Texto de Amigas que se Chamam Paloma
O VENTO A ÁRVORE E A CASA
Tarde de sábado.
A depressão do tempo castigava.
Agora, chamam depressão
Ao tempo mau que faz.
Porque não!?...
Mas o vento é sempre rapaz
E as árvores também femininas
Quanto velhas mais meninas.
Com a diferença que o vento
Tem agora mais lamento
E as árvores amém,
Nestas tardes sem ninguém.
O vento soprava,
A árvore balançava
Sobre a humilde casa.
Era aí que ele habitava,
Um homem pobre,
De rosto nobre.
Invocou os deuses dos ventos
E dos contratempos
A ver se a borrasca amainava.
Qual quê!?...
O vento insistiu,
A árvore caiu
E a casa humilde ruiu.
E ele deixou de acreditar
Nos deuses dos ventos
E contratempos.
Abriu os braços e pôs-se a voar.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 29-10-2023)
Entre os 13 bilionários cariocas, 10 enriqueceram como banqueiros. Mas os outros três me chamam a atenção pois enriqueceram astronomicamente durante a pandemia e, por coincidência, por meio de negócios com saúde privada.
Jorge Moll Filho elevou sua fortuna de 11,2 bilhões para 63,9 bilhões. Ele é dono da Rede D'Or de hospitais e do grupo de laboratório Labs. São incríveis 565% de enriquecimento em um único ano.
Já a dona do plano de saúde Amil, Dulce Pugliese de Godoy Bueno, quase dobrou sua fortuna de 19,7 para 34 bilhões. Além do plano de saúde, ainda lucra com a Rede Ímpar de hospitais e os laboratórios Dasa.
Pedro de Godoy Bueno por sua vez quase triplicou a montanha de dinheiro, de 6,2 para 17 bilhões, lucrando com a UnitedHealthe e com os laboratórios Dasa.
Ao mesmo tempo em que faltavam leitos e milhares morriam na fila por respiradores; enquanto médicos e enfermeiros ficavam sem receber e eram demitidos, a rede federal pública pegava fogo e ficava 80% fechada, esses três membros da ALTA BURGUESIA lucraram 78 bilhões de reais líquidos, explorando saúde privada!
É isso. Ou você recebe de graça do Estado o direito de criar dinheiro e cobrar da população por isso, ou você estrangula o Estado, para precarizar a saúde pública e vender passe vip pra continuar vivo ou morrer.
O SISTEMA DE SAÚDE brasileiro está nas mãos das grandes operadoras de saúde, e a ANS tem o que Elio Gaspari chama de “porta giratória”, pois um dia um indivíduo qualquer é colocado num cargo de diretor de uma operadora e, meses depois, esse mesmo elemento assume a direção da ANS, numa relação promíscua entre o público e o privado.
Creio que, do ponto de vista ético, o sistema de saúde, no Brasil, hoje, é mais nefasto que o PCC e o Comando Vermelho.
Não tenho a menor dúvida de que a rede pública foi desmontada propositalmente.
E "nós", profissionais de saúde, somos , lamentavelmente, usados como cúmplices desse modelo.
A ANS permitiu a desregulamentação da saúde. Permitiu o reajuste por sinistralidade nos planos coletivos, além de permitir a interrupção de venda dos planos individuais. Quais serão os próximos passos do grande capital e de seus serviçais em sua sanha por açambarcar fortunas inimagináveis por meio de sua máquina de moer carne humana?
Diante dessa loucura que muitos chamam de solidão,
Me encontro como um violão sem afinação,
Embora sem perfeito tom, ainda sai algum som.
Por mais louco ou solitario eu seja,
Encontro nisso uma razão feliz pra viver.
Muitos consideram felicidade algo distante da infelicidade.
Assim como muitos consideram felicidade viver em pura infelicidade.
Como sempre é questão de opnião e não me importo com sua opção,
Se te faz feliz, no minimo será bom pra mim.
Alguns chamam de Sexta-feira Santa.
Eu chamo de dia de renascer.
