Poemas sobre Árvores

Cerca de 1440 poemas sobre Árvores

⁠'A vida é passageira, mas ainda restam os acasos. Que novas árvores cresçam pujante dentro do teu coração, suplicando a felicidade que precisas.'

--- Risomar Sírley da Silva ---

Inserida por risomarsilva

"⁠Como foi maravilhoso observar a brisa e as folhas das árvores caindo em São Gonçalinho num dia quente de inverno".

Anderson Silva

Inserida por AndersonSilva777

⁠Na essência da liberdade, nem pavor nem escuridão.
Faço das árvores muralhas...
O céu é meu teto, a lua meu lustre,
Estrelas arandelas.

Inserida por LeoniceSantos

⁠Dádiva

As minhas asas deixei,
por entre as árvores passei...
Em todos os oceanos nadei...
Por sobre as pedras voei...
Meu segredo não saberei,
não sei ao certo se sou anjo,
ou humano...
Se sou poeta ou anônimo,
se sei, ou não sei...
Se são conceitos ou liberdade para novos sonhos.

Mas se lhe digo que te amo, acredite...
Se estou contigo, confie...
Se sou presente, é porque sua presença me fascina...
Se inventei, eu inventei novamente...
Não estou aqui para ser fraco ou forte ...
Quero ser real na não-realidade...
Ser desejo por não existir, e por existir você desejar...

Por sobre as flores lembrei...
Lembrei de você... Novamente, eu lembrei de você...
Se aqui estou, é porque na alvorada conquistei a minha dádiva.
Decidi por não ter asas, para permanecer aqui e poder te amar...
Os dias eu vencerei...
E os meus segredos contigo, dividirei.

Inserida por Ruptura

⁠Umedeçamos nossas raízes

Diferente das árvores, porque também somos lugares, nossas raízes acontecem
descoladas do chão, no movimento das nossas andanças em busca de um nutrir-se.
Raízes são o que nascem de nós no encontro com o Outro, de nossas experiências, e nos
trazem/levam alimentos. Uma fé de também não crê, e uma esperança que também pode ser vista. E são tantas ramificações, fertilizadas por lugares outros.
Possa ser que independente do lugar que estamos, nossas raízes já tenham alcançado o além-mar/horizonte.
Elas não precisam voltar, porque estão ligadas a nós. E mesmo à distância, podemos umedece-las.

Inserida por FlavioRibeiro

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Varrermos diariamente a folhagem que cai das árvores é bem melhor do que sermos grelhados pelo excesso do efeito estufa e respirarmos a poeira intensa da desertificação de nossos quintais pavimentados.

Inserida por demetriosena

ÁRVORES DA VIDA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

A sombra fresca e revigorante que nos enche de vida e paz, é o fruto generosamente ofertado por muitas árvores que os tolos dizem que não dão frutos.

Inserida por demetriosena

AS ÁRVORES

Demétrio Sena, Magé- RJ.

Ao ver que a mangueira de meu quintal, mesmo frondosa, verdejante, cheia de vida não dava mangas, meu amigo deu a sugestão infeliz:
- Corte logo essa árvore, seu Demétrio; ela não presta; não dá frutos.
Argumentei sobre a sombra refrescante, a beleza da fronde, o verde que a mangueira ostentava enchendo aquele quintal de vida, poesia e pássaros... mas nada. Meu amigo batia o pé; reforçava o seu argumento: árvore que não dá frutos deve ser cortada.
Se dependesse dele, as florestas seriam devastadas, de modo a só ficarem de pé as poucas árvores que ofereçam frutos próprios para o consumo pelos humanos. Quanto aos animais, morreriam todos. Uns, porque não podem ser comidos; e outros, para serem comidos.
- Não, amigo; não cortarei minha mangueira. Tenho muita estima por ela, e considero frutos sagrados, sua sombra e beleza.
Visivelmente contrariado pelo insucesso de sua sugestão, meu amigo se foi, após uma despedida meio ranhenta.
Considerando sua idade já um tanto avançada, e consequentemente a de sua companheira de muitos e muitos anos, confesso que às vezes me preocupa o que meu amigo possa pensar em fazer com ela, que já não lhe dá filhos... ou frutos...

Inserida por demetriosena

⁠Que a saúde me garanta plenitude;
o verde das árvores me passe esperança;
e o azul do céu me favoreça na lembrança de uma tarde bonita que tive quando criança.

Inserida por marianabertoof

Já vi flores brotarem das pedras
Árvores gigante nascerem na lama
Vinhas frutíferas tão dóceis sobreviverem ao deserto
Rosas encantadoras desabrocharem em um simples copo com água.

