Poemas de Passado
Nesta manhã de domingo,
ruídos vêm e me desafiam
a passar por esta manhã
tediosa, tensa e menstrual.
Vou indo...
Passos ligeiros para o futuro,
ligeiros passos para o incerto,
mas é o passado quem reaparece.
Poetar
Um pensamento contínuo...
Sensações que de longe vêm...
Ideias bem definidas
que aos poucos vão criando vida.
Partículas de emoções.
Deslizam leves por mim.
Virando palavras...
Poesia concreta enfim!
Reminiscência do vivido.
Lembranças do já esquecido.
Rotina que se repete...
Esperanças de um futuro incerto...
Presente, passado, futuro.
Tudo embaralhado... indefinido.
Poeta e seu poetar...
Vivendo a imaginar!
SABIÁ-LARANJEIRA
Quão belas são as lembranças
Lá dos tempos de criança...
Sendo um bom homem do campo
Meu pai tinha antigos pios.
E tal como a brincar
Ficávamos a imitar
Dos pássaros, os assobios.
Qual era a nossa emoção
Quando os pássaros nos ouviam!
E, então, retribuíam
Com uma linda canção!
E ontem, ao entardecer,
Sem querer voltei no tempo...
Ouvi um doce assobio
Vindo de uma paineira.
E mal pude acreditar
Lá estava a cantarolar
Um sabiá-laranjeira.
Revivendo meu passado
Eu ouvi, maravilhado,
Seu impecável assobio.
Desta vez fiquei calado
E com os olhos marejados
Eu não dei sequer um pio.
SONHEI-TE
Sonhei-te, assim, como não gostaria
Com toda a sedução que de ti desejo
Num calor ardente que me consumia
Devaneando a cada um intenso beijo
Instigada ilusão desta penosa fantasia
Dum sonho desdouro, então, gaguejo
Te vejo, afável, onde não mais deveria
Pois, do dantes não mais há o cortejo
Sonhei-te, a cada noite, num vaivém
Em um flanar com a sensação nervosa
De uma emoção figurada e mentirosa
Sentimento que não quero a ninguém
E tão pouco para o meu coração quero
No não querer, sonhei-te, e não reitero...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
26 setembro, 2022, 05’16” – Araguari, MG
Saudade na intimidade é dor.
Saudade no sonho é realização, acordando é dor.
Saudade na ação é reviver a situação pode ser felicidade ou dor.
Saudade no olhar pode ser desejo ou lágrimas.
Saudade de comida é água na boca pode ser vontade de beijar.
Saudade na carne pode ser desejo de um abraço um olhar um toque de mãos e até as lágrimas podem ser consideradas vinho branco embiergando o coração.
Saudade prazer é os melhores momentos da vida antes do alzheimer.
Saudade doença são momentos difíceis que a mente grava sem considerar o desejo do coração.
Saudade coração é felicidade infinita marcando apenas as horas que o sol brilha, coração iluminado.
Saudade brilho são estrelas que sempre brilham e são incentivos e escada para subir ao alto astral sempre.
Saudade passado invertendo tudo transformado em esperança.
Saudade esperança, na esperança de nenhuma resistar e todas morram matadas na realização da saudade em encontro e realizações.ALI.H.H
A vida não recomeça. Ela nos leva por vezes a estradas e momentos parecidos, mas nada é o mesmo, nem nós mesmos!!
Agradeça o passado e siga em frente.
A vida não espera, VIIIVA!!
Caso alguém se de conta
Caso alguém venha a se lembrar
De como eu era antes
Peço que observe com cuidado
Pois nada a mim foi presenteado
Ora, passado
Nem tão distante
Mas hoje ultrapassado
De que importa quem fui?
De que importa o que pensastes ?
Não que me gabe
Do que vi,
Do que li,
Do que compreendi,
A porta está aí
Sempre esteve aí
Para mim e para ti
Igualmente disponível
Igualmente acessível
É esse o tal do livre arbítrio
Não virei a me gabar
Mas o que pensa
De nada importa
Para mim,
Se não for para amar.
AMOR E ÓDIO
Meu coração de tão cheio ficou apertado!
Apertado demais para nós,
De tão apertado foi se sufocando no vazio da gente,
Nas promessas ditas entre nossos olhares profudamente apaixonados.
Apaixonado por ti ou por um alguém que eu criei em minha cabeça?
Promessas criadas para não serem cumpridas... E foi assim, ficando embargada em um beco sem saída!
Sem saída ficamos, aonde foi que nos erramos?
Você paciente, eu Explosiva,
Você frio, eu calor,
Você calado, eu falante
Você razão, eu coração
Você dissertação, eu poesia.
Poesia, inspiração...
Entre tantas vírgulas de um espaço chamado tempo prefirou um ponto final na nossa VIDA.
Fui eu em que fui boba em acreditar que você poderia mudar?
Ninguém muda ninguém senão a si próprio.
Mas como dizia um filme barato de ROMANCE voltar a reviver um passado é o mesmo que vestir roupas íntimas sujas. Se fosse tão bom não se chamaria passado seria PRESENTE.
