Poesia sobre Valores

Cerca de 2954 poesia sobre Valores

Beleza Subjetiva

O que torna uma pessoa atraente?
Pode ser um sorriso, as palavras cheias de encantamento, aquele perfume que chama a sua atenção. Lemos e recebemos uma pessoa de forma diferente em nossas mentes, ela pode ser ou se tornar atraente no momento de um abraço, após um carinho, ou através de um demorado olhar. O que é belo numa pessoa pode surpreender, alimentar e despertar desejos em outra, "a beleza é subjetiva", ela se apresenta de várias formas, tudo depende do ângulo, das circunstancias, das necessidades, da surpresa, do que estamos procurando ou dos valores.

Inserida por ricardo_souza_5

No mundo que temos, todos sabem o preço de tudo mas ninguém sabe o valor de nada.
Valor é essencial, preço é acessório.

Inserida por dora_marques_marques

Os jovens são como pedras preciosas brutas, os pais são seus lapidadores, suas ferramentas, o bom exemplo e a honestidade. Se essas duas ferramentas não estiverem bem afiadas, você apagará o seu brilho e valor de sua joia.
E.L

Inserida por edson_luvizotto

Amor Atual

Neste mundo, quando no chão estamos,
Qualquer palavra de conforto servirá,
Criamos amor pela tentação, matamos,
Destruímos aquilo que não nos ajudará,
Julgamos seguros, dizemos inocentes,
Quando traímos por amores indecentes.

Inserida por VejaEstrelas

Sábia em seus encantos...



Não mais tenho ao alcance o toque de tuas mãos
Puro carinho, que teciam meias a mantas de lã
Já não sinto o calor de seu abraço... seu afago
Tenho vivas lembranças, sentidas heranças


Trago em mim seus exemplos e aprendizados
E, quando penso já tudo saber, pacientemente
Lentos passos curtos e amenos me a trazem
No encanto de ditos, palavras eternas de mãe


Sábias, solenes, simples e desenroupadas
De qualquer intenção de sabedoria, já as sendo
Que, como flechas, atravessam meus enganos
Em decisões “seguras”, que descortinei equivocadas

Havia luz, amor e entrega de cuidados em tudo
Que aquela mestranda, dona de meu nascer
Em suas ações, me presenteava com toques de anjo
Linda mulher, plena, conhecedora do mundo meu


Sabia de cor, meus sonhos pactuados com o futuro
Curiosamente, sem os a tê-los ditos, mas que não me vierão
Dela, fui agraciado com eterna luz, dessas de alumiarem
De quereres às veredas amanhecidas em risos... ou ais


Fio não ter sido o melhor aprendiz nessa apurada vivência
Mas também não fui o menos agraciado nesse noviciado
Viajo ao passado, colho momentos dos tempos de infância
Replanto-os no eviterno jardim, morada de rica lembrança

Inserida por mucio_bruck

Ânima...


Vera Cruz tem um horizonte singular
Aldeia de gente que sai a semear
Que canta, que planta flor na janela
De fuxicos em finais de tarde


Vera Cruz é terra fincada no norte
Tem parques, tem donzelas tímidas
A espera de um amor de contos
Que olham estrelas e fazem pedidos


Vera Cruz é um tesouro, brilho de ouro
Riqueza de sentimentos refletidos
Nos olhos de Veras, Marília’s, Glaucia’s
De Geralda’s e tantas outras mil almas


Vera Cruz é onde tudo se inicia e se dá
Passam estradas de terra, rios e sonhos
Viajam bois, peixes, amados, amantes
Seres simples, amiga, gente diamante


Vera Cruz é o berço do bom da vida
É a inspiração dos contistas e dos poetas
É um celeiro a céu aberto nas Gerais
Onde cabe o mundo e muito mais

Inserida por mucio_bruck

Me alimento de sentimentos
Aro em mim a “terra” de meu plantar
Semeio-os e os colho em mim
Nesse fazer, os dias parecem fáceis
De se viverem, de serem vencidos
Ledo engano, há dias de alegria e fé
Há os de mistérios e descobertas
Há de bem querer e decepções
Assim, me vem e cabe em mim
Toda forma de ser e acontecer
Desde colher nos jardins de meu eu
Sementes de bem, que nele tem
E trocá-las por um sorriso seu

Inserida por mucio_bruck

Por amor...


Eu ando buscando maneira
De encontrar sua paixão
Que em fuga, se perdeu
Após inglória decepção


Eu ando buscando jeito
De atravessar suas guardas
Para abraçá-la, com efeito
Dar guarida a seu corpo em meu peito


Eu ando buscando desculpas
Para aportar no cais os seus não’s
Que navegam tristes em mim
Em naus, num branco e preto sem fim


Eu ando buscando por ti
Que por medo, se perdeu em si
Medo de aceitações, medo de amar
De decifrar seus mistérios e aprender a voar

Inserida por mucio_bruck

"Um dos maiores desafios da vida é nos mantermos fiéis a nós mesmos.
Quando você aceita corresponder às expectativas alheias, aos poucos vai deixando de ser você mesmo e passa a viver fingindo ser alguém que você não é. Ninguém pode ser feliz assim!
Ouça seu coração!
Seguir nosso coração exige de nós a responsabilidade de assumir nossas escolhas, pagar o preço por elas, o que nem sempre é fácil! Mas, quando começamos a deixar de lado a exigência de corresponder às expectativas alheias, e assumimos o controle de nossas próprias vidas, fica mais fácil encontrar nosso próprio caminho, nosso jeito único de viver nossas vidas. E quando vivemos de acordo com nossos valores e princípios, apesar das lutas que são inerentes a vida, é mais fácil ser feliz.”

