Poemas sobre o Silêncio
As respostas não estão no barulho do mundo, mas no silêncio da sua alma.
Escute-se. É lá que a verdade se revela.
Entre Silêncio e Recomeços
Aprendi que o silêncio não é fraqueza, mas clareza.
Não se trata de ignorar o mundo, mas de não gastar palavras com quem não deseja ouvir.
Não explicar-se tornou-se meu maior ato de maturidade.
Aprendi que afastar-se não é orgulho, é autoproteção.
Cortar laços com ambientes e pessoas que drenam nossa energia
É plantar o solo fértil para que a própria vida floresça.
Aprendi que a dor da decepção não nasce do outro, mas do que projetamos nele.
Expectativas não cumpridas não são falhas alheias, mas lembretes para olhar para dentro.
Recomeçar é aceitar a própria vulnerabilidade e, ainda assim, caminhar de cabeça erguida.
O amor-próprio não é vaidade.
É coragem.
É saber que cada silêncio, cada recomeço, cada desapego,
É um passo firme rumo à liberdade emocional.
O Encanto Que Fica
Há mulheres que chegam em silêncio,
como quem toca a luz sem perceber,
e de repente tudo ao redor
aprende um novo jeito de florescer.
Não precisam de pressa nem de ruído,
carregam no olhar um mistério sutil,
que prende devagar, sem correntes,
e envolve o coração com um fio gentil.
Um sorriso delas desarma certezas,
um olhar faz o tempo hesitar,
e o mundo, antes tão distante,
passa a querer se aproximar.
São como a noite que chama a lua,
como o vento que busca o mar,
há algo nelas que não se explica,
só se sente… e deixa ficar.
E quando um encontro acontece assim,
sem defesa, sem previsão,
o que era apenas caminho comum
vira destino dentro do coração.
Já sobrevivi a tantos fins do mundo,
cada ruína vestida de silêncio.
E logo depois, entre cinzas e respiros,
vieram tantos Gênesis.
O fim sempre chega,
mas o começo sempre insiste em um novo renascimento.
Os Pensamentos que Voam pelo Vasto Céu do Silêncio
Determinados pensamentos ganham asas no vasto céu do silêncio; conduzidos pelos ventos da madrugada ou, às vezes, de outros momentos do dia; seus voos são intensos, graças a euforia e a adrenalina — o desejo pensativo pelos versos de uma linda poesia, que faz entrar numa fenda do tempo; que ressignifica temporariamente a realidade, a qual passa a ser movida por sentimentos até que aquele silêncio seja, infelizmente, quebrado pelo bom senso de um despertar sensato.
O SILÊNCIO
O silêncio beija o tempo
Vezes derramando lágrimas
Outras em pensamentos.
Viajam através das emoções
Sorrisos ou até mesmo ilusões
O silêncio tem o frescor
Quando ameniza a dor
Esvaziando a nossa mente
Para tentar assim realmente
Buscar a pura verdade
Sem medos ,despir da vaidade
Daí surge dentro da gente
Forças pra voar novamente
Daí o silêncio vai embora
Esquece tudo que outrora
Trouxe vazio e sofrimento
E no percurso do momento
Uma voz que vem de dentro
Dizendo você é capaz
De buscar através da paz
Sua harmonia interior
Esta voz que toca e reluz
Sentimos em meio ao silêncio
Nesse momento percebemos
Que estamos nos braços de Jesus!
POESIA
JOAO BATISTA BARBOSA
MIMOSO DO SUL ES
O silêncio
Discutir não alimenta.
Reclamar não resolve.
Revolta não auxilia.
Desespero não ilumina.
Tristeza não leva a nada.
Irritação intoxica.
Para todos os males, só existe um medicamento de eficiência comprovada.
Continuar na paz.
Chico Xavier
Às pessoas admiram sua qualidade em silêncio...porquê feliz pra eles ? É julgar seus defeitos em voz alta... Mas eu penso diferente...
UM BRINDE AOS NOSSOS DEFEITOS
Até porquê nossas qualidades ninguém reconhece
Mas quando você for perfeito (a)
Me ensina como é que se faz, porquê vou adorar ser seu aluno.
Fhayon
Importo-me mais com o que vejo do que com muitas baboseiras e fofocas que ouço.
O silêncio ajuda mais do que o falar em demasia.
Deus, em Sua infinita sabedoria, fez-nos possuidores de uma só boca e dois ouvidos, querendo, com isso, que utilizássemos em dobro nossa capacidade de ouvir e nos habituássemos à contenção de palavras inúteis e fúteis.
Quanta coisa se ganha ao refletir.
Existem milagres que acontecem em silêncio e fazem toda a diferença:
Despertar sem sofrer.
Uma profissão que te dignifica.
A confiança que o melhor está por vir.
A fartura na mesa.
O carinho de quem nos quer bem.
A segurança do retorno para casa.
Deus costuma responder não com grandiosidades, mas com delicadeza.
O incrível sempre habitou o simples, só precisamos lembrar de prestar atenção.
Silvio Bueno.
Você se sente amada
quando o silêncio não pesa e a presença fala mais alto que promessas?
