Tag depressão
FUGA DO LABIRINTO
As inumeras tentativas do homem de se reencontrar usando os métodos atuais de satisfação e felicidade, com todo gênero de paliativo, ou elemeno externo, frustou-o.
Não apenas o indivíduo pede socorro, mas, a sociedade inteira, geme.
Assim, nessa busca ávida, o mundo caminha para um declinio apressado, egoísta e inconsequente.
Edonismo é a religião obrigatória e os que se voltam contra, são tidos como fundamentalistas, reacionários ou caricatos.
Nesse sentido, faz-se necessário que um contraponto se manifeste destemidamente e, absolutamente consciente da responsabilidade de ser uma referência alternativa, diante de uma geração tão angustiada e de almas líquidas que se mostram no horizonte.
No entanto, há esperança para o mundo; o retorno à Deus, à espiritualidade e aos princípios que nos sustentavam, antes de entrarmos nesse labirinto humano, só para se mostrar independente do divino.
Admitamos, foi um erro.
Para tempos de crise
Isso passa
Neste momento parece que não
Coração acelera, chega tremer a mão
Mas isso passa
Isso passa
As coisas ficaram assim
É uma angústia que não tem fim
Parece que nunca vai sair de mim
Mas isso passa
Isso passa
Eu sei que é difícil acreditar
A ansiedade começa a dominar
E o peito aperta muito forte
Vem aquela sensação de morte
Mas isso vai passar
Isso passa
A sensação é de um labirinto
E não existe saída, é o que sinto
Apenas angústia sem esperança
Me sinto como uma criança
Uma criança perdida em qualquer lugar
Mas isso vai passar
Isso passa
Eu já não sei o que faço
Procurando pedaço por pedaço
Temendo não ficar inteiro
E é isso o dia inteiro
Esperando que seja apenas uma fase
Esperança que gera desgaste
Eu espero que isso passe
Isso ta passando
O que resta é resistir
Confiar que tudo isso faz parte
Até porque viver é uma arte
Arte feita de todos os tipos
Comédia, tragédia,suspense, mitos
Tudo tem seu momento
Neste meu, estou sofrendo
Mas entendi, que isso vai passar.
O homem que aprendeu a conviver com a solidão tornou-se uma criatura inabalável, inespugnável mentalmente, e, sobretudo, livre de qualquer apego emocional. Ninguém terá o poder de manipulá-lo. Sua racionalidade sempre superará suas emoções. Do pó viemos. Ao pó retornaremos, então, pense bem: Pra quê se apegar aquilo que você não tem poder para controlar ? É a mais perigosa irracionalidade que poder-se-á cometer. Ame somente a Deus e a aqueles nos quais você não cria expectativa alguma. Não permita sequer a existência da possibilidade de ser manipulado.
Lembre-se:
DEPENDÊNCIA EMOCIONAL MATA UMA PESSOA A CADA 40 SEGUNDOS NO MUNDO !
Quando as pessoas deixam de interpretar os acontecimentos deste mundo e o decurso do seu destino, sua vida mergulha na insignificância e na falta de sentido.
Observe enquanto me afogo no vazio e naturalmente continue a caminhar em círculos infinitos de dor e amor, enquanto me afogo no vazio por não compreender o círculo da dor e do amor, então apenas continue, caminhando, em círculos infinitos, enquanto eu me afogo no vazio simplesmente porque decidi apenas seguir em frente.
Quando estiver no fundo de um poço, se lembre de Jonas que recomeçou depois de estar na barriga de um peixe.
Quando eu te falo das coisas boas sobre você ou te faço sorrir bastante, não é porque eu desejo esconder a minha tristeza ou dor; pelo contrário, é justamente porque sou fruto delas que reconheci ambas em você. E eu, de um modo ou de outro, decidi te ajudar a não ceder ao pessimismo oriundo dessas sensações. E o método terapêutico mais eficiente que encontrei foi de dar o primeiro passo, o primeiro sorriso, de ser gentil. Eis aí a explicação para essa tão gostosa sensação nossa de conexão.
Nos últimos dias, já não venho considerando-me uma pessoa melancólica, me acostumei com o pensamento, de ser um tipo de, ancião da dor, a melodia, presente no coração do relógio, parece não atormentar mais, meus pensamentos, as batidas do tempo, já não são uma novidade, que outrorá, foi capaz de incendiar-me a consciência. As vozes da loucura, queimando sobre minha sanidade, já não tem a capacidade, de distorcer, minha realidade. Sóbrio, meus dias tornaram-se mais tediosos, sem a cor avermelhada de sangue, em meu psicológico, após eu tomar a decisão, e decidir-me parar de forçar a vida, a me saciar, com a ilusão, desde que parei de forçar a dor, a me permitir sufocar em prazer. O canto dos pássaros, não consegue esquentar meu peito, o calor do sol, não é capaz de dissipar, o frio ao meu redor. A lua, vem pintando minhas noites, com esperança, pois ela me permite sonhar, com um vislumbre de paz, com uma prolongada e suave, chuva de meteoros, é realmente magnífico, o crepúsculo que ilumina o sol da meia noite.
Eu, desesperadamente, continuo tentando, não perder-me, sobre as minhas próprias, palavras. Cada texto, cada frase, cada palavra, cada virgula e ponto, vêm se tornando, cada vez mais, sinceros, e assim, acabam pesando sobre meus intensos, pensamentos. Não quero me perder, entre as linhas de uma página, em meio ao conforto, de minhas palavras, pois, já deixei que minha personalidade, se perdesse sobre meu próprio reflexo, que um dia, já brilhou sobre os olhos de outro alguém. Não quero voltar, a sentir o reino, hoje pacífico, de meus sentimentos, ruindo, sobre o excesso de intensidade. Considerei, por um longo tempo, meu anseio pelo, além, um de meus maiores pecados, hoje o considero, um lembrete, da existência de expectativa, em meu ser.
