Poemas Famosos Portugal
Imaculada Conceição
Nossa Senhora
Da Imaculada Conceição
Rainha de Portugal
Alimenta a nossa alma
Com a fé que precisamos
Transborda de alegria
O nosso coração
Rogai por nós os pecadores
Amém
Terremoto Lisboa Cascais Estoril Portugal
Lisboa, Portugal
26 de agosto 2024. 05:11 hs
Acordado,
Mandava mensagem para um amigo
Júnior, do Espírito Santo, Brasil
E na tela surgiu:
"Alerta de terremoto"
Nem deu tempo de piscar....
Paz no coração!
Sardinhas na brasa
Em Portugal se tem a tradição de comer sardinhas assadas, nas ruas, durante as festas populares, dos Santos.Em todo o território isso é um espetáculo. São lindas essas festas e deliciosas, essas sardinhas.
Agora mudando de assunto.
"Puxando a sardinha para a minha brasa"...
Expressão em que muitos querem se beneficiar a custa dos outros...
_Atitude feia, né...
Não entendo essa vaidade e esse orgulho em querer se dar bem, prejudicando os outros?...
E querendo diminuir as outras pessoas, para querer que achem "que elas" ou "eles" São fantásticos, bonzinhos e que sabem fazer tudo corretamente...
Tenho pena dessas pessoas que agem assim. Ainda não encontraram e descobriram o poder que tem em suas Essências, para não depender das avaliações dos outros para se acharem importantes...
Se elas soubessem a força universal que trazem dentro de sí, não ficariam mendigando por um aplauso e uma palavra de consolo...
Mal sabem eles ou elas, que aqueles para quem querem chamar a atenção, muitas vezes reconhecem essa fraqueza nelas, e querendo mais lenha na fogueira, aplaudem esse tipo de comportamento só para terem os seus interesses, ocultos, atingidos...
Vida que segue...
Farinha pouca, meu pirão primeiro...
Esquecem que o mundo gira e um dia a Água vai faltar para fazer o próprio pirão...
Vamos aprender a compartilhar, dividir e ajudar os irmãos e amigos. Mesmo que eles estejam saindo da rota. Assim, com a consciência tranquila, vamos seguindo em paz na vida, na alma e no coração.
Tem se ter muita paz no coração!...
Bom dia!
Ontem, em um jantar maravilhoso com um amigo em Portugal, mais uma vez percebi como a vida nos ensina quando sabemos estar, quando somos verdadeiros e vivemos a amizade como uma via de mão dupla. Entre conversas sobre a vida, sem sequer ser o foco principal, enxergamos uma oportunidade incrível, como um presente inesperado de Deus.
Isso me fez refletir sobre como Ele nos conduz de forma mágica para as boas coisas, alinhando caminhos, pensamentos e corações. Às vezes, buscamos respostas em lugares distantes, quando, na verdade, elas surgem nos encontros mais simples, nas trocas genuínas e no compartilhar de momentos sinceros.
Que hoje possamos estar atentos aos sinais divinos, abertos às oportunidades e gratos pelos amigos que nos acompanham nessa jornada. Deus sempre tem um plano perfeito!
Que o seu dia seja abençoado e cheio de descobertas maravilhosas!
Portugal: o Mito e o Destino -
E a cruz ao alto erguida, lá,
onde a terra acaba e o mar começa,
desperta em mim a memória das naus ...
Essa longinqua quimera,
saudosa Epopeia, Sonho mais alto!
O nosso Sonho!
Escalda-me então o sangue nas veias,
bate-me o coração a compasso desmedido,
minha'Alma levanta voo,
parte em direcção ao infinito ...
Busca outro chão, outros Povos,
outras Raças, outro Deus!
Mas não vejo a Cruz!
Os barcos perderam-na!
E as quilhas?! Onde?!!
Perdeu-se também o sonho,
desfez-se também o Mito,
sepultaram-se Poetas e visionários ...
E a Alma Portuguesa recolheu! Onde?! Onde?!
E Eu?! Que farei agora Eu sem Deus?! ...
(No cabo da Roca)
As velas sem cruz são a modernidade. O discurso político deixa de ser religioso (sem cristo e sem cruz) e passa a ser económico a partir da Guerra dos Trinta Anos - a partir da Paz de Vestefália ... A confusão entre economia e política fez com que todas as guerras, depois de 1648, tenham sido económicas.
