Racional
Da necessidade da crença:
"Os elementos constitutivos da nossa existência pertencem, como sabemos, a três grupos: vida orgânica, vida afetiva, vida intelectual. A necessidade de crer alia-se à vida afetiva. Tão irredutível quanto a fome ou o amor ela é, freqüentemente, tão imperiosa. Constituindo uma invencível necessidade da nossa natureza afetiva, a crença não pode, e nisso é como um sentimento qualquer, ser voluntária e racional. A inteligência não a forma nem a governa".
Uma crença é um ato de fé que não exige provas e, aliás, não é, as mais das vezes, verificável por nenhuma. Se a fé se impusesse somente por argumentos racionais, poucas crenças se teriam podido formar no decurso dos séculos. (...) A sugestão e o contágio mental pelos quais se propagam as crenças são independentes da razão.
Dois segundos
Blá, blá, blá...Blá, blá, blá!
Respiro fundo e pronto:
Dois segundos são suficientes.
O ar invade afoito minhas narinas
os pulmões se inflam
o tórax se expande
o cérebro oxigena-se.
Enquanto vaga a mente
tentando racionalmente pensar
das amarras desprendem-se as ideias
voam longe os pensamentos
dois segundos se seguem
e nada me vem.
Só a poesia.
Não que minha poesia não seja racional
é que por estar sempre à margem
me tornei marginal
marginalizei minhas ideias
marginalizei a teoria
teorizei a marginalidade
(des)marginalizei-me e à minha poesia.
É contingente pensar o mundo de tal ponto de vista
é-me conveniente fazê-lo deste modo.
Vagarosa perambula a mente
enquanto vaga pelo mundo
lucubra
arbitrária, dissimula
e agora, também mente.
Adiamos muitos sonhos simplesmente por que não acreditarmos no potencial que temos. Burrice ou ignorância? Apenas COMODISMO!!! O ser racional deveria ter vergonha disso. A vida é perfeita para os podem voar. A visão de cima se difere com a visão de baixo. Onde você está?
Soldados foram subornados por líderes do sinédrio e disseram que o corpo de Jesus fora roubado. A maioria dos judeus acreditou. Satanás sempre terá explicações racionais para os que não quiserem crer nas obras sobrenaturais de Deus, das quais a ressurreição de Jesus é a maior.
As Cinco Honras de um Homem:
1ª Honra - Nutrir convicções virtuosas
2ª Honra - Manter a congruência racional
3ª Honra - Contribuir para o bem comum
4ª Honra – Aceitar as diferenças
5ª Honra - Uso proporcional e pragmático da força
Para mim se há explicação de como surgiu tudo e todos. Não é nessa era nem em nossas cabeças que vamos achar o verdadeiro significado. Pois o humano apesar de se achar inteligente e racional, tem ainda uma mente muito primitiva para tentar compreender tudo.
A linguagem é cheia de curiosidades. Por exemplo, diz-se que os animais são sem alma, mas os animais racionais, além de serem considerados sem alma, também pensam.
Que a vida lhe dará pancadas é inegável, que sentirá dor é inevitável, cabe apenas à você, prolongar ou não esse sofrimento.
Por quê DEUS criou as regras e os regulamentos, para os seres "Humanos"?
R: "Aí compreendi, que Deus deixa os homens seguirem pelos seus caminhos cheios de pecado, para que eles vejam que são como os animais". (Ec 3.18 Viva)
O ser humano, criado a imagem e semelhança de Deus, quando decide viver sem disciplina, ordem e respeito pelos ensinos e termos sagrados, sua condição de líder de toda a criação, deixa lugar para uma condição que se assemelha aos dos animais, pois eles são irracionais. Quando o ser humano, obcecado pelo pecado, decide viver por conta própria, trai a sua razão, e age irracionalmente, como animal, pelos instintos da carne.
Ser diligente em obedecer a Palavra de Deus, é assumir o posto que Ele nos designou, de Liderança da criação, inclusive da nossa natureza carnal.
Que o nosso instinto carnal, não venha trair a nossa mente, capacidade de raciocinar e escolher o posto que Deus nos confiou.
Meta; Informação inteligente que o cérebro descodifica em atitudes e estratégias do individuo para que o mesmo alcance o seu objetivo maior. Passando por cima de medos e inseguranças. Contornando as dificuldades com táticas práticas e racionais. Dependente de foco e analise constante de resultados. Só com base na experiência é necessário identificar a qualidade e eficacia das atitudes e postura diante dos meios, os quais devem ser justos em relação aos fins.
Ontem, na faculdade, perguntaram por que eu estava sozinho. Respondi: até um tempo atrás, eu tinha uma namorada, mas acredito que, por ser chato para alguns — pragmático, cético, niilista e misantropo — de todos, sou misantropo.
E se nem eu me aguento, muito menos meus parentes… imagina uma mulher que vê a casca e não a raiz. (Essa é minha resposta agora.)
Sou um analista da razão humana, assim eu acredito. Tento racionalizar meu mundo e as pessoas ao meu redor. Por isso, acho que poucas — ou quase nenhuma — mulheres vão querer ficar com um homem esquisito.
Para quem não compreende o real significado de viver, muitos apenas sobrevivem… sem perceber a verdadeira razão do que é ser racional.
Tem uma coisa que eu já percebi: quando as pessoas não conseguem compreender, definir ou encaixar algo em algum modelo, tendem a chamar aquilo que não entendem de irracional. Como assim só o ser humano é racional? Só o ser humano é humano. Mas racional? Não concordo. Os números irracionais estão aí para provar o seu valor.
Houve uma mudança em mim.
Sempre tive uma mente ativa e uma voz tranquila em busca de respostas.
Hoje, simplesmente sigo vivendo, extraindo o melhor da vida sem muitos questionamentos.
Apenas busco ser um ser humano um pouco melhor do que ontem e, quem sabe, com mais respostas amanhã.
Não entendo essa neblina, mas sei de onde vem, esse gelo diferente, me pergunto se estou bem...
Um lobo lida bem, com a estrada atribulada, mas seguindo essa direção sempre estará mais invernada...
Ah é, só respondendo também, a pergunta que vale um hárem, Sim!!
No racional estou bem...