Inserida por joaoeudesdeana

⁠O corpo humano foi feito para usar alimentos simples, que nascem na terra, nas árvores, temperados com sol, água e repouso absoluto no fim do expediente. O segredo da saúde e longevidade está na maneira de combinar os ingredientes harmônicos na preparação do elixir da vida. Ao contrário do que nos fazem acreditar, envelhecer não é sinônimo de doença; envelhecer faz parte de um ciclo da vida.

Pessoas que não se alimentam para viver, mas vivem para comer, cavam a sepultura com os próprios dentes. Os maus hábitos alimentares são uma das grandes causas das doenças. E os medicamentos que aliviam os sintomas sem tratar a causa deterioram o corpo, levando à morte precoce.

As células não reconhecem os componentes artificiais dos medicamentos e o próprio corpo começa a trabalhar no sentido contrário ao que faz a regeneração das células. Ao contrário da alimentação natural que faz uma simbiose com o corpo biológico. Este é o segredo do elixir para a longevidade da vida com saúde e bem-estar.

Inserida por fluxia_ignis

⁠Da janela da minha casa vejo meu quintal...

As árvores, as montanhas e o azul do céu que corta seus cumes,

Tudo que está além da minha casa é o meu quintal...

Posso andar, navegar, sobrevoar... basta apenas sonhar...

Da janela da minha casa vejo teu olhar refletido no meu pensamento,

Teus olhos cor de folha de abacateiro...

Mais fácil penetrar na profundeza do mar

Do que entender o silêncio do teu olhar.

Da janela da minha casa contemplo o mundo

Com ar de filósofo...

Inserida por Morrot

Fica parada.
As árvores à frente e os arbustos ao teu lado não estão perdidos.
Onde quer que tu estejas, chama-se Aqui,
e tu deves tratá-lo como um estranho poderoso,
deves pedir permissão para conhecê-lo e ser conhecida.
A floresta respira. Escuta. Ela responde:
Eu criei este lugar ao teu redor,
se tu deixares, poderás voltar dizendo. Aqui.
Para o Corvo, não há duas árvores iguais.
Para o Rouxinol, não há dois galhos iguais.
Se o que uma árvore ou um arbusto faz te é desconhecido, certamente tu estás perdida. Fica parada.
A floresta sabe onde tu estás.
Tu deves deixar que ela te encontre.


- David Whyte

Inserida por ZS

É por Sua questão que vivo!
Sim, Tu, que fizestes questão de colocar as flores no topo das árvores,
Tão vibrantes e delicadas, que em meio ao asfalto resistem;
Tu, que fizestes questão dos bichos, belos e livres;
Tu, que deu a cada folha nervuras e viços diferentes,
Que das ondas, fez dos mares às canções
E do ar, do vento, à voz
Dando ainda ao céu, mil tons de cor e infinito,
Da mesma forma, fizeste questão de mim, e por isso eu o amo e o compreendendo.
Eu conheço tuas questões, que fizestes questão! E por isso o amo infinitamente.
Quer resplandeçamos juntos no além, ou não, pelos olhos do que amo, já o vi cem vezes.
Te conheço, e repouso em seu peito junto ao calor e batimentos do coração dos que vivem, e por eles eu vivo.
Sim, nós estivemos juntos tantas vezes, por tantos dias e noites, que como em um sonho se vão.
Tudo é lembrança e o único gosto que sinto em minha boca é vento.
As mesmas ruas, os mesmos lugares, as mesmas pessoas, no meu caminho: Você.
Essa força, que prende meus pés ao chão, não pode conter meus pensamentos.
E assim, atravesso todas as camadas do céu e rasgo o impossível.
Eu enlouqueço e me contorço como um nervo estremecido, que sou.
E ainda que eu não seja nada, sou muito, apenas por existir.

Para sempre, sua filha amada.

Natali Azevedo.

Inserida por nanavedo

⁠Somos como árvores que precisam de ser cuidadas, para que os nossos ramos cresçam em direção ao céu para receber a luz, alguns dos ramos tendem com as adversidades a ficar encruzilhados.
Já as nossas raízes prendem-se à terra para absorver os nutrientes necessários ao nosso crescimento e também para manter a estabilidade durante as tempestades.
É nas nossas raízes que se encontra todo o conhecimento e sabedoria.
É sem dúvida na terra que temos que alimentar e tornar mais fortes as nossas raízes.

Inserida por MariliaMasgalos

⁠Tenho plantado árvores

Tenho plantado árvores
sem saber o nome das mudas.
Algumas nascem tortas,
outras largam o caule no meio da tarde,
como quem desiste do dia
antes que a manhã termine.