Esta, a do século XXI, é isso mesmo: uma guerra económica e monetária.
E só deixaremos este ciclo quando separarmos a política da economia. Ou seja, voltarmos a Cristo!
Um Embaixador para a Economia da Alma...
(Analise de um amigo Economista)
Portugal de pobres salários, mas com combustíveis dos mais caros da Europa...
Que pena nossos pobres governantes;
Tão deixem, tais empresas tão roubar-nos;
Tão deixem, tais empresas retirar-nos;
O pão, pra os seus lucros extravagantes.
Que pena não termos quem nos proteja;
Desses malvados especuladores;
Desses malvados ladrões malfeitores;
Pra que o seu lucrar, tão grande não seja.
Por isso tone costa e marcelinho;
Porque deixais tão roubar nosso povo;
Com estes tão exagerados aumentos?!
Porque deixais roubar-nos tais jumentos?
Será que temos que escolher de novo;
Quem não deixe roubar o Zé Povinho?!?!
Que pena, tão nos deixarmos roubar...
Que pena, pois, não sabermos lutar...
Contra quem anda e nos deixa explorar!!!
D. Amélia de Portugal -
Um manto de tristeza ainda lh’ anoitece
toda a Luz que seus olhos incendeia,
memória dolorosa que guarda e não esquece
no intimo do peito – maré cheia!
Amor de Esposa e de Mãe feito Epopeia!
Estranha Oração em triste-Prece,
ressoando numa Pátria, sangrenta e alheia,
ao culto e à dor que em seu peito resplandece.
E na luta interna que se agita,
no intimo d’uma Pátria que grita:
“morra p´la Republica esse cunho Real”,
esqueceram sentimentos, esqueceram humanidade,
atentaram contra à Vida e activaram a maldade,
pobre D. Amélia, Rainha de Portugal!
PELÉ ETERNO
O Brasil teve um rei
Que não era imperador
Não veio de Portugal
Nem era um ditador
Majestade no gramado
Com a bola fez reinado
Foi o melhor jogador
Portugal...
Portugal, país encantador,
De paisagens raras e belas,
Mas também um lugar de dor,
Onde a falta de casa deixa sequelas.
Impostos altos, um fardo pesado,
Que pesa nos ombros dos cidadãos,
Mas há algo que deixa o povo animado,
São os foguetes, em noites de celebração.
São Pedro, Santo António ou São João,
São nomes que fazem os corações bater,
E quando soar a primeira explosão,
Toda a gente vai querer aparecer.
Entre o fogo e a alegria,
Lembramos que há muito a fazer,
Haja mais equidade e harmonia,
Para todos terem um teto para viver.
Que os foguetes nos lembrem sempre,
Que a vida é para celebrar,
Mas que não nos esqueçamos igualmente,
De lutar por um futuro melhor alcançar.
Líderes fracos tornam fraca FORTE gente…
Mais uma vez dito, ficou provado;
Colocando Portugal em tal sítio;
Pelo de início ver tão paralítico;
Nos nossos governantes encontrado!
Encontrado em falta de um não cuidado;
Havido em quem só tinha que informar;
De saber pra a pandemia enfrentar;
A todo um povo nessa mesma achado.
Achado como ainda em toda a Terra;
Tão se encontra a da mesma gente havida;
Pena o termos pandemia gerida;
Por tais que em vírus sequer sonham guerra!
Não sonham por estarem deslocados;
Dos locais em que deviam estar;
Porque assim só servem pra nos matar;
Devido a não estarem bem colocados!!!
Não o estão por não terem preparação;
Exigida pra a doença enfrentar;
Devido a em tais faltar todo o estudar;
Havido em na saúde formação!
Por isso políticos desta Bola;
Ide jogá-la em vossa competência;
Deixando os peritos dessa ciência;
Demonstrar o que aprenderam na escola!!!
Por vossa sapiência agora estamos;
Atrás desta pandemia a correr;
Por não terdes sabido precaver;
A chaga em que agora nos encontramos!
Não andeis, pois, agora a culpar o povo;
Nem os dele BONS profissionais;
Pois que vós tais, cá sabem muito mais;
Por em tais tanto haver bom saber novo!
Que pena o nosso primeiro amiúde;
Tão tenha medo de um remodelar;
Quem tem no governo a desgovernar;
Principalmente o lugar da saúde!
Tal como o nosso papagaio-mor;
Tão vir anunciar ser o culpado;
Sem assumir tais culpas, que coitado!!!
