Poemas de Passado
Aos olhos da Lua
No olhar paralisado, uma esfera gigante brilha iluminando a noite,
o silêncio e a solidão se abraçam e choram,
madrugada a dentro a Lua cheia insiste em mudar de posição,
depois de mais um respiro profundo e a ultima lágrima, vêm o alivio,
o silêncio continua, o olhar é fixo no encantamento enluarado,
o passado ruim passou é tempo de renovação.
TEMPOS IDOS
Não sepultes, lágrimas, o que já andado
Tem pena da recordação que sobreviveu
Eu suspiro cada detalhe que não morreu
Os quero perto, concebido, ao meu lado
Não, não desejo o sentimento enterrado
No campo ignorado e tão cheio de ilusão
Que não se soterra, assim, uma sensação
De emoção, e então, dado por encerrado
Ah! não me arranque d’alma este acalanto
Deixai-me cá no conforto que quero tanto
Sem dar adeus aos sonhos meus partidos
Ó singular amor que traz tanta imensidade
Não me abandones cá no sírio da saudade
Agoniante, ao dobre triste dos tempos idos
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
25 fevereiro, 2022, 12’16” – Araguari, MG
CHANCES
Já pensou que as adversidades da vida podem te desviar por um caminho tortuoso, contudo de preparação ao que você tanto desejou viver? Não, isso não é uma apologia à escolhas erradas. O que ocorre é haver situações que nos foge do controle. Nossa imaturidade não ajudava, nossa condição financeira, mental… enfim, não dependia exclusivamente de nós. Depois de um tempo, feridas se cicatrizam e você não busca mais culpados ou inocentes. Simplesmente entende que, passado não se descarta, mas se ajusta a sua nova personalidade. As realidades mudam, os sentimentos amadurecem. Agora você é confiante para mergulhar fundo, e não deixará as chances escaparem, por nada neste mundo!
— Jucelya McAllister
Viver!? Não gosto. Morrer, Para quê?
Só posso descansa quando o mundo mudar, e não quero morrer cansado.
Meu corpo para, para descansar, mas minha mente continua a trabalhar.
Já que o tempo não pode voltar, pelo menos que passe logo.
Dias solitários não me enfraquecem Apenas penso ainda mais em um caminho para encontra a paz.
Fernando Wberdan.
Coleção corrigida 23-03-22 pensamentos suicidas.
As lembranças por vezes são traiçoeiras. Porque na maioria das vezes só vem pra te confundir, questionar, atravancar.
A verdade é que as lembranças foram feitas pra ficar no passado e é só.
O presente não as cabe, e a gente precisa entender, aceitar e seguir.
Guardei aquele presente, oferta muito especial
espero que a minha tenha sido recebida por ti
da mesma forma.
Tu sabes do que falo
só tu sabes
as dores que passei
e que desejei
não ter passado.
Agora vêm, tira mais um bocado.
Ao chegar aqui
Percebo tons e sons diferentes
Eles se difundem
tomando parte da minha mente
Já nem sei o que é real ou paranoia
Tudo tem acontecido muito rápido
Tudo tem se tornado tão instável
Num período curto de tempo
Os ciclos tem se fechado
Não sei mais o que tenho pensado
Mas de tantos pensamentos
o cérebro se encontra anestesiado
Um excesso de informações
trazendo, futuro, presente e passado
Quem sou?
O que tenho me tornado?
Como fruto da imaginação
Ela chega sorrateira
Taxada como mal da geração
A maldita depressão.
Porque você só tem o hoje...
"Você aprende a construir seu caminho no hoje" (Shakespeare).
Porque você só tem o hoje... o ontem está muito distante, foi seu por um instante e se apagou bem diante de seus olhos.
e o amanhã é invisível.
Você trilha no hoje, que é concreto, que é o certo, que é o que está realmente perto... que não trai você, está sempre aí... com você, pra você.
Um dia você aprende a deixar o passado no lugar em que ele tem de ficar, você deixa de tal peso carregar... e vai leve, pelo caminho do hoje.
Um dia você aprende a não antecipar o amanhã, porque ele não se deixa antecipar, não da forma como você o quer... ele virá, mas será do jeito que ele quiser... e você a ele terá de se conformar.
