Poesia de Destino
O destino de regresso
para a liberdade, o General
e o Esequibo está escrito
em oito poéticas estrelas
da Pátria de Amor Infinito.
É quatro de fevereiro
e devemos sempre lembrar
de quem se doou por inteiro:
-"O tempo passa demente".
Não existe tempestade ou mal
que dure para sempre,
Intocável é tudo o quê os pertence;
No meu coração coloquei
o sofrimento de toda esta gente.
Almas, corações,
mentes e emoções
dançando ao redor
do Pau-de-Fitas
pelo destino coloridas,
Você não imagina
que te quero comigo,
e muito além da poesia.
O destino com os seus
sete movimentos,
seus bastões girantes
estão batendo fortes
o meu caminho
para o coração ficar
vivo e com ritmo.
A palavra é o refúgio
que nada tem a ver
com fuga ou precipício,
é subir no mirante
para espiar da onde
virá o auspício.
Não que eu esteja feliz
tenha um amor
ou esteja com dinheiro,
Os três eu não tenho,
e vergonha também não.
É na poesia da dança
do vilão vou bailando,
na palavra buscando
o equilíbrio para quem
sabe o amor encontrar,
e a felicidade conosco ficar.
Amor ao dinheiro é flertar
com o aborrecedor,
Ação sem verbo é como beijo
sem língua que não tem sabor:
destino sem dança é autodestruidor.
O destino nos colocou
em caminhos apaixonantes,
Vivemos com os nossos
olhos sempre brilhantes,
o coração cheio de amor
e os nossos dias são festejantes,
Por isso hoje mais do que
nunca estamos celebrantes.
No horizonte lembrei
do porta-estandarte,
da vida sendo erguido,
Dançar com o destino
também faz parte;
Amar pede todo dia
sempre mais arte,
na recordação surgiu
o Maracatu Nação.
Como Dama deste
Paço foi assim
que você encontrei
o seu coração,
E quando você me viu
com a Calunga na mão
me provocou forte
com calor e paixão.
A Realeza e a Côrte
a honra desfilando,
Os Batuqueiros
animados tocando,
O Escravo segurando
o guarda-sol,
As Yabás girando,
e todos se empolgando.
O Caboclo de Pena
atento nos guardando,
as efusivas Catirinas
puxando a dança
com exuberância,
E você implacável sedutor
com a trama deste
olhar do teu amor
virou o meu divino captor.
O encontro foi
obra do destino,
- há um carinho
e um caminho
Mesmo que se tente
o descaminho,
- não surgirá o desatino
Temos fé um no outro,
- confio
Por nós vibro,
- escrevo
E nos imagino...
Um sentimento
tão lindo,
- tenho por você
um fascínio
Um amor tão puro,
tão fino
- que nasceu
para ser meu
Venha tomar conta
desse coração
- que é todo teu
Porque ele rima
apaixonado,
- e te quer desacorrentado
Para viver
contigo libertado.
O meu coração nunca
deixou de ser atento,
- espalhei sementes
de ternuras ao vento
Para que eu não me perca
do nosso caminho,
- só as sementes de ternura
marcam com luzes
Para que dos meus olhos
você não se perca,
- e para que não saia da tua cabeça
Porque mesmo que a vida
nos coloque noutros
rastros e direções,
- assim lembraremos
das nossas emoções
E não esqueceremos
que um dia
vivemos a mais especial
de todas as paixões.
O nosso cheiro de amor,
Eu sinto você, e me alucino.
Tenho fé no destino;
Te escolhi para ser o meu abrigo,
Ah, esse teu jeito tentador!
Jura que não estou enganada,
Quero ser a tua amada,
Estou aqui apaixonada - contando
Ser por ti bem desejada...
Ah, estou por ti encantada!
Pode ter certeza que não
Olharei para o lado escolhi
Para te ter ao meu lado,
Quero você para ser o meu namorado.
Ah, tu és o meu bem amado!
Não sei se eu deveria te enviar
- um verso -
Não sei se devo fazê-lo convencido,
Mas não consigo ser diferente:
- você tem mexido comigo...
Não tenho resistido,
Pois sou a fera pedindo
carinho e colinho.
As linhas do destino
Desenharam a nossa estrada,
Sob o céu azul, soprou o vento sul,
A lágrima rolou e me fez descobrir,
Que estou completamente apaixonada;
Sem me beijar, já me sinto beijada,
Estou predestinada...