Inserida por ABNEIABROCANELLI

Pare de pensar no que deu errado!
Perdoe seus erros, aprenda com eles e procure não repeti-los.
Não se compare, você é um ser humano único!
Evolua, trabalhe na construção de sua própria vida.
Viva de acordo com seus valores e princípios e não espere aprovação alheia, pois não podemos satisfazer a todos.
Não busque perfeição, já que isso não existe, busque ser melhor do que você foi ontem. Seja seu melhor amigo!

Inserida por ABNEIABROCANELLI

“Me perco quando devo me calar
Nem sei bem dizer-te o que se me passa
Mas sei que preciso muito te ouvir
Atento, contendo o desejo do abraço
Em nossa amizade já eternizada
Que a vida a tornou mais forte que a morte
Não importa se há razões para ausências
Pois sei: nunca houve enganos entre nós
Quiçá, uma pressa inquieta e gritante
Dessas que tornam incerto o amanhã
Num tempo que é vago em horas que se vão
Então, corra, entrega-me teu abraço... tua voz
O bom de ti e de mim? A palavra! Mesmo calada
Tem mais a dizer do todo que possamos desejar

Inserida por mucio_bruck

VIDA EM FAMÍLIA
A vida é assim...
Um novelo de escolhas
Para ser desenrolado devagar.
Há dias em que se tece muito,
Noutros, quase nada.
E quanto menos pressa,
Melhor o resultado da trama.

A vida é um quebra-cabeça,
Um jogo que exige paciência,
Perseverança e atenção.
Às vezes, é preciso parar,
Pensar antes de continuar.
E o melhor desse jogo
É a possibilidade de recomeçar.

É preciso que as famílias fiquem atentas,
Que seus membros permaneçam unidos.
Dar bons exemplos como honestidade,
Humildade, solidariedade, fidelidade,
Generosidade, amizade, moralidade,
Dignidade, respeito e amor ao próximo,
É fundamental para a formação do caráter.

Nossas crianças precisam crescer discernindo
O certo e o errado, assim como também,
Precisam saber a diferença entre casa e lar.
“Casa é uma construção de cimento e tijolos.
Lar é uma construção de valores e princípios. ”
Sendo assim, sejamos abrigo, colo e afeto,
Mas sem deixar de dizer não, no momento certo.

Inserida por sandralamego

Quanto vale seu tempo?⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Entre trabalho, estudos, lazer, atividades físicas e eventos sociais, você consegue dedicar o devido tempo à sua família, aos seus amigos e seu espírito?! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando falamos de TEMPO, prioridade é a palavra chave. O que você vem priorizando? E se você morresse hoje, estaria satisfeito com a vida que levou e com o que priorizou?⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Priorize o que é prioritário, não se iluda acreditando que terá tempo amanhã, pois o amanhã é uma incógnita.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se eu pudesse estipular um valor para tudo que tenho na vida, uma das coisas que não conseguiria precificar seria meu TEMPO. E se pudesse dar uma dica aos amigos, seria essa: Valorize seu TEMPO, e só o gaste com o que realmente for IMPORTANTE.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
-Hoje minha prioridade foi um treino diferente na academia e um mergulho na piscina, tudo isso com meu coroa, que aparenta ser mais jovem que eu! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
-E você, o que tem priorizado?

Inserida por jpaulobrasil

Dinheiro
Papel pintado
Aquilo que move o homem
Em tempos revolucionários
Que sarcasmo não é meu caro ?
Tipo o jogo do super Mário
Eles tao se preocupado com moedas
e eu com os cogumelos mágicos
Há há
Mas que hilario
Eles falam de humildade
Mas depois cospem no próprio prato
Com seu egocentrismo e seus atos
Ate agem como ratos
Humildade é necessário
Mas não só no dicionario
Humildade é na prática
Se falar muito fica de lado

Inserida por ZoenDCN

Quebrando as Correntes

Quem sou eu,
Para algum lhe apontar?
Somos todos cheios, repletos,
Que nem conseguimos catalogar!

Máquinas perfeitas,
E animais totalmente “racionais”;
Seres que se desgastam continuamente,
Pelo apego aos vícios usuais.

Gula, cobiça, chata vaidade,
Mentira, malícia, ingênua falsidade!

Sincero corrompido,
Pelo universo que nos rodeia;
Parecendo presas de aranha,
Envolvidas em sua teia!