Um dia você aprende a amar o hoje porque é no hoje que você está, no hoje que você conseguiu chegar, no hoje é que você é quem você é...
no ontem você foi...
no amanhã você será...
no hoje você É!
Estamos tão acostumados e condicionados a ser uma determinada pessoa, aquela que gosta de tal coisa, que se veste de tal forma, que anda com tais pessoas que não enxergamos a infinidade de opções incríveis que temos. Nos limitamos...
Mas a vida/universo/deus vem com seu "jeitinho carinhoso" e nos vira de cabeça pra baixo para que possamos evoluir, mudar, ser cada vez melhores. E após o furacão, após tanta dor, ainda nos recusamos a crescer, rs, parece mentira né? Afinal imploramos tanto por uma vida diferente...
Então, voltamos aos velhos hábitos, às velhas pessoas, às velhas roupas...
Mas em determinado momento percebemos que não nos encaixamos mais ali e nesse momento, começa uma história linda, onde você se reconecta com sua criança interior e se torna, enfim, você em essência.
Todos dias, noites e momentos pequenos perdidos, nunca serão recuperados, nem ontem, nem hoje. Nunca !
Cabe a cada um escolher ficar preso no passado ou tentar fazer um novo hoje.
O tempo está passando, ele não espera por ninguém...
Nesse Universo, do Budismo de Nitiren, Daishonin, cada ser existente é um Buda dos últimos a dias da Lei. Livre em suas escolhas seja o Futebol, a Religião, Parcerias de livre escolhas em Matrimônio, e liberdade na vida Política. Esse é o mundo dos últimos Dias da Lei. Todos viemos de um mundo onde as três Existências , Passado, Presente e o Futuro, acontecem agora.
Não se deixem enganar, que sua vida e melhor que a do outro , que sua escolha é a principal opção para humanidade.
SE FOSSE ASSIM, VOCES NUNCA TERIAM RETORNADO A ESSA EXISTÊNCIA PARA TRANSFORMAR O SEU CARMA. Sejam humildes a ponto de entenderem isso .
Leiam, estudem, aprendam bons ensinamentos da Vida. Talvez amanhã não haverá tempo.
Boa dia
Tire essa ruga da testa
Tire a roupa que lhe aperta
Que a vida é festa
Faça a coisa incerta
Faça algo de que se orgulhe
Tire a roupa que lhe aperta
Há mar
Amar
E mergulhe
"Eu vejo em mim uma criança, tão terna. Que tenta, com afinco, dirigir este veículo chamado 'Vida'. Recebido sem sequer ter tido aulas teóricas e práticas prévias, mapa ou, no GPS, traçado da rota. No meio longo do caminho, foi preciso - eu sei - dar algumas pausas, encostar na berma, respirar fundo a natureza derredor. Sem pensar nos desvios tomados, nas terras não pisadas, nas paradas mais demoradas. Sem se achar perdido demais, sem cais, querendo voltar os olhos atrás, ao retrovisor - ser honesto consigo. Apenas olhar, ereto - pairar o infinito. A perfeição onusta! Este desenho de pintar doado a mim, sem borracha alguma… e se perguntar: qual cor tomará esta venusta?"
(08/11/2016)
Eu não sei se você acredita em fantasmas.
Se já se assustou com algum espectro ou sombra em algum lugar.
Porém, muito mais fantasmagórico e assustador do que isso,
São os fantasmas do passado que não foram devidamente exorcizados
Em relação a política nacional e a História do Brasil.
Então me conta, como você está se sentindo? O que anda te afligindo, é a incerteza do amanhã, ou é o passado sussurrando o que você já tinha esquecido; esquecido não!
Ele sempre está de canto e é na madruga que vem lembranças e apertos e de repente a lágrima corre fazendo barulho sobre sua face.
Tudo bem não estar bem, apenas se perdoe, você é humana.
Na vida,temos G_osto pôr diversas coisas
Más quando E_stamos entediados buscamos outra
forma de ver a vida I_nterior e no contar dos dias somos fisgados por S_aber que somos humanos com paixões infames más,a ilusão de ser nós deixa A_ssim com saudades do ser especial.eacfragmentos 18102023.Geisa meu fragmento
Abraços, sorrisos, palavras doces,
São pequenas felicidades,
Que passam com um estalar de dedos,
E só enxergamos quando já é passado distante.