Sou um coração que ama infinito,
Amo mesmo sem saber de nada,
Quem sabe você um dia virá,
Do jeito que você vier
O meu coração aceitará;
Nada nos deterá, o amor nos unirá.
A história se escreverá,
Só o amor é que determinará.
Quero um beijo orvalhado,
E bem mais do que simples afagos,
Sonho fazendo você de meu bandido,
E meu mocinho levado,
O destino é engraçado, ele é inesperado;
O destino veio forte e pungente,
Só para fazer o meu coração apaixonado,
Os nossos corações são acordes afinados.
O destino é valente,
Ele nasceu para pregar peças na gente.
Você é lindo e forte;
Ao teu lado sou a tua rainha consorte!
Eu hei beber da tua fonte,
Iremos para um paraíso bem longe,
Para me amares bem forte assim,
O destino te trouxe para mim;
A nossa história é o grande sinal
De um amor sem fim.
Caos rompe as brumas
ao redor do Olimpo,
O amor aconteceu
por força do destino,
O teu sorriso está tatuado
no coração,
Juntos somos a fusão
Do masculino e do feminino
- intensos e assanhadíssimos...
Duas poesias que surgem
com cor de romã,
Nós dois somos pássaros
- ganhando espaços -
Sob a luz de Hera,
os nossos versos como laços,
Cultivo beijos, abraços e estratégias
de nossos amores perfeitos
- sob a proteção do Olimpo.
Ananque fez o amor brotar,
por força do destino,
para que ele seja mais do que um instante,
alçando ele cresça um verdadeiro romance
- no Olimpo.
Os teus olhos mesmo que te ponham longe,
eu te sinto;
és personificação do que é mais divino...
Nyx presenteou-me com o poder
instigante da noite,
Para que insinuante eu te seduza
E me faça a tua Lua brilhante
- celebrante -
E te corteje sem cessar
com provocantes versos de amante;
É assim que irei te despindo...
E rebus trouxe-nos a escuridão
porque somos luz,
A tua boca quente seduz
e o teu sorriso é luz
Que ilumina intensamente a escuridão;
e não há estrela mais bonita
Que ilumina do firmamento - você;
Sua luz, sua calma e nosso sentimento:
uma oblação sem dor no Olimpo,
Somos um grande acontecimento.
Caminho pelas estradas
a saudade é o destino,
Vou te amando pelo mais improvável
- caminho -
Encontramos o amor inefável,
e irrecusável,
Você me faz falta,
isso é inquestionável.
O mundo dá voltas,
e sei que sempre volta;
Estamos ligados
por nossa poesia,
- nossos versos -
Sempre, sempre, sempre,
você me fará toda a falta.
Pelas estradas da saudade,
a saudade é o desatino,
Escrevendo
com o mais improvável
- verso -
Encontramos o amor santo,
e também o doce pecado,
Você é cândido,
e isso é muito mais
do que romântico.
Sim, o mundo rodopia,
sabemos da nossa poesia,
Adoramos a nossa companhia,
Sempre, sempre, sempre,
trarás toda a delícia.
Caminho pelas estradas,
a saudade é um 'absurdo',
Encontrei o companheiro
mais improvável do mundo,
Quem escreve na companhia
da saudade,
é aquele que sempre crê;
Crê que o amor virá
de mãos dadas com a liberdade,
E repleto de você.
A tua existência nos
une ao fio do destino,
a vida e a morte,
inscrito está o romance
e o desejo flamejante
que não têm a ver
com o senso comum
ou com o quê dizem
ser fator de sorte.
Gigante, inabalável
e imensurável,
é assim que te vejo
mesmo no oculto.
Você me pertence
no ritmo eterno
da seda do céu noturno
descida solene
sobre a Terra dando
passagem a procissão
de estrelas que
se funde ao oceano.
Na tuas mãos vestida
de Acropora speciosa
me vejo comprometida
e sem pensar em regresso.
Jovita Feitosa
No coração da tropa
teve o lugar certo,
Ser guerreira foi o destino
e seu retumbante acerto,
Jovita Feitosa nasceu
e não se sabe o lugar ao certo,
No coração do Brasil
tem o seu lugar eterno.
Escuta, meu amor,
na boca do povo
o pranto da Wiphala,
nas linhas e cores
das veias do destino
tem sido escrito
o poemário do século
com latino-americanos
e todos sacrifícios
em nome da liberdade
e dolorosos fatos.
O perigo dos governos
autoproclamados,
com apoios de países
com vil interesse
é para semear
o genocídio e depois
fazer os seus
crimes apagados,
porque juridicamente
são menos do que ratos.
