Poesia de Professor X Aluno
Ser mestre é ter a capacidade de transmitir os seus conhecimentos e acima de tudo estar disposto a acreditar no potencial de cada indivíduo. É também saber doar o máximo de si para descobrir e desenvolver a competência alheia. Ajudar a transcender aos valores e superar os imprevistos. Apontar um caminho, mudar uma vida, abrir um horizonte e contribuir para tornar muitos sonhos em realidade. É saber tirar os indivíduos da cegueira que a falta de conhecimento se resume e com paciência e tranquilidade segurar pela mão e apontar um novo rumo ou quem sabe, simplesmente adequar os seus discípulos para que escolham caminhos mais certeiros. Além disto, o mestre se depara com a mais plena realidade de saber que a sua responsabilidade vai muito além do que foi mencionado. O mestre tem o compromisso assumido de formar cidadãos conscientes de que terão o desafio de contribuírem para uma sociedade mais justa e digna para ao menos tentar fazer um mundo melhor.
As escolas públicas no Brasil transformaram-se em restaurantes. Os alunos frequentam-nas para tomar refeição e não para aprender o ensino ministrado pelo professor.
Ensinar é uma coisa que dá muito trabalho, não só pela explicação em si, mas pela responsabilidade do que é ensinado.
Corrigir a pessoa discretamente repetindo o que ela disse digitando do jeito certo. Exemplo: "acho ela super inguinorante" "por que ignorante?"
Senhor, confesso que nunca pensei em ser professora, pois nas minhas veias corria um sangue que me impulsionava para uma outra direção, onde a criação em diversas linguagens artísticas, satisfazia ao ego da minha imaginação. Ahh... quanta saudade das exposições de pinturas e desenhos no clube da minha cidade... das minhas brincadeirinhas de teatro... das minhas letras e melodias, das criações das minhas poesias, inspiradas pelo lindo por do sol do meu sertão, assim como pelas maravilhas naturais do ambiente que cercava a minha infância em meio a serras e morros, cactos e flores que nascem coloridas e vibrantes até mesmo entre as pedras... Mas como viver de arte nesse país, onde a sobrevivência fala mais alto? Senhor, hoje eu reconheço e te agradeço, pela missão a mim predestinada , por ter-me mostrado, confiado e levado-me em seus braços até as salas de aula, por ser portadora para milhares de seres pensantes, a direção do reconhecimento das suas capacidades criativas. Confesso meu Senhor, que aprendi a amar essa profissão, que a mim foi dado o crédito. Sei senhor, que merecemos muito mais, mas estamos distantes da dignidade de direito. Entendo que, como em qualquer outra profissão, existem os bons e os maus condutores em suas áreas. Mas enquanto profissional que leva o entendimento do saber, procuro dar o melhor de mim, no exercício árduo e ao mesmo tempo gratificante de fazer a diferença com responsabilidade, infelizmente não jus ao salário que tanto rogamos, mas por amor a quem tanto prometemos engatilhar e transformar pessoas capazes de construir uma vida mais humana.
Dar aula é como aprender a andar de bicicleta... você lembra dos tombos que já levou, mas não sabe dos tombos que te esperam
Enquanto nós professores não valorizarmos a nossa própria formação e a nossa profissão vamos continuar sendo uma subcategoria de trabalhadores.
“Muitos professores ou escolas de gestão ainda resistem às mudanças ou tentam inserir as novas tecnologias e modelos de gestão de forma segmentada, algumas utilizando uma estrutura com paradigmas sociais e organizacionais já vencidos. Evidentemente, os resultados a médio e longo prazos mostram-se desastrosos.”
A escolha de uma profissão, requer muita paciência e principalmente um profundo conhecimento de nossas habilidades. Porém, se optares pela arte do magistério, nunca te esqueças da verdadeira essência de tão sublime ofício: preparar pessoas para serem melhores do que você.