E hoje em dia depois de tudo não sei se AMOR, não sei se é ÓDIO!!!
DY LOPES
Robotizado,
Não pensa, não faz,
Identifica e não age,
Reage e desiste.
O medo toma conta do amor,
Transformando em dor.
Passado esse que não passa.
Futuro aquele que não existe,
E o agora é um pesadelo sem fim.
Somos órfãos das pessoas
Que se foram, dos finados
Que não mais estão presentes
Que são de tempos passados
Que não podem mais voltar
Que nos fazem amargar
Que só podem ser lembrados
P.P.F
As três fases da vida
Chega um certo momento da vida que a única fase que importa é o presente, porque é nele que você mostra o quanto mudou e o quanto amadureceu mas não podemos exigir que as outras pessoas entendam se elas não estiverem esperando que isso aconteça.
"O que dás de ti ao mundo?
Ouves a sinfonia dos céus?
Vês algo de feio ou injusto
Nos raios do sol augusto
Quando rompem noturnos véus?
O que dás de ti ao mundo?
A doçura do vento que passa
Ou o trovejar iracundo
A insânia de tua raiva
Ou o o teu amor mais profundo?
Ouve minha voz que te alerta
Não deixe em vala aberta
O que o passado enterrou.
O horizonte hoje se abre
Em leque sublime aos teus pés
Saúda a aurora tão perto
E no alvorecer pleno e certo
Ilumina quem tu és!"
Perdoe-me pelo descuido com a sua saúde,
Por desperdiçar a sua juventude,
Por lhe tornar um homem rude
Perdoe-me por permitir tornar seus pesadelos reais,
Por abandonar seus ideais,
Por ter crescido e me tornado um adulto como os demais!
Nós sempre imaginamos e queremos dias bons e felizes pro amanhã, no futuro.
Porém esquecemos de preparar o presente.
A um tempo atrás eu dizia que faria o possível e o impossível por ela, que eu daria a minha vida por ela, isso tudo como um ato de amor.
Mas com o tempo eu vi que é muito mais difícil viver por alguém do que morrer por alguém e que é mais difícil ainda viver sem esse alguém que você ama.
Então hoje eu digo que como uma verdadeira prova de amor eu vou viver por ela para que haja chances do nosso amor reflorescer, até porque o amor nunca acaba e se acabar é porque nunca se amou.
Nos traços da missão da sua luta,
Dirige-se ao prélio o legionário;
Definem da coragem o seu erário
Suas linhas com face resoluta.
E galopa veloz cortando o Tempo,
Do dever sua lança o império vibra:
Densas formas desenham sua fibra,
Que os mares da batalha vai rompendo.
Com o fatal findar da resistência,
Desmonta-se o lanceiro em seu declínio
Nos seus rumos desfeitos de existência.
Em esboços se prostra o paladino:
Ei-la, cavalaria de imponência,
Quebrantada em areias do Destino.
Desvendo, introvertida e tão dolente,
Com o verso, que acorda e nada oculta,
A rosa cuja espada vil se sente
No arrebol das paixões da vida adulta.
Aos grilhões do encanto me condeno
A cultuar, honrado, suas formas,
Admirando da lâmina o veneno
E queimando na dor de suas normas.
Ainda que aflições tenha por lemas,
Manifesta-se a rosa com estima,
Que dos versos se adorna nos dilemas.
Se no segredo o amor rasga e se firma,
Deixe o mundo que fervam os poemas,
De onde revela o mal a triste rima!
Somos todos prodígios de personalidades mortas, que morreram pelo mundo e que carregam em si a vontade de continuar sendo o que eram antes.
Somos a dor da perda e a relutância em deixar o passado se esvair.
E nossos trabalhos como as estrelas que vemos no céu, o reflexo de astros que já se foram.
- E, assim, a arte se cria.
Reciprocidade meio ao caos
Levanto-me em meus barulhos internos, encontro-me em noites de silêncio
caminhando como um cego no futuro, e uma criança em um passado breve.
em uma nebulosa do presente, sou como um cachorro velho, incapaz de esquecer suas noites soluçantes de autopiedade e culpa
Mantendo-me são para seus delírios de ciúmes (ossos do ofício), ainda sim
de olhos abertos para você, deixo-te escapar por receio do que eu podia lhe causar.
Uma atitude covarde que me custou pedaços de mim, pedaços que hoje permanecem contigo implorando pra voltar à mim
Há estrelas que mesmo nos dias de hoje me perguntam sobre você dizendo:
"como ela está" "por onde tem andado", Não sei como responder, mesmo querendo muito. Não intervir em seu mundo foi o que eu prometi nos últimos suspiros de força.
- Caio (c.a.s)
sem a queda não se aprende.
*
Antigamente eu pensei, mas, só para pensar ser algo ou alguma coisa coerente. Então, rente ao portão me feri com as rosas e sangrei a bonança que não tinha, eram apenas os vestígios das bulas de remédios, deitei o precipício, choramingando. Assim me vi no autorretrato, formando frases impensadas, "e, achando-se ser importante sem ter nada.".
*
Ricardo Vitti
