Poemas sobre Árvores

Cerca de 1440 poemas sobre Árvores

⁠Hoje é o dia que se inicia a primavera e também o dia do povo em pé (as árvores)!
Quanta gratidão sinto pelos seres que ajudam a purificar nosso ar!
A meditar em harmonia, a ser útil!
Nos ensina a deixar o velho para renascer o novo, sempre em sincronia com o divino!
Deixar as folhas e delas fazer adubo para as jovens árvores, florescer para perfumar o Planeta Terra, a dar novas sementes e frutos para nos alimentar, a ceder sua madeira para produzir o Rape Sagrado, para as construções de casas e barcos, e após tudo isto poder nos aquecer no fogo formando uma linda fogueira e volta as cinzas como adubo!
Assim é...
Este iniciar de um novo ciclo!
Honro minhas irmãs árvores, plantamos tantas em nosso espaço que é amor e luz!
Gratidão a todas as energias divinas de luz e da luz!
Gratidão por tantos ensinamentos e sabedoria!
Honre cada ser em pé!
Honre suas raízes, suas folhas, suas flores, sementes e frutos!

Inserida por giovanabarbosac

⁠As árvores para gerar frutos, elas precisam de um solo fértil.
E não somos diferentes das árvores, devemos cuidas das nossas raízes, se preciso for devemos mudar de solos (ambientes).
O solo infértil não mata a árvore, como muitos ambientes não tira nossas vidas, mas impede a nossa principal função, que é dar frutos.

Inserida por RobsonWilliamJr

Muitos querem o ouro, mas oferecem o bronze,
Querem a sombra, mas não plantam árvores,
Gostam de bons frutos, mas não regam as raízes,
Reclamam do frio, mas não percebem que ou outros sentem também,
Querem receber aquilo que não dão!

Inserida por CarlosDantas

⁠⛵
Árvores suspiram.
Nuvens choram.
O vento passa, tocando o barco.
Que ele seja a âncora que mantém
meus pés no chão e eu serei as asas
que deixam seu coração nas nuvens.

Inserida por olhos_tristes

⁠Eu vi o vento
a brincar por entre as árvores
Eu vi o sol a espiar
o balançar do vento
Eu vi flores a desabrochar
de acordo com a intensidade do sol
Eu vi a donzela a balançar despreocupada
crianças de encontro ao vento
elas querem se apoderar do vento
ou o vento com elas quer brincar ?
Segue o desafio
o vento a ventar
crianças a correr
folhas a cair
flores a desabrochar
Sol a brilhar
E o mancebo?
Que faz ali o mancebo?
Buscando chamar a atenção da donzela
que tem o pensamento ao vento
E com ele voa para lugares distantes
Em busca de mais conhecimento
não dedica a ele
de sua atenção um instante.
*******

editelima 60/ 2023

Inserida por editemendes

Vento que me leva

Brisa boa, vem me bate me leva, me traz, árvores, plantas, rosas sussurram aquela boa brisa que passou despercebida, me tira do sério, me leva pro seu mundo, me arrebata, mas não me esconda sua leveza e suavidade tão bela e bonita, brisa boa.

Inserida por Fernand0S

"Gaia, nossa morada. Quantas coisas lindas nos desse. O ar, as águas, as árvores, os animais, nosso alimento, enfim...
O homem te retribui. Ódio, ganância, guerras, poluição...
Feliz o fato que és infinita e interminável, e o homem com tão curta passagem.
Obrigado ó Mãe Terra."

Inserida por thiago_rosa_cezar

As arvores exibem sua beleza
O vento carrega em mim si doce aroma de vida,
Anor e liberdade tolam pelo ar.
Um clima de alegria especial abrange meu coração,
Enquanto o ar quente do verão esquenta meu corpo.
Estou feliz,
Feliz porque vivo,
Feliz porque existes...
Feliz porque eu Te amo...

Inserida por AlexsandraZulpo

⁠Um temporal desabou
E veio acompanhado de um vento
Que, saiu sacudir árvores, despindo-as
De suas folhas e atirando-as nas faces dos transeuntes...
E eu na rua procurando um abrigo,
Antes que o meu guarda chuva virasse um para quedas...
Achei uma cobertura e ali fiquei a espera que, a tempestade acalmasse.
E neste ínterim, os pingos enormes parecia pontos de exclamação
batendo no chão...
E pareciam dizerem: vamos virar enxurrada e cair na correnteza,
dessa rua a beleza,
entupindo todas as bocas de lobo,
transformando tudo em bueiros de lixo...
***

Inserida por ostra

[...]...Corri em lindos dias por entre as arvores da minha vida...
Ouvia o marulhar do mar, até quando dormia...
deixei na areia as minhas pegadas... Sempre...
Nesses dias o meu júbilo era incontido...
À noite pra mim eram estrelas e a lua minhas
Meu olhar não anoitecia... Brilhava... De um esplendor
Que parecia o amanhecer dos meus versos...[...]