Um dia ensolarado,
Um café quentinho,
Um momento de paz,
São pequenas felicidades,
Que devemos aproveitar,
Antes que se tornem lembranças.
Promessas
As promessas viraram palavras ditas ao vento,
Palavras soltas sem cabimento.
Ditas por uma razão, apenas uma.
Uma que com o tempo foi se desgastando.
E com barriga fomos levando.
E Palavras que eram ditas ficaram faltando.
O tempo perdido por causa de uma promessa é de um olhar brilhante.
Coração palpitava e achava tudo aquilo interessante.
E com impulso nos fez se jogar ao mar.
Um mar que era tranquilo se tornou agitado e se mostrava de longe sua acalmaria.
Acalmaria aquela que uma vez foi vista em filmes, desenhos ou qualquer outra coisa fictícia.
Histórias e lembranças será o que sobrará no final desse jornada.
Será ditas com ar tristeza ou ditas como piadas.
Em tom de risada para deixar a plateia mais animada
Mais quem tá de fora não ver que tudo aquilo é marmelada
Rostos pintados cobertos de mentiras ou de uma falsa alegria.
Pintada encima orgulho e de frieza
Coisas que já foram expostas na mesa
Mais que por final ficaram na mesma.
Mesmisse que nos afunda
E nos leva até as mesma brigas que nos confunda
Brigas as quais são feitas do nada
Ditas com sinônimos de mágoa
Cada palavra que sai de nossas bocas são como facas afiadas
Que são enfiadas em nossos corações e os rasga
Deixando marcas profundase incicatrizante
E nada que foi dito se torna relevante
Pelo contrário ficamos cada vez mais distante
De um futuro de um recomeço
Parece que tudo que vivemos foi um desapreço.
A respeito tem algo que se deve ser falado
O respeito que foi deixado no passado
Passado do futuro presente.
E aquilo que nós realmente queremos dizer deixamos para o nosso consciente.
A Era do medo
Vivemos, com certeza na era do medo apesar de tanto desenvolvimento e tanto conhecimento.
Temos medo do outro, temos medo de nós e do que se esconde no nosso íntimo.
Vasculhamos os detalhes da matéria, os confins do universo, estudamos o passado, tentamos predizer o futuro, mas relutamos em desvendar os mistérios da nossa alma e o que carregamos no coração.
Temos medo do futuro e nunca estamos seguros para caminhar no escuro.
Temos medo dos vizinhos, dos desconhecidos, de pisar na rua, de nos abrir ao mundo e de revelar nossas fraquezas.
Temos medo de amar e estamos perdendo o costume de sermos amados. Temos medo de dar valor aos outros e não sermos valorizados. Temos medo de nos doar e não termos o mesmo retorno. Preferimos a angústia de nos fazermos de fortes enquanto intimamente trememos de medo.
Hoje em dia estamos rodeados de informações, sabemos sobre tudo, mas aprendemos pouco. Temos mais conhecimento e menos sabedoria.
Quanto mais descobrimos sobre o universo que nos cerca e sobre o futuro que nos espera, mais medo temos. O conhecimento não nos traz segurança e confiança.
Quanto mais conquistamos, mais evoluímos tecnologicamente, mais nos perdemos de nós mesmos e se enfraquecem os elos que nos mantém humanos. Perdemos nossa inocência e nos aproximamos das cismas que nos levam à insegurança e ao pavor.
Em menos de um século perdemos muitos valores que se construíram em toda a existência da humanidade.
Parece que passamos muito tempo dissociados do nosso íntimo. Urge a hora de voltarmos para casa e redescobrirmos a humanidade que perdemos.
Não foi como planejamos, nem como pensávamos, foi um caos
Aconteceu e não tínhamos o controle
Pra alguns não foi nada demais, mas pra gente foi como o fim de algo bom que não deveria ter acabado tão cedo
Foi difícil para ambos, mas conseguimos sobreviver
Crescemos, amadurecemos e aprendemos
Anos se passaram, mas nada me faz te esquecer, esquecer do primeiro olhar, do primeiro toque... "clichê", das manhãs, das mensagens a noite, do quão era difícil da tchau todos os dias
Contra a minha vontade, carrego sentimentos indesejados
Desde aquele dia, tudo na minha vida mudou, um novo ser nasceu dentro de mim
Ainda sinto como algo inacabado, que me consome sempre que penso