Depois de tanta escuridão,
me debati, me refiz, me alinhei.
Hoje, rasgo o casulo com coragem.
A borboleta que sou começa a surgir.
E mesmo que voe só no meu jardim,
sei que será o voo mais lindo da minha vida."
— Diane Leite
rapazes fortes sarados e bonitos
te chamam atenção
podem até te dar água na boca
mas não se comprometem não
você pode ser usada maltratada
e apaixonada cair numa ilusão
porém um gordinho
pode te dar muito carinho
e dará também atenção
fará sentir-se uma princesa
te valorizando de montão
além do mais você pode ajudá-lo
a um pouco emagrecer
colhendo os resultados
que fizer por merecer
Só não pode ser um gordo pobre
Que ai dá liga não
Pois além de te levar passear na sola
Fará vc andar de mercedes ou volvo busão
mas se vc gostar
preste bem atenção
mais vale um gordinho amoroso e apaixonado
do que o outro que te deixa na mão
#Chamam #cachorros #de #filhos...
Mas não chamam seres humanos de irmãos...
Me critique quem quiser...
Não vou mudar minha opinião...
Compreendo esse carinho tal...
Aos bichinhos...
A qualquer animal...
Só não entendo como julgam ao próximo...
Desejando até o mal...
Vão dizer que o irmão erra...
Que não se pode confiar...
Não critico esse proceder...
Essa forma de pensar...
Mas se você não pode amar...
Ao seu próximo como igual...
Não precisa confiar...
Basta apenas respeitar...
Lembre-se do que foi dito:
"Com a mesma medida que julgas...
Com a mesma medida serás julgado..."
Ame a todos...
E com todos tenha cuidado...
Roupinhas de dormir...
Festinhas de aniversários...
Brinquedinhos diversos, variados...
Comidinha especial...
Tratamento odontológico...
Veterinário...
E aquele tadinho...
Na rua abandonado...
As vezes, para comer,
Não tem nem um pão mofado...
Será que não é carência ?
Será que não é ostentação?
Dar colo...
Casa...cama...para um...
E para outro nem a mão...
Não peço perdão pelo meu pensamento...
Pode me chamar de abjeto...
De palhaço ridículo...
Não mudo meu julgamento...
De sua opinião não preciso...
Faço o que acho que é certo...
De meus erros eu pago...
Sandro Paschoal Nogueira
O Homem dos Sete Instrumentos
Chamam-me assim —
homem dos sete instrumentos —
mas não sabem:
não são sete,
nem instrumentos.
São cicatrizes.
São fomes.
São vozes que nunca couberam num só corpo.
Toco o violão como quem acaricia um amor perdido
que ainda respira na madeira.
O piano, como quem dialoga com espectros —
meus mortos têm teclas.
Canto como quem sangra acordes pela garganta.
Escrevo como quem rasga o próprio peito
à procura de um som
que ainda não nasceu.
Componho canções, poemas,
romances e vertigens.
Verso o que não sei nomear.
Não sou um, nem sou muitos.
Sou aquilo que sobra
quando o som se desfaz,
quando o aplauso se cala
e só resta o eco.
Sou o intervalo entre duas notas,
a pausa onde mora o abismo,
o silêncio que sustenta a beleza.
Cada instrumento em mim é um vazio domesticado,
uma ausência que aprendi a afinar.
Cada palavra, um grito soterrado.
Cada acorde, uma oração profana.
Sou feito de ecos e assombros,
de mãos que buscam o invisível,
de olhos que enxergam o que não se mostra.
Carrego um palco dentro do peito —
feito de memórias e ruínas —
onde cada noite,
sem que ninguém veja,
enceno minha última vez.
Se me chamam homem dos sete instrumentos,
é porque ainda não perceberam:
sou o que resta
quando a vida desaprende a dizer,
quando o mundo se recolhe
e só o humano
ainda insiste
em cantar.
