Poesia de Destino
Desenhando os sinais
com o airglow do destino
para que nossos passos
alcancem Samarcanda,
e ele permita nos ver
sãos e salvos de tudo isso
com direito a uma vida feliz
e longe do que é destrutivo.
Alimentando o sonho
neste ano que se arrasta,
e como quem rega solitária
a esperança e habitante
muito próxima da parte
central mais brilhante
da Via Láctea mesmo ciente
que o teu lugar é onde
as estrelas são mais visíveis
no Hemisfério Celestial Sul.
Voltas são aquelas que
o mundo dá e as de Leonard
ao redor de Vênus,
E nelas talvez as respostas
que nos levem a deixar
tudo para trás porque
a paz em nome do amor
é o maior triunfo da vida.
Porque o melhor é se
afastar de quem inquieta
o outro que para ocultar
o mal que abriga em si,
não deixar que a guerra
alheia nos leve para batalhas
que não nos pertencem
e carregar a redentora leveza
de ter construído para o amor
uma indestrutível fortaleza.
O cusquenho estelar tem
traçado o nosso destino
bem diante dos olhos,
e nós dois sabemos disso.
Irresistível dama silente
que com poesia tentadora
e malemolente tem feito
das tuas veias o continente.
O mundo é nosso e o futuro
nos pertence porque o teu
amor me encontra onde
as estrelas são mais visíveis.
Irretocável suíte orquestral
do Hemisfério Celestial Sul
que ninguém pode impedir:
o Ano Novo vai emergir.
Do teu meridiano
unido ao meu,
O teu amor sagra
o inesperado
do destino escrito
que pelas estrelas
nasceu previsto,
e sem relutar
estamos a caminho.
Parece mais um filme
o trançado de vime
do destino que nos uniu
no caminho de amor
sem sede de voltar atrás
que nem a cerâmica
do cotidiano o desfaz.
O sabor do destino
não tem sido doce
para nenhum de nós
na Pátria do Condor,
Para muitos ainda
o ar está faltando,
Dos presos da revolta
e dos presos que
derrubaram o golpe
maldito na Bolívia,
já deveriam
ter recebido anistia.
Só quem é do povo
sabe o quê é
viver sem notícias,
com privações,
ser por falta de apoio
morto na Colômbia
por ser ativista,
E pela consciência
suportar as prisões.
Do General preso
injustificadamente
nada se sabe,
Do velho tupamaro
preso nada se sabe,
Da tropa e outros
presos de consciência igualmente.
Sigo em círculos
na mente até a última libertação,
não se pode tornar convenção
viver eternamente na escuridão,
Precisamos de uma divina
luz para o nosso continente.
Desta Pátria recheada
de escândalos vejo
o destino do meu povo
em queda livre,
Peço todos os dias
que Deus nos proteja
do futuro obscuro,
Porque golpes
em todo o continente
seguem em curso,
A vida pede de nós
paciência e mansidão.
Da Pátria vizinha
só tenho notícias
de sequestro da sigla
dos tupamaros,
De prisões, mortes
e desaparecimento
de líderes chavistas.
A vida pede de cada um
resiliência e serenidade.
De que há mais
de cento e sessenta
dias estão fechados
todos os tribunais
E do General e outros
tantos presos políticos
ninguém sabe mais.
A vida pede de todos
paz e reconciliação.
Muitas vezes para uns
pode parecer bobagem,
mas preocupo-me
com o destino
de alguns dos generais
do meu hemisfério
porque de várias vidas
são importantes hastes
neste mundo que por
hábito colecionam desastres.
Lembro-me bem do General
que deste mundo que perdeu
a vida com companheiros
num piscar de olhos
nos céus da América Central,
à partir daí um soldado
se sentiu legitimado
à fazer de alvo um Quetzal,
parece até que tudo ocorreu
simetricamente arquitetado
para a infelicidade de todos.
Depois de todos estes anos
nunca na minha vida
pensei que assistiria
o anúncio do risco
de extinção de um Quetzal,
nesta noite não consigo
parar de lembrar
deste heróico General
que pelas existência
das matas da América Central
lutou com todas as forças até o final.
Enquanto puder falar vou fazendo
o recordatório e carregando
os versos de calvário sem fim
desta dolorosa noite que vem
sentando praça por toda
a América Latina,
o nosso caminho vem ficando
estreito a cada dia neste tempo
que entre nós pede oração,
mão estendida e toda a poesia
para uma tropa e um outro General
que continua preso injustamente,
e que desde março ninguém
tem mais notícia.
O destino tem
a sua sedução
e colocou você
para ser paixão,
E de um jeito
inesperado fez
o meu coração
o teu coração;
Ele que antes
de você chegar
era muito mais
duro do que aço,
E agora mora
dentro do melhor
abraço do mundo.
Caindo o temporal
sobre as araucárias
do nosso destino.
Centáureas pétalas
pairam na campina
lembrando estrelas.
Sentindo por dois
o quê há de incrível:
amar é indestrutível.
Viagem sidérea
interior em lunar rito
silente na haste peito.
Teus olhos lindos
feitos de Andrômeda
os quero comigo.
Como filha dos tambores
desta América do Sul,
não sei amar discretamente.
No espiral do destino
venho pressentindo
que encontraremos
o caminho que irá
nos levar ao encontro
nesta Terra onde muitos
(que com os códigos
da vida acham que
têm o poder romper).
Nem o tempo, a distância
e a falta céu aberto,
dispersam sentimento,
Há mais de um batimento
nesta pastagem sideral
onde a Estrela-de-Belém
e notícias de libertação
esperam por alinhamento.