Na vida, sempre há duas opções, a opção fácil e a difícil
Difícil: é suportar tudo e continuar são, imaginando que pular é a opção mais fácil
Fácil: é pensar em pular pra evitar o caminho difícil, mesmo que pular seja o mais difícil...
A felicidade é complicada. A depressão é fácil, confortável, te mantém em um carrossel de emoções que te distrai, porém não te leva a lugar algum. Se ser feliz fosse fácil, todo mundo seria.
A maioria das pessoas se ocupam de forma antecipada e chamam isso de preocupação. As preocupações nos levam ao estresse, ao cansaço sem resultado. A função verdadeira da preocupação é nós levar a ação. Mas porque as preocupações estão nos levando a depressão e não a ação?
Quando, porventura, olhardes o fundo de meus olhos ímpios, vereis, então, o que esconde o buraco em minh’alma.
E é demasiado.
Reciprocidade
Reciprocidade... Algo que eu nunca vou poder experimentar. Ando me doando tanto por um "nós" que nunca existiu... Quer dizer, pelo menos para você, não. Cresci carregando fardos alheios, me culpando por coisas que não eram minha culpa, pedindo desculpas por coisas que eu não deveria pedir e, por fim, sendo deixada. Até que você chegou na minha vida, com tantas falsas promessas, dizendo que nunca iria me deixar, fazendo com que eu me sentisse suficiente, especial e genuinamente amada.
Eu sou tão burra! Como pude pensar que eu seria, pela primeira vez, suficiente pra alguém? Isso nunca vai acontecer, mesmo que eu dê o meu máximo. Afinal, olha pra mim. Eu não sou o tipo de pessoa que as pessoas querem ter por perto, mesmo que eu me esforçasse ao máximo (como eu fazia por você). Agora que você já tem tudo o que queria e que está confortável... vai me deixar mais uma vez. Me sinto enganada, burra, inútil... Uma vez pensei que as coisas negativas que eram ditas sobre mim não eram verdade... Mas acho que são e sempre foram, e eu não queria aceitar.
Assim que você chegou na minha vida, eu soube que seria a melhor coisa ou a minha maior dor. E adivinha?
19:00 horas, a depressão ataca novamente. Estou no sofá, deitado, e parece que a felicidade é algo distante, inatingível.
19:03, chega uma mensagem no meu celular: "Vai correr?" O número é desconhecido, mas aquilo me desperta algo dentro de mim, um gatilho. Sem pensar muito, eu pego o tênis e calço.
19:05, saio de casa. Não é fácil. Os primeiros passos são difíceis, o tênis machuca, meu corpo está gelado, mas algo dentro de mim insiste em me empurrar para continuar.
19:10, no fone de ouvido começa a tocar "Dream On" 🎵. A música me aquece, e logo meu corpo começa a responder melhor.
Já estou na segunda volta, e meu corpo está em alerta total. Enquanto corro, começo a perceber tudo ao meu redor: o vento no rosto, o suor escorrendo, a criança atravessando a faixa de pedestre, o semáforo vermelho, as pessoas no ponto de ônibus.
19:15, a chuva começa a serenar, e meu corpo não dá sinal de cansaço físico nem mental. Eu quero continuar correndo, me sinto mais forte a cada passo.
19:16, uma conexão acontece. Sinto-me ligado a tudo: a chuva, o asfalto, cada respiração, cada batimento do meu coração. Os carros passam, buzinam, um cara na rua grita “sai da chuva”. Eu faço um simples sinal de "legal" e sigo meu trajeto.
A chuva aperta, os respingos na lente do óculos me impedem de ver com clareza. Decido tirar o óculos e seguir em frente, com a visão embaçada, mas a sensação de estar vivo, de ser capaz, é indescritível.
Nada vai me parar. Estou imbatível. Sinto-me feliz.
Muitas das vezes, só precisamos sair para correr um pouco, esvaziar a cabeça, sentir o vento no rosto, respirar ar puro e colocar as ideias no lugar certo. A vida não se trata só de dinheiro, status ou cargos importantes. Muitas vezes, deixamos de viver o agora pensando no futuro e não sabemos nem se vamos acordar amanhã. Viva o hoje, dê o seu melhor em tudo: no amor, no trabalho e para as pessoas que sempre estão com você.
Viver é diferente de estar vivo.
Meu nome é Itamar, tenho 32 anos. Sempre quis ser bem-sucedido, sempre batalhei, tive grandes conquistas, aproveitei as oportunidades e, como muitos dizem, fiz o meu nome. Minha família sempre me admirou, mas nem todos souberam que, em 2021, eu tive uma depressão que se arrastou até o final de 2023.
Coração vazio, sentimentos sombrios.
No peito só sinto dor, angústia e temor.
Só queria não sentir toda dor que me faz sentir.
Queria poder sorrir, sem ter que fingir.
Talvez eu só seja fraco, assim como minha mente me faz sentir.
Todo dia acordo tentando sorrir.
Todos os dias eu tento ser feliz.
Grito
A voz ñ sai
O choro entalado na garganta
As lágrimas caiem
Mas ninguém ouve
Ninguém vê
Ninguém escuta
Apenas a minha sombra
A minha solidão
A minha depressão
De novo
De novo as lágrimas caem
De novo os pensamentos vêm
A dor renasce e ñ resta mais nada
Apenas aquela dor insuportável e irremediável
Os cortes já ñ ardem
Os arranhões já ñ doem
Mas a dor permanece aqui
A mente permanece aqui
Me controlando como um boneco
Me destruindo
