Poesia Social

Cerca de 2841 poesia Social

DISLEXIA SOCIAL

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Muitas vezes o amigo oculto em fim de ano, revelado como alguém especial cujas virtudes sublimam os eventuais defeitos, é exatamente o desafeto suportado no decorrer do ano. Aquele sujeito indesejado, cujos defeitos inaceitáveis enterram as eventuais, escassas e questionáveis virtudes.
Não é uma crítica. É um elogio sincero à insondável capacidade humana de assumir a cor do ambiente, o ritmo da música e a filosofia da ocasião. Saber exatamente onde ganha, perde ou empata o que tem para investir no campo das relações humanas, muitas vezes com vistas a um futuro bem próximo.
Mais do que um elogio, é uma inveja de quem nasceu aleijado neste aspecto. Sem esse dom natural e obrigatório à sobrevivência de seres sociais. Alguém que tentou, fez o curso, mas nunca teve sucesso nas provas de única escolha que o mundo aplica nessas horas cruciais.

Inserida por demetriosena

O homem em suas dimensões!
O homem filogênico, ontogênico e social é uma unidade. O homem é um ser complexo e para sua compreensão é necessário o estudo da pessoa humana de forma holística, de suas dimensões afim de tentar explicar a sua existência. O homem sob a ótica das dimensões é completo não podendo ser subestimadas quaisquer de suas dimensões. Tais dimensões biológica, psicológica, social e espiritual se unificam para que o homem amplie a percepção de si mesmo, interiormente e externamente, fazendo uso de sua inteligência instrumental, emoção, razão e do afeto.
Por fim, as dimensões são partes divisíveis do ser indivisível e através delas procuramos uma resposta para os questionamentos propostos pelas ciências que estudam o homem. Dentre elas a antropologia.

Inserida por givasdemore

Não preciso de dinheiro pra ser feliz.
Não preciso de status social pra me sentir importante.
Não preciso de uma multidão de amigos pra me sentir amado.
Não preciso ser diferente pra sentir que faço a diferença, apenas não sou e nem aceito ser tratado como "qualquer um".
Não preciso ir para uma igreja pra sentir a presença de Deus.
Não preciso de livros para motivar a minha fé, me contento em contemplar o poder da natureza.
Não preciso gastar o alfabeto inteiro pra convencer alguém de que sou legal, até porque não sou e nem tenho paciência pra isso...
Na verdade, pra ser feliz, eu só preciso de paz de espírito e estar convicto de que fiz a minha parte. Ser sábio no pensar, ousado no imaginar e justo no agir. Pois tenho a absoluta certeza de que não existe castigo ou recompensa, e que a vida me devolve exatamente aquilo que plantei, uma simples conseqüência dos meus atos.

Inserida por HumbertoOliveira

FLEXIBILIDADE SOCIAL

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Tento ser o mesmo indivíduo para todas as pessoas de minhas relações. No entanto, acho que sei dividir o indivíduo, de pessoa para pessoa, obedecendo a critérios como faixa etária, visão de mundo e vida, sensibilidade, afetividade, gênero, confiança e temperamento. Sou reservado com uns, burocrático e formal com outros, expansivo com quem posso, desinibido com tantos outros e até bem desinibido com raros; com aquelas pessoas que se tornaram minha elite afetiva, porque reúnem todas as condições de conviver com quem sou, exatamente, sem exigir escudos ou máscaras. De qualquer modo, jamais me descaracterizo; não abro mão de meus princípios e conceitos. Apenas me permito a utilização de filtros adequados à convivência com diferentes naturezas humanas.
Esta é a minha forma de aceitar e respeitar as pessoas e me fazer aceito e respeitado, sem ser modelado nem modelar. Sem agredir e ser agredido em minhas faculdades naturais. Quero dar do meu eu, e de mais ninguém, com a flexibilização externa e gestual de minha identidade que nunca será secreta. É apenas questão de me conter ou liberar um pouco ou muito mais, por ter aprendido a observar qual é a dose de mim que pode ser ministrada nas diferentes formas de relacionamento. Afinal, para que as pessoas me aceitem como sou, preciso saber ser, caso a caso.
Com este respeito aos limites de cada um, às variações psíquicas, emotivas e até culturais das diversidades humanas, é que nos tornamos habilitados a reivindicar também o respeito às nossas características. O segredo, enfim, é sabermos nos propor, ao invés de nos impor como a truculência social recomenda.

