Poemas de Tristeza
Humanidade latente
Você que se sente triste e desacredita dos seres humanos, por pensar que não se pode confiar em todos , que acha ser deplorável a falta de transparecia entre alguns deles, 5ou acha ser complicado compreende-los , saiba que ele só e assim por ser ainda humano.
Afinal as fraquezas humanas só existem por não estarmos ainda livre de suas mazelas, e embora sejamos parte de Deus, muito ainda devemos evoluir, até que nossa parte humana consiga superar essas fraquezas.
Errar é humano e dentro desta humanidade perdoar, entender e aceitar o outro deve ser a nós um ato ainda sobre-humano.
Então, que seja a humanidade existente dentro de todos nós sobre-humana, e assim sendo, a ninguém teremos que perdoar ou pedir perdão por não conseguirmos ser humanos diante das fraquezas ainda humanas em nós, e nos outros.
Isabel F M Landim
Lembranças remetem a dois polos alegrias e tristezas
Ambas produtos da memória
Semeie alegria para memória não colher tristezas.
O teu peito é fortaleza
de amor e gratidão.
Esqueço a dor e a tristeza
se me guardas em teu coração.
Quando a morte quer vida
Minha tristeza é profunda.
Minha angústia é presente.
Desgosto, desprazer, a morte que inunda.
A força bruta que muito se sente.
O oposto renasce.
Floresce.
Acorda.
Não é oscilação.
Nem tampouco confusão.
Parece desentendimento de amar.
Comportamento bipolar.
Não.
Não.
Bem mais intenso.
Batalha.
Guerra.
Luta.
Embate.
Duelo entre a vida e morte.
Um paralelo da esperança e o desencanto, desencontro.
E vem um anseio.
Mudar o mundo.
Opinar perante a sociedade.
Meditando.
Por vezes na força.
Na coragem.
Perspicácia.
Capacidade.
Será.
Onde está esse rei.
Sua coroa é desafiante.
Ser.
Nascer.
Viver.
Quando a morte persegue de forma radiante.
Bem.
O sepulcro convida.
Eu me nego.
Já disse que verei a glória.
Enterro a morte.
Lanço a sorte.
E a vida.
Esperança.
Vitória.
Giovane Silva Santos
É triste...
As pessoas não podem ver nada dando certo na vida dos outros e já querem te derrubar
Quer saber
Se uma pessoa te derrubou
A pessoa que acha que te destruiu, ela está errada
Mostre pra ela que você é capaz de se reerguer de novo
Apenas faça
Não importa o quanto queiram te derrubar
Seja mais forte e insistente do que eles
A única pessoa que pode mudar seu futuro é você mesma
Ninguém que quiser atrapalhar é melhor que você
Você é melhor
Vá e faça
Você sabe...
que quando estamos sozinhos ficamos tristes
que quando preciso de você e não está
é porque o mundo diz que é melhor assim
Se você estivesse perto de mim
Eu estaria melhor
Você é um daqueles a quem se chama feliz? Pois bem, você está triste todos os dias. Cada dia tem uma grande amargura e um pequeno cuidado. Ontem tremia pela saúde de alguém que é caro, hoje receia pela sua; amanhã será uma inquietação de dinheiro, depois a diatribe de um caluniador ou a infelicidade de um amigo, mais tarde o mau tempo que faz, qualquer coisa que se quebrou ou se perdeu, uma vez um prazer que a sua consciência e a coluna vertebral reprovam, outra vez a marcha dos negócios públicos. Isto sem contar as penas de coração. E assim sucessivamente. Uma nuvem que se dissipa e outra que se forma logo. Apenas um dia em cem de plena felicidade e cheio de sol.
E sois desse pequeno número que é feliz! Quanto aos outros homens, envolve-os a noite estagnante.
Os espíritos refletidos usam pouco desta locução: os felizes e os infelizes. Neste mundo, evidentemente vestíbulo de outro, não há felizes.
A verdadeira divisão humana é esta: os iluminados e os tenebrosos.
(Os miseráveis, de Vitor Hugo)
SAUDADE
Sou brasileiro e sinto muita saudade.
Namorando a tristeza que sinto agora,
Além de sentir, posso falar de saudade.
De uma saudade única e verdadeira.
Saudade do Brasil que levaram embora,
me abandonando em terra estrangeira.
12/06/2020
Mendigar…
Que triste acontecer, tanto se dá;
Entre nós por tanta miséria haver;
Devido ao que se ganha por cá;
Mal chegar, pra meia vida viver!
Tal é, devido a tanto escravizar;
Que há muito, de nós se diz abolido;
Entre nós tão presente se encontrar;
A roubar e a matar, todo o em si tido!
Que pena, a sacana da escravidão;
Ainda entre nós, estar tão permitida;
Devido a nossa tão grande ganância!...
Condenar tantos, por não terem pão;
A mendigarem nesta pobre vida;
Pela nossa tão má deselegância.