Gira a Galáxia de Bode
com a força do Universo
nenhum homem pode,
as estrelas têm riscado
o mapa astral que levará
o meu coração encontrar
(a tua paixão muito além
do que os luares imaginam
e alguns poucos acreditam).
A cada noite brasileira
a tua paixão será eterna e derradeira,
não haverá desistência
ou caminho de volta,
e por cada uma não se cansará de se render.
Venturas que quero
somente nos braços
teus encontrarei,
O tempo e o destino
em espiral indicarão,
as luas no caminho.
Desenhando colinas
com os meus versos,
para erguer mundos
e tombar impérios:
O Deus da Guerra
não vai mais dançar
no meu hemisfério.
Aventuras de fogo,
somente nos lábios
teus encontrarei,
Galáxia do Girassol
com amor e paixão
só à ti pertencerei.
Irrepreensível manhã
custe o quê custar,
não adianta conspirar,
porque eu sei que vem;
Não existem calabouços
que resistam o convívio
com o tempo de escuridão.
Desejo que este ano de 2021 conduza o nosso mundo
para um destino sem guerras, sem pobreza, sem pandemia,
sem prisões políticas e sem campos de concentração.
Feliz Ano Novo!
Paz e muito amor para todos nós!
Tenho um acerto
de contas com o destino,
é como pedir à Deus
o Universo inteiro:
você não faz a menor
idéia que eu existo,
e em prece te desejo.
Quero o seu amor
para chamar de meu
com direito à mirra,
ouro, incenso e poesia
no nosso caminho
feito de heroísmo.
Nas asas sidéreas
da Nebulosa da Borboleta,
a noite de hoje é
de Quarto Minguante,
não me esqueci
dos mais livres
olhos de diamante.
Tocar de mãos
dadas com você
o céu de Niue,
ondear no teu mar
até o dia clarear,
e em ti me derreter.
O destino
conta com
a nossa
boa vontade,
e Todos
os Santos:
nas mãos
da sereia
oculta
está a concha
acústica
da História
que clama
pela verdade.
A justiça
e a paz
como
poemário
do jeito
que deve
ser em
nome
da grandeza
de todo
um povo
sempre
pede diálogo.
O capricho
político não
leva a nada,
a História
é muito clara:
boliviana
nasceu
Antofagasta,
por mais que
uns ignorem
e tentem
mudar o quê
foi escrito,
porque da
memória
ninguém apaga.
LXXXIV
Tua gente veio
e o destino fundou,
a tirolesa cruzou
o céu da memória
que foi com amor
foi feita a História.
O sino da Matriz
a manhã brinda,
não deixa esquecer
que a herança de fé
é a coisa mais linda.
Tua gente cruzou
um Oceano inteiro,
o acorde na gaita
do tempo tocou:
tudo nesta terra
cada um superou.
O passo do teu
lindo folk trentino
ninguém parou,
em nós e aqui
mora a esperança.
Tua gente semeia
com boa vontade
e colhe com a bênção
das matas serenas,
não teme desafios
e faz a vida valer a pena.
Jupiá
O destino te fez nascer
das mãos do Sr. Edemar,
deste Oeste a tua História
é linda para se contar.
O teu nome de cinco
letras é para lembrar
da tua grandeza guarani
e Pátria para a gente louvar.
O Divisor dos Ventos
traz o acolhimento
sempre que busco
admirar em recolhimento
o quê tu fostes, és e será.
Meu remoinho amoroso
que na simplicidade
dos pioneiros se ergueu cidade,
Na cachoeira hei de escrever
nas águas infinitos poemas.
És a minha amada Jupiá
filha preciosa de Santa Catarina,
de Nossa Senhora de Aparecida
és incontestável devota,
e minha razão de ir, voltar
e de nunca nesta vida te deixar.
Diante dos meus olhos
testemunhei Kherson
depois de meses em liberação,
a fogueira do destino
continua acesa no meu coração.
Depois de tanto falar
sobre as mentiras do tirano,
as festas por Kherson mostraram
que nunca estive em engano.
O mal deve ser na vida evitado
e o quanto antes por prevenção,
uma sanção diferente por dia
já teria promovido a pacificação.
Muitos pensam só aquilo que
é pragmático para resolver
os seus problemas a curto prazo,
e um dia isso vai custar muito caro.
O destino foi bondoso
em nos unir no caminho,
Celebramos hoje porque
chegamos até aqui,
Somos um só coração
mais precioso do que rubi.
Entre o Oriente e o Ocidente
trazendo o signo peregrino
de ser poetisa como destino
que a ponta desta caneta
e a toda a minha inspiração
dançam uzundere no papel
para capturar o seu coração.
Com o romantismo dos séculos
sei que sou capaz além
da poesia de te fazer tocar o céu,
porque no meu silêncio
a certeza vem ganhando terreno
de pertença em tuas mãos.
Entre o Oriente e o Ocidente
somos o sonho incansável,
o minarete perene,
os sinais dos vitrais coloridos
e os nobres tapetes estendidos.
Rodeio Primorosa
Desta cidade sou a poetisa,
o encontro do destino
que você não tem visto
e que acampam em ti
neste Médio Vale do Itajaí.
Na beira do Rio Itajaí-Açu
no canto dos pássaros
e no Pico do Montanhão
coloquei meu coração.
Da cidade de Rodeio
sou a poetisa para você
que fascina com tudo
o quê você achava que
na vida não existia.
Rodeio primorosa
dos meus dias amorosa,
és a terra catarinense
bela, sublime e poética.