Escuta, meu amor,
não nos encontramos,
não sei nem se
um dia nos encontraremos,
peço que a tropa e o General
não os deixemos em nome
do que nós acreditamos;
Sofro a dor dos humildes
que os homens do golpismo
da Bolívia estão matando
e no Chile outros andam
o seu povo estão cegando.
O General que
foi levado
sem destino
agora ocupa
a cela que
havia sido
ocupada
pelo deputado
no sombrio
cárcere de
Fuerte Tiuna.
Amazônicas
cinzas que
sagram
a constante
indignação
um espírito
ameríndio
que não
se ajoelha,
não se rende
e na vida
não se cala
por nada.
Os Generais
que ali estão
são três,
Neste cárcere
onde não
há justiça
muito mais
do que
há um mês.
O pássaro de ferro
foi detectado
e recolocado
ao destino correto,
ele não deveria
ter molestado,
assim como os
setenta outros,
e só estamos
na metade do ano.
Não há como
não suspeitar:
que recomeçou
o terrorismo elétrico
que deixou
a Pátria vizinha
num escuro tétrico.
Tudo isso parece
ter a assinatura
do Império que
não cansa de furtar
a paz alheia,
roubar o tempo,
afastando com
intrigas os melhores,
e impedindo quem
precisa a merecida
liberdade alcançar.
O General é vítima
de um pesadelo,
e está há mais
de um ano sem direito
a audiência pré-liminar
e nem um livro
até ele pode chegar,
até onde essa
dureza vai te levar?
Sinto-me triste até
pela falta de cuidado
com a saúde
do velho sargento,
porque do jeito
que está não dá.
Balneário Gaivota
Por obra do destino
entre praias e lagoas,
nasceste irmanada
com a linda Sombrio,
e por ti sou encantada.
És onde meu coração
e a razão encontram
todos os motivos para
viver em celebração
neste poético torrão.
Balneário Gaivota,
és aquarela divina
pintada pelas mãos
do nosso Criador,
a tua Natureza
é puro esplendor.
Balneário Gaivota,
te amo dia após dia,
te amo mês após mês,
sigo trotando firme
com o meu alazão
e rezando por toda a Nação
na Cavalgada de Santos Reis.
As nossas origens
nas Rosas de Alexandria
estão no meu caminho,
Sob a sorte do destino
firme sigo traçando
o rumo ao que é infinito.
Sob o giro da orbe
te busco poeticamente,
me animo pedindo fé
às tropas do continente,
E sendo voz pela liberdade
de todos os povos,
enquanto você não vem.
As estrelas e a Lua
dançam no céu da noite
feito da cor dos teus
olhos de azeviche,
A Via Láctea para nós
não será nunca limite.
Que seja na Fortaleza
de Nossa Senhora
da Conceição de Araçatuba
ou até mesmo distante,
Que a gente receba a fortuna
de ter nas mãos o amor
que a gente tanto procura.
Não revelo que tua presença
tem crescido o dia inteiro,
e que em silêncio te levo
no aconchego do peito,
Porque entre meus
braços abrigado te quero.
O punhal do destino
coloquei na cintura,
Porque amar requer
audácia e bravura,
e assim veio a dança.
No indelével paraíso
do coração em sigilo
resguardo o teu beijo
no rosto que tocou
este coração intenso.
O tempo não constrói
para nós dois o limite,
O lótus do teu amor
divino seguro firme
com as duas mãos.
No esperado porvir
desta Lua das Flores
que de nós se aproxima,
os olhos atentos se
voltam para a Caxemira.
As perseidas virão
no céu do destino,
e meus dias têm
sido de preparação
num acorde místico
e caleidoscópico.
As minhas veias
estão em chagas,
e a minha alma
queima como
as florestas turcas;
Sob todas as luas
o qanun da herança
toca mais alto
do que a promessa
de um novo amor.
A espera tem sido
tinta do presságio,
Ela tem me feito
leal companhia
onde há dispersão
e covardia instituída.
Marte e Mercúrio
em conjunção
na borda virão
e tudo mais o quê
distante achava;
A tua voz como
a única canção
a ser conquistada,
para a alegria
será sussurrada.
A espera como
via de mão única,
e como companhia
oportuna não tenta
ser maior do que
a sua existência.
Se o teu coração
não for só meu,
nada fará sentido,
e como quem guarda
o mapa do paraíso:
O amor que levo
por você silencio,
nós somos maiores
do que tudo isso,
e você também crê nisso.