Inserida por demetriosena

Há coisas que doem na alma...
Ver um ser com fome por conta da desigualdade social, isso é o caos do mundo...
Ver crianças pondo crianças no mundo, isso é a decadência das famílias...

Inserida por valdeir2vieira

...Livro na estante é feito mulher casada e honesta na rua: só tem valor social- status para intelectual;
Na mesa, é a mulher em casa: inexiste coerção- produto a ser consumido;
Nas mãos de jmelpensador, é feito mulher na cama – precisa ser degustada
prazerosamente...
inteligentemente...

Inserida por JMEL

Grupo social


O grupo não é uma simples soma de indivíduos, é um conjunto que nasce, adquire a própria individualidade, evolui. Quanto mais diferentes os indivíduos, mais possibilidades têm de compartilhar uns com os outros das suas experiências. Os iguais podem se atropelar. Quando se tem consciência disto, o grupo sai fortalecido pela troca e pela participação de cada um no crescimento do outro. Do contrário, vão contribuindo para que o ambiente se transforme num palco de "estrelas" e "rejeitados".
Viver em grupo é, fundamentalmente, importante para o homem. Conviver é uma aprendizagem que deve ser desenvolvida, quanto mais cedo melhor!
A postura dos integrantes do grupo deve estar pautada, primeiramente, na humildade, porque a participação de cada um é importante,
A vida em grupo sempre beneficiou a sociedade, ainda mais quando o respeito é incentivado pela educação. Freud concluiu que “aprender a jogar na infância prepara para jogar na vida adulta e principalmente ensina a perder!”
A convivência estimula o conhecimento, colocando erros e acertos a serviço do fortalecimento moral dos integrantes de um grupo, selecionando as atitudes que certamente darão subsídios necessários à formação de um grupo forte e unido que deve ser a base do crescimento.
Michel Quoist, no seu livro Poemas para rezar, diz que "Em volta dos buracos os arames dão-se as mãos. Para não romper a roda, apertam com muita força o punho do companheiro: e assim é que, com buracos, conseguem fazer uma cerca". Sugere ainda uma oração para o grupo:
"Senhor, na minha vida há uma porção de buracos. Há vazios também na vida dos meus vizinhos, mas se quiserem, vamos dar-nos as mãos, apertar bem com força e, juntos, fazer um belo rolo de tela para arrumar o paraíso".

Inserida por IvoneBoechat

Ler é um ato social. Hoje sou professor e meu ofício é ler. Leio tudo, leio de tudo. Chitãozinho e Xororó dizem: Nascemos para cantar.

Eu digo: Nasci para estudar. Estudo todos os dias. Quando preparo uma aula estou estudando. Quando dou uma aula estou estudando. Quando corrijo uma prova, estou estudando. E o melhor de tudo. Sou pago para isto.

Sou um profissional das letras e posso dizer com muita fundamentação que ler é um ato social. Há poucas semanas recomendei na sala de aula que os alunos lessem a obra de Agatha Christie "O caso dos dez negrinhos". Qual não foi minha surpresa quando uma aluna retornou no dia seguinte e disse. Professor, estou lendo o livro e gostei muito.

Através da leitura interagimos e modificamos a sociedade. É muito importante tentar fazer uma seleção de boas obras. Porém o leitor é quem julgará se o livro é bom ou ruim. Você pode até não gostar de Paulo Coelho mas ele é o escritor brasileiro mais vendido no mundo. Isto significa que muita gente gosta dos livros deles.

"Não indique livro ruim para seu aluno. Pode ser a sua primeira e última leitura."

Antes de oferecer clássicos para o seu aluno, ofereça livros populares que despertem o amor pela leitura. Ler é um exercício. Para nos tornarmos bons leitores precisamos ler sempre. Após adquirir o hábito da leitura, poderemos começar a estabelecer critérios próprios e nos encaminharmos para a leitura dos clássicos.
Prof. Nilo Vieira - 2015

Inserida por professornilo

Você pode adquirir bens materiais, cultura, e posição social, isso não significa evoluir completamente.
Evoluir é adquirir sabedoria para saber o que fazer com essas coisas.
Sandra Lima.