Neste momento em nós de tanta dor.
Não andeis, pois, agora a culpar o povo;
Colocai é em vós, bom SABER novo.
Confinarmos em Portugal para ocultarmos erros políticos!!!
Confinar um País é pertinente;
Principalmente pra quem tem certinho;
Vencimento pago pelo povinho;
E tão dar pra esconder asneira assente!
Asneira por já não haver o Natal;
Pra disfarçar o por vós provocado;
Em tanto transportar ABARROTADO;
De quem pra COMER tão tem que usar tal!!!
Asneira em contratar por vós havido;
A quatro meses OS ANJOS da vida;
Causando nesses tais, visão sentida;
Pois de cá nunca teriam partido!
Asneira havida em suor lhes roubar;
Em milhões de horas-extras de trabalho;
Mandando a tantos com Cê pra o baralho;
Pra evitardes ter que a tais contratar!
Asneira em não pagardes justamente;
Por sequer nos garantirdes sustento;
A nós que a vós pagamos vencimento;
Mas tão vemos o agradecer ausente.
Asneira em não verdes mágoa num povo;
Que em vós confiou em tantos instantes;
Mas que agora já não tão como dantes!!!
Por não ver em vós BOM governar novo.
Asneira em teste rápido não usardes;
Em todos os em nós já sintomáticos;
Ou a chegados cá, mesmo assintomáticos;
Pra de todos má doença afastardes.
Asneira em não vos terdes prevenido;
Apetrechando e bem nosso sistema;
De SAÚDE, ou pra todos vital lema;
Desconsiderando O em outros VIVIDO.
Por isso político António Costa;
Deixa de a falhado/as tão proteger;
Pois por tais falhado/as verás MORRER;
Mais GENTE, que a em por pandemia; imposta.
Logo e connosco poderás contar;
No dia de em voto te agradecer;
Por não dar pra esquecer todo um morrer;
Que em nós tão poderias EVITAR.
Não andeis, pois, agora a culpar o povo;
Colocai é em vós, bom SABER novo;
Ursula von der Leyen e a AJUDA humanitária a Portugal…
Ursula von der Leyen, obrigado;
Pela tua GRANDE dedicação;
À da nossa Europa boa união;
Pois sem ti estava cá tudo lixado!
Obrigado pela dedicação;
Pra tornares nossa Europa melhor;
Deixando nela esse Teu bom sabor;
Em tantos transformado em salvação!
Muito obrigado a Ti e a Teu bom País;
Por irdes mais uma vez ajudar;
O Meu e a tantas de nós cá pobres gentes!...
Por nesta altura estarem tão doentes;
Devido a um da SAÚDE organizar;
Por líder má em ELA, ou sem raiz!
Obrigado por Teu BOM semear;
Na nossa Europa com PURA IRMANDADE;
Vinda dessa Tua NOBRE BONDADE;
Que A teu SER, deu tão LINDO rechear!!!
Com o Carinho, que de mim e de todo o meu POVO mereces;
Vacinar em Portugal…
Com esta ministra cá da SAÚDE;
Na Europa em últimos vamos ficar;
Devido ao tão grande maltratar;
A profissionais DELA amiúde!
Desperdiçou milhares de ENFERMEIROS;
Tal como o fez cá a MÉDICOS tantos;
Não reconhecendo em tais os encantos;
Tão vistos nesses da linha primeiros.
Agora que a tal vai ser vacinada;
Sem a este País fazer falta alguma;
Que se lixe o resto da nossa gente!...
Importa é que não fique doente;
Pois como esta tal ministra há nenhuma;
Mais “fina” pra em saúde colocada.*
Com uma profunda tristeza, por saber bem, que com a orientação da tal, nem para agosto de 2022; o nosso POVO estará totalmente vacinado... Mas importa é que ela o seja, pois como dizem os jornalistas; tal coitadinha está na linha da frente!!!
https://tvi24.iol.pt/sociedade/portugal/covid-19-gentil-martins-acusa-governo-de-incompetencia-simples-na-gestao-da-ajuda-dos-medicos-voluntarios
Cento e quarenta médicos é tal;
Número dos TAIS desconsiderado;
Por este a nós tal governar malvado;
Da saúde em que há tanta GENTE mal!
Sem quererem, pois, qualquer ordenado;
Ofereceram-se para ajudar;
Nem que fosse pra a uma VIDA salvar;
Vendo esse oferecer ser rejeitado.