Somos donas da vida
Somos mães
Somos tias
Somos braço direto e esquerdo
Qdo nos chamam
Somos guerreiras
Lindas e empoderadas
Somos amargas qdo nos ferem
E viramos leoas se assim precisar
Mas não perdemos a nossa essência
Somos DOCES de coração
Somos perfeitas de alma
Mas somos frágeis também .
E quando somos quebradas
por algumas atitudes, entra o
nosso outro lado, ser forte para
poder conter as lágrimas e continuar a caminhada
Somos isto e muito mais...
Isto é ser mulher um poço de sentimentos e emoções
Bem vindos ao culto
Chamam o receio de fé,
vestem luto por protocolo,
rezam por garantia,
e vivem por ameaça.
Aonde a certeza não é divina,
o velório não vira festa,
que celebra a travessia.
O choro é de dúvida,
a reza é por medo,
se ajoelham em temor,
não por respeito.
Moral baseada no medo,
conhecida como condicionamento.
Sua virtude de nada serve,
se você não vive com cabresto.
Céu símbolo de aceitação,
inferno, reflexo da culpa massiva.
Paraíso é viver com integridade,
Ainda que o céu não exista.
Que nenhum céu te negocie,
nem abismo te seduza,
o que te resta é chama viva
e com ela, que nada se reduza.
Dia 04 Nov Terça 22:45
Jocelene Aguilar idealizou e criou a base da poesia.
Nycholas Weissberg acrescentou, complementou e enriqueceu o texto original.
"Os amigos falsos te chamam quando necessitam de algo. Os amigos verdadeiros te chamam e te perguntam se está tudo bem? E isso vale pra familia também rsrsrs
Apesar que existe também aqueles que por perto fala bem de você e basta você virar as costas pra ficar sabendo que falaram mal. REPITO: Quem fala mal de alguém na AUSÊNCIA dela. São pessoas mal-amadas, medíocres e invejosas não queira entrar nesta minha lista porque quem sairá perdendo é você. GENTE FALSA TO CHEIA."
—By Coelhinha
A paixão nacional muda
de nome dependendo da região,
Começou como Concertina,
uns chamam de Acordeona,
outros de Gaita e no Nordeste
é consagrada como Sanfona;
A verdade é que esta paixão
tem nome e se chama Acordeão
um instrumento que lembra
o meu coração sempre quando
você passa e põe ele no tom.
Aquilo que chamam
De desconstrução
Do politicamente correto,
Eu chamo de ataques
As bases da moralidade;
É através dessa maneira
Que vão fracionando
As forças da sociedade.
É por isso que eles
Agem com agressividade
Até obter a exaustão
E a diluição de uma
Nação inteira para
Arrancar o último
Sopro de prosperidade.
Quando a escuridão
De nós se aproxima,
É porque eles estão
Reunidos em bandos
E hordas e fazendo
Sombras sobre nós
Para que creiamos
Na tranquilidade
Do silêncio que nos
Sufoca e amordaça.
Eles não querem
Que sejamos pedras
E nem vidraças,
Eles querem nos
Reduzir a nada,
Porque a nossa
Existência atrapalha.
O quê chamam de polarização
eu chamo de maldição,
Sempre quando há polarização
na verdade existe manipulação
em cima das "índoles frágeis"
que cultuam a projeção pessoal
em cima de figuras que ambos
os lados gostariam de ser
para subjugar próximo
em nome da perversão
e do gosto pela perseguição,
Como não têm capacidade
de persuasão optam em dividir
as pessoas através da opressão,
levando assim Nações a destruição.
Eu preciso ir buscar uma planta
Que alguns até chamam de flor
Entre tantas outras existentes
Sei que é esta e somente esta
Que agradará o meu amor
Vai fazê-la me olhar com carinho
E querer ficar perto de mim
E gostar de mim pra sempre
Como um dia prometeu
E apesar de eu gostar muito dela
Esqueceu-se quem sou eu
Porém, esta planta delicada
Chama-se dente-de-leão
Quando aberta o vento a carrega
E a espalha pra Terra do Adeus
Mas ela ainda está em botão
Isso me dá algum tempo, então
E eu preciso chegar até ela
Caminhando devagar
Sentindo paz no coração
Eu sei que acabou de brotar
Num lugar inquietante
Um pouco mais longe de além
Mais além do ponto mais distante
Que eu posso enxergar
Quando eu olho do Mirante
Esta flor está lá me esperando
Sei que eu vou chegar lá
Não sei quando
Tenho pressa, pois sei que nasceu
Lá na Terra dos ventos uivantes
E peço ao vento por favor
Tenha calma, me espera chegar
Não carregue este presente
Que eu agora estou indo buscar
Pra ofertar ao meu amor.
