor. Esse coelho usava seus poderes para eliminar qualquer pessoa que quizesse fazer algum mau ao monstro. Muitas pessoas gostavam do monstro pois ele era carinhoso com as pessoas com necessidades. Porém, em um determinado momento, uma pessoa com muito poder viu o monstro e o capturou para usá-lo como “prova” de seu poder. O homem e seus seguidores mataram o coelho quando ele tentava proteger o monstro, e quando o capturaram, o monstro havia morrido. Assim tiveram a conclusão de que o coelho era o coração do monstro, o coelho e o monstro eram duas formas, mas apenas um ser.
É uma espécie, um investigador crítico, usa como referências a filosofia e a psicologia sobre tudo ele cria opiniões a cerca da religiosidade, da crença, dos costumes, do comportamento, do estado de saúde. “Crença é Crença, Saúde é Saúde”. Esta é uma causa dele, que apenas mostra o seu ponto de vista, sua incoerência, sua razão, seu estado de espírito, sua diferença, sua ignorância. Para todos os meios ele cria um estado de sobrevivência quase infalível, sem formalidade alguma, de credulidade básica, comedido e verdadeiro na maioria das vezes, porque noutras vezes as pessoas precisam de mentiras para superficialmente estar felizes. (A. Valim).
Falar sobre o amor é difícil, é mais fácil senti-lo do que conseguir descrevê-lo perfeitamente. Mas o amor que eu sinto por ela é algo especial, forte, intenso e maravilhoso, algo que a distância não consegue destruir, a única coisa que a distância faz é ajudar a crescer e fazer com que eu queira estar com ela cada vez mais. Eu sempre quero ter ela do meu lado, ela faz parte de mim, a alma dela completa a minha, é difícil explicar isso… Só sentindo para entender
Estava vendo uma reportagem sobre um rapaz que morreu semana passada de câncer e que resolveu enfrentar a doença em casa, ao lado das pessoas que ele amava e fazendo tudo aquilo que ele gostava. Não se entregou à doença, pelo contrário...Uma frase dele me chamou atenção: "Não é preciso estar morrendo, para viver a vida!". Pois é! Será que é isso que estamos fazendo? Estamos vivendo nossas vidas intensamente, aproveitando todas as oportunidades (reparando nelas pelo menos), ou estamos empurrando-a com a barriga e fugindo daquilo que consideramos um obstáculo? A felicidade está diretamente ligada ao amor. E não estou falando somente de amor entre duas pessoas. Estou falando de amor à profissão, aos amigos, à natureza, ao por do sol, aos animais, ao frio, ao calor...Eu poderia fazer uma lista infinita, pois cada pessoa tem um gosto diferente. A felicidade está naquilo que nos rodeia, ou deveria estar pelo menos! O que deve nos cercar é tudo aquilo que nos faz feliz, é isso que devemos permitir ficar ao nosso lado! Muito simples, mas poucas pessoas conseguem enxergar...Nós que escolhemos: viver os problemas ou passar uma rasteira neles; colocá-los de lado e ir atrás do por de sol mais bonito ou do céu mais cheio de estrelas. Problemas todos nós sempre teremos, fica a nosso critério "vivê-los" ou "conviver com eles" e isso já faria uma diferença absurda nas nossas vidas! Cercarmo-nos de tudo aquilo que amamos, isso é felicidade absoluta! Entãooooooooo, bora rever o que estamos fazendo? Vamos rever e avaliar nossas escolhas? Precisamos ter consciência que somos os nossos maiores sabotadores!
Harmonia. É essa a palavra que não sai da minha cabeça. Harmonia não é sobre o que é duradouro ou permanente, são sons individuais que se tornam um, por um momento. E esse momento é uma epifania, dura tanto quanto um suspiro. Mas, pode ser, como num milagre ou conto, que se estenda por mais um suspiro.
Durante a caminhada não percebemos quase nada, em tempos e frios em nós o céu é despercebido sobre nossas cabeças, tudo que vemos são apenas aquilo que queremos, diante do escuro somos o nada quando não atamos nossas realidades com nossas pegadas. As vezes o céu se abre sobre nós, nossa alma grita no interior da nossa escuridão, rasgando páginas de nós mesmos na esperança de nos emendarmos diante da luz que clareia nosso ser, que nossos distraídos olhos não vê...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp