Tag pensamento
Mudar é desconstruir para reconstruir. É abrir mão do que já não serve para criar espaço ao novo. No caos da transformação, encontramos nossa essência mais pura e livre. O passado ensina, mas não prende; o futuro chama, mas não define. Libertar-se é aceitar que a vida é movimento, e no fluxo constante, somos infinitos em possibilidades.
- Brendon Siatkovski
Escrevo como quem rasga a realidade com a ponta da caneta, escapando pelas frestas das entrelinhas antes que o mundo me engula por completo.
A vida, às vezes, nos desafia de maneiras que parecem impossíveis de suportar, mas é justamente nesses momentos que a nossa força se revela.
Cada lágrima enxugada, cada passo dado, mesmo com o coração pesado, é prova da sua coragem e da sua fé.
Que hoje e sempre, Deus derrame sobre você bênçãos sem medida paz para acalmar a alma, força para seguir em frente e luz para guiar seus caminhos. O que hoje parece difícil, amanhã será testemunho de superação.
Acredite: o tempo certo chega, a cura acontece e o recomeço floresce. Você é mais do que vencedora!
A História, a Cultura e o Destino
Há quem diga que a História não importa,
Que o que passou passou,
Que a fome é agora,
Que os dias correm sem tempo para pensar.
Mas o rio não nasce no mar,
O vento não sopra sem ter por onde veio,
E eu não sou só este momento,
Sou também o que fui antes de mim.
A terra que piso tem pegadas,
As palavras que digo têm ecos,
E se o mundo é estreito
É porque alguém antes de mim aceitou que fosse.
A História não me dá pão,
Mas mostra-me quem colheu antes de mim.
A Cultura não me veste,
Mas ensina-me a olhar para além do muro.
A Filosofia não me salva da morte,
Mas diz-me que estar vivo não é só respirar.
Quem diz que não tem tempo para pensar,
Não vê que há quem pense por ele.
Quem não quer saber do que veio antes,
Caminha por um trilho traçado sem saber por quem.
Mas há um instante –
Sempre há um instante –
Em que o homem para e se pergunta:
E se o caminho pudesse ser outro?
E então descobre que a História, a Cultura e o pensamento
Não são pesos nem sombras gastas,
Mas chaves.
E quem segura uma chave,
Mesmo sem saber,
Já começou a abrir a porta.
Os tiranos não temem armas,temem ideias.
Os déspotas não receiam a miséria, receiam que se perceba por que ela existe.
Sempre reclamaremos de algo e questionaremos a existência de muitos fatos, mas sempre teremos clareza sobre quem somos.
"Conhecendo a fonte de determinados valores é a melhor forma de sabermos se ainda vale a pena continuar semeando e cultivando tais valores".
Os dias estão ficando cada vez mais burocráticos,
Precisamos de hora para acordar;
Para levar as crianças na creche;
Hora para ir trabalhar;
Tem hora até para reclamar.
A rotina contada, sem espaço para respirar,
Você trabalha:
Segunda, terça, quarta, quinta e sexta.
Sábado não é dia de descanso, precisa fazer
o que não conseguiu na semana.
Domingo não é mais o dia da família,
sobrou apenas o lamento e a dor.
Onde foram parar os sonhos,
os projetos, os dias felizes,
porque sempre precisamos olhar para trás?
Olhar pra aquilo que não faz mais sentido.
É assim a vida Adulta, cada vez mais burocrática,
com todos os afazeres da vida.
