Poesia Mãe para Filho
Feliz Dia das Mães, que em minha humilde opinião deveria ser Dia da Maternidade, pois adoro a alegoria da mãe pata andando com os seus patinhos e entre eles segue, também seu um pintinho, que acabou de perder sua mãe. A maternidade é a grande celebração, a transcendência do amor na criação dos filhotes. Quantos pais, quantas irmãs mais velhas, quantas madrastas, tias, avos, mulheres, homens e animais fêmeas exercem por zelo e amor o principio da maternidade na renovação da vida e o extremo cuidado com os que acabaram de chegar ao mundo e precisaram do infinito amor maternal transcendente para sua sobrevivência e existência.
Feliz Dia das Mães para todas as mães incríveis por aí, e um alô especial para minha própria mãe - a super-heroína de todas as mães! Você é a razão pela qual sou quem sou hoje e nunca poderei agradecer o suficiente por todo o amor, apoio e risadas que você trouxe à minha vida. Você sempre esteve lá para mim, mesmo quando eu estava no meu pior, e você nunca desistiu de mim. Você realmente é a melhor mãe do universo, das galáxias e além! Hoje, vamos celebrar todas as mães que fazem do mundo um lugar melhor, um abraço, um beijo e uma deliciosa refeição caseira de cada vez. Um brinde a todas as mamães chefes por aí, mantendo a realidade e arrasando todos os dias!
Não consegui postar nada no Dia das Mães. É realmente um dia muito difícil. Desativei o WhatsApp. Fiz um dia de luto. Sou a mãe que não tem mais seu filho biológico. Mas agradeço a Deus por ter me concedido o dom da maternidade e ter vivido com ele por tantos e não tantos anos assim. Ele se foi no auge da sua vida. Tinha tanto para viver. Infelizmente ele acreditou nas mentiras da depressão. Hoje consegui escrever com uma profunda saudade. Outros Dias das Mães virão e eu nunca sei como vou vivenciar. Só sei que a dor sempre se faz presente e se acentua em momentos especiais. Um amigo me procurou e eu disse que desliguei os contatos. Ele falou: "mas não precisa se esconder". Às vezes eu preciso, sim. Preciso ficar a sós comigo mesma. (2023)
Em grupos de redes sociais, tenho observado muitas reclamações a respeito de mães que deixam seus filhos com parentes. Em algumas delas, essas pessoas questionam o fato de a mãe não ter avaliado os efeitos da maternidade antes de tomar a decisão de ter um filho. Muitas argumentam que “quem pariu Mateus que balance” e dizem para não terem filhos se não podem cuidar deles. A decisão e a responsabilidade pela maternidade são, nesse contexto, consideradas como individuais. Certamente você não é obrigada a ser mãe, mas a maternidade não é individual, ela é social. Tanto pelo papel social exercido pela mãe, quanto como uma necessidade da sociedade. Se todas as mulheres acatarem o conselho de não ter filhos, a sociedade cai em ruína. O capitalismo entra em crise sem novas gerações sendo criadas para atuarem como mão de obra. No Japão, o estímulo à natalidade já é uma política pública. Então, a maternidade não pode ser um problema individual. Isso não significa que você, tia, avó, avô, amiga (o) ou madrinha/padrinho precisam ser compulsoriamente a rede de apoio de alguém ou se responsabilizar pelo filho alheio. Mas que o discurso que culpa a mãe deve ser substituído pela responsabilização da sociedade, que deve criar condições para que estas mães não vivam exaustas e sem proteção, o que torna a elas e as crianças vulneráveis. Em muitos países, já existe a opção de turno reduzido para aqueles que cuidam de seus filhos (pais ou mães), licença maternidade estendida e horário de trabalho a partir das 9h, para que os responsáveis deixem seus filhos na creche. A natalidade é um problema de Estado. E se isentar do debate ou polarizar o universo feminino entre aquelas que escolhem ou não ser mães só fortalece o patriarcado.
Feliz Dia das Mães para a mulher mais importante da minha vida e a melhor mãe que nossas filhas poderiam ter! Tenho um orgulho imenso de você!
"Mulheres mães na tecnologia enfrentam desafios únicos, em suas rotinas exaustivas, mas sua determinação e força de vontade as permite superar esses obstáculos, pela grande motivação e brilhar como líderes inovadoras no campo da tecnologia."