Inserida por sl44

Social

Educação
a base da saúde
Educação
a rua me iludi
Educação
me ajuda a ter lazer
Educação
é ler e escrever
Educação
vem comigo vem sonhar
Educação
quero respirar
Educação
também é social
Educação
hoje é desigual
Educação
Educação
Educação

Pela nação

Inserida por Fragapanne

Enquanto o combustível da humanidade for o ódio, corrupção social, separação e desagregação de vidas .
O transporte publico não vai pra frente.
O mundo para ninguém anda e nem sai do lugar.

Inserida por CarlinhaCrespo

Existem pessoas que acham que a liberdade é algo individual..
Ser livre é um direito social e humano.. nao importa a cor da pele..genero,ou classe social..individual mesmo..são nossas vidas..cada um tem que viver a sua..e respeitar as diferenças..escolhas e definir liberdade..como um Direito de igualdade social!

Inserida por acleciano-alves

bom na vida não temos as lições exatas ao equilíbrio mental e nem ao sucesso social,é tudo basicamente um treinamento, treinamento diário de boas atitudes,ações generosas, do uso constante de verdade nas palavras, de ter uma índole correta, foco definido, objetivos traçados,enfim,a vida é esse léxico de peculiaridades simples porém determinantes a estrutura e formação do nosso carácter e por isso hoje não tenho medo dos precipícios e nem das montanhas-russas pois asseguro-me aos meus princípios que são o meu Norte em todas as alegrias e em todas as adversidades...
Inteligência emocional...

Inserida por PetersonTorres

"Você como um ser social de sucesso e inteligente trabalha ou estuda, executa seus projetos, focando sempre em acertar , e vive mais saudável e feliz em um mundo melhor - cidadão cosmopolita.
Outros seres são brilhantes e falam sobre idéias, ou são comuns e falam sobre coisas e pessoas vazias falam sobre a vida de outras pessoas."

Inserida por asagomes

“Onde está a minha esperança? Numa multidão de indivíduos, independentemente do seu lugar social ou econômico, que vivem possuídos pelo sonho da vida, da beleza e da bondade. A esperança de Camus estava no mesmo lugar que a minha”.

(Extraído do livro "Pimentas" - de Rubem Alves. Página 136 - Editora Planeta, São Paulo, 2014.)

Inserida por portalraizes

Refugiadas da classe social:
Todos os dias, TODOS os dias crianças negras e pobres morrem aqui no Brasil, tentando atravessar a fronteira da miséria!

Inserida por WaceilaMiranda37

Existe todo um relativismo entre as condições do estado de bem e mal-estar social.
Há dos homens e dos bichos; homens que se servem do lixo, e bichos da lixeira moral.

Inserida por Viniciuspere

Porque perde o tempo em coisas que não trará crescimento para a nossa vida social e principalmente espiritual.
A nossa vida é muita curta. Um dia estamos vivos, mas outro dia podemos está mortos. Pois não sabemos o dia de amanhã. Somente Deus tem o onisciência de saber o nosso futuro. Ele sabe de todas as coisas. Irmãos Vamos aproveitar cada segundo, cada minuto, cada hora e cada dia que Deus nos proporciona. Vamos desfrutar o melhor dessa terra. Viver intensamente para a glória do pai, pois tudo que fazemos aqui nesta terra, deve ser feito com o propósito de glorificar o seu santo nome. Porque dele e por ele e para ele são todas as coisas.

Inserida por Herickson

Começamos oprimidos pela sintaxe e acabamos às voltas
com a Delegacia de Ordem Política e Social, mas, nos
estreitos limites a que nos coagem a gramática e a lei,
ainda nos podemos mexer.

Inserida por EmOutrasPalavras

Aquele que diz que acesso a cultura não é uma questão social.
Não sabe o bem que a cultura faz a sociedade!
Ana Jalloul

Inserida por anajalloul