Não escrevo placas,
não celebro datas.
Apenas volto, às vezes,
com um copo d’água e um silêncio,
como se ambos fossem sementes.

Plantar me parece um jeito
de conversar com o que virá depois de mim:
alimentar com frutos e sombra,
como quem deixa recados
em folhas verdes,
numa língua que ainda será inventada.

Às vezes, passo semanas sem voltar.
E, quando volto, há silêncio também nas raízes.
Outras vezes, encontro uma folha nova
que não me esperou para nascer.

As crio em pequenos vasos,
pensando protegê-las do mundo.
Mas elas anseiam pelo chão —
há raízes que não suportam cerâmica,
há vontades que só entendem o barro.

Tenho aprendido que a terra escuta melhor
quando não a interrompemos.
E que há gestos que não florescem
para nós.

Tenho plantado árvores
como quem aceita não entender tudo,
mas ainda assim insiste.
Como quem planta uma pergunta
e colhe, com sorte,
a sombra de uma resposta.

Inserida por Epifaniasurbanas

Uma estrela entre as árvores brilha,
Um luar entre as nuvens espia,
A noite me inspira.

Meu amor bem vindo,
De coração bem lindo,
Sufoca-me no calor infindo.

Inserida por mucombo

Passo a passo...
Árvores tristes, noite calada,
O vento sopra em meus ombros a dúvida,
E a cada passo, mas longe vejo
O final da estrada.

Poucas respostas,
Do nada, assim?
Qual o motivo desse ''tchau''
Que até parece ''fim''.

Uma mágoa acesa em meu peito
Que não sei de onde surgiu, mas,
Sei como surgiu, sem mesmo saber.

Medo de acreditar em meus sonhos?
Medo de acreditar em min?
Eu não tenho a resposta,
Mas estou assim,
E, tudo o que sinto agora,
Creio que há de vim.

Inserida por AlanRodrigo2

Sobre a virada do Ano:
Cá estou deitada sob as frondosas árvores que numa estação plantei, refletindo que um novo recomeço se inicia; faço um saldo e aprecio todas as coisas boas que vivi e aprendi, vejo e sinto muitas energias divinas. Olho para trás e agradeço cada dia de crescimento, de superação e de sentimentos de amor e gratidão. Observo cada ser que auxiliei no caminho sagrado, e tenho a certeza que trilhamos com firmeza, houve muitas curas, encantos e ascensão. Olho para minha família e minha equipe querida e posso dizer que sem vocês não poderia subir esta montanha de cura.
Espero que em 2019 compreendas que nossas vidas não muda na virada de uma estação, ao vencer uma doença, no termino de um dia, de uma semana e muito menos na passagem de um ano para outro, o que muda é a forma que escolhemos viver, o que muda são nossas escolhas, nosso semear de coisas boas em nossos corações, o que muda é o nosso interior.
Amanhã é a primeira folha em branco do seu livro chamado vida, escolha sua caneta mais brilhante, olhe para o céu no primeiro badalar de 2019, e agradeça a beleza que há. No soar da meia noite e um não saia correndo para abraçar ou beijar alguém, fique um momento com você mesmo, eleve-se em sua fé e acredite, sonhe que este ano será o melhor de sua vida, pois será, se assim sonhar...mas não se esqueça de fazer valer seu sonho, plante, regue, cuide, arranque as ervas daninhas e faça valer a pena!
E desde o início tenha certeza que será um ano maravilhoso e torne-se um Ser melhor a cada novo dia, não tenha medo de recomeçar a cada amanhecer, pois sei que teremos um ano glorioso!
Gratidão a todos os seres visíveis e invisíveis em minha vida, pois sei que para mim valeu muito a pena acreditar e estar rodeada de seres que se permitem evoluir 🙏🏻
Feliz ano novo!
Feliz renascimento,
Feliz vida,
Feliz reencontro 💙
Giovana Barbosa
Totonpegi

Inserida por giovanabarbosac

⁠Dia da Árvore, início de primavera!
As árvores são conselheiras por natureza. São os seres mais úteis do Universo. Então, devemos aprender com elas:
1. Sinta suas raízes na planta dos seus pés,
2. Doe suas folhas em sabedoria para servir de adubo para outros seres;
3. Beba água e agradeça;
4. Alegre-se com sua beleza natural, deixe balançar suas madeixas;
5. Esteja presente e aprecie a vista;
6. Aqueça o coração de quem ama;
7. Doe frutos e sementes para a natureza!
8. Seja você e respire. Respire!

Inserida por giovanabarbosac