Marcus Vinicius Rodrigues

1 - 25 do total de 68 pensamentos de Marcus Vinicius Rodrigues

⁠“O erro faz parte do processo. Permanecer nele não.”

Inserida por MVR

⁠“Sem Produtividade não se gera riquezas sustentáveis. Sem Competitividade não se conquista novos mercados.”

Inserida por MVR

⁠“Acorda Brasil! Conhecimento sim. Achismos ou aventuras não. Gestores profissionais sim. Amadores ou curiosos não.”

Inserida por MVR

⁠“O problema maior não tem sido o que os governantes e gestores brasileiros, não sabem, mais sim, o que eles sabem, mas que não é mais verdadeiro diante do atual contexto, que tem como foco a Sustentabilidade e Conectividade.”

Inserida por MVR

⁠“O Brasil hoje no Índice de Competividade Global, encontra-se abaixo do Chile, México, Uruguai, Colômbia e Peru. A Produtividade do trabalhador brasileiro é apenas de 25%, se comparada com o trabalhador norte-americano, nas mesmas condições operacionais. O que fazer?”

Inserida por MVR

⁠“É preciso iniciar urgentemente com foco, conhecimento e com especialistas em gestão e produção nas organizações, a concepção de um novo projeto de nação, com novas e eficazes relações governo - mercado - organizações, buscando maior produtividade, e consequentemente competitividade.”

Inserida por MVR

⁠“Na busca da Produtividade e Competitividade a incompetência, o romantismo, a politica e as posições ideológicas são prejudiciais.”

Inserida por MVR

“Passamos pela Era da Automação e, sem pedir licença, chegou a 4ª fase da Revolução Industrial. O momento é de aprendizagem e de busca de mais Qualidade e Produtividade nas organizações e nas nossas ações profissionais e pessoais, diante do atual contexto e dos novos conhecimentos.”⁠

Inserida por MVR

⁠“Na busca da Produtividade as responsabilidade, funções e ações dos Economistas, Engenheiros e Gestores são todas necessárias, mas diferentes. Confundi-las é um grave erro. Isso pode está ocorrendo hoje no Brasil.”

Inserida por MVR

⁠“Competitividade de uma nação se obtém com conhecimento de seus gestores, trabalhadores e de suas organizações para a busca da Produtividade dos Processos e Qualidade dos Produtos.”

Inserida por MVR

⁠"Corrupção e má gestão, duas barreiras e dois graves problemas para a qualidade e produtividade na administração pública brasileira. Má gestão é muito maior que a corrupção. Má gestão alimenta e legítima a corrupção".

Inserida por MVR

⁠“Sem conhecimento de gestão não é possível operacionalizar as Políticas Públicas e um Planejamento Estratégico eficaz. Sem um planejamento estratégico não se tem resultados sustentáveis. Sem resultados sustentáveis não há qualidade e produtividade, não se gera riquezas e nem condições para o desenvolvimento social. Sem qualidade e produtividade nas ações governamentais não será possível atingir a competitividade no Brasil.”

Inserida por MVR

⁠“O Brasil é um rico exemplo de grandes e ambiciosos projetos, mas, infelizmente, também exemplo de modelos de gestão sem eficácia que, além de não atingirem os resultados, trazem desperdício de recursos, desmotivação, descrença da sociedade e pobreza.”

Inserida por MVR

⁠“É preciso e é possível mudar. Mas não se pode continuar dando uma ‘carga rápida em uma bateria cujo elemento está danificado’. É preciso sim antes resolver o ‘problema dos elementos’, para ter um resultado eficaz e continuado.”

Inserida por MVR

⁠“Liderança, honestidade, ética, carisma, comprometimento, entre outros, são pré-requisitos para comandar uma sociedade. Porém, para o sucesso desse empreendimento, o conhecimento é vital, em particular, o conhecimento da arte da gestão.”

Inserida por MVR

⁠“Sabemos que não se muda com romantismo, não se cura essa grave doença da corrupção e da irresponsabilidade administrativa, que está levando esse rico país à falência, com remédios saborosos. Precisamos nos preparar, sem radicalismos e com uma só bandeira, para a busca de um Brasil mais justo, onde todos possam usufruir de suas riquezas, e com o resgate de nosso orgulho nacional.”

Inserida por MVR

⁠“Só é possível identificar o real problema quando conseguimos elaborar as perguntas adequadas. E para concepção dessas perguntas, é necessário experiência e domínio das técnicas e metodologias de gestão, adaptadas ao contexto próprio da organização foco.”

Inserida por MVR

⁠“Hoje não é mais possível atingir resultados competitivos sem um conhecimento multidisciplinar, consistente e atualizado para a integração, aprendizagem e comprometimento de toda organização em torno de seus negócios, objetivos e metas.”

Inserida por MVR

⁠“É preciso lembrar que trabalhar no governo é servir ao povo. É ter o povo como patrão. O setor público não é local para quem deseja acumular fortunas. Para isso tem o dinâmico setor privado com seus riscos e oportunidades.”

Inserida por MVR

⁠“Passamos pela era da automação como um raio, e sem pedir licença, entramos na quarta fase da Revolução Industrial: a era da sustentabilidade e conectividade, em um mundo globalizado.”

Inserida por MVR

⁠“Precisamos de uma nova escola, com novos paradigmas, que resgate nossos valores, que tenham como diretrizes o respeito, a família e a pátria, e busquem a eficaz formação de cidadãos íntegros, éticos, com conhecimento e trabalhadores.“

Inserida por MVR

⁠“A nova escola precisa ter ‘resistência’ a ideologias e crenças inadequadas ou inconsequentes, algumas com origem em interpretações superficiais de pseudos intelectuais ou de um oportunismo politico partidário ideológico, que levou muitos países, em particular o Brasil, a uma situação insustentável.”

Inserida por MVR

⁠“Precisamos sim das estruturas, das novas tecnologias, com métricas e indicadores que tenham maior eficácia, como suporte aos professores e aos gestores educacionais. Sendo engenheiro de formação, seguidor e usuário das modernidades tecnológicas na educação, penso que essas ainda em nossa geração, serão ferramentas de apoio aos mestres em suas salas de aula, alguns ainda com seus quadros negros e giz.”

⁠“A sistematização do conhecimento na área organizacional, que teve seu berço no final do Século XIX e início do Século XX, apresenta, atualmente, mudanças estruturais, motivadas por uma nova concepção do ser humano, pela evolução do conceito de globalização econômica e da dinâmica das novas tecnologias, criando possibilidade para um novo modelo de sociedade. Com conhecimento, liberdade, coragem e ética.”

Inserida por MVR

⁠“Muitos professores ou escolas de gestão ainda resistem às mudanças ou tentam inserir as novas tecnologias e modelos de gestão de forma segmentada, algumas utilizando uma estrutura com paradigmas sociais e organizacionais já vencidos. Evidentemente, os resultados a médio e longo prazos mostram-se desastrosos.”

Inserida por MVR