Poemas de Lamento

Cerca de 957 poemas de Lamento

⁠A dor do Mar -

Um Pintor pôs numa tela
um lamento por adorno
e fez do Mar uma aguarela
na pressa de um retorno.

Um Poeta pôs nos versos
a saudade da amada
o Mar secou-lhe os beijos
por a ter nele afogada.

Um Fadista pôs no canto
a mentira de um amor
e afogou-se de quebranto
no Mar alto, sem pudor.

Ó Mar que tanto inspiras
a arte das viagens
porque trazes e agitas
tanta dor nas tuas margens?!

Ó Mar que na neblina
tantas mágoas se dissolvem
tanta esperança se fulmina
tantos mortos em ti dormem.

E como as ondas que se enrolam
do mar alto até à margem
minhas dores já não choram
são no Mar uma miragem.

Inserida por Eliot

⁠Por mais que o tempo
Tenha rompido esse amor
Por erros, não lamento
O que ele me tirou

Prevalece sua beleza
O brilho do seu olhar
A magia do seu encantar
Sobre mim, essa proeza

De falar sobre essa qualidade
Tamanha que você tem
Que minha expectativa superas além
Através dessa sua liberdade

Oportunas chances não terei
Se rejeitarei o meu pensar
Então, a Deus eu vou buscar
Pois, a resposta Dele, eu encontrarei

Inserida por matheusfeitosafrases

⁠Não é um lamento, apenas uma constatação
Te vi vendendo doces pra ajudar sua mãe
Hoje te vejo descendo com roupas velhas a mão.
Morador de rua?
É o sistema capitalista, máquina de moer gente.
Quando será a nossa vez?
Uma constatação.

Inserida por marcos_amaro_1

⁠Lamento os transtornos causados mas, no momento estou tirando férias de mim...
Da insegurança da vida...
Do medo de morrer...
Da dor da saudade...
Da falta de um abraço...
Da ausência dos seus beijos...
Das lágrimas que jorram na noite de solidão...
Do seu cheiro amadeirado...
Do ruído do rio que passa lamentando...
Do estrondo do mar revoltado...
Do som do violino em silencio...
Do sorriso daquela criança que fui...
Da mulher que sou hoje sem rumo...
Preciso tirar férias de mim...
Quanto eu volto?
Talvez quando a paz quiser voltar comigo...

Inserida por VeluBA

⁠Se sua vivência, sua realidade nesse mundo não tem como alvo atingir o Céu...
Lamento.
Você é apenas um tiro que está saindo pela culatra.

Inserida por poeta1958

⁠Lamento dolorido..

Meu Deus !!
aquiete meu coração !!
ele chora de saudade !!
como aquietar esse coração velho de guerra?
como dizer que vais voltar ? se nem eu mesmo sei quando.

Meu Deus !!!
como ele aperta de saudades..
Dói !!! e como Dói !!
como apagar você de minha vida ?
praticamente impossível.
como impedir as lagrimas que insistem em cair de meus olhos?
como vê !!!
es desejada em minha vida.
seu nome não posso dizer
mas a chamarei de Kauane.
volte pra mim !!!

Inserida por PoemasDuclert_Junior

⁠Poesia, amem e perdoem enquanto é tempo.
Em cada momento a vida nos provará com alegrias e lamentos, e as tristezas devem ser escritas na areia, para que o tempo leve embora todo o sofrimento.
E as alegrias, devem ser escritas nas rochas para o nem o tempo eternize esses momentos expresso com os mais sinceros e puros sentimentos.
E de tempos em tempos, quando o nosso coração pesar de sofrimento, nós devemos lembrar que existe um Deus que quer enxugar as nossas lágrimas e consolar os nossos sofrimentos.
E com o passar do tempo, essas tristezas vão transformar-se em alegrias pois o nosso Deus sempre será capaz de mudar cada coração e cada sentimento com o seu amor que está acima de tudo.
E veremos com o tempo, que as nossas limitações e imperfeiçoes não podem nos separar de quem realmente deseja nos amar, e expressar a sua simplicidade em cada gesto, e em cada olhar.
Autor: Leonardo Pimentel Menin

Inserida por leonardomenin

Dasveis pinta na alma da gente,
uma baita duma sodadi...

LAMENTO VIOLEIRO
Marcial Salaverry

Com a viola na mão,
e a saudade no coração,
penso na minha amada...

]E com uma "Sodade" danada,
vou com a viola ponteando,
e para meu amor poetando...

O luar do sertão vem consolar o coração...
E a viola traz pra alma uma consolação...