Porque enviaram cartas pra vós três;
Mas de vós sequer tiveram resposta!!!
Por isso Marta, Marcelinho e Costa;
Um dia há-de chegar a vossa vez!
Como podeis: Marta, Costa e Marcelo;
Rejeitar tão bom voluntariado;
Que a centenas de nós vinha salvar?!...
Será por não sentirdes o chorar;
De um POVO a tão morrer abandonado;
Por em vós não ver valer de um martelo?
Enfim!!!!!!!!!!! mas o futuro de vós dirá.
Covi-19 e o Vacinar a TODOS [falo por nós] em Portugal…
Porque ainda a nós falta mais de um ano;
Pra podermos dizer: fui vacinado;
Vamos com vírus redobrar cuidado;
Pra vermos se em tal acha em nós engano!
Porque ele por ser coisa em nós só pega;
Como em mim já duas vezes pegou;
Por favor que infectado a mim passou;
Provocando em meu corpo um dizer: chega!!!
Por isso e com muito cuidado havido;
Tal por pouco com éFe a mim podia;
Ter mandado com Cê, lá pra o baralho!...
Valeu-me a esposa e todo o seu trabalho;
Pois não fora ela este soneto havia;
Pra vos contar passado em vírus tido.
Devido a tê-lo apanhado em novembro;
Desta vez pela esposa a mim passado;
Por sem ela a viver ter recusado;
No odor e paladar inda o em mim lembro.
Por isso políticos desta Bola:
Apostai muito forte nas vacinas;
Pois só esse havido em essas meninas;
A em TODOS, permitirá o ir pra escola.
O Portugal.
os lobos são muitos, os lúcidos são poucos.
ninguém sabe o que quer,
ninguém conhece que alma tem,
tudo é incerto,nada é verdadeiro,
tudo é disperso, nada é inteiro,
nada é certo,tudo é imperfeito,
hoje és nevoeiro,tempestade,vento,
meu amigo,sem alma ,sem amor,
sem rei,nem lei,sem brilho,sem luz,
dos palácios comidos de mofo,escuros ,
vazios,vagueiam as almas,sem paz,
como os mendigos esfomeados e sujos,
como o silêncio hostil da saudade,
arder de frio,morto em cinzas,
o Portugal meu amigo,meu irmão,
os lobos são muitos,os lúcidos são poucos.!
Você pode conhecer Londres Paris, Portugal, Rio de janeiro
mais se você tiver humilde você nunca sairá de dentro
de você.
Portugal, Portugal
um beleza sem igual
Eu vós tinha dito a respeito dos campos e das flores,
do pão, do queijo e do vinho,
do frio gostoso de abril e desse
povo tão acolhedor que nós aquece a alma
Portugal, Portugal
em todo canto um encanto natural
Tu és saudade e felicidade
na hora da despedida
“C’est la vie, Rose…”
Diziam os velhos em Portugal — e com razão — que as pessoas só mudam quando lhes tocam ao bolso.
Tocou no bolso, muda-se o tom, o gosto, a moral.
Muda-se até o santo de devoção.
Gente que um dia comeu no prato do progresso,
Hoje cospe nele com desprezo,
Mas o tempo cobra — e às vezes cobra com juros.
Porque a vida, Rose… C’est la vie.
Mas nem sempre é tão “rose” assim.
O Brasil viu surgir gente que foi a primeira da família a entrar numa universidade.
Gente que teve casa própria, comida na mesa, dignidade no peito.
Tudo isso graças a políticas sociais que agora são tratadas como esmola,
Por quem se esqueceu de onde veio, ou finge que chegou lá por mérito próprio.
E aí, quando o vento virou, muitos viraram juntos.
Esqueceram a mão que lhes estendeu o prato.
Agradeceram sorrindo, e depois votaram com o bolso.
Tem também os que foram enganados — não tiveram olhos pra ver.
Mas há outros… há os que viram e aplaudiram. Por conveniência.
E esses são os mais perigosos.
Porque enquanto um homem foi perseguido e não encontraram nada além de dignidade,
O outro rasgou bandeira, traiu a pátria e ainda saiu aclamado.
Vai entender…
A verdade, minha cara Rose,
É que inteligência não se pendura na parede.
Sabedoria não se ensina em PowerPoint.
E caráter… ah, caráter não muda com o câmbio do dólar.
— Nereu Alves