✍️Me desculpem as mães da era pós celular, que de um lado seguram um celular na mão com toda a atenção e do outro seguram seus bebês ao peito mecanicamente, elas não amamentam seus bebês, eles apenas sugam sua seiva.
Mães são eternas quando elas, no cumprimento de sua missão, plantam, colhem e ainda continuam distribuindo o amor de Deus a todos.
Como podem ser cruéis as mães que não amam. Mesmo atabalhoado, o afeto da minha perdura e me basta.
A geração que nasceu até a década de 1970 foi criada com mães presentes, fazendo tudo para que os filhos estudassem. A geração que nasceu após a década de 1980 não teve a mesma vida boa, porque as mães trabalham o dia todo e eles tiveram que encontrar saídas. Assim, já não querem esperar que façam por eles o que eles mesmos podem fazer. Querem tudo na palma da mão, mas de um jeito inteligente e rápido. Alimentação, vestuário, transporte, tudo é bem prático e livre. Não precisam de geladeiras ou armários na cozinha, porque não estocam nada, aliás, nem precisam de cozinha - pedem comida pelo aplicativo. A lavanderia de 30 minutos resolveu metade dos problemas, com roupas que não amarrotam.Não compram carro e nem querem esperar a telefonista encontrar um taxi, pedem por aplicativo. Assim não precisam trabalhar o dobro para pagar impostos, parcelas, combustível ou pneus. Se saem da casa dos pais, não contraem dívidas para adquirir a casa própria, ao contrário, procuram lugares pequenos, próximos ao trabalho, assim, em pouco tempo reúnem fortuna para viajar e investir em tecnologias que lhes facilitarão a vida. Quanto a casar e ter filhos....isso já não é uma prioridade, pois o afeto é pela humanidade inteira.
É nas mães em quem a vida começa, com quem se vive o primeiro amor e de quem a gente nunca se esquece.
Nós nascemos nos ventres das mães mulheres para aparecermos na terra. E nascemos no ventre da terra para aparecermos na ancestralidade!
Mães bolsonaristas, mães lulistas, mães da cracolândia, mães pretas, mães homossexuais, mães da favela, mães nordestinas, mães capacitistas, mães indígenas, mães judias, mães palestinas, mães de filhos internados, mães de filhos presos, mães de filhos mortos, mães de filhos com deficiência. O que as une? O medo.
Cada lar é uma academia cujos mestres são as mulheres mães. Aclamamos mulheres por saberem formar ilustres personagens da história por suas grandes obras, são elas as mães dos grandes filósofos, dos grandes escritores e cientistas que com o pensamento do berço transformam o mundo que é hoje. A mulher nunca foi pequena na sua plenitude, ela sempre foi a heroína oculta na condução dos destinos das Nações, não porque salvou cidades ou aldeias das garras de um malvado. ela é heroína não porque capturou um delinquente extremamente perigoso, mas porque ela educa os filhos para o futuro não ter malvados ou delinquentes.
... Mães são verdadeiras arquitetas do destino, moldando vidas com sua sabedoria silenciosa e seus gestos de carinho. Elas não apenas ensinam a caminhar, mas mostram o caminho com coragem e determinação. Em seu olhar, há um universo de esperança, e em seu abraço, um refúgio seguro.
As mães choram, e em algumas situações choram escondidas e amargamente, um amargor misturado ao desespero, mas o desespero me deu coragem, medo eu tinha, mas eu tinha que fazer algo, e foi o que fiz, peguei as coisas do Ícaro e juntos entramos em um ônibus e o levei para a casa do pai.
Sobre relacionamentos: mulheres não são centro de reabilitação. Não são mães. Não são empregadas. Não são cuidadoras. Não são propriedade.
Vocês podem mudar o destino deste país. Não por mim, mas por vocês. Por suas mães. Por seus pais. Por seus filhos. Este país sangrou por muito tempo. Temos com acabar com esta loucura.
"Cuide da sua mãe, dê carinho e atenção o ano todo. No dia das mães nem precisa, ela estará sempre feliz , e não esperando o ano todo pelo "único" Dia Dela"
Mães mais mãos é igual a corações aquecidos e lares unidos. Por isso, "mamma mia" é um eco de carinho que ressoa através da história.
- Relacionados
- Poesia de Amor para um Filho
- Poemas para Filhos
- Mãe que despreza o filho: indiretas sobre esse abandono
- Indiretas para mães ruins saberem como você se sente
- Mensagens para Filhos
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
- Mensagem de Dia das Mães para celebrar esse amor incondicional