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠Lamento muito por não ter sido o suficiente para você, deixo aqui expresso a minha profunda tristeza de não ter conseguido lhe fazer feliz, eu em momento algum menti quando falei que te amava, é o que realmente sinto por você, diante disso deixei dito que só uma pessoa me tirava da sua vida, e essa pessoa é você, achei que isso não iria acontecer mas estamos sujeitos a situações adversas dos nossos planos e pensamentos, queria deixar aqui registrado também que te desejo a mais pura e verdadeira felicidade na sua vida, pois os poucos momentos que passei dividindo com você nunca vão sair da minha cabeça, nesse período meus dias foram de alegria, afeto, carinho, amor e de luz! Obrigado por ter feito parte da minha vida ! Você sempre será minha nega linda ♥️😢
Foi um prazer ter compartilhado os poucos momentos juntos, com uma intensidade e uma reciprocidade surrealista!
Vou continuar lhe amando, amor não é só está perto, amor também é saber deixar ir, é desejar a outra pessoa a felicidade mesmo que isso nos curte a nossa!🫀😢
Eu poderia insistir para que você ficasse, mas acho que seria inoportuno da minha parte, pois se decidiu sair você tem seus motivos e vou respeita-los, mas saiba que as portas do meu coração estará abertas pra você ! Você me fez um bem imenso ! Espero não te-la magoada em nenhum sentindo não suportaria peso de ter-la feito sofrer, a quanto a mim, vai ser dolorido, vai ser difícil, mas como falei pra você carrego uma frase que me ensinou muito da vida " Tudo Passa" ! Amo você !

Inserida por Cleytonsq

Poesia, existe um propósito em cada sofrimento.
Em cada dor, lamento, e sofrimento nós sempre veremos Deus a cada momento nos dando uma porção da sua graça e fé para vencermos cada sofrimento.
Sofrimentos esses, que nos levam a ter um entendimento e discernimento de que sempre será preciso passar por eles, para alcançar a verdadeira sabedoria para vencermos cada sofrimento.
E nas dores latentes da nossa alma, nós também perceberemos o amor, a bondade e a fidelidade de Deus nos dando o refrigério para cada lamento, e nos dando o devido livramento a cada momento.
Momentos esses, que aprenderemos a nos conhecermos interiormente para podermos compreender como superar cada tristeza, e o significado de cada dor que só pode ser curado com a compreender do amor de Deus o nosso criador.

Inserida por leonardomenin

⁠Em versos tristes, expresso meu lamento,
Por ver a injustiça ferir o sentimento,
Acreditar que o trabalho ennobrecido é,
E testemunhar quem sofre, me entristece de vez.

Nas mídias e em cenas, angústia e dor,
Pessoas nas garras da prisão e do horror,
Como bandidos tratados, desmerecidos,
Por buscarem o sustento, seus filhos queridos.

Ah, algo errado nisso está inscrito,
No compasso descompassado, comprometido,
Como pode a cultura ser manchada assim?
O trabalho digno desprezado, é um triste fim.

Ergo minha voz, óh sociedade,
Clamando por justiça e equidade,
Que seja revista essa nova cultura,
E o trabalho seja enaltecido com candura.

Não mais presos, mas honrados cidadãos,
Valorizados em suas mãos, tais mestres são,
Que o alimento abunde, em farta colheita,
E que a dignidade humana nunca seja desfeita.

Assim, no verso encerro meu clamor,
Pela transformação, um apelo fervor,
Que a tristeza da realidade se transfigure,
E um futuro de igualdade se configure.

Inserida por Francisco_leobino

Lamento do oficial por seu cavalo morto

Nós merecemos a morte,
porque somos humanos
e a guerra é feita pelas nossas mãos,
pela nossa cabeça embrulhada em séculos de sombra,
por nosso sangue estranho e instável, pelas ordens
que trazemos por dentro, e ficam sem explicação.

Criamos o fogo, a velocidade, a nova alquimia,
os cálculos do gesto,
embora sabendo que somos irmãos.
Temos até os átomos por cúmplices, e que pecados
de ciência, pelo mar, pelas nuvens, nos astros!
Que delírio sem Deus, nossa imaginação!

E aqui morreste! Oh, tua morte é a minha, que, enganada,
recebes. Não te queixas. Não pensas. Não sabes. Indigno,
ver parar, pelo meu, teu inofensivo coração.

Animal encantado – melhor que nós todos! – que tinhas
tu com este mundo dos homens?

Aprendias a vida, plácida e pura, e entrelaçada
em carne e sonho, que os teus olhos decifravam…
Rei das planícies verdes, com rios trêmulos de relinchos…
Como vieste morrer por um que mata seus irmãos!

Cecília Meireles
Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
Inserida por marcosarmuzel

Banhistas

Este poema de amor não é lamento
nem tristeza distante, nem saudade,
nem queixume traído nem o lento
perpassar da paixão ou pranto que há de

transformar-se em dorido pensamento,
em tortura querida ou em piedade
ou simplesmente em mito, doce invento,
e exaltada visão da adversidade.