Dentro de um pedaço de mármore existem diversas formas esperando que um artista as transforme em realidade. Dentro de uma criança ou adolescente encontra-se adormecido um grande homem em que essa criança pode se transformar. Cabe ao Professor acordar esse homem dentro da criança e fazê-lo crescer. Professor, um artista em falta no mercado.
Lendo um trabalho que me foi entregue senti me um tanto frustado e alegre. O tal material mal cuidado, sem lógica nem padrão, era apenas um amontoado de grafias erradas aleatorias carecendo de sorte para gerarem significado. Como chegou até aqui? Já não interessa e sim o que farei para transforma-lo no entendimento das coisas, na organização das coisas do entendimento. Este é meu trabalho. Lapidar pedras brutas.
O Combate a Corrupção é uma luta de longo prazo. Por isso, mais do que usarem pessoas famosas nas Rádios e TV's a sensibilizarem a população a não praticarem a Corrupção, é preciso apostarem nos Professores, a partir do Ensino Primário, pois, são eles os melhores veiculadores de qualquer acção educativa.
As vezes os melhores alunos não são os que acertam todas as respostas, mas os que continuam fazendo novas perguntas!
A escolha pela licenciatura era algo que eu almejava desde a infância. Sempre quis ser padre ou professor, pois alimentava dentro de mim um sonho de viver a minha vida dedicada a uma causa que iria além de mim. Eu queria ajudar os outros, e ser professor é aceitar o desafio de fazer a diferença na vida de jovens e adultos, mesmo sabendo das inúmeras dificuldades que encontrarei dentro do âmbito escolar. Acho que sempre me inspirei nos meus professores que tive desde o ensino fundamental, sempre quis ser como eles, eu sempre gostei de imita-los. Estou pronto para os possíveis momentos de frustração, e também estou quase pronto para fazer o melhor e obter bons resultados. Quero fazer a diferença e marcar positivamente a vida, se não de todos, alguns, ou ao menos um aluno.
De que vale termos o melhor dos melhores projetos educacionais, se não valorizarmos o profissional da educação, financeira e socialmente.
“Olho para minhas colegas professoras, tudo o que vejo é resiliência, ainda que conspurcada pela balbúrdia cotidiana. Quanto à esperança? Esta, infelizmente, há muito já se foi.”
MONÓLOGO – vem do Grego MONOS, “um” e LEGEIN, “falar”. Indica que uma única pessoa é responsável por nos impor uma série de argumentos, sem ouvir outras partes. As aulas não podem ser um monólogo por parte d@s professor@s! O diálogo é fundamental!
“saliente-se que diante de tais impossibilidades e incapacidades atrozes dos professores, perante desolador cenário, somando-se ao deserto claustrofóbico de atitudes inóxias de nossos governantes, que insistem em discursos demagógicos e ações inócuas. Perpetuam-se, ademais, atitudes perenes tão duráveis quanto um piscar de olhos de um esquizofrênico esquilo estressado. Pois bem… O que se vê é uma predileção nítida e cristalina pela ignorância.”
Se você aprendeu e domina certo tema ou profissão, então encontre coragem para ensinar, ampliar conhecimentos, edificar, esclarecer e dar luz aos demais, não seja soberbo por saber e outros não, Deus te criou para servir, caminhar com os demais, evoluir, e ao ensinar estará de certa forma amando o seu próximo e aumentando o círculo de amizades e crescimento evolutivo. O silêncio e egoísmo ou soberba tem o peso de pedras enormes, e pedras poderão se tornar muros ou até armas de destruição, mas se você usá-las para o bem e aplicar a sabedoria de Deus, estas pedras, poderão virar pontes, então reflita: Muros separam e afastam, já as pontes, comunicam e tornam mais fáceis os momentos de presença humana e aumenta a cidadania quando para o bem, portanto a mansidão, sabedoria e empatia atraem e fazem laços para o futuro, não viva na escuridão, e sim na luz que é viver Deus e acenda as lamparinas dos demais, sem que isso apague a sua. Doar sabedoria é uma dádiva, pois quanto mais você doa, mais você ganha.
- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
