Coleção pessoal de IvoneBoechat

1 - 20 do total de 97 pensamentos na coleção de IvoneBoechat

Para quem tem mais de 65 anos


1 - Tome posse da maturidade. A longevidade é uma bênção! Comemore! Ser maduro é um privilégio; é a última etapa da sua vida e se você acha que não soube viver as outras, não perca tempo, viva muito bem esta. Não fique falando toda hora: “estou velho”. Velho é coisa enguiçada. Idade não é pretexto para ninguém ficar velho. Engane a você mesmo sobre a sua idade, porque os psicólogos dizem que se vive de acordo com a idade declarada!

2 - Perdoe a você antes de perdoar os outros. Se você falhou, pediu perdão? Deus já o perdoou e não se lembra mais. Mas você fica remoendo o passado... Não se importe com o julgamento dos outros. Só há dois times no Universo: o do Salvador e o do acusador. Neste último você sabe quem é goleiro. Continue no time do Salvador.

3 - Viva com inteligência todo o seu tempo. Viva a sua vida, não a do seu marido, dos filhos, dos netos, dos parentes, dos vizinhos... Nem viva só pra eles, viva pra você também. Isto se chama amor próprio, aquilo que você sacrificou sempre! Nunca viva em função dos outros. Faça o seu projeto de vida!

4 - Coma muito menos; durma o suficiente; não fique o dia inteiro, dormindo, dando desculpa de velhice. Tenha disciplina. Fale com muita sabedoria. Discipline sua voz: nem metálica, nem baixinha; seja agradável!

5 - Poupe seus familiares e amigos das memórias do passado. Valorize o que foi bom. Experiências caóticas, traumas, fobias, neuroses, devem ser tratadas com o psicoterapeuta. Não transforme poltrona em divã, ouvido em descarga.

6 - Não aborreça ninguém com o relatório das suas viagens. Elas são interessantes só pra quem viaja. Ninguém aguenta ouvir os relatórios e ver fotografias horas e horas. Comente apenas o destino e a duração da viagem, se alguém perguntar. Aprenda a fazer uma síntese de tudo, a não ser que seus amigos peçam mais detalhes. Se alguém perguntar mais alguma coisa, seja breve.

7 - Escolha bons médicos. Não se automedique. Não há nada mais irritante do que um idoso metido a receitar remédio pra tudo o que o outro sente. Faça uma faxina na sua farmácia doméstica.

8 - Não arrisque cirurgias plásticas rejuvenescedoras. Elas têm prazo curto de duração. A chance de você ficar mais feio é altíssima e a de ficar mais jovem é fugaz. Faça exercícios faciais. Socorra os músculos da sua face. Tome no mínimo oito copos de água por dia e o sol da manhã é indispensável. O crime não compensa, mas o creme compensa!

9 - Use seu dinheiro com critério. Gaste em coisas importantes e evite economizar tanto com você. Tudo o que se economizar com você será para quem? No dia em que você morrer, vai ser uma feira de Caruaru na sua casa. Vão carregar tudo. Não darão valor a nada daquilo que você valorizou tanto: enfeites, penduricalhos, livros antigos, roupas usadas, bijuterias cafonas, ouro velho... prataria preta, troféus encardidos, placas de homenagens. Por que não doar as roupas, abrir um brechó ou vender todas as suas bugigangas, apurar um bom dinheiro e viajar?

10 - A maturidade não lhe dá o direito de ser mal educado. Nada de encher o prato na casa dos outros ou no self-service (com os outros pagando); falar de boca cheia, ou palitar os dentes na mesa de refeições (insuportável).

11 - Só masque chiclete sem testemunhas. Não corra o risco de acharem que você já está ruminando ou falando sozinho.

12 - Aposentadoria não significa ociosidade. Você deve arranjar alguma ocupação interessante e que lhe dê prazer. Trabalhar traz muitas vantagens para a saúde mental, além do dinheiro extra para gastar, também com você.

13 - Cuidado com a nostalgia e o otimismo. Pessoas amargas e tristes são chatíssimas, as alegres demais, também. Elogie os amigos, não fique exigindo explicações de tudo. Amigo é amigo.

14 - Leia. Ainda há tempo para gostar de aprender. A maturidade pode lhe trazer sabedoria. Coloque-se no grupo sempre pronto para aprender. Não se apresente em lugar nenhum dizendo: sou muito experiente!