Pelo infinito cercados,
Mas por dentro condenados,
A estar enjaulados!

Por práticas de rotina,
Que trazem o medo constante,
De se aventurar!
Futilidade como sina,
Como uma viseira que só permite,
Para frente olhar.

É necessário que olhemos,
Ao íntimo do redor,
E percebamos,
Que podemos ir sempre mais além...
Não se contentando em ter,
Em nosso vocabulário apenas,
A insignificância do contar das cédulas,
Que vão de um a cem!

Enxergando o desenvolver nos preceitos,
E nas ideias de todos os pensamentos;
Entendendo,
Que a engrenagem humana é demais,
E evitar o poluir dos puros sentimentos.

Não se limitando a viver, em julgar,
Os defeitos nos outros contidos.
Apenas filtrar os próprios,
E crescer no extremado evolutivo!

Diante disso,
Só lhes digo mais uma coisa de coração:
Colocar o verbo em uso é difícil,
Se antes não rever,
Os valores da razão!

Inserida por DanielGetUP

Há pessoas que constroem seus templos como tendas de seda...muitas vezes estampadas com lindos e coloridos desenhos, segura por finas e curtas estacas de valores, suscetíveis a qualquer vento vicioso, com “paredes” que brilham à luz do sol e da lua, tornando-as belas, mas que permitem serem transpassadas por qualquer arremesso de desonra, de luxuria ou falta de fé, e com cobertura igualmente bela e frágil, que as deixarão desabrigadas, mais ou menos dia, e, principalmente, deixarão seus herdeiros, e futuras gerações de sua linhagem, ao relento, sem nenhum ensinamento, a não ser a futilidade, a desonra e a falta de fé.
Outras pessoas constroem seus templos como antigos castelos...alicerçados por sólidos valores morais e éticos, não permitindo que sejam abalados pelos vícios mundanos, suas paredes com pedras de honradez, dignidade e fé, para resistirem às tempestades de inveja, maldade e descrença, e com telhado firme e resistente, a fim de suportarem as pedras do mal agouro, da maledicência e das más influencias, assim, criam um lugar que protege a sí, aos seus, e passa aos seus herdeiros, futura geração de construtores do mundo, ensinamentos que permitirão a eles viverem bem e serem dignos.
COMO VOCÊ CONSTRÓI O SEU TEMPLO?!?!

Inserida por jamoraes

" Dizer não também é uma forma de amar.

Sou muito racional em relação a fazer bem ao próximo. Não importa se serei incompreendida, o importante é ter paz e ser leal ao sentimento de amor ao outro e leal aos meus próprios valores.

O amor nunca erra, quando é amor na sua essência."

Inserida por gayaa

A poesia não é somente
um agrupamento de
palavras coordenadas
entre si, pois o seu
real valor é fazer
com que possamos
ver sentir nós mesmos
diante de nossos valores...

Inserida por FrancisPerot

DEMOCRACIA FALSA

As pessoas só pesam nelas isso é fato
É tato no sistema nervoso
Desse povo orgulhoso e sem piedade,
Estamos vivendo o século da maldade e prosperidade de mentira.

A ostentação domina o coração
Desse povo amostrado
Que pregam o seu próprio valor
Não valendo nada.

No século passado, resolvíamos as diferenças,
No braço, com guerras.
Hoje vivemos a era da democracia
Onde resolvemos no Tetê a Tetê
Na falsidade e na hipocrisia.

Escondemos as nossas opiniões
E os aguilhoes no meio dessas corrupções.

O povo disperso não percebe
A própria agua que bebe.

Pregando dadivas
E fazendo um inferno
Destruindo o povo com palavras e promessas.

Mentiras atrás de mentiras
Escândalos atrás de escândalos

O povo não percebe que é preso na sua própria
Democracia, escondendo a sua heresia,
Fingindo uma falsa democracia.

Inserida por Gutts

Como definir um ser humano bonito... Poderia citar todos possíveis, sendo que são adjetivos totalmente relativos que dependem de a quem indagamos.
Pedimos um mundo com valores maiores que o externo, que o vil, que o fútil. Consideramos pessoas que se utilizam apenas de sua imagem física, como seres pequenos em questão de valores morais ou religiosos, sem qualidades realmente apreciáveis a olhos cultos, pessoas que nada acrescentam ao mundo. Somos seres hipócritas... ao menos grande maioria de nós. Pedimos um mundo mais digno ao próximo, queremos o resgate dos valores da família, o respeito às diferenças, utopia ou não, somos assim. Mas o que fazemos realmente a respeito disso...predefinimos as pessoas, pré as conceituamos , pré isso, pré aquilo... Sem muitas vezes não darmos chance de estabelecer um contato maior com o outro por tantos pré anteriores.
Seres humanos, geração x, geração y, e não compreendemos quão pequenos somos, seres inacabados, que necessitamos aprender sempre, talvez como uma criança que se aproxima por um abraço, por um carinho, por um modo de aprender o diferente, e não pela capa que somos e todos temos, que aos olhos de uns é apreciável e a outros nem tanto...

Inserida por ReFrassonp