Inserida por celinavasques

Na floresta silenciosa e escura
Onde as árvores se erguem majestosas
Há um mistério que me fascina e cura
E me faz sentir coisas maravilhosas

Eu gosto de ouvir o canto dos pássaros
E de ver as flores de mil cores
Eu sinto uma paz que não tem embaraços
E um amor que não conhece dores

Mas às vezes eu também tenho medo
De encontrar algum perigo ou segredo
Que possa ameaçar a minha vida

Por isso eu rezo a Deus que me proteja
E que me dê a graça de ser seu
Na floresta que Ele mesmo fez e elegeu

Inserida por SamuelRanner

⁠As árvores.
O táxi.
As mulheres.
O destino.
A janela.
A vida vive.

Inserida por Regianevieira

''Não é a estatura que exibe a grandeza de um homem,
Apesar de serem as grandes árvores as que dão mais sombra,
Pois das pequenas vêm o alimento que o homem consome
E são muitos os mortos quando uma sequóia tomba''.

Inserida por opoetizador

⁠Somos tu e eu
Duas árvores nascidas de uma
Matriz, aparentemente finda.
Somos duas, e nos transformamos em uma só, na fluidez do mais belo amor
Amor puro, incondicional e eterno ..
És minha vida !!!
Sou Tua Bia .

Inserida por Bia-Domingues

TRISTE QUIETUDE

⁠As árvores cansadas da dor
Deixavam cair seus braços tão tristes
E o sol castigava as pedras do chão
Como ferro quente a marcar o gado,
Na tarde já morta de sede.
Só uns cabelos de oiro
Esvoaçavam loucos na brisa infernal...
Eram os teus procurando os meus,
Na triste quietude da tarde defunta.
Fugiram os pássaros e tudo o que é vida
Da vida que tem sangue nas veias.
Dolorosamente, em prantos de cinzas
As árvores tornaram-se pó
E os ramos partiram-se numa chuva
De mil pedaços queimados.
O sol escondeu-se amedrontado;
A tarde e a brisa quente
Feneceram de saudade.
Só ficaram os teus cabelos de oiro
Sempre à procura dos meus,
Revoltos na triste quietude...
Mas tudo tão inútil.

(Carlos de Castro, in Poesia Num País Sem Censura, em 27-08-2022)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

VIRGINDADES

⁠Foram e serão como árvores
Sem fruto
Em seu voto absoluto
De entregar-se,
Devotar-se,
A um só corpo impoluto.

Nunca gerado e resoluto
Por mais tentação que venha
Lá dos varões assinalados
E mestrados.

Confessam-se a padres enamorados:
"Antes morta, do que prenhe,
Não desdenhe, não desdenhe,
Que cá nesta minha ordenha,
Eu sou a santa e a senha
Pela qual me registo
E virgem serei e resisto!".

E num terminar de emoções
Deitam a mão a uns cordões
De recordações
Nefastas,
Mas para resistirem castas
Naquele gostoso furor,
Invocam o seu amor a Cristo!

(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 04-05-2023)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

⁠Rastros de você

Vagando entre as árvores, senti o teu cheiro;
No meio das pedras, encontrei vestígios teus;
O rio corria solto, na margem achei a rosa a qual te dediquei;
Ao longe no alto de uma montanha te enxerguei;
Continuarei á caminhar na tua direção, enquanto houver brilho em tua luz.

Inserida por Ricardossouza

Força Poderosa
Uma força poderosa move o mundo.
Da varanda da minha casa, eu vi as árvores sendo sacudidas pelos fortes ventos, eu vi a noite chegando e o Sol se escondendo,
Da varanda da minha casa, eu vi as nuvens correndo apressadas para esconder o brilho da Lua por mais de uma vez, vi também a escuridão esconder as montanhas a frente,
Da varanda da minha casa, eu vi e ouvi a chuva chegando, também vi o quanto somos privilegiados perante a força poderosa que move o mundo.

Inserida por Ricardossouza

Piranhas, AL.
Os diversos tons de verde nas folhas das árvores enfeitam a paisagem,
As inúmeras cores das rosas e das borboletas dão a impressão de estarmos dentro de um arco-íris,
O vento sopra sem uma direção certa e ao mesmo tempo faz a vegetação toda dançar, por vezes lentamente, por vezes em passos rápidos é lindo,
Na cidadezinha de Piranhas, AL, as paredes das casas tem cores fortes, a pracinha central encanta com o seu belo entardecer,
O rio São Francisco corre calmamente levando e trazendo os turistas para mais um passeio feliz,
A noite é pintada com notas fortes das músicas regionais, o romance e a cultura do lugar estão no ar,
Mais uma vez a noite cai na bela cidadezinha, uma partida é dada, a saudade é sentida, e as recordações ganham vida.

Inserida por Ricardossouza

Palavras tem poder...

⁠As palavras fazem tremer.
Por entre as arvores grandes na calada da noite a lua se esconde dos olhares necessitados de respostas,
A vontade de receber um beijo doce e quente a beira da fogueira é interrompida pela agitação breve de belos macacos,
O mundo se fecha, ao mesmo tempo tudo se abre densamente, a adrenalina do momento enaltece a vontade de dois corações,
Muita respiração, muitos sorrisos profundos, no emocional uma bagunça gostosa,
Aqui dentro da cabana no meio da floresta tudo acontece do mesmo jeito que dias atrás gritei pedindo para o universo todo ouvir.

Inserida por Ricardossouza