15 - Não acredite nas pessoas que dizem que não tem nada demais o idoso usar roupas de jovens, cuidado. Vista-se bem, mas com discrição. Cuidado com a maquiagem, se for pesada, você vai ficar horrível.

16 - Seja avó do seus netos, não a mãe nem a babá. Por isso nem pense em educá-los ou comprometer todo o seu tempo com as tarefas chatas de ir buscar na escola, levar a festinhas, natação, inglês, vôlei... Só nas emergências. Cuidado com aquela disponibilidade que torna os outros irresponsáveis.

17 - Se alguém perguntar como vão seus netos, não precisa contar tuuuuuuuudo! Evite discorrer sobre a beleza rara e a inteligência excepcional deles. Cuidado com a idolatria de neto e o abandono dos filhos casados...

18 - Não seja uma sogra chata. Nunca peça relatório de nada. Seu filho tem a família dele. Você agora é parente! Nunca, nunca, nunca mesmo, visite seus filhos sem que seja convidado. Se o filho ligar pra você, não diga: ah! lembrou finalmente da sua mãe? É melhor dizer: Deus o abençoe meu filho.

19 - Cuidado em atender ao telefone: se a pessoa perguntar como você vai e você responder “estou levando a vida como Deus quer”; “a vida é dura”; “estou preparando a partida”; “estou vencendo a dureza”; você vai ver que as ligações dos amigos e dos parentes vão rarear, cada vez mais.

20 - A maturidade é o auge da vida, porque você tem idade, juízo, experiência, tempo e capacidade para se relacionar melhor com as pessoas. Então delete do seu computador mental o vírus da inveja, do orgulho, da vaidade, promiscuidades, cobranças, coisas pequenas e frustrantes para tomar posse de tudo o que você sempre sonhou: a felicidade.

Ivone Boechat
2 compartilhamentos

Tenório, o homem da capa branca

Artigo publicado no dia 12 de maio de 1987- Folha da Cidade-Caxias

Não teremos, de agora em diante, a força física do grande homem público, pai e avô, Tenório Cavalcante. Ele veio como um cometa e o brilho intenso de sua presença marcante ofuscou
os olhares daqueles que ainda não se acostumaram a olhar para cima. Por esta razão nem todos entenderam o comportamento resplandecente de sua genialidade.
Jamais passará desapercebido aos olhares do passado, do presente e do futuro, aquele que um dia enfrentou, como um gigante, o golias social. As quarenta e sete marcas de agressão que atingiram seu corpo não lhe feriram a alma. Muito mais respeitada do que temida essa vida de homem público escreveu uma das páginas mais interessantes da nossa história.
Tenório, o homem da capa preta não assustou os humildes, os fracos, os oprimidos. Ele veio como advogado dos pobres e o procurador das causas perdidas. Ele subiu aos palanques e falou como povo. Sofreu, porque se vestiu como as águias. Abriu as asas imensas da liberdade e se aninhou no coração das pessoas.
Tenório Cavalcante é uma espécie rara de político. Sua arma principal não falhou fogo- a justiça. As outras armas denunciadas pelos inimigos apenas compunham a fantasia preta que escondia o verso branco da paz.
Hoje, o coração da terra caxiense bate mais forte e seus filhos enxugam as lágrimas de saudade naquela capa que não é mais preta. Tenório redimiu-se dos seus pecados pelo sacrifício do Cordeiro e lavou suas vestes no sangue de Cristo. O homem da capa preta subiu ao céu de capa branca.

Ivone Boechat
1 compartilhamento

Pra se fazer de velha,
abusa do companheiro,
mas se tem bife na grelha
é quem abre a boca primeiro.

Ivone Boechat

Ivone Boechat
1 compartilhamento

Velhice de aposentado
é ficar olhando pro além?
se você ficar parado,
vai dar trabalho a alguém.

Ivone Boechat

Ivone Boechat
1 compartilhamento

Tudo o que não se usa
pode ficar enguiçado,
velho é aquele abusa
de quem está ao seu lado.

Ivone Boechat

Ivone Boechat
1 compartilhamento

Vovô, não cruze os braços
nem seja escravo da internet,
pare de contar fracassos,
sendo feliz, ninguém se mete.