Com profunda mágoa;
Nem tudo é como a gente quer,
Neste mar de tristeza e solidão,
Ja pedi perdão e apenas recebi muitos nãos,
Juro que nesses ultimos suspiros quero sentir suas mãos macias e delicadas quentes segurando os meus dedos enquanto sinto o abraço sombrio da corda em meu pescoço,
Nem tudo é como a gente quer,
Lembra de quantas vezes lhe fiz sorrir e outros ha fez chorar,
Um dia você me dia que seu sonho era se casar,
Meus olhos brilhavam toda vez qua eu lhe ouvia cantar,
Apesar do seu jeito de me ignorar eu nunca deixei de te amar,
Nem tudo é como a gente quer,
Em uma noite vi voce chorar,
Talvez não foi a intenção dele te machucar mais creio que sim só queria te usar,
Apenas me deixe te abraçar e dizer que não esta só,
Só queria poder falar e expressar o quão vocë é especial,
Mais não consigo,
Não dá,
Tenho medo de algum dia te machucar,
Tenho medo de não saber te valorizar,
Sabe nem tudo é como a gente quer,
E neste momento eu só quero recordar o que vivemis nesse ultimo filme,
Para a ultima lagrima cair,
Em uma nova vida reacordar,
Talvez assim seja tão feliz tanto quanto fui ao seu lado como um humilde e solitario amigo,
Ei, não mecha com as minhas pelucia de morcegos e corujas, sei como você os odeia mas eles foram meus primeiros amigos,
De um abraço neles por mim por favor,
Um abraço bem forte e diga que eu estarei sempre la no quartinho com eles apartir de hoje e para sempre,
Para sempre e sempre...
Autor: Jonathas Nogueira da Silva
Sorria quando a dor te torturar
A saudade te perturbar
Os seus dias e noites tristes e vazios
Sorria quando tudo terminar
Quando o amor acabar
Nadas mais lhe testar
Do sonho encantador que você teve
Sorria quando do sol não vir mais a luz
Quando as noites forem mais escuras e longas
Sorria quando sentir todo o peso das suas decisões
E carrega ela como uma cruz em seus ombros
Sorria e siga em frente para seu melhor
Não de sua dor para alguém leve com você
Pois essa dor irá sumir e você vai sorrir
E seu mundo vai melhorar
Mas você terá que lutar
Para essa recompensa ganhar
E seu sorriso ser a eterno
Até quando o seu últimos suspiro dar
Autor: F.M
Labirinto de saudade
As tristezas de minhas perdas...
É um vácuo cravado no peito,
Daquela vontade de abraçar,
De sentar juntos pra conversar!
De tantos risos, tantas festas...
Um pouco de silêncio no jeito,
Na hora do almoço ou do jantar,
Ou se era aquele tempo de pensar!
Ah! Falta destes dissos e aquilos!
Saudades é um mar de labirintos
Das lembranças que trago comigo...
Não! Esquecer??? Eu não consigo!!!
Estarão na paz de Deus eternizados:
Pai, mãe, irmão estejais descansados!
DESDE JÁ
Um dia desses quando eu partir
não quero tristeza
e se quiserem chorar
chorem com leveza
Não perturbem minha paz
entendam…
estarei ocupado
escrevendo a derradeira página
da poesia de minha vida
Partirei tranquilo
não sintam pena
minha vida foi plena
Sorriam…
deixem minha alma partir serena.
(publicada no livro: Antologia V - CAPOCAM Casa do Poeta Camaquense - 2019)
Tristeza
Tenho uma dor que não tem comparação
Realmente é uma dor no coração
Isso me destrói cada vez mais todos os dias
Sei que um dia talvez suma mas não será agora
Tenho que ser forte para não me machucar mais
Eu sou um homem triste e sofro com isso
Zelo por um dia eu talvez seja feliz
Amando a pessoa que tanto quero
Autor: F.M
O quão triste é ter asas e não poder voar?
O porquê de estar preso sem ter feito o crime algum?
Tudo isto pra satisfazer o egoísmo humano, para realizar meros caprichos. Não ouvimos com palavras, Mas eles estão gritando por liberdade, como um inocente pagando por um crime que não cometeu e sem ao menos ter a chance de se defender. Seus cantos que parecem melodia, Na verdade são gritos desesperados de socorro.
Sem chance de fugir, sempre perseguido pelos olhos do vigia.
Cada dia a mais é uma tortura, ter sua liberdade tirada de você, contando os dias para morrer, sem ver a luz do sol e sentir o vento uma vez mais...
A personificação da tristeza são pássaros presos em gaiolas.
Pessimismo
Não fique triste
Com "a solidão
Ela é a sorte
de excepcionais" do coração.
"O amor compensa a morte"
Amar antes seria sorte
"Vida sem medo, morte feliz"
Amar na vida foi o que fiz.
"Podemos fazer o que queremos,
Mas não querer o que queremos."
Porque nos amaremos
Se afinal não nos teremos.
"Sentimos a dor
e não sua ausência"
Amar demais é dependência
Pode virar carência
O pessimismo não resolve
Só o amor descobre
O que você não quis
Seu coração feliz.
Eles vem para despejar todos os seus problemas
Seus lamentos
Suas tristezas
Suas desgraças
Tudo para dentro de mim
Mas que piada!
Seria cômico se não fosse trágico
Eu aqui, morrendo sufocada em meus sentimentos
E ninguém me escuta
Eles me olham, mas não me enxergam
E eu sigo
Sempre túmulo deles
Meu novo sol
A noite é triste e longa,
mas em mim a certeza, que amanhã
um novo sol vai raiar;
tenho me sentido tão sozinho
e penso em gritar mas não tenho voz,
eu queria te encontrar
mas há uma barreira entre nós.
e me sinto perdido ...
entre lagrimas e devaneios
e eu esperava a alva cair,
mas o meu novo sol já veio.
e o dia vai ser melhor
e a dor e a tristeza terá fim
pois um novo sol brilhará
a cada manhã sobre mim.