É a memória ondulante da mais pura
e doce face (intérmina e tranquila)
da eterna bem-amada que eu procuro;

mas tão real, tão presente criatura
que é preciso não vê-la nem possuí-la
mas procurá-la nesse vale obscuro.

Jorge de Lima
Obra completa: Poesia e ensaios (1959).
Inserida por pensador

Tempestade noite adentro
Bambuzal descabelado ao vento
Saracura em seu lamento
Você em meu pensamento

Inserida por Jfasina

⁠Nas sombras do amor, encontrei meu lamento,
Onde uma paixão ardente se tornou tormento.
Promessas quebradas, mentiras emaranhadas,
Meu coração partido, em pedaços despedaçadas.
Seu olhar, um oásis de doçura e calor,
Agora se tornou um vórtice de dor e temor.
Suas palavras, uma canção doce e sincera,
Agora ecoam como um triste lamento que perdura.
Cada momento compartilhado, um doce sonho,
Agora é um pesadelo que não consigo esquecer.
Suas ações cruéis, meu coração traíram,
E a cicatriz do amor ferido, nunca se desfizeram.
Mas apesar de toda a dor que você causou,
Ainda encontro força, meu coração se curou.
No desgosto, encontrei minha própria graça,
E nas lágrimas, encontrei um novo começo em abraço.
Embora você tenha me magoado profundamente,
Ainda assim, encontro a cura na minha própria jornada.
O amor pode ter desaparecido, mas eu sobrevivi,
E em minha própria força, novamente floresci.

Inserida por amandasebaio

O fogo, esse elemento tão intenso,
Que pode trazer alegria ou lamento,
É um tema que inspira muitos autores,
De diferentes áreas de conhecimento.

Como nos alerta a ecologista Rachel Carson,
A natureza é um patrimônio universal,
E cabe a nós protegê-la com responsabilidade,
Para garantir um futuro mais sustentável.

E como nos lembra o filósofo Martin Heidegger,
A natureza é um ser em si mesmo,
E devemos respeitá-la em toda a sua plenitude,
Para vivermos em harmonia sem nenhum problema.

Os incêndios são um sinal de perigo,
Como nos ensina a escritora Rachel de Queiroz,
De que estamos ignorando o valor da natureza,
E precisamos agir com urgência e sem dó.

E como nos lembra o sociólogo Milton Santos,
O meio ambiente é uma questão social,
E devemos pensar em soluções coletivas,
Para preservá-lo e evitar um desastre sem igual.

E como nos alerta o biólogo E.O. Wilson,
A preservação é essencial para a vida,
De todos os seres que compartilham esse mundo,
E cabe a nós agir com amor e sem nenhum enfeado.

Que possamos seguir o exemplo de tantos autores,
E agir com sabedoria e respeito,
Para preservar o fogo, os incêndios, a natureza,
E garantir um futuro mais seguro e completo.

Inserida por romeufelix

⁠CÁRCERE DA DESPEDIDA

De que vale as lágrimas se no lamento
Levas a saudade de inevitáveis dores?
Se o afeto perdido lhe ainda é tormento
Com sensação tão cheia de amargores
De que vale prosar, tal poéticos autores
Pra acalmar a sofrência do sentimento?
Se os apertos ainda lhes são sofredores
E no peito ainda um aflitivo sangramento

O que me move é ter comigo a emoção
Um desejo flagrando o aturado coração
É saber que me doei a quem indiferente
E que no pesar, o cárcere da despedida
Encarcera, sova, com uma tal dor doida...
Mas, vale a pena, ao amor que se sente!

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
15/03/2023, 16'42" – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

Lamento aescassez de pensamentos
que (algumas pessoas) tem; sobre o que é essencial.
O que é importante deixa de ser, e não deve.
Mas Saint- Exupéry não disse?
"O essencial é invisível aos olhos"
Dá para, parar de limitar a ampliação do olhar das situações em geral.
Deixe conduzir !! E leve para o coração.
O coração não engana quando se trata de julgar.

Inserida por Silva_Debora_Santos

⁠Lamento pelos desejos que se despojaram
Pelos sentimentos que não afloraram
Lamento pelos pesares da pobre escritora
Lamento por sentir-me só, mesmo estando acompanhada.
Por quê? Porque lamentar-me nunca foi um subterfúgio; porque lamentar jamais foi uma forma de "tentar" chamar a atenção deste ou daquele. Meu desejo e forma de vida é ser eu, simplesmente eu, querendo/gostando você ou não. Ser simplesmente eu é o que me dignifica como ser humano.
vts

Inserida por Valeriateixeira

... A finitude e a brevidade da vida não nos permite ⁠o lamento por algo não ter saído do nosso jeito... Reinvente-se...


J.R

Inserida por JRBahia