Ivone Boechat

Ivone Boechat
1 compartilhamento

Pegue a vida mais leve,
com amigo bem humorado,
alegria é o que se deve
semear pra todo lado.
Ivone Boechat

Ivone Boechat
1 compartilhamento

Oração da natureza

Ivone Boechat

Senhor, no silêncio da alvorada,
venho pedir-te um favor:
que os homens,
respeitem meu ninho,
minha eterna morada,
dá-lhes um pouco mais de amor,
só um pouquinho,
Senhor,
quase nada.

Amanhecer 4ª.edição 2014 RJ

Ivone Boechat
1 compartilhamento

O que o educador pode dizer?

Ivone Boechat

O que dizer a uma criança, a um jovem, ao idoso, a alguém que assiste, perplexo, pelos meios de comunicação, a tanta destruição, vandalismo, quebra-quebra, planejado por radicais livres, leves e soltos, mascarados profissionais, muito bem pagos, a pretexto de indignação, por este ou aquele motivo político?

O que dizer dos maus elementos travestidos de “políticos” que não têm o menor compromisso com o povo, porque já provaram que, na mínima oportunidade, surrupiam os cofres públicos e nem se importam com a fome e o abandono de milhares de pessoas, seus eternos e fiéis eleitores, coitados!

O que dizer de “jornalistas” que generalizam, confundem, induzem multidões ao erro, quando se precipitam com “notícias” equivocadas que esmagam esperanças. Ou então selecionam as piores desgraças para contar a todos, sem se importar com horário, idade, saúde, com a desculpa de “vê quem quer”. A ética passa longe! Esses têm o prazer de grifar o pior, como se no Brasil não acontecesse nada de bom.

O que dizer aos “educadores” ideológicos que consomem o tempo dos estudantes, traem as famílias, ao invés de ensinar os valores fundamentais para a construção do cidadão? Sala de aula não é diretório nem palanque é uma grandiosa oportunidade para a educação. Se “doutrinadores” gastam o tempo discipulando para desfraldar uma bandeira que não seja a brasileira, deveriam exercer a profissão custeada por aqueles que lhe encomendaram a tarefa de desmoronar o país e as instituições. A verba destinada à educação tem que ser investida na educação básica!

O bebê chega de fraldas à escola. Ele quer espaço para brincar, cantar, ser feliz. Ele nem sabe o que é aprender, porque ensina muito mais do que aprende. Mas cresce, passa a entender o mundo ao redor! Que tristeza! O menino vai crescendo e se traumatizando com tanta violência pra todo lado! Muito cedo vem a decepção com as chamadas “autoridades”, devido ao comportamento ridículo que essas crianças veem e registram pelos meios de comunicação.

É tempo de colocar a pátria, tão mal amada, no centro das prioridades! A sociedade está carente de assistência! Todos sabem que é a educação que traça o rumo. Exemplo ruim está sendo praticado a olhos vistos, até por aqueles que se proclamam “educadores”, quando invertem os objetivos educacionais e pervertem politicamente com mentiras. Mentiras, fábulas, delírios têm no jovem um terreno fértil. Os profissionais do mal sabem disto. Por causa dos “meios que justificam os fins” insistem e conduzem as vítimas a um velho curral eleitoral, mesmo tendo plena consciência do mal que fazem ao Brasil.

O Brasil é lindo! É uma potência! É rico! Tem quase tudo para dar certo, mas quem sabe, tropeça em você: saia da frente se você não é educador, se não é um político honesto, se não é o governante que prometeu ser. Devolva ao povo brasileiro o que ele sempre teve: esperança.

Ivone Boechat
1 compartilhamento
Tags: educação

Mães e avós

Cabelos brancos,
pele cansada,
marcas da jornada;
passos lentos,
voz embargada
pelos ventos
da caminhada;
mãos firmes,
olhos com brilho
de felicidade,
pelo voto secreto
do coração aberto
para o neto,
não importa idade.

Ivone Boechat
1 compartilhamento

Dia das mães

Hoje,
no Dia das Mães,
quando seu filho entrar
na sua casa,
dê graças a Deus
por esta linda história
que você escreveu;
enxugue a lágrima
que doeu
para ver com alegria
como o menino cresceu...
enfeita aquela antiga mesa
e comemore
a vitória:
você educou,
deu o exemplo,
orou, assoprou,
sustentou
a brasa do amor acesa.