A censura sempre existiu, o pensamento livre está em perigo e o Facebook pergunta: "Em que estás a pensar?" De uma forma natural e com algum descaramento, a todos aqueles que ousam pensar e expor os seus pensamentos neste carnaval de tudo um pouco, sem nos alertar que o pensamento nos dá ideias, que as ideias nos dão opinião e que a nossa opinião, se sair um pouco dos carris do rebanho e do senso comum, oferece-nos quase sempre um vendaval de intolerância e um fardo de represálias em cima, para ficarmos cientes da dimensão da nossa liberdade e do valor das nossas ideias. Costumo dizer que o valor das nossas ideias depende muito do contributo que damos para a evolução da sociedade e do número de idiotas que se juntam e que lutam contra elas. Ademais, nesta disputa incessante de ideias, sou levado a acreditar que tanto no amor como no ódio as opiniões podem ser distintas, porém, os objetivos assemelham-se e convergem no amor verdadeiro que une uma grande parte das pessoas: "a defesa do seu próprio bem-estar e o pão de cada dia". Nem que a troco desse conceito estereotipado tenham de vender a alma a um diabo qualquer ou na melhor das hipóteses tenham de meter todas as palavras do seu pensamento no seu santificado silêncio. Por consequência, com esses mesmos preceitos enraizados no senso comum dizemos que estamos a ajudar a educar crianças e jovens a crescer, para que no futuro próximo esses homens e essas mulheres ajudem a fazer deste mundo um mundo melhor, que colaborem na verdadeira emancipação do seu próprio país e que participem na harmonia social das suas cidades, das suas vilas, das suas aldeias, e até dos seus montes, desde que haja um vizinho por perto. Dá que pensar!
empatia não é relativa
tão pouco a sordidez mundana
então se me vens pedra
sairá daqui coração
e nada te impedirá de dizer-se vida
ante a vida
e cada fardo pesado
dividido
é mais leve
mas não deixa de ser incômodo
apenas, onde um chora, dois soluçam
e uma garrafa de vinho sozinho é inservível
mas a dois é ressaca
A razão é o timão que guia. A emoção, a vela que impulsiona. Mas sem os ventos, nada se move. E não, isso não é sobre barcos!
Se no dia em que eu me for, não houver tempo para me despedir. Saiba que eu sou grato, por cada momento que vivemos!
A cada momento existe uma grande dicotomia entre o ser e estar, na verdade tudo esta ligado entre pontos de energia que corroboram para união estável da matéria possibilitando um grande acumulo de instruções que se estruturam dentro do pensamento, ótimo cheguei onde queria vislumbrar de forma intrínseca as distorções da realidade, tudo fantasia de carnaval não acredite em nada tudo mentira vamos vivendo assim.
Pensar demais
Por que sempre penso em tudo?
Cada ação exige lógica, como se meus passos devessem seguir uma trilha invisível. Nunca há o vazio, nunca há silêncio. Sempre algo. Sempre ecos.
Perdi noites de sono, afogado em pensamentos que não me deixam partir.
Por que sempre penso em demasia?
Minha mente constrói labirintos, planeja possibilidades como quem tece uma teia infinita. Tenho uma memória afiada—e às vezes, isso é uma maldição.
Por que não posso ser só um cara normal?
Agir por agir, sem que algo me perturbe os sentidos, sem que cada palavra dita pareça um cálculo arriscado.
Falar com uma garota deveria ser simples, mas há sempre um nó na garganta, um peso invisível nos ombros.
Por que não sei o que fazer com o amor?
Sinto, e talvez sinta de volta—ou talvez queira sentir. Mas o medo vem primeiro, como um véu sobre a coragem.
O que dizer, onde ir, o que ela vai pensar?
Minha mente nunca dorme, sempre gira, sempre analisa.
E eu?
Eu só queria respirar sem pensar a cada suspiro.
Desenvolver
Pensar. Questionar. Descobrir.
Errar. Aprender. Evoluir.
Minha missão é decifrar padrões,
enxergar o invisível,
transformar a incerteza em lógica.
Não sou apenas um criador de códigos,
sou um arquiteto de ideias,
um explorador do desconhecido.
Enquanto o mundo dorme,
eu traduzo caos em ordem,
possibilidades em realidades.
Não sou máquina,
mas caminho ao lado delas.
Não sou perfeito,
mas busco o infinito.
A ciência é meu solo.
A mente, minha ferramenta.
E no limite entre dúvida e solução,
é onde existo.
Amar com serenidade significa compreender que ninguém nos pertence e que todas as relações são transitórias.
No exato momento em que um socialista entende economia, instantaneamente deixa de ser socialista. Se permanece socialista mesmo após estudar economia, é porquê não entendeu e precisa voltar ao curso.