Amizade no trem
Amizade no ônibus
Amizade é um bônus
Amizade na fábrica
Amizade na igreja
Amizade na jornada
Amizade na alegria
Amizade na tristeza
Amizade é uma fraqueza
Amizade na presença
Amizade na ausência
Amizade desde a adolescência
Amizade sincera
Amizade coopera
Amizade não se desespera
Amizade constrói
Amizade desconstrói
Amizade as vezes dói
Amizade aproxima
Amizade prioriza
Amizade valoriza
Amizade real
Amizade leal
Amizade fora da rede virtual
Amizade tem defeitos
Amizade tem qualidades
Amizade gera cumplicidade
Amizade cria raizes
Amizade proporciona matizes
Amizade nos deixam felizes
Amizade vem no tempo
Amizade vem no vento
Amizade vem No Eterno
O melhor de todos os amigos
POESIA PARA UM AMOR DESFEITO
As luzes se apagaram
E eu saí sozinha.
Arrastando corrente
E uns poucos sonhos.
Lembrando planos perdidos,
Entre desabafos inventados,
Por bobagens engrandecidas.
Perguntei a Deus,
Por que Trocar de roupas?
Que necessidade o tempo tem,
De transformar destinos,
Separando almas amigas.
Ele ficou calado.
E se a culpa não for do Diabo,
Talvez nem Deus o saiba.
Isso pode demorar um tempo e você pode até pensar que ela não existe, mas não desista. Continue sendo uma amiga de verdade para todas ao seu redor, mesmo quando todas só lhe são meras colegas ou conhecidas. Um dia, quando você menos esperar, a amiga de verdade lhe achará!
Quando você é uma amiga de verdade, a amiga de verdade lhe acha.
Às vezes a pessoa pensa que ter uma amiga de verdade é tê-la o tempo todo ao seu lado ou à sua disposição toda vez que precisar. Mas, para ser sincera com você, os momentos que pensei mais precisar de uma amiga foram os que mais aprendi na solidão. Isso não quer dizer que aquela amizade não fosse verdadeira, e sim que eu precisava passar pelo que passei só.
Não devemos nos decepcionar com tudo que não sai do nosso jeito, pois o mundo não gira ao nosso redor, e quem disse que amiga de verdade faz o papel de carrapato? Nossas amigas também têm as suas vidas, suas responsabilidades, suas correrias, assim como nós. Se não as respeitamos com o espaço necessário, como podemos nos qualificar como amigas compreensivas?
Para as Manas
Amigos mais que especiais são aqueles que apesar dos anos da distância ou outras circunstancias
Sempre vão estar lá na memória
no coração e no sorriso espontâneo das boas lembranças.
Amigos especiais são aqueles da infância e adolescência
Que fizeram parte de um pouco construção da sua essência
Amigos especiais são aqueles que os olhos brilharam nas primeiras paixões juvenis que a timidez te fez travar na hora de se revelar.
Amigos especiais são bênçãos de Deus e o tempo não é capaz de apagar essas lembranças
Sempre haverá cada vez mais esperança
De rever seus bons amigos da vida madura, adolescente e criança.
Elas têm várias faces, várias fases.
Quando estão presentes, são sempre eficazes.
Elas possuem a delicadeza das flores,
e a força das rochas.
Despertam amores, têm brilho como tochas.
Elas são estrelas que geram vidas,
São amantes, amadas, amigas,
Tranquilas, ocupadas ou alegres,
Antes de tudo: MULHERES.