Ivone Boechat
1 compartilhamento

Ninguém tem solidão, sozinho,

pode ser maior, acompanhado,

adianta viver sem carinho,

carente com alguém do lado?

Ivone Boechat

Tributo à Memória de Santo Aleixo

Quando o Senhor fez o desenho de Santo Aleixo, usou preciosos recursos naturais. Montou rios, cachoeiras, córregos, cascatas: com suas mãos contornou as montanhas e não poupou detalhes nos recortes assincrônicos.

Os vales de Santo Aleixo têm um carpete de variados tons de verde! Deu muito trabalho, porque não estava sendo feita uma cidade somente; Ele selecionava plantas e flores para a preservação da beleza natural! Depois, no silêncio da criação, testou o canto dos pássaros, tingiu begônias, variou nas samambaias... Gravou a assinatura digital do Dedo de Deus. “E viu Deus que era bom.”

É tão elegante romântico e discreto o encontro dos rios, tanto na calmaria como na enchente deles, num abraço ofegante de águas e pedras. Eles não se importam com o chuveiro de respingos nos entornos, porque é um prazer a mais sair batizando tudo ao redor.

Viver em Santo Aleixo é desfrutar diariamente do encontro de dois grandes fenômenos: o milagre da distância do barulho efervescente dos caldeirões sufocantes e o conforto da proximidade com as cidades serranas que emolduram. A natureza é cúmplice...

Santo Aleixo é seara onde se planta e colhe talentos. É palco para a gravação de comerciais de TV, grandes filmes, apresentação de atores, autores, jornalistas, mestres tecelões, cantores, atletas, escritores, poetas: gente que brilha! Aqui os Frutos da Terra resplandeceram e abriram espaço para semear.

Mário Rossi, um dos maiores compositores do Brasil, foi contramestre na Fábrica de Andorinhas, durante quatro anos. Foi a Santo Aleixo buscar inspiração para compor mais de 150 belas canções que foram gravadas por Vicente Celestino, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves, Anjos do Inferno, Orlando Silva, Dalva de Oliveira, Odete Amaral, Ângela Maria e muitos outros. Ao compor O destino desfolhou, tão bela é a música, que entusiasmou milhares de acordeonistas da geração dos anos 60 pelo Brasil a fora.

Armando Viana e sua esposa Marie Louise Matos, grandes artistas plásticos, fixaram residência em Santo Aleixo, durante muitos anos e ali, extasiados com a deslumbrante beleza, deixaram o acervo precioso que se expõe nos mais importantes espaços culturais do mundo.

Santo Aleixo provou que seus filhos, mesmo aqueles cujos nomes não constam da lista registrada dos ilustres, não fugiram à luta. Trabalharam 20, 30 anos, de pé, anos e anos, criaram seus filhos, com a maior dignidade e honraram com sua biografia a galeria dos homens de bem.

Escrever sobre Santo Aleixo é homenagear nossos pais!

Ivone Boechat
1 compartilhamento

Santo Aleixo

Sob asas de montanhas
desse lugar mitológico,
entrecortado de rios,
o Senhor edificou
um santuário ecológico...
nas trilhas, pegadas de luta
dos que semearam ali...
esse campus pedagógico,
com tantos encantos e brilhos,
tem esculpido nas rochas
o perfil de seus filhos.

Ivone Boechat
1 compartilhamento

Santo Aleixo é um santo lugar,
ao pé do altar de dois rios,
montanhas e cascatas ao luar,
abraçam seus filhos esguios.

Ivone Boechat
1 compartilhamento

Andorinhas


Andorinhas
sobrevoam
espaço fugidio,
levando
conforto e carinho,
ao arrepio
da solidão...
procuram
lugar seguro
para o ninho,
abraçam
outra andorinha
pra fazer
verão.

Ivone Boechat
1 compartilhamento

Mulher, esperança

Mulher,
esperança existe,
se esforce pra desviar os olhos
dos pequeninos filhos
desta sujeira triste
dos maus políticos
que nos deixa maltrapilhos...
nunca tire a esperança
do menino,
levante-se em oração,
cante um hino,
grite amém,
com fé e voz,
diga a seu filho que tem jeito,
não se desfaleça você também,
é preciso descobrir o Brasil
que existe em nós....