Você se sente protegida quando o mundo endurece e há um peito firme onde o medo some e você pode descansar?
Você se sente cuidada
nos detalhes invisíveis,
no olhar atento, na palavra que conforta, nos braços que acolhem e na mão que permanece mesmo cansada?
Amor não é só intensidade, é constância.
Não é só desejo, é abrigo.
Amor é ficar quando seria mais fácil desistir.
É escolher todos os dias, mesmo conhecendo falhas, limites e cicatrizes.
Porque quem ama de verdade não apenas diz: "eu te amo"
prova, sustenta e nunca solta a mão.
Algumas pessoas não perguntam porque são covardes e têm medo da verdade..
Preferem o silêncio porque sabem que a resposta pode destruir a fantasia que sustentam.
Outras não perguntam porque são trouxas e acham que já conhecem a verdade.
Confundem amor com posse e confiança com certeza absoluta.
As marcas.
Nem todas estão na pele.
Algumas ficam na memória, no silêncio depois de uma despedida, na palavra que não foi dita, na promessa que não foi cumprida.
Existem marcas que o tempo apaga e existem aquelas que o tempo apenas ensina a carregar.
Há pessoas que passam por nossa vida como uma brisa e outras que deixam cicatrizes profundas, não porque foram más, mas porque foram importantes.
As marcas contam histórias. Falam das quedas que sobrevivemos, das batalhas que vencemos e também daquelas que perdemos.
No fim, ninguém sai da vida intacto. Somos feitos de lembranças, feridas, aprendizados e recomeços.
E talvez a maior beleza não esteja em não ter marcas, mas em continuar seguindo em frente apesar delas. Afinal, até as árvores mais fortes carregam em seus troncos os sinais das tempestades que enfrentaram. 🌿✨
Nas Linhas do Silêncio
No avesso dos dias, onde o mundo faz barulho,
Encontrei um espaço de escuta e refúgio.
Olhar atento, paciência que acolhe,
Que aceita o inverno e espera que a folha brote.
Decifrar o que sinto não é linha reta,
Mas sua presença é bússola certa.
Entre a mente que voa e o peito que sente,
Você me ensina a olhar para a frente.
Minha gratidão não cabe em receita ou papel,
É o laço bonito entre a terra e o céu.
Obrigada por não desistir de entender,
E por ser, nesse mundo, um porto para o meu ser..
.. pensei 🩷 listei ..
A Melodia do Agora
Há uma beleza sagrada no silêncio de um fim de tarde, quando o barulho do mundo do lado de fora finalmente se cala.
É o cheiro do café fresco que abraça a cozinha, a luz suave que entra pela janela e a certeza de que não preciso provar nada para ninguém.
Viver de verdade é encontrar o equilíbrio na simplicidade dos dias, sem pressa, sem personagens, apenas respirando fundo e sabendo que o coração encontrou o seu porto seguro. A vida se acomoda quando a alma aquieta.
Não é pressa, é imensidão.
Sempre fui o silêncio que repara,
o olhar que filtra e separa
o que é ruído da real canção.
Se antes eu olhava a vida da janela,
hoje eu transbordo e ocupo o salão.
A maturidade me fez seletiva,
me deu a régua, o prumo e a direção:
só entra o que soma, só fica o que é chão.
Dizem que o tempo acalma os passos,
mas em mim ele acelerou o sentir.
Fiquei mais viva, mais inteira, mais densa;
ganhei o mundo ao expandir.
Minha mente é um universo sem fronteira,
onde o conhecimento faz morada e raiz.
Sou o mistério de quem observa na beira,
e a certeza de quem sabe o que diz.
Créditos _ Amanda Tamiris da maia
Escolhi um caminho guiado pelo propósito:
troquei as distrações rasas pelo silêncio dos livros.
Meu foco é o estudo: aprendo, evoluo e compartilho o que sei.
Sei exatamente a imensidão do meu valor,
e que a verdadeira elegância nasce de dentro para fora.
Olho ao meu redor sabendo que o mundo precisa de direção,
e que muitos jovens só precisam de uma oportunidade
e do conhecimento para prosperar
O silêncio da falta de assunto afasta os interesseiros;
Pois os verdadeiros não precisam de assunto para estar presente.
Amar-te em Silêncio
Amar-te em silêncio é ouvir o universo respirar dentro de mim, como se cada estrela
soubesse a tua madrugada.
E cada batida do meu peito é um trovão a chamar por ti.
Ardo no espaço onde
a palavra falha e,
nesse fogo que ninguém vê,
a tua presença é chama,
o teu corpo é vertigem
e eu sou apenas o que sobra depois de te desejar até ao limite do ser. Talvez aquilo que calo consiga confessar que te procuro
não nos caminhos do mundo,
mas nos desvios da alma,
onde cada dúvida é uma porta
e a tua essência é uma resposta.
A chuva traz o silêncio.
Minha alma se acalma,
os sentimentos se aguçam.
Na melancolia, chega também o entusiasmo,
e o alento me compensa
com momentos tão bons.
O pingo na telha…
e um coração em paz.
Otávio Mariano.