Ivone Boechat
1 compartilhamento

Há um momento na vida
de terror definitivo,
de fracasso tremendo,
de sangrar a ferida.
Nada rende,
não há remendo,
nem consolo,
nem saída,
luta perdida,
a lágrima não significa,
o amor cruza os braços,
a saudade diz que vai
e fica.

Ivone Boechat
24 compartilhamentos

Estrela da manhã


Mistérios no ar,
arrepios no espaço,
sensações de tristeza e alegria,
sol brincando de mormaço,
zombando à beira mar...
de repente,
a estrela da manhã,
transborda a covardia
de tanta beleza
na luz envolvente do seu dia-a-dia...
ela pisca namorando
o universo, toda pura,
brilha,
passeia,
faz versos na trilha,
tonteia de ternura.

Ivone Boechat

Frases de Ivone Boechat

1- É preciso multiplicar as placas de advertência na estrada da vida para lembrar aos passageiros que viver é um privilégio. Ivone Boechat

2- Quando se alfabetizam as emoções, a leitura da realidade da vida vai traduzindo a oportunidade de ser feliz. Ivone Boechat

3- Seu caminho e suas metas são a mesma coisa. A felicidade é o resultado de suas decisões. Ivone Boechat
4-

5- A felicidade dependerá sempre da sua quantidade de dependências. Ivone Boechat

7- Lembre-se: você é a sua melhor obra de arte e pode ser recriada e retocada todo dia. Ivone Boechat

8- Há pessoas que nascem de um sonho e vivem refém de pesadelos. É possível desviar-se da fatalidade retornando pela curva da esperança. Ivone Boechat

09- O ser humano é um pouco criança quando sonha, um pouco adolescente na audácia, bastante adulto, ao equilibrar-se entre o sonho e a audácia. Ivone Boechat

10- A solidão é a madrugada de um sonho que não teve a coragem de amanhecer. Ivone Boechat

11- Uns adotam a infelicidade como bandeira de destaque. Ivone Boechat

12- A música popular brasileira tem um farto arquivo da insensatez humana. Ivone Boechat

13- Ciúme não é irmão gêmeo do amor; ciúme é insegurança. Ivone Boechat

14-Felicidade é um tema que deve ser obrigatoriamente incluído no programa das disciplinas da Escola, em todos os cursos. Felicidade é inteligência. Ivone Boechat

15 Toda relação positiva é uma relação de amor. Ivone Boechat


16- O homem feliz é passageiro da viagem que o levará à terra prometida pelo próprio sonho. Ivone Boechat

17- Já pensou em morar 24:00h com uma pessoa, sem gostar dela ? Pois é, você mora com você! Ivone Boechat

18- Onde mora a felicidade ? Um dia a felicidade mora num gesto de caridade, no outro, no sorriso da criança, sempre visita a bondade, passa todos os dias pela casa da fé; vive de pernas para o ar contemplando a natureza; não sai nunca do coração da mãe. Ivone Boechat

19- Amai-vos uns aos outros está na última moda. Além da recomendação bíblica, amar é uma questão de sobrevivência. Ivone Boechat


20- A felicidade não pode estar em nada que esteja fora de você. Ivone Boechat

21- Não se deixe encantar pelos viciados em sofrimento. Ivone Boechat

22- Jamais coloque no diminutivo as bênçãos recebidas: filhinho, salariozinho, carrinho, festinha, casinha, maridinho, etc... Ivone Boechat

23- Nenhuma vida será grande, enquanto não for orientada, disciplinada, consagrada. Ivone Boechat

24- Se você não sabe o que vai fazer, não adianta fazer tanto esforço. Ivone Boechat


25- O que faz a diferença entre as pessoas é a interpretação que ela dá aos fatos e isto você pode mudar. Ivone Boechat

26- Conformismo é uma ferrugem tão forte que pode corroer a capacidade de luta. Ivone Boechat


27- Viver feliz é aperfeiçoar-se, como operário na construção da paz; como gari descartando os lixos emocionais de ontem. Ivone Boechat

28- Viver é se aproximar e ao mesmo tempo livrar-se de si mesmo: das angústias e egoísmos. Ivone Boechat

Ivone Boechat
1 compartilhamento